Educação Política

mídia, economia e cultura – por Glauco Cortez

JUSTIÇA BRITÂNICA FAZ SERVIÇO QUE JUSTIÇA BRASILEIRA TENTA FAZER E NÃO CONSEGUE

Comentário:

Será que apesar do Supremo Tribunal Federal, a justiça brasileira vai conseguir finalizar os processos contra Daniel Dantas? Só mesmo com a ajuda da Justiça de outros países. Veja matéria abaixo. Até quando a grande mídia brasileira vai ficar navegando no circo da CPI do Grampo? Uma CPI que tem o objetivo explícito de constranger bons funcionários públicos, sejam delegados ou juízes, e conseguir brechas para os advogados de defesa livrarem o banqueiro Daniel Dantas, não por ser inocente, mas por possível falhas nos processos.

Até agora, o trabalho de Protógenes Queiroz e do Juiz Fausto de Sanctis está incólume.

Leia também:

JURISTA DALMO DALLARI PREVIU A TRAGÉDIA GILMAR MENDES EM 2002

CADÊ O PT? CADÊ O PSDB? TÁ TODO MUNDO QUIETINHO!!!

O BRASIL FOI ABANDONADO PELOS SEUS JUÍZES E DESEMBARGADORES

DANIEL DANTAS ZOMBA DA MAGISTRATURA

Autoridades britânicas bloqueiam U$$ 46 milhões de Dantas

Banqueiro foi preso na Operação Satiagraha, da PF, junto com ex-prefeito Pitta e megainvestidor Naji Nahas

Rui Nogueira e Sônia Filgueiras – de O Estado de S.Paulo

BRASÍLIA – A Justiça britânica comunicou nesta quinta-feira, 25,  ao governo brasileiro que bloqueou US$ 46 milhões do banqueiro Daniel Dantas – o dinheiro, depositado em duas contas de bancos ingleses, foi descoberto pela Polícia Federal durante as investigações da Operação Satiagraha. O Conselho de Controle de Atividades Financeiras (Coaf), unidade brasileira de combate à lavagem de dinheiro, e as autoridades britânicas vinham monitorando as duas contas há pelo menos um mês.

Segundo fontes do Ministério da Justiça, o pedido de bloqueio foi feito “há uma semana”, quando o Coaf detectou movimentação nas contas, inclusive saques, e alertou o Ministério Público. A pedido do MP, o Departamento de Recuperação de Ativos e Cooperação Jurídica Internacional (DRCI) fez o pedido, comprovou a movimentação e foi atendido. “Fomos prontamento atendidos dentro das regras de cooperação jurídica entre os dois países”, disse ao Estado, o Secretário Nacional de Justiça, Romeu Tuma Júnior.

Com esse bloqueio na Inglaterra e o rastreio de mais fundos espalhados por outros países e paraísos fiscais, a Polícia Federal espera retomar o foco original da Operação Satiagraha, que era investigar os negócios financeiros de Dantas por meio do Opportunity Fund Cayman e dos clientes brasileiros que, supostamente, usariam o esquema bancário dele para lavar dinheiro e fazer investimentos ilegais dentro e fora do País – os clientes do fundo de Dantas seriam empresários e também políticos.

A retomada do foco da Satiagraha está agora sob comando do delegado Ricardo Saad, que substitui Protógenes Queiróz. Saad é o chefe da Delegacia de Combate aos Crimes Financeiros da Superintendência de São Paulo (Delecin). (Estadão)

Deixe um comentário

Faça o login usando um destes métodos para comentar:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.

%d blogueiros gostam disto: