Educação Política

mídia, economia e cultura – por Glauco Cortez

MARTA SUPLICY COLOCA INTERNET NA PAUTA DA CAMPANHA MUNICIPAL

Candidata põe internet na pauta politica de São Paulo

Candidata põe internet na pauta política de São Paulo

A proposta de Marta Suplicy, candidata à prefeitura de São Paulo pelo PT, de instalar internet banda larga gratuita na cidade, coloca na pauta política um dos temas mais importantes da atualidade. Seria interessante ver os outros candidatos estabelecerem um debate sobre esse tema.

O prefeito que implantar a internet gratuita em todos os bairros da cidade vai fazer uma revolução política. Isso porque os grandes conglomerados de mídia perderão seu oligopólio da informação. Imagine uma cidade como São Paulo com internet Banda Larga por toda a parte.

Isso seria um grande dano para o poder político da Rede Globo e de outros grandes veículos de comunicação como a Veja. Serão 10 milhões de pessoas com a possibilidade de acesso a informações que muitas vezes contradizem o script político desses veículos. Uma banda larga gratuita em São Paulo não atrapalha o poder econômico desses conglomerados de mídia, como Abril e Rede Globo, mas começa a minar o seu cacife político. No caso da revista Veja, principalmente, não seria tão fácil manter esse projeto de imbecilização dos seus leitores.

VEJA: É PROIBIDO JOGAR DINHEIRO PÚBLICO NO LIXO

GRANDE FURO DA VEJA: PELA PRIMEIRA VEZ GRAMPO REVELA INTERESSE DO GRAMPEADO

Veja abaixo texto que fala sobre cidades que já estão com internet implantada:

Marta Suplicy promete implantar Internet Wireless gratuita na cidade de São Paulo

A candidata a prefeitura de São Paulo, Marta Suplicy divulgou hoje, em sua propaganda eleitoral, uma de suas propostas eleitorais que se baseia em levar acesso a Internet Banda Larga Wireless e gratuita a todos os paulistanos.

A candidata se propôs a instalar antenas em prédios por toda a cidade de São Paulo durante seu possível mandato.

Enfim uma proposta que visa levar Internet a para todos aqueles usuários que não tem a condição de contratarem serviços de Internet Banda Larga.

Várias cidades e estados em países desenvolvidos já implantaram esse tipo serviço, inclusive aqui mesmo no Brasil.

No país, Parintins, Piraí, Mennucci, Porto Alegre, Belo Horizonte, Praia de Copacabana no Rio de Janeiro e São Sebastião já se beneficiam com Internet Wireless.
Parintins oferece Internet a 100 000 pessoas. Piraí à 24 000 moradores. Sud Mennucci 8 000 usuários.
Porto Alegre e Belo Horizonte oferecem acesso grátis somente em alguns pontos da cidade.
Em São Sebastião todas as secretarias interligadas por redes Wireless e, desde setembro, oferece acesso Wi-Fi gratuito no centro histórico. Além destas, muitas outras cidades no Brasil e no mundo já oferecem esse serviço que tende a se expandir a cada dia.

Mesmo que a candidata Marta não vença, seria interessante se o candidato eleito levasse adiante este projeto que fará muito bem a todos os moradores da cidade de São Paulo.

Agora só nos resta esperar (caso ela seja eleita) que esta não seja só mais uma das promessas politicas em época de eleição que não se cumprem. (Daniel Acess)

Leia mais:

INTERNET BANDA LARGA NO BRASIL ENTRE AS PIORES E MAIS CARAS DO MUNDO

IBOPE AFIRMA QUE INTERNET ESTÁ DERRUBANDO TV ABERTA

PROJETO PREJUDICA INTERNAUTA, MAS BENEFICIA BANCOS E EMPRESAS DE CARTÕES DE CRÉDITO

COMPUTADOR MAIS BARATO PARA PROFESSOR

20 Respostas para “MARTA SUPLICY COLOCA INTERNET NA PAUTA DA CAMPANHA MUNICIPAL

  1. Rodrigo Flores 14 setembro, 2008 às 9:19 pm

    E esperemos que sites como Perólas do Orkut e Tolices do Orkut tripliquem seu conteúdo afinal não adianta você dar internet para o povo sem melhorar a educação.

    Curtir

  2. Wallace LD 15 setembro, 2008 às 12:07 am

    alem dos oligopolios da telefonia e dados (abaixo: Telefonica, Net, Embratel, e mesmo as operadoras de telefonia movel; acima: GVT, Skype, UolVoip e todos os messengers, incluindo Google)

    Curtir

  3. Cellus 15 setembro, 2008 às 4:21 am

    Essa história de “INTERNET PARA TODOS” (conexão sem fio e de alta velocidade) é um mais uma promessa mirabolante e eleitoreira típica do POPULISMO do Lula e do PT !
    Que é BOM isso, claro que é!! Quem não quer internet de qualidade e de graça… e realmente aumenta o poder de informação das pessoas, individualmente.
    Só que botar uma antena de banda-larga coletiva p/ disponibilizar sinal em Jaú, Ourinhos e em alguma zona rural distante é uma coisa, aplicar isso aqui numa cidade de mais de 10 milhões de habitantes, c/ o volume de acessos diários que temos (e teremos) é outra!!! Um desafio quase imbatível. Acho que tecnicamente isso será problemático de implantar, e principalmente de funcionar a contento.
    Pra mim, mais UTOPIA petista, mais uma apelação desta campanha petista… mias uma promessa que não será cumprida.

    Curtir

  4. charles 15 setembro, 2008 às 9:45 pm

    Eu vi hoje esta noticia, me espantou a que ponto os petistas chegaram (e olhe que eu fui um petista ferrenho, com estrelinha e tudo), hoje so se importam com o poder pelo poder e dinheiro, fiquei surpreso com o golpe de midia que acharam… nao imaginava que seriam tao baixos,,, isso é iludir a classe pobre com promessa de vida facil, de felicidade instantane , para se manter no poder,
    incrivel, como uma mulherzinha dessas passa a vida nos restaurantes franceses, com taileurs carissimos e depois se traveste de humilde para enganhar os pobres.

    o tempo mostrara a esses verdadeiros traidores do povo, que deveriam fazer tanta traicao ao povo

    Curtir

  5. Victor 16 setembro, 2008 às 10:36 am

    Esta proposta é completamente atingivel, e passa longe de ser uma “utopia”, afinal, diversas cidades do mundo estão adotando esta idéia, cidades como o Rio de Janeiro e Miami. O investimento para este tipo de projeto não é alto em relação a arrecadação de São Paulo e, se não foi feito até hoje é porque a arrecadação municipal não estava sendo bem empregada. Sendo assim, a rejeição desta proposta não passa de simples pessimismo de pessoas que estão acostumas em viver numa cidade desvalorizada e tem medo do avanço proposto por candidatos ousados. Já passou o tempo, e estamos cansados, dos candidatos conservadores. Não sou petista, voto em quem creio que mereça por competência, o que é exatamente o que todos deveriam fazer, avaliar o candidato a fundo e não votar com ódio, mas sim, com avaliação do desempenho profissional do mesmo. Você gostaria de ser maltradado e insultado por cometer um erro em seu trabalho? Pense nisso.

    Curtir

  6. Alexandro Maceiras 16 setembro, 2008 às 1:25 pm

    Absurdo !!! Isso mosta mais um pouco da podridão Petista ! Chegam ao absurdo para serem eleitos a qualquer custo, mesmo que este custo seja mirabolante ! Querem passar por cima de todos os outros sem nenhuma ética, e sem levar em conta que competição eleitoral não é apelação e sim uma postura limpa de alguém preocupado com os problemas de um povo que só paga impostos e não recebe nada em troca ! Eu quero Internet “grátis” também, apesar de ser “RICO” e ter banda larga em casa, mas antes disso eu quero escola de primeiro mundo e saúde nota 10 que por direito de trabalhador que paga 27,5 % do meu salário em impostos nunca tive e sempre paguei particularmente.

    Curtir

  7. sandro 16 setembro, 2008 às 6:48 pm

    Com certeza a Marta Suplicy vai implementar o programa “Banda Larga Para Todos”. Fazer isso não será difícil, a Prefeitura de SP tem bons links, assim como os centros de pesquisa(USP, UNESP, UNICAMP, LNLS, UFSCar, UFABC, UNIFESP, Embrapa, INPE e IPT), orgãos do governo Federal, Estadual e Forças Armadas contam com links (bem maiores que os comerciais, da ordem de Gb/s) que os ligam ao backbone (espinha dorsal da internet) da RNP (rede nacional de pesquisa).
    Para distribuir o sinal de internet, basta a Prefeitura deve fazer o mesmo que o projeto USPNet Sem Fio, onde a o sinal de internet wi-fi é irradiado gratuitamente pelos grandes campus da USP. Bastando apenas a Prefeitura instalar antenas que custam pouco mais que uma parabólica em seus prédios (sempre tem algum perto de nossa casa, nem que seja escola municipal, posto de saúde ou CEU). Assim o sinal é irradiado para grandes áreas a baixo custo, ou melhor, ao custo da manutenção da antena, se precisar de algum ajuste ou reparo (coisa rara) pois o link de internet a Prefeitura tem e continuará tendo com o mesmo gasto, ela irradiando de um prédio para o bairro ou não.
    Quanto a possível resistência da Telefônica pelo fato de usuários do Speedy migrarem para o acesso grátis da Prefeitura, eu acho difícil. Como exemplo, podemos citar o fato de algumas prefeituras de cidades pequenas de SP irradiarem sinal de banda larga grátis para todo o município (inclusive zona rural) e cidades de porte médio como Sorocaba que disponibiliza o sinal no centro e em alguns bairros, e mesmo assim a assinatura do serviço speedy e do Claro 3G só aumentam. Essa demanda pelo serviço pago se deve ao fato de esses serviços serem focados para o público que necessita de suporte e outros serviços agregados, tanto para empresas(locação de equipamentos e suporte técnico) como para o público doméstica(como TV por assinatura e suporte técnico para problemas no pc do cliente).
    Um exemplo de que cidades grandes pode ter banda larga grátis é do Rio de Janeiro, onde a orla vem ganhando mais pontos de acesso wi-fi, assim como cidades do interior do Estado do RJ.
    Sem duvida o projeto Banda Larga Para Todos será um marco na democratização da banda larga no país pois com certeza será um exemplo para outras grandes cidades. Reportagens da Rede Globo, mostraram um grande abismo existente, não só na educação como no setor de serviços e empreendedorismo da população, entre cidades que adotaram a universalização da banda larga irradiando sinal de graça e outras onde a população não tem acesso à rede mundial de computadores.
    Portanto, que projetos como esse venham a ser implementados em todo o Brasil, pois já é uma tendencia global a universalização da banda larga sem fio grátis.
    18 horas atrás
    Fonte(s):
    Projeto USPNet Sem Fio: http://www.usp.br/cce/servicos/semfio.ph
    Mapa do Backbone da Rede Nacional de Pesquisa: http://www.rnp.br/backbone/index.php
    Proposta do progama “Banda Larga Para Todos”: http://www.marta13.can.br/noticia.php?pu
    Como funciona a banda larga WI-FI: http://informatica.hsw.uol.com.br/rede-w
    Como funciona a banda larga WIMAX: http://informatica.hsw.uol.com.br/wimax1
    Projeto do Google que visa levar banda larga para 3 bilhões de pessoas: http://www1.folha.uol.com.br/folha/infor

    Curtir

  8. Alexandro Maceiras 17 setembro, 2008 às 11:53 am

    Como tem idiótas (sic) nesse país ! Sem comentários, fique com a sua Banda Larga Para Todos e continue com a Ignorância Para Todos porque analfabeto não precisa de Internet, continue também com as suas Doênças (sic) Para Todos porque doente sem recursos e sem hospital tb não precisa de Internet, continue coma sua Violência para Todos porque bandido não precisa de Internet pra assaltar, continue com o seu Trânsito Absurdo Para Todos porque quem está preso no trânsito depois disso vai poder usar a Internet no seu celular enquanto fica horas parado no trânsito, ah que gente mais burra ! Vcs dizem mais ou menos isto: Por favor peguem seu dinheiro e gaste no que é mais eleitoreito pra mim, não gaste com os gastos publicos necessários à uma grande metropole que deveria ser de 1o mundo e é um LIXO de podre e abandonada sem transporte sem organização sem segurança sem lazer seguro e gratuito sem menos poluição. Vá Paulista idióta vote na Marta, e lembre da frase “Cada povo tem o GOVERNO que merece !”. Vc é tão ignorante que lendo isto é capaz de pensar assim: Ah, mas a marta não é candidata ao GOVERNO ! hahahaha ! IDIÓTAS ! (sic)

    Curtir

  9. Ana Paula 17 setembro, 2008 às 2:59 pm

    Esta proposta não tem muito o que falar só digo que é bastante interessante!

    Curtir

  10. alexsandro 18 setembro, 2008 às 12:57 am

    Gostei muito da ideia do PT, e acho que nos dias de hoje não existe politico que pense que a eleitores que nao tem capacidade de cobrar as promessas deles durante campanha, por esse motivo acho que a Marta vai por sim internet para todos, e quem nao gosta dela pode esperar que ela vem outra vez, os ceus era impossível para muito politicos e eleitores, porem está aí para toda a populaçao carente.
    Com essa proposta ela ganhou meu voto, e tenho certesa também de que muitas outras pessoas do meu nivel que querem a evoluçao pra todos. obrigado!

    Curtir

  11. alexsandro moreira 18 setembro, 2008 às 1:05 am

    Quem teve esta ideia sem duvida é uma pessoa muito inteligente , porque está fortalecendo e somando os eleitores da marta, e acho que ela faz mesmo.

    Curtir

  12. Anderson 18 setembro, 2008 às 5:02 am

    Olha na minha ipinião eu acho que uma pessoa a candidata a prefeito de uma cidade tão grande como São Paulo não teria coragem de sair nas ruas conversar com o povo sobre o projeto que está colocando como o principal objetivo de sua campanha; não teria coragem que depois que fosse eleita não cumprisse o combinado embora isso que Marta está propondo é uma proposta bem viavel e que gastará bem pouco e beneficiaria muita gente, meu voto vai para Ela, eu acho ela uma boa Prefeita em quanto ela fala que vai fazer outro fica criticando colocando musiquinha na tv esnobando o projeto projeto dela que vai beneficiar muita gente na minha opinião um prefeito não poderia fazer um comercial esnobando e criticando um bom projeto que não beneficiaria só uma pessoal, mas Toda São Paulo. Eu penso assim: se voce tem um grande projeto e conta para uma pessoa que tem inveja de voce e só pensa nela mesma, iria falar para voce que não daria certo isso nos diz que aquela pessoa não está interesada em ajudar ao todo mais se beneficiar ela mesmo
    ———————————————————————————-
    ALEXANDRE MARCEIRAS
    Cara como voce e ignorante (analfabeto não precisa de Internet) voce deve ser mais um idioata da queles playboy que fica desfilando com seu carrinho importado e que não está nem ai para ninguém cara para voce sem mais comentario (Olha eu vou falar que não precisa de internet Sua mâe Seu pai Voce ) Me desculpe eu fico indignados com pessoas como Você …………………………………………..

    Curtir

  13. william 18 setembro, 2008 às 10:55 am

    ridiculo essa proposta da marta
    so iludi quem não conhece mesmo
    ate parece que sera uma internet de boa conexão ainda mais sendo para a cidade inteira
    sera quase impossivel conseguir navegar ,sistemas wireles diminui o rendimento conforme o numero de usuarios
    ela esta pensando em distribuir notebooks de graça tbm para pode utilizar a net
    nao seram todos os pcs que conseguiram acessar a net
    essa proposta foi para convercer jovems que fica o dia todo no orkut
    uma jogada baixa para iludir o povo

    Curtir

  14. Anderson 18 setembro, 2008 às 2:18 pm

    Mais como o Brasileiro é ignorante meu povo, antes de criticar a voceis deveriam apoiar quando tem uma pessoa querendo beneficiar a todos, tem gente criticando antes da hora e que adora dar dinheiro para as companhias telefone. R$ 35,00 de taxa, Intenet $90,00 reais e por ai vai …… Gente Faz Assim então Vote no maluf. Ai Pronto, ele guarda seus dinheiro nas contas deles É SIMPLES.

    Aqui Fica minha opinião. Vote no mais Obvio, Pesquise antes de votar, Leia o Historico, Asistam Televisão no horario Politico.

    Curtir

  15. Guilherme 18 setembro, 2008 às 2:29 pm

    Olha se a Marta prometer download de 500kb e uoload de 200kb no mínimo voto nela! kkkkk
    duvido que essa “banda larga” passe de 100kb pra down imagina a zona que seria rede wireless , seria um prato cheio pra hackers pois pegar informacoes criptografadas no ar não é muito difícil em redes domesticas ou mini lans cooporativos imagine em tamanho de uma cidade inteira como Sao paulo acho que eu nao me arriscaria em usar se fosse implantado….

    Curtir

  16. Denial 23 setembro, 2008 às 1:43 am

    O pessoal está preocupado com transporte, saúde, criminalidade, blablablá, blablablá, blablablá. Estão preocupados com invasões, blablablá, blablablá, blablabá. Estão preocupados com a qualidade do sinal, blablablá, blablablá, blablabá.

    Esse povo que só sabe reclamar e não vêem algo bom em coisa alguma devem é, antes de exigir melhores qualidades em tudo o que é coisa, melhore vocês a qualidade do raciocínio e atitudes.

    Muitos que não tem condição de pagar por uma bosta de Internet lenta e precária como a nossa poderão se beneficiar de alguma forma com essa porcaria de proposta que visa arrancar seus malditos burros votos. Mas o importante é que se não virar mais uma porcaria de promessa e realmente sair do papel, pessoas vão ter acesso a esse mundo hoje restrito a vocês playboizinhos de merda, reclamões.

    Vivem reclamando dos políticos que você mesmos colocam lá e não fazem uma merda sequer pra melhorar suas próprias vidas tristes.

    Vou parar por aqui porque já perdi a paciência. Aff!

    Valeu pelo link, Glauco, e desculpe qualquer coisa!…

    Curtir

  17. Anderson 24 setembro, 2008 às 4:24 am

    Iso (Denial) O Povo So sabe reclamar, reclamar jogar a culpa ums nos outros e não faz porra nehuma para mudar isso não bota fé e nem confiança nos brasileiros só pensan em Carnaval e Samba e ……… Que merda de um povo que só critica fala mal mais não faz porra de nada para melhorar esse pais

    Criticar é facil dicil e Fazer e niguém faz porra nenhuma só critica quem quer fazer.

    Curtir

  18. Gui 25 setembro, 2008 às 4:05 pm

    Denial, acima, disse:”O pessoal está preocupado com transporte, saúde, criminalidade, blablablá, blablablá, blablablá. Estão preocupados com invasões, blablablá, blablablá, blablabá.”
    Mas será que é mesmo apenas isto que queremos de um(a) prefeito(a)? O que me amargura nos comentários que defendem cegamente o projeto da Marta é que quase ninguém acima quis se lembrar de que não adianta termos esse tipo de serviço de primeiro mundo se nem os serviços primários e básicos são descentes no nosso país.
    O que mais me aborreceu foi o post de Denial. Como assim “transporte, saúde, criminalidade, blablablá”? Então quer dizer que se você estiver na sua casa, acessando o seu sitezinho, pra você nada mais importa? Pois saiba que, em São Paulo, ainda há pessoas que dormem em calçadas imundas. Há garotos que pedem esmola em cruzamentos, em horário de aula. Há famílias carentes que não podem receber um atendimento médico descente.
    Além disso, não entendo o que querem dizer com “beneficiar a todos”. Como assim? Então o rapaz que vive ali, em uma casa mal-acabada, cujo computador é de um modelo antigo, vai mesmo ter uma conexão sem fio?
    Para terminar, queria dizer que não estou linchando nenhum político, e que os comentários acima que mais pareciam vir de “playboyzinhos” foram posts do tipo “wi-fi de graça? eu voto na marta kkkkk”. Isso porque passam uma idéia de que suas vidas já são ótimas, podendo pagar tudo o que precisam, mas melhor que isso só com Wi-fi grátis.

    Curtir

  19. helio ruiz 26 setembro, 2008 às 3:25 pm

    Ate que enfim,so podia ser ha Marta mesmo,para ter uma ideia dessa,em paises do primeiro mundo isso não e novidade alguma,com certeza vai menhorar muito o serviço privado,kkkkkkkkque cai toda horakkkkkkkacete,caiu de novokkkkkkkkaraio,que merda,mais e assim mesmo,ha classe media,pensa que esta apavorando com um not,DEL,e 3g com limite de um mega,em outros paises,as empresas privadas oferecem 50mega aqui e esse lixo de 123mega,a preços absurdos,seria um bom começo para acabar com o monopolio das operadoras.VIVA<AVACAMARTA<ja tem o meu voto.

    Curtir

  20. Washington Luiz 8 outubro, 2008 às 8:49 pm

    Será uma revolução de verdade, Imagine Banda larga sem fio vai ser de mais tomara que os governante vencedor desta Eleição coloquem em pratica este Serviço.

    Curtir

Deixe um comentário

Faça o login usando um destes métodos para comentar:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.

%d blogueiros gostam disto: