Educação Política

mídia, economia e cultura – por Glauco Cortez

NELSON JOBIM FUMOU CHARUTO COM JOSÉ DIRCEU E SELOU A UNIÃO ENTRE PT E PSDB

Comentário:

Nelson Jobim mentiu sobre maleta da Abin (Agência Brasileira de Inteligência) ao afirmar que poderia fazer gravações e agora desmentiu que mentiu (veja em PHA), pediu o afastamento de Paulo Lacerda ao Presidente Lula sem qualquer prova (aliás não existe qualquer prova de que realmente houve a gravação da conversa entre o Ministro Gilmar Mendes e Demóstenes Torres -DEM-GO). Para completar, ligou para Heráclito Fortes para alertar Dantas (Veja em PHA) e fumou charuto com José Dirceu. Para variar, usa uniforme militar. Não sei porque, isso me lembra os anos 70.

O charuto de Dirceu e Jobim foi o evento simbólico da união PT/PSDB em torno de Dantas. Esse foi o maior golpe à política brasileira desde 64. Veja:

DANIEL DANTAS: O MAIOR GOLPE À POLÍTICA BRASILEIRA DESDE 64

GRANDE FURO DA VEJA: PELA PRIMEIRA VEZ GRAMPO REVELA INTERESSE DO GRAMPEADO

DANIEL DANTAS ZOMBA DA MAGISTRATURA

SUBPROCURADOR MOSTRA QUE GILMAR MENDES DESRESPEITOU A JUSTIÇA

Jobim pediu afastamento de cúpula da Abin

Claudio Leal/Terra Magazine

No depoimento da tarde desta quarta-feira, 17, na CPI dos Grampos, o ministro da Defesa, Nelson Jobim, admitiu que apresentou ao presidente da República a solução de afastar a diretoria da Agência Brasileira de Inteligência (Abin).

Para Jobim, “o que estava em jogo era a responsabilidade política e não criminal” do grampo contra o presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), Gilmar Mendes. “A solução era afastar a diretoria da Abin”, disse o ministro, alegando pressões do STF por providências imediatas.

Segundo relato à CPI, na Câmara dos Deputados, Jobim pediu a cabeça de Paulo Lacerda – diretor-geral afastado da Abin – antes mesmo de ter certeza de que os três equipamentos comprados via a Comissão de Compras do Exército realizavam escutas telefônicas.

Momentos antes, o ministrou confessara, nas linhas e entrelinhas, uma trombada hierárquica: “Minha posição de que deveríamos afastar a cúpula da Abin não decorreu desse fato, mas de que agentes teriam participado” da Operação Satiagraha. A Abin está submetida ao Gabinete de Segurança Institucional (GSI). Na interpretação de Jobim, “não compete” à agência fazer investigação de crime comum.

Além de análises jurídicas, houve atmosfera para charutos.

O ministro da Defesa confirmou um encontro recente com o ex-deputado cassado José Dirceu. Jobim garante que a Operação Satiagraha não esteve em pauta. “(Dirceu) foi levar uma caixa de charuto”.(Terra Magazine)

10 Respostas para “NELSON JOBIM FUMOU CHARUTO COM JOSÉ DIRCEU E SELOU A UNIÃO ENTRE PT E PSDB

  1. Reinaldo 17 setembro, 2008 às 6:38 pm

    Se um funcionário de confinça de uma empresa privada mentir, perde a confiança e o emprego, como um ministro pode acusar um colega, mentir, sugerir demissão ao presidente, e continuar como se nada houvesse acontecido? Deveria pedir para sair, como não quer largar o osso, esse sim deveria ser demitido.

    Curtir

  2. Heitor Bonfim 17 setembro, 2008 às 10:47 pm

    Acho que a subimprensa deveria invadir ou Veja, Globo, Estadão para terem voz ou vez, antes acusavam Veja de divulgar dossiê falso do Dantas, agora divulgam grampos ilegais. Mas ninguém tá nem aí, ninguém lê vocês seus manés-sem-terra.

    Curtir

  3. glaucocortez 17 setembro, 2008 às 11:11 pm

    Os próprios jornalistas da Veja afirmaram à Polícia que o dossiê era falso

    Curtir

  4. Mário Braga 17 setembro, 2008 às 11:47 pm

    E Dantas conseguiu exatamente o que queria: desmoralizou a PF, comprometeu a Abin, jogou com o executivo e com o judiciário. Nesse troca troca de acusações, o que se esqueceu foi da acusação contra ele…
    Muito apropriado esse grampo da Veja.

    Curtir

  5. Roberto Freitas 18 setembro, 2008 às 5:06 am

    O general Jobim deveria pedir demissão e não ficar desmoralizando os orgãos que combatem a máfia liderada por Daniel Dantas. Os advogados de Dantas presentes ao depoimento do general, adoraram sua mentiras.

    Curtir

  6. Heitor Bonfim 18 setembro, 2008 às 8:58 am

    Justamente, é preciso tomar cuidado com o que se publica, agora vocês fazem pior, divulgam conversas telefônicas sem a menor comprovação.

    Curtir

  7. Franco 18 setembro, 2008 às 11:07 am

    Quem desmoralizou a PF nao foi o DANTAS< foram os aloprados.

    A PF encontra uma mala de dinheiro com tres capangas e nao os prende e nao da em nada o inquerito. Isso é desmoralizaçao, dai pra frente só fez bsteira.

    Curtir

  8. Luís Mello 18 setembro, 2008 às 12:14 pm

    Puxa Glauco, eu não disse que só faltava o Jobim entrar nessa CORTE?!

    Eis o Retentor Real de Sua Majestade, Daniel Dantas!

    Curtir

  9. Gilmar Crestani 18 setembro, 2008 às 2:28 pm

    Agora que torcedor não chama mais juiz de fdp, mas de Gilmar Mendes (antes foi Edilson), quero trocar de nome para não ser confundido. Se o cartório não permitir, tenho certeza que ganharei dois Habeas Corpus no STF, antes mesmo de pedir…

    Curtir

  10. regina 18 setembro, 2008 às 10:00 pm

    Demissão para Jobim. E urgentemente. Este senhor é um perigo para o País. Fora Jobim e Lacerda na Abin.

    Curtir

Deixe um comentário

Faça o login usando um destes métodos para comentar:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.

%d blogueiros gostam disto: