Educação Política

mídia, economia e cultura – por Glauco Cortez

LEITOR FAZ APELO AO GOVERNADOR JOSÉ SERRA E A SECRETÁRIA DE EDUCAÇÃO, MARIA HELENA DE CASTRO, QUE IGNORAM SITUAÇÃO DE ARARAQUARA, INTERIOR DE SÃO PAULO

Por Dorival Silva

Apelo para apuração de denúncias envolvendo a ex dirigente de Ensino de Araraquara – SP, Supervisores de Ensino e Diretores de escolas de Araraquara e Região, denuncias feitas desde 2005.

Sr. Governador José Serra, Sr.ªSecretária da Educação Maria Helena de Castro Guimarães

Volto a tratar de um assunto de extrema gravidade. Na semana passada, comecei uma nova empreitada na conscientização todos os cidadãos da cidade de Araraquara e Região, distribuindo as provas (notas fiscais frias.
Porque o Governo de SP não tem o direito de varrer para debaixo do tapete as denúncias graves que estão sendo feitas contra a atuação da lider do esuema a ex dirigente de Ensino de Araraquara.

As denúncias, Sr. Governador, repito aqui, não foram ainda publicadas na grande mídia por que o clamor público começa a se manifestar agora, mas é bem possivel que em serão manchetes de jornais e revistas de grande circulação nacional, Jornal do Brasil, e em jornais do Estado de SP e também nas revistas Veja e ISTOÉ. Os noticiários de televisão, como “Jornal Nacional” e o da Record, apresentado por grandes jornalistas que defendem a moralidade pública, repetiremos as denúncias que consideramos de extrema gravidade. Elas vão desde a formação de caixa dois dentro das escolas, que, utilizando-se das verbas publicas destinadas as escolas, os fraudadores criam mecanismos muito bem engendrados de corrupção, estariam sendo cobrando propinas, que, segundo provas, procuração da Senhora  assistente planejamento da diretoria de ensino de Araraquara por mais de 10 anos que conhece bem o esquema da ex dirigente e seus comparsas chegam a mais de 10 milhões de reais. Isso significa, Sr.Governador, menos reformas, investimentos e menos educação para nossos filhos, que esta denúncia, em resumo, diz o seguinte: Não adianta os seus assessores quererem desqualificar as nossas denuncias e nem dizer que é bobagem aquilo que eu dissemos, De fato, não temos força para brigar contra corruptos que se utilizam de dispositivos em altamente poderosos para destruir seus denunciantes, mas o senhor Governador tem autonomia.

Nesse sentido, existe um requerimento do Educafórum, que deverá ser analisado na Assembléia legislativa de SP nesta semana, segundo compromisso do próprio Presidente da Comissão da Educação, Senhor Simão Pedro. Aprovado esse requerimento por esta Comissão, a Secretária da Educação deverá ser convocada. convocar o Ministro. Aliás, já foi convocada em 04 de Dezembro pela Casa, e lá depoisd e 04 anos foi questionada do Esquema de Corrupção em Araraquara, onde ex-dirigente é alvo de denúncias até do alastramento dessa máfia por todo o Estado . Todo o dinheiro desviado das escolas, segundo consta, estão se esvaindo nos bolsos dessa organização.

O Senhor Governador não pode, não tem o direito de dizer que não vai tomar providencias urgentes, no sentindo de responsabilizar os supervisores de ensino de Araraqura e dar prosseguimento as apurações de 44 escolas(a serem auditadas pela FDE). Acareações, colocando frente a frenre e seus denunciantes.

Queremos ouvir todos até para que tenham a oportunidade da defesa. Não queremos prejulgar, queremos dar a  seus aliados, apesar das provas existentes serem contudentes de seu indiscutivel envolvimento, mas é preciso que eles reconheçam que as denúncias são graves. Não podemos admitir que essas denúncias não sejam investigadas.
Tudo isso não vai cair no esquecimento apesar de já terem se passado quase 04 anos e para alguns diretores já estamos chegando no quinto.

O Senhor Governador está retirando e até queimando o sofá da sala, mas, evidentemente, não está resolvendo o problema das denúncias graves. Se elas ocorreram, a ex dirigente de ensino e seus comparsas cometeram uma grave traição contra o Governador do estado de São Paulo, que confiou na Secretária da Educação da época Rose Neubauer ao nomeá-la dirigente de ensino de Araraquara e Região, bem como para a Educação do Estado de São Paulo. Terá sido um péssimo exemplo para a juventude do nosso País, Sr. Governador José Serra. O Senhor não tem o direito de varrer para debaixo do tapete essa sujeira que está sendo anunciada e denunciada pela Imprensa, não tem o direito de “tirar o sofá da sala e atear-lhe fogo”, entendendo que assim terá resolvido o problema.

O problema é muito grave, agride a inteligência dos Araraquarenses e dos brasileiros. Não pode ser ignorado pelo Governador mais rico da Federação, que não pode acreditar que já o resolveu, ao transferir para a FDE que também apenas se limitou a um serviço pela metade. Sr. Governador, o caso é grave. Precisamos apurá-lo. Os Deputados Estaduais de São Paulo também não podem se omitir. Essa não é uma questão de Partido, mas de moralidade pública.

Sr. Governador, nesta fase difícil em que estamos vivendo, a crise mundial, o Brasil, nosso Estado de SP, está numa enorme turbulência enorme diante da crise do desemprego, das dúvidas, da incerteza que toma conta da população brasileira no que se refere à economia do País e do Mundo. Não podemos ignorar que são essas práticas da corrupção que arrastam os recursos que faltam para a creche, a escola, a saúde, a segurança pública, a agricultura, o desenvolvimento e o emprego.

São esses recursos roubados que acabam fazendo muita falta para o bem-estar da população. Porque podem até escapar os corruptos denunciados, em virtude da benevolência, da complacência do próprio Governo. No entanto, não escapará do julgamento da população, que, indignada, não suporta mais as denúncias de corrupção sem apuração devida e sem a responsabilização dos verdadeiros culpados por cada caso de corrupção denunciado e jogado debaixo do tapete.

O Governador José Serra ou qualquer outro cidadão deste País não têm – repito – o direito de jogar debaixo do tapete essa lama. O Governador do estado de SP não tem o direito de “tirar o sofá da sala, de queimar o sofá” e considerar que esse problema está resolvido. Ou teremos que apagar da memória dos computadores, dos jornais, das emissoras de televisão e de rádio deste País as denúncias que estão gravadas na memória de cada cidadão que leu, ouviu ou assistiu, pela televisão, denúncias que envolvem a Ex dirigente de ensino de Araraquara. Não vale apenas uma resposta malcriada da Assessoria Técnica da Secretaria da Educação SP. Ela  está, sim, sob suspeita, está sendo denunciada, e, muito mais do que uma resposta malcriada, precisa dar satisfação à Nação brasileira, a Paulista e a Araraquarense, daquilo que vem sendo praticando dentro das escolas estaduais . Eles tem tudo a ver com essa lama, com essa sujeirada, basta o governo ter vontade de investigar e olhar as provas para reconhecer a o Esquema de corrupção. Mas exigimos que esse caso seja apurado. E ele começará a ser apurado a partir dessa reunião de hoje na Assembléia Legislativa de São Paulo em audiência pública na Comissão de Educação.

Além disso, quero deixar colocado aqui esse instrumento a mais de condição de averiguação dos fatos, para que os senhores Deputados possam efetivamente apurar qualquer deslize e qualquer ato de improbidade que exista no âmbito do Poder Público Estadual. É para isso que existe a Comissão de Educação para fiscalizar e controlar, e melhorar o funcionamento de todas as escolas Estaduais, coloco a V. Exª essa questão e essa prerrogativa da Comissão. Muito obrigado.
Dorival Silva
Agradeço, o Senhor Glauco Cortez que abre este espaço democratico de denuncias de Corrupção e de desmandos do autoritarismo desenfreados nas escolas deste país, que cobra das autoridades públicas ação efetiva, mas não é conivência com a corrupção e com a imoralidade. Se foram denunciadas, têm de ser apuradas e quem deve determinar a apuração dessas denúncias e dessas irregularidades, aqui publicadas pela imprensa, é o próprio Governador do Estado de São paulo Senhor José Serra.

OBS: Peço, aos leitores do blog Educação Política, para não enviar comentários  excessivamente longos com trechos de outros blogs e sites. Caso queiram publicar trechos de outros sites e blogs, por favor resumam o material, elaborem um comentário e enviem.

Leia também no Educação Política:

CONTAS DAS ASSOCIAÇÕES DE PAIS E MESTRES (APM) PODERIAM ESTAR ON LINE, MAS A ESPECIALIDADE DE JOSÉ SERRA É A MAQUIAGEM

PROFESSOR RELATA SITUAÇÃO DA EDUCAÇÃO EM ARARAQUARA, ESTADO DE SÃO PAULO

ARARAQUARA: VEJAM O QUE O PSDB FEZ COM A EDUCAÇÃO EM 14 ANOS NO GOVERNO DO ESTADO

LEITORA RELATA SITUAÇÃO DEPLORÁVEL DA EDUCAÇÃO NO INTERIOR DE SÃO PAULO

PARANÁ, SANTA CATARINA, MATO GROSSO DO SUL, RIO GRANDE DO SUL E CEARÁ NÃO QUEREM VER A EDUCAÇÃO DO BRASIL MELHORAR

7 Respostas para “LEITOR FAZ APELO AO GOVERNADOR JOSÉ SERRA E A SECRETÁRIA DE EDUCAÇÃO, MARIA HELENA DE CASTRO, QUE IGNORAM SITUAÇÃO DE ARARAQUARA, INTERIOR DE SÃO PAULO

  1. Valéria Zanin 18 dezembro, 2008 às 11:55 am

    Glauco Cortez, parabéns por publicar matérias importantes sobre a educação a população brasileira precisa se conscientizar que a educação só está na pauta dos politicos na época das eleições, depois ela é relegada ao descaso e ao abandono, mnas mãos de funcionários corruptos que tem a certeza de sua impunidade.
    O caso da Educação em Araraquara precisa ser divulgado, debatido e questionado or todos os cidadãos brasileiros.
    Valéria Zanin

    Curtir

  2. Ivete da Rocha 18 dezembro, 2008 às 11:58 am

    Que caos é esse do Ensino de Araraquara, como essa dirigente de ensino ficou lá 10 anos “desviando recursos da Educação” e ninguém viu isso antes????
    Ivete da Rocha

    Curtir

  3. Gisele Moura 18 dezembro, 2008 às 12:00 pm

    Glauco tem muito disso na rede publica paulista, apesar da vergonha que essa dirigente parece não ter, aqui na Capital tem um diretor da Sul 2 que está no mesmo esquema, é um mar de lama.
    Gisele moura

    Curtir

  4. maria tereza Baptista 19 dezembro, 2008 às 11:04 am

    É necessário ter coragem para denunciar um esquema de corrupção que já dura 10 anos e ninguém se mexeu até agora, se tornou quase uma cultura, em que os adultos só se preocupam em fugir dos problemas, relegando o mais importante: a educação dos filho .
    Maria Teresa Baptista

    Curtir

  5. Luiz Garcia 19 dezembro, 2008 às 11:09 am

    É triste constatar isso, mas a noção de servidor público que tem o povo como seu senhor praticamente inexiste nas altas esferas do poder em São Paulo. Vê-se isso tanto no gesto automático da autoridade que desvia recursos publicos da Educação para pagar despesas pessoais quanto na leveza de alma com que se distribuem cargos com a chave do cofre aos partidos amigos dos donos do poder. O loteamento e o fisiologismo e mesmo os esquemas fraudulentos funcionais não são invenção do atual governo. Este se responsabiliza, sim, pelo uso abusivo sem precedentes desses mecanismos.

    Luiz Garcia

    Curtir

  6. Josiberto Benjamin 27 dezembro, 2008 às 1:11 am

    Olá, eu tenho uma Super Ideia para apresentar ao governador josé Serra e gostaria de saber se posso contar com a sua Colaboração para que esta ideia possa chegar as mãos do Sr. governador.? Informo que se trata de uma questão de Segurança Pública, a qual ja estivesse em vigor, casos como o da Garota Eloá, não teria sido gasto uma bala e tambem uma gota de Sangue teria sido derramada. Sem mais, antecipo meus agradecimentos por sua breve resposta.

    Curtir

  7. ANA CRISTINA GONCALVES 19 abril, 2009 às 4:56 pm

    É PRECISO REAGIR:

    Foi deflagrada esta semana a Crise Ética na Educação Estadual Paulista que deu uma bonificação por bom desempenho a maior corrupta da Educação em todo o Estado de São Paulo: A Absolvição” da evolução política de alguns caciques do PSDB e os que denunciaram o envolvimento do novo coordenador da CEI está perseguindo os pobres denunciantes, jogando os em depósitos dentro das diretorias de ensino do Estado de São Paulo, em uma solitária, estas pessoas ficam anos a fio sem nenhuma comunicação com pessoas, tudo é proibido, estes denunciantes são tratados como “perigosos” e devem ser isolados de todos.
    Mas um certo deputado dono de uma milionária empresa do Ramo da construção civil que há mais d e30 anos só trabalha para o Estado de São Paulo construindo e reformando escolas…, foi prefeito de Araraquara “PMDB” , e agora no “PSDB” um dos donos da Construtora em Araraquara, que já foi investigada em uma Operação Navalhada (não dá nada ), da Polícia Federal (PF), com integrantes da legenda do PSDB. Semana passada, foi decidido por ele e por seus amigos o destino da ex dirigente de ensino de Araraquara..
    E “uma confederação de diretores e supervisores” também o serão, cada um com seu interesse, sendo que mais de 90% deles praticaram a corrupção e o clientelismo, de olho principalmente nos cargos” e no dinheiro público.
    Somando as esferas federal, estadual e municipal, o PSDB controlará em 2009 um orçamento de cerca de R$ 965 bilhões. É mais do que o triplo do orçamento da Argentina, cuja previsão para 2009 é de R$ 106 bilhões. Nos estados, o PSDB está na base de sustentação de 22 dos 27 governadores, tomando parte na gestão realizada por partidos que vão de um extremo ao outro do espectro ideológico.

    Isto é apenas uma pontinha do iceberg de corrupção da ex dirigente de ensino de Araraquara.

    Curtir

Deixe um comentário

Faça o login usando um destes métodos para comentar:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.

%d blogueiros gostam disto: