Educação Política

mídia, economia e cultura – por Glauco Cortez

GILMAR MENDES PRECISA FAZER UM CURSO NA JUSTIÇA NORTE-AMERICANA; LÁ ACUSADOS SÃO ALGEMADOS E ACORRENTADOS

Algemado e acorrentado pela Justiça dos Estados Unidos

Castroneves: algemado pela Justiça dos Estados Unidos

A Justiça norte-americana não tem pudores com grandes sonegadores. Veja texto abaixo.

A sociedade brasileira está muito calada com relação a Gilmar Mendes. Ele continua numa cruzada contra a justiça com a leniência da mídia brasileira, exceto a Carta Capital, que traz matéria sobre Gilmar Mendes esta semana.

Veja o caso de Helio Castroneves nos EUA. A cada dia que passa, as ações de Gilmar Mendes ficam mais bizarras.

Leia também no Educação Política:

STF ESTÁ INDIGNADO COM ALGEMAS EM CRIMINOSOS

SUPREMO LEGISLA PARA RICO NÃO SER ALGEMADO

ISSO É UM HORROR: QUANDO GILMAR MENDES VIRÁ ÀS FALAS SOBRE A SITUAÇÃO DA ESCRAVIDÃO NO BRASIL?

TRABALHADORES EM CONDIÇÃO DEGRADANTE; O SUPREMO PREOCUPADO COM ALGEMAS E GRAMPOS

JURISTA DALMO DALLARI PREVIU A TRAGÉDIA GILMAR MENDES EM 2002

Veja no blog do Azenha:

Juristas fizeram atos contra indicação de Gilmar Mendes ao STF por Fernando Henrique Cardoso

O LOBBY DO AMIANTO EM VISITA A GILMAR MENDES

Algemado e acorrentado nos pés, Castroneves paga fiança milionária e não pode deixar os EUA

Plantão | Publicada em 03/10/2008 às 19h12m

O Globo com agências internacionais

Algemado e com uma corrente em volta dos pés, o piloto brasileiro de Fórmula Indy Helio Castroneves compareceu a um tribunal da Flórida nesta sexta-feira, onde declarou-se inocente da acusação de fraude fiscal formulada pelo fisco americano. O brasileiro, bicampeão das 500 milhas de Indianápolis, foi denunciado por sete delitos, entre eles sonegação fiscal e conspiração para fraudar impostos federais e, se for condenado, pode pegar até 35 anos de prisão.(Texto completo no O Globo)

Uma resposta para “GILMAR MENDES PRECISA FAZER UM CURSO NA JUSTIÇA NORTE-AMERICANA; LÁ ACUSADOS SÃO ALGEMADOS E ACORRENTADOS

  1. Colin Brayton 5 outubro, 2008 às 6:25 pm

    Além de usar algemas de um jeito justo, sensato e consistente — se você for preso, vai algemado, é para segurança do policial, e ponto final — nós gringos safados temos outros hábitos salubres quanto ao Judiciário, acho.

    O juiz não falo de processos fora dos autos, primeira coisa. Eu quase desmaiei quando ouvi o Ministro Marco Aurélio dizendo,dos ‘aloprados,” que isso seria “um Watergate Brasileiro”! Impensável, esse tipo de comportamento. Deveria ter levado à suspeição no caso. Não levou. Uê?

    O juiz não entra em brigas na imprensa, nem se mete na política. A sociedade fica livre para criticar, mais não cabe ao juiz responder senão às instâncias superiores. O judiciário não tem uma enorme máquina de comunicações sociais para se defender e promover. O Judiciário é discreto. Os autos falam para si, e todos tem livre accesso. A mídia tem repórteres especializados em assuntos jurídicos e fazem uma boa cobertura, traduzindo o efeito prático do juridiquês.

    O juiz (ou juiza) simplesmente julga, e deixa escrita nos autos a razão da sentença. Se julgue bem, é promovido a instância superior. É raro ver um ministro entrar no Supremo, p.ex., sem ter servido em instância inferior. (Alguns dos ministros nomeados por Bush foram, mais não é a toa que um comentarista daqui chamou o regime Bush da “brasilização dos EUA” ….)

    Uma vez no Supremo, é um posto vitalício. Nada de sair para se candidatar para o Senado, ou virar Ministro de Verdade e Paz. O Judiciario é o Judiciário. Não se mistura com os outros poderes.

    E encima de tudo, nossa lei da magistratura fica bem rigorosa quanto aos conflitos de interesses. Não pode. Não. Pode. Nada de macular a fama dos tribunais de serem imparciais. Se quiser ganhar mais, deixa a magistratura e abre uma consultoria, tudo bem. Mais tem que sair primeiro.

    É por tudo aquilo que ainda temos uma semelhança de justiça lá no gringolândia. Foi assim que um juiz da primeira instância podia dizer ao Bush que não podia torturar, não, e um jurí popular podia condenar o principal assessor do vice por ter mentido a Justiça.

    Será que por ficar no hemisfério do sul, no Brasil essas precauções não valem? Influências diferentes do Polo do Norte e o Cruzeiro do Sul? Difícil entender esse senhor, Mendes.

    Curtir

Deixe um comentário

Faça o login usando um destes métodos para comentar:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.

%d blogueiros gostam disto: