Categorias
NOTÍCIA COMENTADA

BOLETIM FOCUS: ANALISTAS DE MERCADO QUEREM JURO MAIS ALTO COM INFLAÇÃO EM QUEDA

Comentário:

Parece piada, mas não é. Mesmo com inflação em queda, analistas de mercado (leia-se bancos e outras instituições financeiras) esperam (ou seria querem) que o Banco Central aumente a taxa de juros em nada menos do que 0,75 ponto percentual. Com isso, diminuir o ritmo de crescimento.

É provavel que muitos analistas tenham prometido a seus clientes que os juros chegariam a um determinado patamar mais alto até o final do ano. Mesmo com inflação em queda, querem continar apostando nos juros elevados e ficar bem com os clientes. E o Brasil? Ora, isso é um pequeno detalhe. Veja matéria abaixo.

Analistas mantêm projeção de aumento da Selic em 0,75 ponto percentual

Kelly Oliveira
Repórter da Agência Brasil

Brasília – Analistas de mercado esperam que o Comitê de Política Monetária (Copom) aumente a taxa básica de juros, Selic, em 0,75 ponto percentual, na reunião que será realizada amanhã (9) e quarta-feira (10).

A projeção consta do boletim Focus, publicação elaborada todas as semanas pelo Banco Central com base em consulta a analistas sobre os principais indicadores da economia.

Essa expectativa dos analistas é a mesma há cinco semanas. Neste ano, os juros básicos já aumentaram 1,75 ponto percentual e estão em 13% ao ano. Na última reunião, em julho, o aumento foi de 0,75 ponto percentual.

Os analistas também mantiveram a projeção de 14,75% para a taxa ao final do ano, estimativa que se mantém há quatro semanas.

Mesmo com indicativos de que a inflação vá diminuir, os analistas só reduziram a projeção para a Selic referente a 2009. A expectativa passou de 14% para 13,75% ao ano. A Selic é usada pelo Banco Central para controlar a inflação.

Leia também:

Veja no site da Universidade Federal do Rio de Janeiro, Carlos Lessa mostra como erram os analistas de mercado em artigo, publicado no Valor Econômico.

E mais:

PARAÍSO FISCAL NO SERTÃO; GILMAR MENDES PODE FAZER A REDENÇÃO DO NORDESTE

EUA BLOQUEIA A VENDA DE TECNOLOGIA PARA SATÉLITE BRASILEIRO FEITO EM PARCERIA COM A CHINA

LUCRO DO PETRÓLEO NA EDUCAÇÃO; ESSA DEVE SER UMA BANDEIRA DOS EDUCADORES

GOVERNO GARANTE R$ 1 BILHÃO PARA ENRIQUECER URÂNIO

Por glaucocortez

Blog Educação Política