Perversidade, futilidade e ameaça: Educação Pública Estadual de Araraquara – SP
João Silvério de Lemos – Araraquara – SP
Perversidade, futilidade e ameaça. Esses são os argumentos básicos que, de acordo com Albert O. Hirschman, os conservadores utilizam para criticar políticas que podem introduzir mudanças progressistas na ordem social. Como tais políticas perseguem, em geral, objetivos nobres, os conservadores não podem a elas se opor frontalmente. É necessário desqualificá-las. Assim, tenta-se mostrar que elas produzem efeitos inversos aos pretendidos (argumento da perversidade), ou que elas não têm resultados (argumento da futilidade), ou ainda que tais políticas põem em risco outras conquistas (argumento da ameaça).
Em Araraquara – SP, ante o êxito nacionalmente elogiadas políticas sociais do conservadorismo político local, seja do PT, PSDB, ou PP, a retórica conservadora vem assestando suas baterias contra seus principais denunciantes sobre o caos da Educação Pública Estadual, notadamente o Esquema de Notas Fiscais Frias. Argumenta-se que o Esquema, os Desvios de Verbas destinadas as Escolas Estaduais não diminuiu a evasão escolar e tem pouca interferência na qualidade do Ensino(argumento da futilidade), que tal “Esquema” que desviou e continua a desviar os recursos públicos destinados a Educação Araraquarense aumenta a dependência dos beneficiários em relação ao poder público, em vez de promover sua autonomia como cidadãos (argumento da perversidade), e ainda que os recursos desviados – recursos públicos de forma fútil, não põe em risco a necessária melhoria da educação (argumento da ameaça).
Mas vamos aos fatos. Os resultados do Processo de Sandra Rossato PAD nº 95/2006, sobre a responsabilidade da mesma da Diretoria de ensino e das 56 escolas que se utilizavam do esquema por 12 anos, são elucidativos, ela foi absolvida. Os dados demonstram, em primeiro lugar, que tem 22 diretores processados na 1ª Comissão Processante, que se beneficiaram com cerca de 10 milhões de reais. O dinheiro dos impostos pagos pelos brasileiros (Verbas FDE, MEC etc.) estão bem focados nos domicílios de baixa renda das famílias digo da família da dirigente de ensino, dos diretores de escola, supervisores de ensino, funcionários etc. Com efeito, o rendimento escolar não tiveram quase nenhuma alteração daqueles que não receberam as verbas na escola para comprar material didático, consertar banheiros, telhados, preservar o patrimônio público, embelezar a escola. Ademais, os pais de alunos e alunos que seriam os beneficiados nem se deram conta que não receberam os auxílios, as verbas para melhorar as condições dos prédios escolares. Outro dado importante tange ao fato de que, o Governo Estadual tem muito dinheiro para Reformar as escolas, comprar computadores, investir em embelezamentos, dar tratos nas Escolas, investir em segurança. E os beneficiados (supervisores de ensino, diretores de escola, dirigente etc), podem além de um gordo Bônus que recebem todo ano, complementar os seus salários com os dinheiros desviados. Veja só cerca de 67,9% dos moradores declararam que não tem conhecimento dos desvios das verbas das escolas de Araraquara e Região, 83,4%, dos membros das Diretorias das APMs das Escolas Estaduais de Araraquara e Região não tem nem noção de quanto as Escolas recebem de Verbas por trimestre, por ano, ou de onde vem os recursos e onde os mesmos são investidos, e nunca viram Prestação de Contas ou Balancetes, que não sabem o que é Assembléia Geral para a eleição diretoria da APM, do Conselho de Escola, e ainda não sabem o que sigla APM significa (Associação de Pais e Mestres) Ao perguntar aos pais que assinam os ditos “cheques” das Contas das APMs, dizem que sempre assinam os cheques em Branco e que nunca viram as notas fiscais ou materiais entregues ou serviços sendo executados, que ninguém nunca os chamaram para mostrar, ou falar desse assunto. Só chamam para reclamar de mau comportamento, expulsão, transferência para outra escola, ou suspensão até demasiadamente, um Senhor relatou que seu filho foi suspenso por 06 vezes em 30 dias, só assistiu uma semana de aula. E que isso é uma constante em toda a Rede de Ensino em Araraquara, os alunos vão muito pouco as aulas, quando vão são suspensos ou dispensados. Relataram ainda que não vão às Reuniões da APM porque nunca foram chamados para isso, o que indica ser uma situação “Alarmante” tal quadro em que se encontram as Escolas Estaduais de Araraquara que podem contribuir e contribuem para aumentar a Corrupção nas Escolas Estaduais de Araraquara e Região.
Em segundo, também comprovamos que os pais e alunos acreditam que os seus filhos mesmo matriculados nas escolas nestas condições melhoram a situação social e reduzem o trabalho infantil.
Captamos que, ocorreu um aumento de melhora de condições de vida, dos diretores de escola, d dirigente de ensino, dos supervisores etc., que a posse de bens duráveis, se dá graças ao crescimento da impunidade na Educação de Araraquara, pois melhoraram as condições econômicas e o incremento dos rendimentos, da Dirigente, dos diretores de escola, dos supervisores de ensino, etc., que esse aumento foi maior para os diretores e supervisores de ensino, onde a ex dirigente repassou mais verbas, ou seja, benefícios. No que tange a qualidade de ensino verificou-se o mesmo fenômeno, a atual dirigente disse que a Rede de Ensino de Araraquara foi muito bem no IDESP. Houve redução em todos as escolas de notas baixas. Entretanto, o resultado mais interessante desse suplemento que diz respeito à educação, é a questão da violência. Os dados demonstram que as escolas apresentam altas taxas de baixa freqüência escolar, e altas taxas de violência e até casos de pedofilia sendo investigados pela policia,
Embora seja ainda muito cedo para se aferir o impacto real desses “Esquema” na educação dos Araraquarenses, tais informações, somadas aos estudos específicos realizados, permitem inferir que os programas educacionais do governo Serra estão bem focados, têm efeitos relevantes na redução da má qualidade do ensino e da desigualdade social e criam condições para que seus beneficiários tenham uma “porta de saída” nas oportunidades geradas pela educação. Contudo, a melhoria da educação, condição sine qua non para garantir essa porta de saída, continua a ser o principal desafio estrutural de Araraquara – SP como do Brasil.
Assim sendo, a retórica conservadora contra a impunidade, em relação aos desvios de verbas das escolas de Educadores (dirigente, supervisores de ensino, diretores de escola) e Políticos locais e seus aliados vem se tornando cada vez mais ideológica e sem sustentação empírica. Tende a repetir os surrados argumentos da perversidade, da futilidade e da ameaça. Se continuar assim, corre o risco de não apresentar resultado algum, ou de produzir resultado contrário ao esperado, ainda que tenha o potencial de ameaçar, no futuro, essas conquistas de todos os Araraquarenses e brasileiros, Educação de Qualidade para Todos. Por isso Governador Serra, Secretário Paulo Renato de Souza, é preciso investir em capacitação para as APMs, conscientização dos clientes das escolas públicas uma vez que se os recursos fossem aplicados onde deveriam ser a Escolas Públicas Estaduais Paulistas e Brasileiras seriam escolas de excelência, porque ninguém pode negar que o PSDB investiu milhões de reais nas Escolas da Rede Estadual.João Silvério de Lemos – Araraquara – SP
Leia mais em Educação Política:
INTERNAUTA: PROFESSORA RELATA O CENÁRIO DE HORROR DA EDUCAÇÃO BRASILEIRA
INTERNAUTA: “ARARAQUARA FOI CASTIGADA DURANTE DEZ ANOS POR UM GRAVÍSSIMO ESQUEMA DE DESVIO DE VERBAS DAS APMs”
INTERNAUTA: “CORRUPÇÃO EM ARARAQUARA SERVIU AO PSDB”
FERNANDO HADDAD SERIA O MELHOR NOME PARA A EDUCAÇÃO DE SÃO PAULO, ACREDITO
FUGA DE DÓLARES: POLÍTICA CULTURAL DE JOSÉ SERRA É MANDAR DINHEIRO PARA A SUÍÇA






(Glauco Cortez)
24 Junho, 2009 às 11:30 am |
Glauco,É melhor ser “Palhaço ou ser Omisso”?
A “situação” funcionários estaduais legalmente investidos em cargos públicos na diretoria de Ensino de Araraquara voltam a defender a falta de transparência, e a impunidade. Sem a menor autenticidade, “lançaram” (Ha! Ha! Ha!), os supervisores de ensino Claudicéia e Newton da diretoria de ensino de Araraquara- SP, declararam à diretores de escola que “nada foi feito escondido”, já que a diretoria de Ensino de Araraquara sempre teve a aprovação do Governo Estadual para fechar as “parcerias” com empresas prestadoras de serviços às escolas e a mesma parceria com o Escritório de Contabilidade Atlas já que o mesmo fundou as APMs há 19 anos atrás. Mostram recortes de matérias jornalísticas sobre diversos elogios quanto a capacidade da diretoria de Ensino em gerenciar os recursos repassados pelos órgãos estaduais e Federais. E para os que dizem o contrário (Há! Há! Há).
Senhor Secretário Paulo Renato:
“Respeita teus limites”
Maria Rita
24 Junho, 2009 às 1:13 pm |
Frases mais comentadas no meio Educacional:
“Não pedi para nínguém esconderem ou desviarem nada. Não fui conivente com nada. Se algum criminoso não levou adiante a responsabilidade de aplicar adequadamente a verba, não é culpa minha.”
Sandra Maria de Camargo Rossato
24 Junho, 2009 às 4:11 pm |
Glauco, vc precisa ver a calamidade que se encontra esta escola Victor Lacorte em Araraquara – SP e ninguém, faz nada, nem a dirigente que diz que a escola está perfeita, que é mentira dos denunciantes, muito menos os supervisores que querem ver o circo pegar fogo.
Publicado no jornal tribuna Impressa – Araraquara, um apelo e ninguém se mexeu, o imobilismo e a impunidade.
Memorial Victor Lacôrte (3) Ao mesmo tempo em que se comemora o centenário de nascimento do professor Victor Lacôrte, patrono da Escola Estadual Professor Victor Lacôrte, situada no bairro do Carmo, lamenta-se o profundo descaso governamental pela situação de abandono de tão magnífico prédio inaugurado em 1971. Para a época, uma estrutura arquitetônica moderna, arrojada, com muito espaço aberto e jardins. Abrigava sob seu teto mestres, funcionários e a cada ano um aumento significativo de alunos, chegando a mais de dois mil alunos por ano.
A política governamental para a Educação, em especial para com a Escola Professor Victor Lacôrte, não tem fornecido recursos financeiros necessários e suficientes a reformas e manutenção do prédio, apenas verbas paliativas. Há mais de uma década que direção e professores vêm insistindo com a Diretoria de Ensino da necessidade urgente de uma reforma estrutural, bem como de acomodação de novos espaços requeridos pela conjuntura atual. Do que os alunos precisavam nas décadas de 70, 80 para sua formação escolar tornou-se inviável nos anos 90 com o aparecimento de novas tecnologias.
O professor Victor Lacôrte foi um exemplo como pessoa e profissional em seus 36 anos de vida. Como gratidão, a escola leva seu nome, pois ele, assim, deixou de ser, como ele próprio dizia, “um homem na multidão para ser a multidão num só homem”. Da mesma forma, a Escola Professor Victor Lacôrte progrediu aproximadamente durante 30 anos e vem regredindo em seus últimos 5 anos, marcados por diminuição de sua clientela e desgaste do prédio.
A imagem que se tem do prédio neste início de ano é bem diferente de sua inauguração, principalmente de seu interior: portas, grades, paredes altas que mais lembram um lugar de reclusão do que um ambiente onde professores e alunos trocam experiências e saberes. Isso em nome de uma segurança falsa, mascarada pela mídia. Apesar de o árduo ofício consumir paulatinamente suas forças, professores e diretores nunca deixaram de lutar pela reforma do prédio através de requerimentos, abaixo-assinados e outras formas mais diretas. Não é possível atribuir honra em memória de alguém como a do professor Victor Lacôrte que teve sua existência voltada para a educação e à comunidade e anos depois seu nome servir apenas como identificação de algo decadente e de rejeição. As promessas de autoridades e de anúncios de verbas esperadas, ao longo desses anos, nunca se concretizaram de fato, apenas serviram para manter a esperança vã de todos no tocante a projetos educacionais e culturais caso fosse a escola remodelada e reformada. Com uma clientela pequena para este ano que ora se inicia, os professores sentem-se minguados, esvaídos de força, porém unidos ao pressentirem a proximidade de seu fim. Querem eles ter a hombridade, a bondade de agradecer ao professor Victor Lacôrte que honrou a escola com seu nome, mesmo as autoridades competentes não dando a ela o devido valor nos momentos necessários.
*Prof.a. da E. E. Prof. Victor Lacôrte
Maria de Fátima Faglione*
24 Junho, 2009 às 4:27 pm |
Glauco, a diretora que fez esta denuncia foi obrigada a se calar e se aposentar caso contrário seria processada pela atual dirigente Maria Santana Gagliazzi.
Por medo e pressão aposentou-se e deixou o ministério público apurar, ela foi proibida de se manifestar sobre o assunto.Corre o risco de se arquivar, é o que espera a atual dirigente e os supervisores de ensino.
Ação Civil pública.
Nº CAO: 02224/09 Nº Documento: 104/08
Município: ARARAQUARA
Assunto/Ementa: Possível ocorrência de improbidade administrativa relativa à verba destinada à educação, subtração de merenda escolar e a retirada de bens permanentes da escola para venda.
Parte: DIRETORA DA ESCOLA ESTADUAL VICTOR LACORTE – REPRESENTADO
SÔNIA FERNANDES – REPRESENTANTE
24 Junho, 2009 às 9:29 pm |
Glauco que raio de políticos são esses, que raio de Dirigente foi essa que quando a coisa apertou diz que nada sabe? Sandra Rossato disse que não sabia dos esquemas de notas fiscais frias, que não sabia do mau estado de conservação dos prédios públicos, que não sabia de desaparecimentos de bens públicos (patrimônio público) e quem era a Dirigente de ensino então? Seria o Mordomo dela?
Até os procuradoras do estado e o próprio governador Serra já reconhece que houve fraudes. Quero saber como o será resolvido esse imbróglio. O Senhor Paulo Renato vai afastar ou não os 22 diretores corruptos?
24 Junho, 2009 às 9:42 pm |
“A crise é geral”
Não adianta cd dia ter uma denuncia, porque há briga interna entre os funcionários da diretoria de ensino de Araraquara – SP e cada um pega um papel e vai fazendo denuncias, pressões e ameaças.
A responsabilidade é dos servidores públicos, diretores de escola, funcionários e supervisores de ensino, que desviaram os recurso públicos das escolas com apoio e ordem da ex dirigente de ensino.
Estamos nos aproximando de eleições. Tem que se acautelar, buscar a confiança da população. E isto cabe ao Governador José Serra e ao Secretário da Educação. Porque as chuvas de notas fiscais frias cairão pelas cidade e pela região. Basta de Impunidade.
Houve e há uma disputa política pelo cargo de dirigente de ensino n diretoria de Araraquara, ela é dividida inclusive por funcionários e aqueles que tiveram responsabilidade moral de acompanhar os atos dos diretores que muito provavelmente tenham sido práticos fazendo o uso da imoralidade.
O governador Serra e o Secretário Paulo Renato devem tomar providências urgentes, o povo merece uma resposta contra esse antro de corrupção ainda lá encalacrado e encastelados.
Rafael Pereira Alves
24 Junho, 2009 às 10:08 pm |
Glauco, para os amigos tudo, para os imigos a lei?
Desrespeito: a Segundo a Lei Estadual Nº 3.913, de 14 de novembro de 1983,É Proibido…
NA EE. PROF. VICTOR LACORTE.
É PARA TODAS OS ESTABECIMENTOS OFICIAIS DE ENSINO DO ESTADO DE SO PU EM ARARAQUARA E NA ESCOLA VICTOR LACORTE PODE PORQUE A DIREORA TEM AS COSTAS QUENTES E É APOIADA POR UM ASSESSOR DE DEPUTADO DE ARARAQUARA?
Professor Antonio Carlos lança o livro “Os Vizinhos”
06/06/2009 às 01:38:28
O último livro lançado pelo professor e sociólogo Antonio Carlos de Vasconcellos Silva, “Os Vizinhos”, relata a aproximação de duas famílias: “os Moraes” e “os Faglione”, que moram em duas chácaras vizinhas e prestam serviços uma para a outra compartilhando, dessa forma, o dia a dia e os problemas do cotidiano. Sueli é funcionária pública e seu marido Reginaldo vendedor de automóveis. Já Maria do Carmo é casada com Antonio Carlos e são professores.
Esse é o 4º livro autobiográfico do autor e traz também algumas crônicas como “Pensão Mensal”, “Papai foi preso”, “Sociologia Rural e Urbana”, “Receita da Fartura” e muitas fotos das famílias e de personalidades da cidade.
O autor afirma que ele é indicado para quem cursa o ensino médio e fundamental, pois é de fácil assimilação e garante ser muito divertido.
“Os Vizinhos” foi encadernado pela Encadernadora Montanari e os exemplares poderão ser adquiridos na Escola Estadual Victor Lacorte ou na residência do autor, na Rua João Gurgel, 1802, no Carmo. (Valesca Mendonça)
28 Junho, 2009 às 4:19 pm |
Boa tarde Glauco!
Obrigada pelo espaço:
Vou fazer um apelo ao Senhor Secretário da Educação do Estado de SP em seu Blog e sei que vc publica e se indigna desta repugnante situação:
Senhor Secretário da Educação Paulo Renato de Souza:
Vou fazer algumas denuncias sobre a diretoria de ensino de Araraquara em seu blog mesmo sendo ignorado:
1- A diretora da escola estadual Dr. João Pires de Camargo – Senhora Ivana Marcondes, designou a sua irmã Andréia Marcondes como professora coordenadora pedagógica da escola.
A dirigente Sra. Maria Santana Gagliazzi nem se incomodou com a irregularidade e a supervisora da escola Sra. Claudicéia tbém não fez nada. a certeza da impunidade é crescente nesta diretoria de ensino.
Agora o Senhor tbém já sabe, pode até não fazer nada tbém, mas já sabe, não vai poder alegar o mesmo da ex dirigente Sandra Rossato, que nada sabia, que nunca mandou isto ou aquilo…
2- O ex diretor da escola estadual Dr. Alberto Alves Rollo no município de Américo Brasiliense, diretoria de ensino de Araraquara, praticou as seguintes irregularidades na escola:
3- Este diretor “Ronaldo”, contratou indevidamente uma funcionária para prestar serviços na secretaria da escola – Sra. “Célia Virginia dos Santos”, já está lá há mais de 3 anos (irregular)
2- Deixou e continua funcionando irregularmente uma cantina e venda de uniformes na direção da escola;
3- Desapareceram vários bens permanentes da escola: geladeira, computadores, mesas, fogão etc.
4- Classes noturnas com número reduzido de alunos, muito abaixo do permitido.
5- Este diretor “Ronaldo” deixou uma dívida de mais de 8,000 mil reais (oito mil reais) e apresentou notas inconsistentes em prestações de contas. E a Sra. Maria Santana está lá como dirigente só para abafar?
O Senhor precisa tomar providência. Pelo menos agora já sabe.
Boa sorte!
Beatriz Amarante Barbosa
29 Junho, 2009 às 1:04 pm |
DEMOCRACIA, TRANSPARÊNCIA, JUSTIÇA E LIBERDADE.
BASTA DE IMPUNIDADE!
Estamos aqui com neste espaço que o nosso amigo Glauco nos tem concedido para expressar a nossa completa indignação quanto aos anos de desmandos e corrupção na diretoria de ensino de Araraquara- SP, estas poucas palavras são para o nosso ilustre Secretário da Educação – SP, Senhor Paulo Renato:
Prezado Senhor:
ASSUNTO: BLOG X COMENTÁRIOS = ARARAQUARA – SP
Buscando a participação, o direito a comentar. E a decisão é do autor em deixar exposto o comentário. Porque o fato de permanecer o comentário não vai mudar a crítica àquilo que consideramos não estar funcionando adequadamente nas Escolas Estaduais de Araraquara e Região e na Diretoria de ensino. Não consegui ainda concluir racionalmente qual é a lógica, se é o respeito a opinião dos leitores, é democrático, mas me sinto frustrado, esperava muito mais deste espaço. Entendo Senhor Secretário que fazer a mudança, afastar pessoas de cargos, dependem de outros interesses, mas este olhar para esta situação nos aflige e fragiliza o Estado Democrático.
Todos são chamados assumir a luta pela justiça, pelos direitos humanos, destacando a supremacia dos interesses do povo sobre a representação política. O problema é a limitação do espaço público da democracia, a existência de poderes invisíveis e a falta de educação dos cidadãos.
Entendo que este espaço aqui é de democracia representativa e não participativa, posso estar enganado, mas até agora não me foi mostrado o contrário.
Porque a democracia representativa não fiança que as leis propostas pelos políticos que elegemos sejam cumpridas, justas, eqüitativas, e expressem o interesse comum. Justiça, equidade e interesse comum são predicados cuja presença se dá na exata proporção em que o processo adotado é o da democracia participativa.
A ética cabe superar os interesses pessoais, o desafio de não atender aos pedidos de perseguição desmedida, vingança etc.
Enquanto os sistemas não melhorarem não se tornarão eficientes e não serão capazes de responder de forma eficaz as demandas da sociedade
Não podemos decidir, porque escolhemos os devem decidir por nós.
Em outras palavras os indivíduos podem tentar participar do Estado Democrático através de denuncias bem fundamentadas, com provas cabais da existência de culpados, e mesmo assim não ocorre à participação efetivamente garantida e as averiguações bem como as punições jamais se consumam. O que se tentam incansavelmente é provar que elas são fantasiosas, inventadas, infundadas, para isso se utilizam todo e qualquer artifício.
Só a democracia garante a liberdade, busca a igualdade e tem como pressuposto a ética como principio, as eleições como meio e o aperfeiçoamento como fim.
A democracia que queremos não é a que temos, porque não há participação e só se aprende a participar participando.
O desafio é enorme, mas não andamos à deriva: sabemos onde estamos e aonde queremos ir. É somente um passo a mais para quem demonstra que pode ultrapassar montanhas.
Chega de conceder privilégios a quem deveria dar o exemplo.
Antonio Monteiro
30 Junho, 2009 às 11:39 am |
Sobre “O PSDB e o Brasil Moderno”, A Lei Antifumo e a Saúde passaram por mudanças importantes no seu financiamento, foi criado o programa dos Genéricos, da Saúde da Família e dos mutirões da saúde, bem como o Programa de Combate à AIDS, premiado pela ONU e reconhecido internacionalmente como o melhor do mundo.
Glauco, tenho a questionar o seguinte:
A Assembléia Legislativa de São Paulo aprovou o projeto de lei antifumo do governador José Serra (PSDB), que proíbe o consumo de cigarro e similares em recintos coletivos do Estado de São Paulo.
Com a lei, ficará proibido fumar em espaços coletivos, públicos ou privados, “total ou parcialmente fechados em qualquer dos lados”, exceto em residências, estabelecimentos que comprovem ser exclusivamente destinados ao fumo, como tabacarias, e em locais de culto religioso em que o fumo integre o ritual.
Não há dúvidas que o PSDB trouxe mudanças, avanços importantes, mas ainda deixa muito a desejar no que tange a diretoria de ensino de Araraquara, e aos descalabros que ocorrem dentro das escolas invalidando toda e qualquer lei Estadual, Municipal e Federal, um completo desrespeito a comunidade escolar.
“Gestão moderna” é usar todos os aparatos que tem o Estado para atender melhor os seus usuários.
Meu filho estuda na EE. Prof. Victor Lacorte e lá a diretora da escola fuma tal qual uma “caipora desvaraida”, e em todos os espaços públicos fechados existentes, sua sala, secretária, sala dos professores, corredores, atendimentos a alunos. E a lei antifumo não é aplicada lá por quê?
Assim acredito ser porque a Senhora Diretora é protegida de um diretor de escola refugiado no PSDB como assessor parlamentar.
Meu filho tem Asma e tem me reclamado constantemente destas ocorrências na escola.
Fui falar com a diretora e ela nem me atendeu.
Será que aqui neste blog serei ouvido?
Já fiz denuncia a ouvidoria de SP – educação e nada foi feito.
Estou nos passando a imagem que as escolas de Araraquara viraram currais eleitorais do PSDB, porque esta diretora garante que de lá ela não sai por ser importante e de interesse do partido sua permanência , quero crer que isso seja apenas um devaneio da referida diretora, que esta não é a linha do PSDB.
Isto pude constatar em reuniões de pais nas quais compareci e presenciei a diretora fumando alopradamente mas já estamos nos movimentando contra esta situação haja vista pelos comentários neste blog.
Porque permitir que a diretora da escola que deveria ser e não é exemplo máximo dentro da escola adote este procedimento contra a lei do governador Serra?
Aguardo resposta.
Alcides Muniz Braga
E-mail – alcidesmuniz@yahoo.com.br
30 Junho, 2009 às 11:58 am |
Alcides,
Nem precisaríamos de lei para que fosse proibido fumar dentro de escolas.
É lamentável a situação da educação no governo de José Serra. Está fora de controle.
Abraços
1 Julho, 2009 às 11:20 am |
GLAUCO E NÃO É SÓ NESTA ESCOLA NÃO, MEU FILHO, TEM MUITO DIRETORES E ATÉ SUPERVISORES DE ENSINO DESRESPEITANDO A LEI, NA OFICINA PEDAGÓGICA TEM UMA COORDENADORA SANDRA “JAPONESINHA” QUE TAMBÉM É UMA CHAMINÉ AMBULANTE E A DIRIGENTE DE ENSINO ACHA GRAÇA, DEIXA CORRER SOLTO, ESSA SANDRA ANDA COM UMA CARTEIRA COM DOIS MAÇOS DE CIGARRO NA CINTURA, PODE?
EU DEI AULAS NA VICTOR LACORTE E A DIRETORA MAIS PARECIA UMA CHAMINÉ.
ALUNOS E PROFESSORES RECLAMAVAM E ELA NEM AI.
O DURO AGUENTAR É O “BAFO” DELA, HORRIVEL, A DIRETORA “FEDE” EM VIDA.
E O SERRA VAI COBRAR ISSO? NUNCA DESDE 2008 EU ESTOU FALANDO AONDE VOU E NADA.
E OS ANOS ANTERIORES, PRA VC TER UMA IDÉIA ELA ACENDE UM CIGARRO ATRÁS DO OUTRO, JÁ VI EM MENOS DE 15 MINUTOS FUMAR QUATRO CIGARROS E AINDA JOGANDO A FUMAÇA NA NOSSA CARA, E O FEDÔ INDESCRITIVEL E NINGUM FAZ NADA, SABE DE NADA E SALVO ENGANO VÃO NEGAR O QUE O PAI DISSE.
OS ALUNOS QUE TEM BRONQUITE, RINITE ALERGICA AO CIGARRO QUE SAIAM DE LÁ DIZ ELA, QUE PEÇAM A TRANSFERÊNCIA EU ASSINO NA HORA.
É ISSO AÍ.
LOURDES DA SILVA
1 Julho, 2009 às 11:35 am |
GLAUCO, A QUANTAS ANDA A EDUCAÇÃO PUBLICA ESTADUAL , É GRAVISSIMA ASITUAÇÃO.
E NÃO É SÓ NESTA ESCOLA NÃO, MEU FILHO, TEM MUITOS DIRETORES E ATÉ SUPERVISORES DE ENSINO DESRESPEITANDO A LEI, NA OFICINA PEDAGÓGICA TEM UMA COORDENADORA SANDRA “JAPONESINHA” QUE TAMBÉM É UMA CHAMINÉ AMBULANTE E A DIRIGENTE DE ENSINO ACHA GRAÇA, DEIXA CORRER SOLTO, ESSA “SANDRA” ANDA COM UMA CARTEIRA COM DOIS MAÇOS DE CIGARROS NA CINTURA, PODE?
EU DEI AULAS NA VICTOR LACORTE E A DIRETORA MAIS PARECIA UMA CHAMINÉ.
ALUNOS E PROFESSORES RECLAMAVAM E ELA NEM AI.
O DURO AGUENTAR É O “BAFO” DELA, HORRIVEL, A DIRETORA “FEDE” EM VIDA.
E O SERRA VAI COBRAR ISSO? NUNCA DESDE 2008 EU ESTOU FALANDO AONDE VOU E NADA. E ESSA LEI SERVE PARA QUE?
E OS ANOS ANTERIORES, PRA VC TER UMA IDÉIA ELA ACENDE UM CIGARRO ATRÁS DO OUTRO, JÁ VI EM MENOS DE 15 MINUTOS FUMAR QUATRO CIGARROS E AINDA JOGANDO A FUMAÇA NA NOSSA CARA, E O FEDÔ INDESCRITIVEL E NINGUM FAZ NADA, SABE DE NADA E SALVO ENGANO VÃO NEGAR O QUE O PAI DISSE.
OS ALUNOS QUE TEM BRONQUITE, RINITE ALERGICA AO CIGARRO QUE SAIAM DE LÁ DIZ ELA, QUE PEÇAM A TRANSFERÊNCIA EU ASSINO NA HORA.
É ISSO AÍ.
LOURDES DA M SILVA
3 Julho, 2009 às 4:45 pm |
Boa tarde!!!
Quem é essa Lourdes,espero que não tenham usado meu nome!!!he,he,he…
Por favor envie resposta!!!
Um abraço!!!
1 Julho, 2009 às 9:26 pm |
GLAUCO, POR FAVOR TORNE PÚBLICA ESTA CARTA ENVIADA AO SENHOR SECRETÁRIO DA EDUCAÇÃO DO ESTADO DE SÃO PAULO:PAULO RENATO DE SOUZA E O RECADO AO COORDENADOR DA CEI RUBENS MANDETTA.
E E “PROF. VICTOR LACORTE” EM ARARAQUARA – SP
Violência e drogas nas escolas de Araraquara e Região licitas e ilicitas(cigarro e bebidas alcoólicas e drogas). E a Lei do Serra jamais é cumprida por aqui reina a Impunidade. Entendemos que a atenção precisa ser diferenciada para aquele adolescente tido como indisciplinado ou que tem dificuldade de aprendizagem. Ao invés de rotular e propor a expulsão, a escola pública e estadual paulista deve investir pedagogicamente no aluno e isto nem longe as escolas estaduais de Araraquara e Região estão fazendo.
A violência nas escolas estaduais de Araraquara é assunto antigo das conversas sobre educação. A UDEMO realizou uma pesquisa com quase 500 escolas públicas de todo o estado de São Paulo, 44% afirmaram que a violência aumentara em relação aos anos anteriores,
É importante ressaltar que a violência escolar não vem desacompanhada de outros fatores. Não é algo que surge e termina dentro da sala de aula. É apenas uma das facetas dos variados tipos de violência que acercam o jovem diariamente: a violência familiar, social, estatal, verbal, física, comportamental, entre tantas outras. O aluno influenciado por tipos de violência em casa ou na rua é meio de transporte para que esta violência adentre as escolas.
O assunto é vasto e merece muitas discussões e reflexões. Contudo, para o professor, além de combater as causas, é de imediata importância também entender e tentar controlar suas conseqüências. Para isso, muitas possíveis soluções estão sendo apontadas a fim de que esse sério problema seja resolvido. Uma das ações que pioraram os resultados tem mostrado é a péssima gestão das escolas Araraquarenses. Ou seja, a má vontade dos diretores de escola e supervisores de ensino e dos professores em mudar o quadro depredado da escola é ZERO. Como Maus exemplos podemos citar as escolas como a EE. “Prof. Victor Lacorte a diretora “Caipora ambulante”, ou “Chaminé em decomposição”, que transformou esta território onde ESTÁ TUDO DOMINADO POR ELA, e sem nenhum piedade transformou a escola em um depósito de alunos em tempo integral , jogados como objetos, sem nada fazer, ou os alunos fogem com a anuência desta diretora da escola, ou fica lá entediando só pensando e fazendo bobagens.
Outra escola abandonada é a EE. João Manoel do Amaral os pais de alunos e a vice diretora fizeram um abaixo assinado reclamando da sujeira, da depredação e do abandono. E sabe o aconteceu? A dirigente de ensino pegou o abaixo assinado, ameaçou a vice diretora de processo administrativo, mandou entrar de férias e sua designação será cessada e ainda indicou um vice a diretora efetiva da escola, como está cheia, mas com um caminhão de notas fiscais frias, geladas, acatou submissamente a ordem da sua superior. Existe diferença da Cartilha Rossato? Nenhuma diferença! A Senhora Maria Santana Gagliazzi rasgou o abaixo assinado e jogou no lixo e depois queimou diante de pais de alunos, da diretora da escola, da vice, e prometeu melhorar as condições da escola. É assim que resolve os problemas, é assim que se valoriza a participação da comunidade escolar e dos pais?Depois sozinhas a dirigente mostrou sua ira e força ordenou que a diretora da escola cessasse a designação da vice diretora.
A diretora que não contava com nenhum apoio da dirigente e era vista muito mau vista na diretoria de ensino e com uma auto estima baixíssima, a beira do zero, gosta de ser “mimada” e diante de sua péssima atuação diretora, nem pestanejou fez o acordo caseiro com a dirigente e passou a ter benesses na diretoria e foi garantido um certo “status” se cumprisse o determinado depois das férias da vice ela será expurgada da Escola João Manoel do Amaral,. Para entender melhor na época a diretora da escola “titular” Sonia Maria Donizete como sempre foge dos problemas”tratou de entrar em férias”, por medo de enfrentar a imprensa, pais de alunos etc., saiu voando…E a vice substituindo a diretora da escola e o prédio escolar, já estava uma porcaria, completamente abandonada, suja, depredada e o bicho começou apegar na imprensa e diretora saiu de cena “férias” e deixou a bomba nas mãos da vice diretora que teve que fazer a reunião dos pais que foram até a radio local e jornal e sua cabeça rolará em breve. Mas a dirigente “Santana” alertou a diretora Sonia Donizete não quero”Abaixo assinado aqui”, este é o segredo (Ato Secreto) da má gestão.
Uma gestão de qualidade inclui projetos que tragam os professores, pais e voluntários para perto dos alunos, dentro da escola. Projetos como atividades internas nos períodos em que não se tenham aulas, aos finais de semana etc., assim como o conhecido Amigos da Escola, ou mesmo outros de iniciativa própria nas comunidades.
O importante é acreditar no aluno. Não se pode desistir daquele aluno que não consegue aprender e tem dificuldades dentro e fora da escola, sentindo-se intimidado com a frustração, ele pode reagir com violência. “Sem conseguir sobressair, os jovens se juntam em grupos e partem para a violência”, explicitando a importância das atividades extracurriculares na rotina do jovem.
As Drogas nas Escolas Estaduais de Araraquara e Região:
Um dos principais motivos da violência escolar está no uso e no tráfico de drogas (ilícitas ou não). Muitos alunos usam e comercializam drogas dentro e nas proximidades da escola. Isso também atrai maus elementos para os arredores das instituições. Na mesma pesquisa da UDEMO,
“27% das escolas pesquisadas relataram que alunos portavam e consumiam bebidas alcoólicas durante as aulas. 19% das escolas foram invadidas por estranhos, com objetivo de furto, roubo, estupro, tráfico, de drogas. 18% acusaram porte ilegal de armas, por parte dos alunos.”
A solicitação de um bom policiamento às autoridades, como se já não fosse um dever, pode ajudar. Às vezes, apenas a presença de uma viatura da Guarda Municipal já é o suficiente para intimidar possíveis problemas nas saídas das escolas e o comércio de drogas – pelo menos em frente aos portões.
Um levantamento publicado pelo jornal argentino Clarín, no ano passado, mostra que o Brasil é o 3º em uso de cocaína na América do Sul,
“1,7% dos brasileiros matriculados no ensino médio já consumiram a droga.”
O Brasil perde apenas para a Argentina e para o Chile. Isso pode nos dar uma idéia de como o problema é grande.
Sem contar o uso de bebidas alcoólicas e de cigarro comum (diretora da EE. Prof. Victor Lacorte). A criança com muito tempo livre ocioso acaba por assistir a muitos programas violentos e que incentivam o uso de álcool, por exemplo. Silvia nome fictício para não prejudicar os alunos, a aluna da EE. Victor Lacorte fala da Violência na Escola, das Drogas licitas e ilícitas e da percepção dos Alunos e Professores que se calam diante da situação por medo e represarias.
A aluna sugeriu campanhas e projetos, seminários sobre o uso e o efeito das drogas e do cigarro no organismo podem ajudar no combate a esse uso indevido na rua e nas salas de aula, mas são sempre vetados pela diretora da escola, Sra. Silvana Corbi.
Senhor Secretário Paulo Renato de Souza É PRECISO ABRIE ESSA CAIXA PRETA da Educação de Araraquara, das Escolas Estaduais e Requerer cópias de todas as prestações de contas da APM FDE dos anos de 2003 a 2006 da EE. Victor Lacorte, E DE OUTRAS ESCOLAS QUE NÃO FORAM AUDITADAS, sabemos que se encontram na FDE cópias, balancetes, documentos, etc, que comprovam que o Sr Boschiero Diretor refugiado em gabinete de Deputado do PSDB de Araraquara, se utilizou do esquema de notas fiscais frias junto com a ex dirigente de ensino e por medo este diretor sem qualquer escrúpulo mandou a sua substituta e amiga dar queimar tudo e se refugiou no gabinete de um deputado local do PSDB, até que tudo terminasse. o nome completo do refugiado é Diretor Eduardo Boscheiro.
Se o Senhor quiser mesmo desvendar a verdade dos fatos, a FDE é o caminho mais fácil e mais ágil, para a punição deste “sujeito liso” o Senhor terá acesso a todas as notas fiscais frias, aos balancetes e explicações dos próprios auditores fiscais que ele amortizou em prestações de contas da FDE/APM, pois quem fazia sua Contabilidade era o Escritório Caçado pelo CRC – Atlas.
Eu tenho notas fiscais frias, geladas deste diretor e são muitas e em seu gabinete devem ter tbém porque mandei tudo por sedex com aviso de recebimento, já distribui por todas as secretarias do governo estadual, ministério público, mas como um mistério este diretor refugiado está sendo “poupado”. Já encaminhei a todos os seus antecessores sem nenhuma resposta , mas ele não está na lista dos diretores de escola processado por isso faço e essa manifestação, solicitação urgente e depois veremos.
Não desistiremos de provar que este diretor como outros e também supervisores de ensino devem ser punidos, responsabilizados. E isso o Senhor com certeza irá fazer.
Atenciosamente;
Aguardo respostas:
Neste blog. Porque na ouvidoria de SP já fiz mais de 100 denuncias e nunca obtivemos respostas da CEI o Senhor “Rubens Mandetta” manda dizer que é invenção nossa, que jogamos no ventilador mentiras, vamos ver Senhor Mandetta quem mente!
Não temos medo de suas ameaças, nenhum medo, estamos todos preparadíssimos para os seus ataquesa de sempre Senhor “Mandetta”, nunca fomos se quer recebidos pelo Senhor, o Senhor não pode falar de quem não conhece, nunca viu e nunca ouviu, não existimos, Sr Secretário para o coordenador da CEI, não passamos de fantasmas denunciantes e enchemos o saco…, . Isso vamos ver futuramente. Os denunciantes ao invés de serem bem tratados, por estarem contribuindo para melhorar a Educação Pública Estadual são mau tratados como se fossemos lixo, mas não somos, somos em muitos, temos representantes, e essa história de continuar a perseguir, maltratar, desqualificar, como se denunciar fosse crime dos denunciantes vai acabar, estamos só esperando a próxima represaria do Senhor Mandetta.
Eugênio Joaquim Marques Figueiredo
PAI DE ALUNO E MEMBRO DO GRUPO CONTRA A CORRUPÇÃO NAS ESCOLAS ESTADUAIS EM ARARAQUARA – SP
5 Julho, 2009 às 12:11 pm |
Glauco: Para – Lourdes Moisés da Silva:
Lourdes bom dia!
Você tem é leitora do Blog do Glauco que legal, aqui sim existe verdade, liberdade, democracia e educação.
Aqui vc pode manifestar sua insatisfação e denunciar os hipócritas e os medíocres a frente das diretorias de ensino e escolas de Araraquara, Região e SP, sem medo colega.
Enfim você é professora da Rede Publica Estadual Paulista? Foi professora da EE. Prof Victor Lacorte em Araraquara, bairro do Carmo em 2008? Viu a diretora Silvana de Paula Corbi, descumprindo a lei antifumo? Fumando na sala da diretoria como uma chaminé ambulante?
E depois percorrendo os corredores da escola e sala dos professores com o mesmo procedimento. Se a resposta a todas as perguntas for não.
Fique tranqüila, mas se vc foi professora, viu tudo isso, e está agora por medo e pressão da identificação e da grande repercussão que isto está tomando em nível de Brasil e mundo e por isso esta recuando e contribuindo para desvendar as verdades dos fatos, isto será provado e considerado cara colega falso testemunho. Isso sim é pode se reverter e virar um processo contra vc. Mas se vc de fato sabe de tudo isso não tenha medo de denunciar a verdade.
Porque essa Lourdes Moisés da Silva é professora de Português da rede estadual de Araraquara que o comentário, sabe e tem conhecimento de todas as irregularidades na diretoria de ensino de Araraquara e não tem medo da Silvana Corbi e nem da dirigente atual.Só se existe fatos novos como “as poderosas” da diretoria e da escola chamaram a coitada da professora ameaçaram a fizeram negar é bem provável, estas cobras de “cartilha” tem muita força política por lá.
Fique calma tem mais testemunhas.
A Lourdes que deu este depoimento me mandou antes um e-mail dizendo que encaminharia sua indignação ao Glauco.
A Silvana Corbi fuma diante de todos e não respeita a lei antifumo e deverá ser punida;
Aguarde.
E afinal Loudes M da Silva vc é de Araraquara e professora? Se for deve ter duas e isto deve estar registrado na lista dos professores inscritos na DE de Araraquara, senão é vc verifique.
Abraços.
E não se omita, denuncie caso esteja sendo pressionada por esta corja de corruptos e antro de malandragem, corrupção, roubalheira tem que cair fora.
Se vs é da DE de Araraquara sabe muito bem do que estou falando e sabe muito mais das irreguladades da EE. Victor Lacorte a história da caipora ambulante é só uma ponta iceberg.
Colega Leida.
5 Julho, 2009 às 1:58 pm |
Para a diretora Silva de Paula Corbi – diretora da EE. Victor Lacorte – Araraquara SP.
Estudo mostra relação entre câncer na infância e tabagismo
Por Humberto Maia Junior
São Paulo, 02 (AE) – Aos 11 anos, Francislaine de Oliveira enfrentou pouco mais de 100 sessões de quimioterapia. “Era quase todos os dias”, recorda, hoje aos 21 anos, os tempos em que sofria de linfoma de hodgkin (câncer que afeta o sistema linfático).”Ficava o dia inteiro no hospital. Dormia quase que o tempo todo. E não comia nada. Sentia muito enjoo.” Mas ela conseguiu se curar. O que fazer? Seguir a cartilha de recomendações para evitar novo câncer? Nada. Aos 15 anos, começou a fumar.
Tentar descobrir por que uma pessoa que teve câncer resolve adotar um hábito que comprovadamente pode predispor ao problema motivou a psiquiatra Célia Lídia da Costa a pesquisar a incidência de tabagismo em pessoas que se recuperaram de câncer na infância.
Diretora do Grupo de Apoio ao Tabagista do Hospital A.C. Camargo,em São Paulo, há cerca de cinco anos ela iniciou a pesquisa com 278 adultos, que será publicada na revista “Public Health”. Cerca de 31% fumam ou fumavam. O resultado surpreende quando se compara o índice com a média da população fumante no Brasil – segundo o Instituto Nacional do Câncer (Inca), 18%.
O espanto pode ocorrer com os leigos. Para Célia e outros especialistas, a contradição é apenas aparente. A psiquiatra diz ser comum as pessoas que sofreram de câncer apresentarem distúrbios como ansiedade ou estresse pós-traumático. “Esses problemas acometem grupos como sobreviventes de guerra ou tragédia e vítimas de sequestro.” Superar o câncer seria parecido.
ATALHO
O fumo seria o atalho para suavizar esses sintomas. “Quando o indivíduo percebe que o cigarro ajuda a controlar depressão, ansiedade e outros problemas, vê que não consegue viver sem ele.” Diretor da Associação Brasileira de Especialistas em Situações Traumáticas (Abrest), Eduardo Ferreira-Santos diz que o hábito de fumar está ligado à ansiedade. “Estudos mostram que a nicotina tem efeito calmante”, afirma o psiquiatra, que hoje está aposentado do Hospital das Clínicas e é o autor de um livro sobre o transtorno de estresse pós-traumático em vítimas de sequestro.
“O fato é que o câncer predispõe (ao estresse). Mas, muitas vezes, a ansiedade é maior que o medo da reincidência. Por isso, as pessoas podem racionalizar: ’se eu já tive uma vez, dane-se’.” Segundo ele, o pensamento de que uma pessoa que vivenciou um sofrimento irá aprender com ele e evitar sua repetição nem sempre ocorre. Mesma opinião da psicóloga Rosaly Braga Campanini, da Universidade Federal de São Paulo (Unifesp).”O ser humano é contraditório e muitos não conseguem ver essa lógica (quem sofreu não quer sofrer de novo). Não somos sempre tão racionais.”
CURIOSIDADE
Francislaine começou a fumar aos 15 anos. Foi por curiosidade, ela diz. Mas admite: sempre foi ansiosa demais. “Se uma coisa vai acontecer no mês que vem, fico pensando nela desde hoje”, diz a moça, que tem o hábito de roer as unhas. “O cigarro ajudava. Ficava nervosa, acendia um.” Ajudava. Após participar da pesquisa de Célia, ela parou de fumar.
Silvana, Boa Sorte!
Conselho, pare de fumar dentro da escola é proibido por lei.
Adriano Mariano de Andrade
5 Julho, 2009 às 6:15 pm |
Oi pessoal não podia deixar de comentar…
O fumo é uma coisa intrinsecamente mal, não dá para autorizar de forma condicionada dentro de uma escola. Fumar faz mal não só para quem fuma, mas também para quem está perto do fumante. Isso inclui não só os professores que estão na mesma mesa da fumante neste caso a diretora da escola, mas também quem está no mesmo ambiente ao lado e nesta escola é o coitado do aluno. Permitir o fumo na escola é o mesmo que permitir o suicídio ou a eutanásia de todos os alunos.
Grata!!
Espero que o Secretário da Educação de São Paulo Paulo Renato conheça seu Blog Glauco.
Parabéns!
5 Julho, 2009 às 6:20 pm |
Se a dirigente de ensino de Araraquara responsável pela educação na cidade e desta escola contrair cancer mesmo se não for fumante, mas já considerada fumante passiva por permitir essa situação dentro das escolas e na diretoria de ensino, com certeza a sua opinião mudara para a proibição.
Joana Mourão Coutinho
5 Julho, 2009 às 6:21 pm |
Com autoritarismo agem os fumantes em geral que não respeitam o direito daqueles que não querem a fumaça deles.
5 Julho, 2009 às 6:25 pm |
Estes politicos demagogos,antes de criarem leis antifumo,lei seca e outras mais dizendo ser para proteger a populaçao,deveriam criar instrumentos para conter a violencia,melhorar a saude publica e melhorar o ensino,pois a violencia no Brasil mata mais que algumas guerras.Vamos ser mais honestos e menos demagogos.
5 Julho, 2009 às 6:30 pm |
Veja em que ponto estamos: um veneno para si e para o próximo,é defendido por parte dos fumantes – INDIVIDUALISTAS é o que êles são, é o que esta diretora é, vergonhoso, não deveria estar na educação ! FORA FUMANTE AUTORITÁRIA!
Esta diretora de escola tem que ser exonerada do cargo, mas os politicos pouco importam com casos como estes.
Lidia.
Vamos gente fora com esta diretora de lá.
5 Julho, 2009 às 6:34 pm |
Comentários horrorosos, acho um absurdo esta lei arbitrária, acho que por enquanto é o fumante mas logo logo poderá qualquer outro, cuidado amigos este tipo de lei é um passo do autoritarismo que tanto foi combatido no passado.
Eu também acho que a pessoa que paga seus impostos tem o direito de escolher se quer fumantes ou não fumantes em suas depedências… se o não fumante não gostar procure outro lugar.
Esta lei é discriminatória e nefasta, melhor dizendo vai ser como todas as outras leis absurdas vai acaba no esquecimento…. Vide a Lei Seca – rsrsrsrsrs…. O governo não tem coisas mais sérias pra desenvolver… quer acabar com o fumo??? Feche a industria do tabaco!!!! assim acaba com o problema na origem… Ah não dá né?? é muito ouro envolvido… são milhões em impostos… hipocrisia total….
Silvana Corbi tô contigo, amiga continue fumando dentro da escola e libera geral.
Clarice dos Anjos Almeida
5 Julho, 2009 às 6:43 pm |
Meu Deus , obviamente este debate não esta focado no prejuizo à saude , isto é assunto mais que batido . O problema é a falta de liberdade que a população paulista e o proprio estudante Araraquarense boa praça sofre hoje ,esta diretora tem uma tradição boemia podendo citar varios bares que frequenta noturnamente que isto ocorre dentro das escolas é velho . Muitos vezes escolas e ediretoria de ensino são já tradicionais espaços de fumantes e beberões assim como eu que não mata ninguem nem ao menos rouba nada , frequento estas escolas. Porque aqui entre nós , não é mais a mesma coisa tudo e dificil , segurança , probições de horario , proibicões disso e aquilo , trânsito e nas escolas estamos sendo vigiados pelos pais de alunos, e tem mais somos mais vigiados do que no tempo da ditadura .A QUESTÃO E LIBERDADE DE EXPRESSÃO , APOSTO QUE VC QUE NÃO FUMA NÃO PROIBIRIA UMA DIRETORA DE ESCOLA OU PROFESSOR FUMANTE SENDO SUA FILHA OU FILHO ENTRAR NA SUA CASA E FUMAR, OU PROIBIRIA?
Felipão
5 Julho, 2009 às 6:47 pm |
ACORDA SERRA,
AS ESCOLAS DE ARARAQUARA ESTÃO COM CANCER E EM FASE TERMINAL!!!
Para quem defende o fumo dentro das escolas, e abençoa as atitudes grosseiras e desrespeitosas desta diretora de Araraquara vai um lembrete, de palavras bonitas o inferno esta cheios
de Fumantes!!!
Lourival Machado
5 Julho, 2009 às 6:50 pm |
Fico realmente impressionado, tamanha insensatez desta funcionária pública estadual de Araraquara . A lei só foi criada, porque o desrespeito com a vida alheia ultrapassou o bom senso que se esperava que prevalecesse não acontece, como no transito, onde os irresponsáveis, nos envolvem cotidianamente em risco de vidas, sem saber se em casa alguém nos espera. A lei foi criada para os mal educados, que acham que todos são obrigados a suportá-los.E quem está dentro da escola não respeita isso é ridiculo.
Maria Fernanda Alves
5 Julho, 2009 às 8:33 pm |
Para Silvana de Paula Corbi – Diretor de Escola em Araraquara – SP
EE. “Prof. Victor Lacorte!
Vá em frente, enquadre o SERRA,
Parabéns pela coragem de enfrentar este demagogo e politiqueiro, FUMA MESMO DENTRO DA ESCOLA DO TODO APOIO, MANDA BALA .
A lei antifumo a ser implementada no Estado de São Paulo combate um vício terrível, mas dissemina uma doença ainda mais grave, a do autoritarismo. E precisa ser combatida. Assim como a lei seca, já desmoralizada pelos seus excessos, a campanha segregacionista contra os fumantes serve para tornar nossa sociedade mais conservadora, careta e depressiva.
CLUBE DOS FÃ DA DIRETORA SILVANA CORBI
QUEM QUISER PARTICIPAR ENTRE NO E-MAIL DA EE. VICTOR LACORTE.
Alison Rodrigues Mendes
5 Julho, 2009 às 8:36 pm |
Não se vê mais viciados que se atrevam a acender cigarros em hospitais, filas de banco, supermercados ou elevadores lotados. Nesse ponto, houve uma ação civilizatória, justa e irreversível, que retirou os fumantes dos devidos lugares. Afinal, são ambientes públicos em que não se escolhe estar. Nesses locais poderia ser permitido até que dependentes químicos de nicotina fossem açoitados ou empalados. Ninguém reclamaria.
Porque Governador Serra e Paulo Renato secretrio, ainda se vê nas escolas publicas estaduais?
O que está por trás disso?
Porque não aplicar a lei nas escolas estaduais?
Gilmara de Souza Santos
5 Julho, 2009 às 8:43 pm |
SALVE, SALVE A DIRETORA SILVANA CORBI, ABAIXO O SERRA, QUE NÃO SERÁ PRESIDENTE. ENFRENTA MESMO ESSE GOVERNADOR QUE ATÉ AGORA SÓ FEZ LEIS BABACAS…
FUMO NELE SILVANA!!!EE Victor Lacorte está com tudo – Salve, Salve Araraquara – SP.
Sou fumante e sei que o cigarro prejudica a saúde e já tentei várias vezes parar de fumar só que falta um pouco mais de vergonha e força de vontade, mas daí até proibir fumar em lugares públicos vai uma distancia muito grande, porque todas as pessoas de bom senso não fumam em todos os lugares porque mesmo fumante eu respeito pessoas e lugares, então eu pergunto porque não proibir no ESTADO DE SÃO PAULO, TERRA DO SR. JOSÉ SERRA AS FÁBRICAS e a comercialização do cigarro?. Sabem porque, é que os altos impostos ICMS, IPI, PIS, COFINS, e ICMS por substituição tributária garantem um valor altissimo de impostos também para o ESTADO DE SÃO PAULO, isso é pura demagogia deste tal Sr. que quer ser presidente, e essa campanha com certeza vai ser usada em sua campanha para Presidente.
“SILVANA CORBI PARA PRESIDENTE DO BRASIL”!
FORA SERRA!
Amigo Guido.
Abraços Silvana.
5 Julho, 2009 às 8:50 pm |
Acho que o pessoal não entendeu que o pai de aluno e a professora que reclamaram do cigarro do uso do cigarro dentro da escola por parte da autoridade máxima na escola é grave.
Não discorrer a favor ou contra o cigarro, mas da Lei antifumo, estão entendo a questão da liberdade de tantos que querem fumar.
E de outros tantos que querem ter em seu estabelecimento de ensino pessoas fumantes.
Enquanto a venda e o uso do fumo não forem proibidos, não há como se falar em tolher a liberdade de uma diretora de escola que quer ter em seu estabelecimento de ensino professores e alunos fumando com liberdade. Os não fumantes tem o direito de escolherem se querem ou não frequentar essas escolas.
Como disse nosso colega, sobre países desenvolvidos,basta fazer como na Espanha, e colocar um placa na frente do estabelecimento de ensino dizendo: “Aqui se fuma!” Ponto. E os diretores de escola e os professores que decidam.
Precisamos parar com essa frescura do faz mal… As pessoas ainda tem direito a escolha. Qual será o próximo passo? Proibir a venda de frituras nas escolas, bem que o SERRA tentou e voltou atrás, porque OBVIAMENTE causa aumento do colesterol, e É responsável por mais doenças coronárias do que qualquer outra coisa?Mas voltou atrás como as eescolas iriam sobreviver não é SERRA, sem a venda da coxinha.
Em 30 ou 40 anos o mundo deve ficar um lugar muito chato pra se viver…..
Concordo com a Silvana Corbi, parabéns você enfrentou o maior ditator autoritário que conheci Senhor José Serra.
Roberto Somões Casa
5 Julho, 2009 às 8:54 pm |
Moro na Inglaterra há 10 anos, quando cheguei era liberado fumar nos pubs, e 90% das pessoas la dentro fumavam, chegava em casa parecendo que tinha saido de uma chamine, quando a lei antifumo foi posta em vigor achei que nao vingaria pois ja fazia parte da cultura deles a cerveja com o cigarro, para minha surpresa foi um sucesso, todos quando querem fumar vao a rua, muitos pubs prepararam quiosques, em outras vao na calçada mesmo e depois voltam e ja estao todos acostumados, garanto que o publico que frequenta os pubs nao diminuiu, vejo sempre as mesmas caras la.Resumindo: se a lei vingar, daqui um ano ninguem mais fala disso e sera melhor para a saude dos nao fumantes que eram obrigados a fumar cigarro dos outros.
Agora nas escolas publicas estaduais de Araraquara a Diretora Silvana Corbi liberou para todos em todos os ambientes, acho no minimo estranho, e a lei como fica?
Sem mais;
Eduardo.
5 Julho, 2009 às 9:01 pm |
Em que pese a opinião expressada pelos autores dos textos, este não defende a liberdade de fumar, mas visa apenas o interesse econômico, já que é proprietário de um bar, categoria esta que sabidamente se opõe à lei antifumo, por entender que implicará em diminuição de seus lucros.
Silvana Corbi, convém ressaltar que, ao contrário do que alega os pais de alunos e professores sobre o seu procedimento como diretora de escola em Araraquara, quando consigna que “Um não-fumante simplesmente não é obrigado a entrar em uma escola em que o cigarro seja aceito. Ele que freqüente outro escola”, em verdade não se encontraria um local isento de fumantes, caso não houvesse regulamentação a respeito, salvo por iniciativa de alguns cônscios politicos que fçam cumprir as leis que não é o caso do nosso governador de SP, que desde tempos idos já proibiam o fumo em seus estabelecimentos de ensino, mas que nunca fora cumprido, não sem enfrentar a ira de fumantes recalcitrantes.
Há que se ressaltar que não está se tolhendo o direito de uma minoria, tanto que o fumo não é proibido, entretanto, se está defendendo o direito da maioria a um ambiente limpo.
Igualmente discutível a informação de que não se vê mais pessoas fumando em elevadores, como eu próprio já pude testemunhar. Aliás, é comum fumantes acharem que, porque estão sozinhos no elevador, nada impeça de darem suas baforadas, esquecendo-se que, em grande parte dos edifícios, referido dispositivo fecha automaticamente a porta, deixando represada a fumaça em seu interior.
De qualquer sorte, é sempre interessante ler argumentos contestadores, no entanto, estes não foram suficientes para me convencer do ponto de vista do autor. Ainda entendo que prevaleça o direito daqueles que prezam sua saúde.
Por isso Silvana Corbi, por gentileza repense sua atitude.
Para Silvana – diretora de escola em Araraquara – SP
de Fábio – SP
5 Julho, 2009 às 9:02 pm |
Concordo com a lei…
quer fumar, que vá pra fora…
Não é uma lei autoritaria… os fumantes terão o direito de fumar na rua, ou na sua propria casa…
Mas se quer se matar, se mate sozinho. Ninguem é obrigado a aguentar a fumaça alheia em ambientes fechados.
Eduardo
5 Julho, 2009 às 9:09 pm |
Sou professor:
Sou de Araraquara e sempre tive liberdade de fumar nas escolas, inclusive na da Dona Silvana, pessoa que respeito.
Eu fui fumante por mais de vinte cinco anos, mas eu sabia que as pessoas me rejeitavam pelo motivo de que fumar cheira mal e dependendo do momento até fede,mas eu preocupado com a rejeição das pessoas eu criei coragem e sai perguntando porque elas se afastavam de mim e que elas fossem honestas comigo mesmo que a verdade doesse,e elas me falavam que não dava para ficar perto de mim pois o cheiro no corpo e na boca era pior que gambá, então tomei a decisão de parar de fumar pois não me arrependo neuhum um pouco, nunca mais tive problema de SAÙDE,e hoje sou bem recebido por todos e o mais importante uso o dinheiro de quase 04 maços por dia para coisas muito mais saudavel.Na minha opinião a lei deveria dar liberdade total para o diretor da escola fazer a sua escolha ou seja, nos recintos que o diretor gostaria que fosse livre o fumo ele deveria colocar na porta mais ou menos assim(NESTE LOCAL É PERMITIDO FUMAR POIS NÃO TENHO INTERESSE EM PREJUDICAR QUEM NÃO FUMA E VIVA O FUMO) COM CERTEZA ESTE ESTABELECIMENTO DE ENSINO SERIA MAIS DEMOCRATICO)SOU A FAVOR DO ALUNADO FAZER SUA OPCÃO!
ANTONIO CARLOS
5 Julho, 2009 às 9:12 pm |
Para a diretora de escola Silvana Corbi:
Não fumo, e, se você quer fumar o problema é seu, desde que não faça do meu lado. Seu direito termina no exato momento em que começa o meu. Esse é o grande problema, só se fazem leis desse tipo por conta da falta de educação infelizmente da maioria, que acha que os outros são obrigados a conviver com a imundice que é o cheiro da fumaça do tabaco. Quer fumar?Problema seu, porém os não fumantes não são obrigados a compartilhar do seu vício e vc deveria ser destituida de seu cargo, não merecemos funcionários públicos como você. Sai fora!
Anselmo Melo
5 Julho, 2009 às 9:15 pm |
Deus;
Nada tão importante a ser discutido, como a lei anti-fumo.
Sequestros, assaltos, assassinatos, enfim…..tudo pode, menos o cigarro!!!!
Isso me lembra a história do bode: Cinco familias numa casa , mais um bode!!! O QUE??? UM BODE????
Tá bom, então tira o bode !!!!! (rsrsrsrsrsrsrs).
Essa tatica é velha……………………!!!!!!!
Concordo com a opinião sensata daqueles que pensam e raciocinam: Onde o ambiente permite o fumo………Que não vá o não fumante, oras!!!!! O cara acha que, só porque não fuma, deve atrapalhar o ambiente de quem fuma, ora!!! Sinceramente, procure local adequado e pare de encher o saco alheio!!!!!!!!!!!!!!
Nesta escola pode tudo, o SERRA deixa e ai, seu invejoso.
Hugo.
5 Julho, 2009 às 9:19 pm |
Serra me responda:
Na EE. Victo Lacorte em Araraquara: Fumar maconha pode? E cheira a cocaina tb pode?Tem tantas coisas com mais prioridade .Educação e ate mesmo a saude Publica esta um merda.e agora vem falar em lei antifumo,isso e uma verdadeira piada.Parece que ninguem tem o que fazer……..
Rosemeire Castro Furlan
Abaixo Silvana Corbi, se tem fumo, tabaco, tem cocaina…
5 Julho, 2009 às 9:23 pm |
Governador Serra me responda:
Na EE. Victo Lacorte em Araraquara: Fumar maconha pode? E cheira a cocaina tb pode?Tem tantas coisas com mais prioridade .Educação de qualidade e até mesmo a saúde Publica que esta um merda.e agora vem falar em lei antifumo, isso e uma verdadeira piada.Parece que ninguém tem o que fazer……..
Rosemeire Castro Furlan
Silvana Corbi, se tem fumo, tabaco, tem cocaina… e cuidado que o craque está na porta da escola.
Ana Maria.
5 Julho, 2009 às 9:31 pm |
Silvana Corbi já pensou se agora nas escolas o governador Serra resolvesse baixar leis bem louconas,
É isso aí, rumo a ditadura! Quem sabe não colocam os gays para fora da escola também “quer beijar uma pessoa de outro sexo? beije lá fora!!”. Ou ainda pior… os que não usam desodorante, com seu cheiro incômodo ao nosso olfato!! Ou os gripados, que irão tossir e transmitir doenças em nossas refeições!!! Comam em casa moribundos!!! Áreas separadas até fazem sentido, porém banir um direito LEGAL do cidadão com uma lei absurda destas é ridículo. Já que o governo insiste em inibir o tabagismo também nas escolas e vc está lutando bravamente contr ela estou contigo, por favor,Governador Serra ao menos pare de se aproveitar dos impostos que cada fumante injeta a rodo em seus cofres, que tal? Ou melhor, crie coragem e iniba também o uso de alcool… mas que político colocaria em foco um pagador como a Ambev não? Com todo respeito, espero que todos os diretores de escola façam como a Silvana um modelo de diretora de escola public do estado de São Paulo, caia na real Governador como já está sendo relatado, que isso gere desemprego para todos os extremistas apoiadores desta causa cinza. E digo em nome de muitos fumantes que conheço, que pago meus cigarros a preço de ouro para bancar acordos “vantajosos” entre políticos corruptos e empresas eletrodomésticas, desafio alguém a tentar tirar um só de minhas mãos, ou abrir a boca para reclamar. A partir de agora só compro cigarros contrabandeados e economizo os impostos para pagar os advogados depois. E cego é o senhor que não vê que na Educação Pública estadual da São Paulo ou melhor os maiores fumantes são os funcionários públicos estaduais, faça uma estatistica, parece que o senhor gosta dels.
Mas não falsifique heim, assim vamos meter a boca.
Chico Carvalho
5 Julho, 2009 às 9:38 pm |
Silvana Corbi, sinto muito discordar da Senhora mas não posso concordar com a sua atitude de educadora e ainda dentro de uma escola.Não me conformo termos pessoas do nivel dentro das escolas. A Senhora vai precisar passar primeiro pela escola de Formação de Professores para depois voltar para a escola…
A Lei antifumo é uma das mais sábias leis já aprovadas neste país! Quem quiser usar o cigarro, procure um lugar onde não possa poluir e sujar o ar de ninguém. O fumante passivo é o que mais sofre. Tenho comigo que o fumante é uma pessoa de muito mau gosto e de má formação e educação!
Ademar Bodemüller
5 Julho, 2009 às 9:44 pm |
Silvana Corbi, que horror você está causando um transtorno no meio educacional não só em sua cidade mas no Brasil…
Ola, Glauco!
Sou um ex-fumante e a favor da Lei Anti Fumo.
Você sabia que são mais de 57 doenças que o fumo provoca ao corpo humano?
Parabéns Glauco, pela iniciativa de postar um tema tão polêmico, um tema que vem a despertar a importância de se acabar com este vício “maldito”.
Fabiola Valente Bulhões
5 Julho, 2009 às 9:46 pm |
DIGA NÃO AO CIGARRO!!!!
DIGA SIM A LEI ANTI FUMO!!!!
NÃO QUERO SER UM FUMANTE PASSIVO!!!!
5 Julho, 2009 às 9:50 pm |
SERRA, SECRETÁRIO PAULO RENATO SÓ ESPERAMOS DOS SENHORES AS SEGUINTES PROVIDÊNCIAS:
CONSCIENTIZAÇÃO DA DIRETORA SILVANA CORBI – CONTRA O FUMO URGENTE;
E que o Senhor Governador e o Senhor Secretário da Educação Entrem nesta luta, contra o vício do cigarro!!!! Divulgue os males do fumo!!!
Conscientize as pessoas do mal que estão causando a si e aos outros.
Silvana Corbi, Pare! pare, seu fim é o cemitério…
Rosa Aurora Fontana
6 Julho, 2009 às 12:29 pm |
Prezado Senhor Glauco, Por favor atenda a nossa solicitação que não expressa somente a minha vontade mas de filósofos, pedagogos, advogados, professores, pais de alunos, etc. Solicitamos que o Senhor faça uma matéria com fotos, sobre esta postagem em seu blog, pois considero muito relevante a posição clara do Deputado Roberto Massafera diante dos esquemas de corrupção que avassala a educação de Araraquara por 12 anos.
E o descaso que esta corrupção tem sido tratada.
Aguardo a sua publicação e enfase, precisamos acordar a população para esta realidade.
Muito obrigado.
José Fernandes Cerrado
Tem fotos e a matéria no próprio site do deputado
.
Discurso registra os 85 anos do Progresso
Foto e texto: Douglas Braz
O deputado estadual Roberto Massafera fez esta semana um pronunciamento na Assembléia Legislativa do Estado de São Paulo em comemoração aos 85 anos do Colégio Progresso de Araraquara. Um voto de congratulações pela entidade também foi registrada nos anais do Legsilativo paulista.
Roberto Massafera destaca importância da instituição na Educação em Araraquara
“Em seus 85 anos de história de inovação em educação, o Colégio Progresso de Araraquara sempre buscou desenvolver as potencialidades intelectuais, pessoais e espirituais de seus alunos, formando pessoas críticas, conscientes e éticas”, justificou o parlamentar. Seundo Massafera, o Progresso “sintetiza saberes e valores humanos de uma cidadania de qualidade”.
Pronunciamento de Roberto Massafera
O Colégio Progresso de Araraquara foi fundado por D. Emília de Paiva Meira, em 24 de maio de 1924, sendo oficialmente inaugurado a 31 de maio desse mesmo ano, em prédio próprio (adquirido pelas Irmãs de Santo André que nele mantinham uma escola), situado na esquina da rua Padre Duarte com a Avenida Portugal.
Quando as Irmãs de Santo André fecharam sua escola, Bento de Abreu Sampaio Vidal (Presidente da Câmara Municipal de Araraquara), Plínio de Carvalho (Prefeito Municipal) e o Sr. Vigário Cônego Jerônimo César, solicitaram a Dona Emília de Paiva Meira, diretora do Colégio Progresso Campineiro – colégio católico para meninas – que aqui instalasse uma escola nos mesmos moldes: o Colégio Progresso de Araraquara.
A primeira diretora do Colégio Progresso de Araraquara – da fundação até 1948 – foi D. Julie Villac.
O Colégio Progresso teve internato para meninas – desde a fundação até 1962. Teve também curso de formação de professoras – Curso Normal – somente para moças.
No pré-primário (atual curso de Educação Infantil) e primário (atual Ensino Fundamental I) eram aceitos tantos meninas quanto meninos, com classes mistas desde sua fundação. No curso ginasial (atualmente Ensino Fundamental II), apenas a partir de 1972, foram aceitos meninos.
Em seus 84 anos de história de inovação em educação, o Colégio Progresso sempre teve como foco desenvolver as potencialidades intelectuais, pessoais e espirituais de seus alunos, formando pessoas críticas, conscientes e éticas.
Desde sempre, o Colégio se destacou por participação em olimpíadas, com excelentes resultados. Em 2007, um de seus alunos foi um dos cinco classificados para a Olimpíada Internacional de Astronomia, que se realizou na Ucrânia. Este ano, cinco alunos foram premiados no ITA por sua participação na Olimpíada Paulista de Física.
Foi, em 2007, tetracampeão dos Jogos da Primavera.
Em 2008, pela segunda vez, o Colégio recebeu o Selo de Escola Solidária concedido a cada dois anos a escolas que se destacam por projetos sociais, através do Projeto Idoso, desenvolvido com os moradores da Vila Vicentina.
Como resultado da semana do meio-ambiente, com a orientação de professores, alunos fundaram uma espécie de ONG denominada Pró-Recicla, com o intuito de orientar e estimular os colegas para o cuidado com o meio ambiente. Coleta ainda papéis e latas de refrigerantes para serem reciclados e, com a importância arrecadada, sustentam financeiramente o Projeto Idoso.
Por seu pórtico passaram mais de 13.000 alunos e cerca de 1.500 professores e funcionários. Muitos filhos, netos e bisnetos de ex-alunos continuam a freqüentara o Colégio.
Congratulações:
José Fernandes Cerrado
Prezado Glauco, o “nobre” deputado acabou de mostrar que seu compromisso é com a rede particular de ensino, o que já era mais do que sabido! A comunidade escolar de Araraquara o tem como um dos responsáveis pelo acobertamento do esquema vergonhoso que assola a rede pública da região. Agora não há mais dúvidas.
José Fernandes Cerrado
6 Julho, 2009 às 8:55 pm |
POSTURA ÉTICA COMPATÍVEL COM A ATIVIDADE PARLAMENTAR:
ASSUNTO: ASSESSOR PARLAMENTAR DE DEPUTADO ESTADUAL – PSDB ROBERTO MASSAFERA – ARARAQUARA
ASSESSOR PARLAMENTAR: DIRETOR DE ESCOLA INVESTIGADO POR PARTICIPAR DE DESVIOS DE RECURSOS PÚBLICOS ENVOLVENDO NOTAS FISCAIS FRIAS EM PRESTAÇÕES DE CONTAS DE CONTAS DO CONVÊNIO FDE/APM E VERBA FEDERAL DAS ESCOLAS DE ARARAQUARA E REGIÃO: E.E. Profª “Alzira Dias de Toledo Piza” – Fone: 0xx 16 3392-1695 E E.E. “Victor Lacorte”. E.E. “Victor Lacorte” Av. Mário Ybarra de Almeida, 1.355 – São José CEP 14800-420. Fone 3322-0004
Sem mais embromação, vou apresentar meu ponto de vista sobre a questão do descaso de políticos de Araraquara em relação aos diretores e supervisores que estejam respondendo a processos criminais. Para mim isto que chamo de “filosofia barata do fala que eu não te escuto“, recomendo que sigam em frente, estes deputados vão cair de quatro quando virem pegar fogo este esquema porque vai pegar.
Parto do princípio de que nenhum cidadão minimamente consciente do significado de democracia e de república se conforma com o fato de haver no parlamento políticos totalmente inescrupulosos defendendo interesses ocultos “em nome do povo”.
Algo me diz, portanto, que não é justo que uma pessoa sobre a qual pairam sérias dúvidas quanto à sua honestidade possa se candidatar e ainda ocupar um cargo político. Esse “feeling” se intensifica ainda mais quando a “suspeita” é de desvio de verbas públicas que, no final das contas, irá servir justamente para financiar a campanha eleitoral desse político! E para reforçar, esses mesmos políticos ainda têm a cara de pau de confessarem que receberam verbas ilícitas sob a esfarrapada desculpa de quitarem suas “dívidas de campanha”. Ou seja: é um atestado indiscutível de que a democracia representativa, pelo menos em grande parte, é uma farsa e que se continuar assim a tendência é piorar…
Situação igualmente indignante é das políticos que são bandidos da pior espécie, ainda que não existam condenações transitadas em julgado, que será o caso destes de Araraquara caso não passem a escutar direito os denunciantes… Por fingir que nada está acontecendo.
a primeira coisa que o Deputado Massafera tem que fazer é mandar para a escola Victor Lacorte, seu assessor parlamentar, que nada mais é do que um refugiado político com medo das milhares de notas fiscais frias empenhou irregularmente em sua campanha a vereador pelo PSDB e ainda perdeu as eleições.
Para esconder o fugitivo, ele está refugiado junto ao Deputado Roberto Massafera.
Quando um sujeito como um “Eduardo Boschiero“, que esquartejava suas vítimas, consegue uma cadeira como assessor parlamentar , isso significa que alguma coisa não está cheirando bem nesse processo eleitoral tupiniquim.
A idéia de que o político não apenas deve ser honesto, mas sobretudo deve parecer honesto, reflete bem essa intuição de que a existência de inquéritos e processos criminais pesa sim contra o referido assessor – diretor de escola.
Pois bem. Mas por enquanto ainda estamos na fase da “especulação intuitiva”.
É algo ainda muito sensitivo, dentro do “imaginário popular”, sem muita base jurídica.
Mas é desse ponto que parto para a próxima fase, na qual vou submeter meu “feeling” a um pesado teste de consistência, procurando encontrar qualquer fundamento que possa derrubá-lo.
Basicamente, encontrei quatro argumentos principais: (a) o princípio da presunção de não-culpabilidade; (b) a ausência de previsão legal ou constitucional contemplando essa hipótese de inelegibilidade; (c) a possibilidade de uso político da Justiça Criminal; (d) a capacidade do povo de censurar “nas urnas” os políticos desonestos.
Por isso, vou dividir a análise em quatro partes, começando com o princípio da presunção de não-culpabilidade.
Princípio da Presunção de Não-Culpabilidade
Um dos pilares do Estado Democrático do Direito é o princípio segundo o qual “ninguém será considerado culpado até o trânsito em julgado da sentença penal condenatória” (art. 5º, inc. LVII, da CF/88). A DUDH (Declaração Universal dos Direitos Humanos, de 1948) também contemplou esse valor como uma idéia universal ao dizer no artigo 11 que “toda pessoa acusada de um ato delituoso tem o direito de ser presumida inocente até que a sua culpabilidade tenha sido provada de acordo com a lei, em julgamento público no qual lhe tenham sido asseguradas todas as garantias necessárias à sua defesa”. Por sua vez, o PISJCR (Pacto Internacional de San Jose da Costa Rica, de 1966), estabelece que “toda pessoa acusada de um delito tem direito a que se presuma sua inocência, enquanto não for legalmente comprovada sua culpa”.
É um argumento forte contra o indeferimento da não abertura processual contra o referido diretor de escola, como de políticos suspeitos, mas que, a meu ver, pode ser facilmente derrubado.
Vejam só este Senhor Diretor de Escola, refugiado em gabinete de deputado, chega a dizer a em alto e bom tom, ou seja, as diretores e supervisores de escola que AQUI EM ARARAQUARA O QUE O PAULO RENATO MANDA FAZER A GENTE OBEDECE.
“EDUARDO BOSCHIERO”
O princípio da presunção de inocência ou de não-culpabilidade não tem essa força de “fingir que nada está acontecendo” durante o período em que uma pessoa está sendo investigada ou processada criminalmente. A existência de razoável suspeita da prática de crime pode ser sim invocada para limitar determinados direitos fundamentais, embora sempre excepcionalmente.
Imagine, por exemplo, a seguinte situação hipotética: um respeitável senhor de 40 anos de idade, bem conceituado perante a comunidade, é denunciado em um esquema onde ele anda com uma pasta cheia de dinheiro e a outra cheia de talões falsificados. Em suas prestações de contas das duas escolas que passou , a polícia encontrou inúmeras notas fiscais frias em que esse senhor participava de e era um dos lideres do esquema junto com a Rossato, além de participar de orgias sexuais envolvendo a sua diretora substitua Silvana de Paula Corbi. Por ironias do processo penal, foi reconhecido o seu direito de responder ao processo criminal em liberdade. E o administrativo ainda nem começou a FDE está segurando seus balancetes de prestação de contas, mas as notas fiscais frias já estão voando em Araraquara.
Digamos que, nesse ínterim, ainda sem qualquer denúncia recebida, esse senhor resolve participar de um concurso público para o cargo de auditor fiscal da União e consegue ser aprovado em primeiro lugar. Você, sendo o superior imediato, daria posse a esse sujeito?
Há uma forte razão para impedi-lo de exercer aquela profissão, pelo menos enquanto não for esclarecida a questão. E esse esclarecimento não precisa aguardar o trânsito em julgado do processo penal. Pode ocorrer até mesmo em um processo administrativo, em que o suposto criminoso “Peculato e improbidade Administrativa irá apresentar sua defesa, contando sua versão para os fatos, dentro do devido processo. Se a autoridade administrativa se convencer dos seus argumentos, pode contratá-lo mesmo sem uma resposta da Justiça Penal. Nesse caso, diante da ausência de condenação ou de absolvição, a responsabilidade criminal não interfere na responsabilidade administrativa.
E para não parecer que o exemplo é meramente retórico, por envolver um crime que abomina a sociedade, pode-se dizer que o mesmo raciocínio se aplica a um caso, por exemplo, de um candidato a um cargo público de motorista que esteja respondendo a vários processos criminais por crimes de trânsito ainda que nenhum deles tenha transitado em julgado. A Administração Pública, certamente, poderá verificar as circunstâncias em que os crimes foram cometidos, as alegações de defesa sustentadas pelo candidato e, num juízo prévio, verificar se há plausibilidade dos argumentos apresentados. Diante disso, pode formular seu próprio juízo – logicamente não vinculante para a instância criminal – e concluir se o candidato preenche os requisitos para o cargo.
Diante disso, não se pode concordar totalmente com o Min. Celso de Mello quando diz que “não podem repercutir, contra o réu, sob pena de transgressão ao postulado constitucional da não-culpabilidade (CF, art. 5º, LVII), situações jurídico-processuais ainda não definidas por decisão irrecorrível do Poder Judiciário, porque inexistente, em tal contexto, título penal condenatório definitivamente constituído” (STF, RE 464497, rel. Min. Celso de Mello, j. 17/10/2005).
O princípio da presunção de inocência não deveria ser interpretado de forma tão inflexível ao ponto de “fingir que nada está acontecendo”. O posicionamento em sentido contrário, embora reflita uma boa intenção no sentido de evitar a supressão de direitos de uma pessoa que ainda não foi definitivamente condenada, gera, perante a sociedade, um sentimento de revolta e de impunidade que enfraquece a credibilidade do Judiciário por se afastar dos marcos consensuais existentes na população. Não estou defendendo, com isso, que os juízes devem pautar suas decisões pelo calor nem sempre racional da opinião pública, mas que a decisão judicial espelhe o senso de justiça presente na sociedade. Afinal, “uma jurisprudência que não encontra a compreensão e, por conseguinte, não é aceita, ameaça os pressupostos fundamentais de sua eficácia” (BENDA, H. C. Ernst. O Espírito da Nossa Lei Fundamental. p. 102. In: CARNEIRO, José Mário Brasiliense & FERREIRA, Ivette Senise (org.). 50 Anos da Lei Fundamental. São Paulo: Edusp, 2001, pp. 91/109). E quando as instituições enfraquecem, a população acaba procurando outros métodos informais de resolução de conflitos, nem sempre legítimos, como o linchamento, os tribunais paralelos e a justiça com as próprias mãos.
E, no fundo, o princípio da presunção da inocência não tem muito a ver com a questão ora debatida. Ninguém está dizendo que um determinado candidato é culpado por responder a inquéritos policiais ou a processos penais. Trata-se tão somente de se exigir um requisito mínimo de idoneidade moral “a fim de proteger a probidade administrativa, a moralidade para exercício de mandato considerada vida pregressa do candidato”, conforme prevê a própria Constituição (art. 14, §9º da CF/88).
Vários cargos públicos exigem requisitos semelhantes para investidura, como a própria magistratura. Pode ter certeza de que um advogado que tenha sido expulso da OAB pela prática de inúmeras infrações éticas dificilmente será aceito em um concurso para a magistratura, mesmo que não existam processos criminais contra ele. Vida pregressa não se confunde com condenação criminal. Aliás, o Ministro Marco Aurélio, que é um dos mais ardorosos defensores da tese de que qualquer pessoa pode se candidatar a cargos políticos enquanto não houver trânsito em julgado da sentença penal condenatória, já aceitou que o levantamento da vida pregressa de candidato para o cargo de investigador de polícia levasse em conta fatores meramente indiciários, como o testemunho de dois outros policiais e um inquérito por posse de droga arquivado por falta de provas (STF, RE 15640/SP, rel. Min. Marco Aurélio, j. 5/9/1995).
A Justiça Eleitoral, quando aprecia pedidos de registro de candidaturas, está exercendo uma atividade semelhante a de uma comissão de concurso ao analisar a vida pregressa dos candidatos a cargos públicos, com a diferença que os atos são praticados por membros do Judiciário. No caso, enquanto não houver qualquer condenação ou absolvição na esfera penal, não há comunicação de instância, ou seja, a responsabilidade penal não interfere na responsabilidade administrativa. Por isso, o que está havendo nessa discussão é um “jogo de palavras”, onde o princípio da presunção de inocência está sendo manipulado para encobrir uma impunidade na esfera administrativa-eleitoral. Ou será que toda vez em que um servidor público comete um crime a Administração Pública precisa aguardar o resultado do processo criminal para aplicar uma sanção disciplinar? É claro que não. Logo, nada impede que, respeitado o devido processo, a Justiça Eleitoral verifique se há base fática suficiente para indeferir o pedido da candidatura, ainda que não exista qualquer sentença condenatória definitiva.
Essa independência de instâncias – criminal e eleitoral – pode ser ilustrada citando o caso do ex-Presidente Fernando Collor. Collor, pelos mesmos fatos, respondeu a um processo político-criminal perante o Congresso Nacional e um processo exclusivamente criminal perante o Supremo Tribunal Federal. Collor foi punido pelo Senado Federal e perdeu seus direitos políticos antes de o processo criminal ter sido concluído. E o mais interessante, é que, no STF, Collor foi absolvido por falta de provas, demonstrando, inclusive, que os critérios de formação da convicção para o julgamento são diferentes, exigindo-se um grau de certeza bem mais elevado para justificar uma condenação criminal.
Se o princípio da presunção de inocência fosse interpretado de modo a impedir qualquer restrição de direitos antes do trânsito em julgado da sentença penal condenatória, o Senado Federal teria que aguardar o julgamento criminal para poder punir o ex-presidente, o que seria um flagrante absurdo, ante a independência entre as instâncias em questão.
Se a conclusão fosse diferente, o princípio da presunção de não-culpabilidade se transformaria em um escudo ou uma blindagem instransponível para permitir que pessoais sem escrúpulos se candidatem a cargos políticos visando precisamente se beneficiar das “imunidades” e do “poder de influência” que o cargo proporciona para satisfazer a interesses pessoais.
Outro ponto importante que será melhor compreendido quando eu concluir meu raciocínio é o seguinte: a existência de processos ou inquéritos criminais – ou mesmo ações de improbidade administrativa! – não obriga que a Justiça Eleitoral indefira o registro de candidaturas. Apenas autoriza, melhor dizendo, serve como base, diante de indícios razoáveis de falta de idoneidade moral, para que esse registro não seja deferido. Dito de outro modo: não é a mera existência de inquéritos ou processos que deve ser o fator preponderante para o indeferimento do registro, mas a demonstração objetiva de que falta ao candidato uma postura ética compatível com a atividade parlamentar.
SERÁ QUE ESTE DIRETOR DE ESCOLA TEM POSTURA ÉTICA PARA OCUPAR O CARGO DE ASSESSOR PARLAMENTAR DE UM DEPUTADO ESTADUAL?
João Eduardo Bicudo dos Reis
Administrador de empresas e Bacharel em direito e leitor deste blog.
Administrador de empresas e Bacharel em direito e leitor deste blog.
7 Julho, 2009 às 11:47 am |
DIRETORIA DE ENSINO DE ARARAQUARA
PROCESSO ADMINISTRATIVO DISCIPLINAR Nº 001/2007 A 0004/2007 – A/B/C/D/E.
Glauco, estão intimando estes diretores de escola processados no caso das notas fiscais frias e os demais diretores. Quando serão intimados?
Porque o sigilo em não revelar o nome só para alguns e para outros diretores que são funcionários públicos até as irregularidades são publicadas de forma clara, aberta e transparente?
Precisamos de transparência Secretário: Sabemos que é da diretoria de ensino de Araraquara porque não é difícil identificar advogados e diretores de escola e conhecemos os números dos processos.
a população araraquarense não pode ser poupada da verdade todos os nomes dos diretores de escola devem ser divulgados no Diário Oficial do Estado de São Paulo.
Vamos divulgar todos os nomes em breve e dos que ainda não foram também.
Armindo Castanheda dos Santos
Intimações
1- Referente ao PAD nº 003/2007 A/B/C/D, indiciados:
M.H.P, A.J.M., V.A.L.S. e I.B. De S., ficam os advogados Dr. José
Welington Pinto – OAB/SP 10.982, Dr. Tiago Merlos da Silva -
OAB/SP 266.419, Dra Fernanda Linge Del Monte,
OAB/SP156.870 intimados a tomarem ciência do despacho de
fls. 150: “ da designação da audiência para a oitiva das testemunhas
arroladas pela Coordenadoria para o dia 28/07/09 às
9:30 horas e 13:30 horas, nesta Coordenadoria – Rua Pamplona,
227 – Jardim Paulista – 9º andar”. Dra Helena Omena Lopes de
Farias Zuffo – Procuradora do Estado. Coordenadoria de
Procedimentos Disciplinares da Procuradoria Geral do Estado -
São Paulo, SP.
2- Referente ao PAD nº 001/2007 A/B/C/D/E, indiciados:
M.T.P.G., S de S.B., R.AG., L.E.T.P. da C. e M.L. da S.P., ficam os
advogados Dr. José Welington Pinto – OAB/SP 10.982, Dr. Tiago
Merlos da Silva – OAB/SP 266.419, Dr. Clayton José da Silva,
OAB/SP 64.503 intimados a tomarem ciência do despacho de fls.
319: “ da designação da audiência para a oitiva das testemunhas
arroladas pela Coordenadoria para o dia 28/07/09 às 9:30
horas e 13:30 horas, nesta Coordenadoria – Rua Pamplona, 227
- Jardim Paulista – 9º andar”. Dra Helena Omena Lopes de Farias
Zuffo – Procuradora do Estado. Coordenadoria de Procedimentos
Disciplinares da Procuradoria Geral do Estado – São Paulo, SP.
3- Referente ao PAD nº 002/2007 A/B/C/D/E, indiciados:
E.L.M., E.M.C., G.T.M.G., R.N.R.P. e S.R.B.B., ficam os advogados
Dr. José Welington Pinto – OAB/SP 10.982, Dr. Tiago Merlos
da Silva – OAB/SP 266.419, intimados a tomarem ciência do despacho
de fls. 141: “ da designação da audiência para a oitiva
das testemunhas arroladas pela Coordenadoria para o dia
28/07/09 às 9:30 horas e 13:30 horas, nesta Coordenadoria -
Rua Pamplona, 227 – Jardim Paulista – 9º andar”. Dra Helena
Omena Lopes de Farias Zuffo – Procuradora do Estado.
Coordenadoria de Procedimentos Disciplinares da Procuradoria
Geral do Estado – São Paulo, SP.
4- Referente ao PAD nº 004/2007 A/B/C/D, indiciados:
P.P.S., M.C.L.F.B., T.A.A. da S., e I.C.R.P., ficam os advogados Dr.
José Welington Pinto – OAB/SP 10.982, Dr. Tiago Merlos da Silva
- OAB/SP 266.419, intimados a tomarem ciência do despacho de
fls. 389: “ da designação da audiência para a oitiva das testemunhas
arroladas pela Coordenadoria para o dia 28/07/09 às
9:30 horas e 13:30 horas, nesta Coordenadoria – Rua Pamplona,
227 – Jardim Paulista – 9º andar”. Dra Helena Omena Lopes de
Farias Zuffo – Procuradora do Estado. Coordenadoria de
Procedimentos Disciplinares da Procuradoria Geral do Estado -
São Paulo, SP.
7 Julho, 2009 às 5:00 pm |
Glauco analise:
INTERESSADAS: ANA LUIZA RIBEIRO ALVES E OUTRAS – RG
Nº 17.116.271
ASSUNTO: Recurso
À vista dos elementos que instruem o processo, em especial
os Pareceres CJ/SE nº 559/2009 e nº 1.114/2009, da douta
Consultoria Jurídica da Pasta, encartados às fls. 390/400 e fls.
412/417 dos autos em estudo, e com respaldo na previsão
contida no artigo 260, inciso II, c.c. o artigo 312 e parágrafos
da Lei Estadual nº 10.261/68, alterada pela Lei Complementar
nº 942/03, CONHEÇO dos Recursos interpostos, por serem
tempestivos e, no mérito, DEFIRO PARCIALMENTE os pedidos
formulados por ANA LUIZA RIBEIRO ALVES, RG Nº 17.116.271,
BEATRIZ MIRIAM PFINGST, RG Nº 11.110.210 e DENISE ISABEL
CARLA ALVES DA SILVA, RG Nº 9.893.747, para o fim de reformar
a decisão prolatada na Resolução SE de 03 de fevereiro de
2009, publicada no Diário Oficial do Estado de São Paulo de 04
de fevereiro de 2009 (fls. 333), que aplicou a pena de Demissão
em face das recorrentes, abrandando a penalidade aplicada
para a pena de suspensão, pelo prazo de 90 (noventa) dias,
com fulcro no artigo 251, inciso II, c.c. o artigo 254, ambos do
diploma suso aludido, tendo em vista os bons antecedentes das
mesmas e a demonstração de que os prejuízos ao erário público
foram ressarcidos.
Outrossim, relativamente à recorrente ANA LUIZA RIBEIRO
ALVES, por força da decisão judicial emanada nos autos do
Mandado de Segurança nº 053.09.016640-2, em trâmite na 5ª
Vara da Fazenda Pública, que determinou efeito suspensivo ao
Recurso Administrativo interposto, recebo o recurso interposto
nos efeitos devolutivo e suspensivo.
(Intime-se Dr. Joel Barbosa, OAB/SP 57.096, Dr. Jesus
Tadeu Marchezin Galeti, OAB/SP 166.172, Dra. Sandra Vieira
Suhogusoff, OAB/SP 156.439, bem como Dra. Maria Aparecida
Corrêa, OAB/SP 162.802).