Categorias
NOTÍCIA

GOVERNO QUER TROCAR GELADEIRA PARA ESTIMULAR CONSUMO E ECONOMIA DE ENERGIA ELÉTRICA

Programa do governo estimulará troca de geladeiras velhas por novas

Pedro Peduzzi
Repórter da Agência Brasil

Brasília – O governo está preparando um programa que pretende tirar de circulação milhares de geladeiras velhas, de forma a diminuir o consumo de energia e estimular o setor de eletrodomésticos, prejudicado pela crise financeira internacional.

A idéia apresentada hoje (22) pelo ministro do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior, Miguel Jorge, é criar um mecanismo de bônus-desconto para quem deseja trocar a velha geladeira por uma nova.

“Esse programa estava sendo discutido antes da crise, quando ainda se falava da possibilidade de um novo apagão, há cerca de um ano atrás. Como 80% do programa era baseado na redução de energia, decidimos que era melhor desenvolvermos de forma conjunta com o Ministério de Minas e Energia (MME)”, informou Miguel Jorge, em entrevista à Agência Brasil.O bônus e o financiamento para a compra de uma nova geladeira podem, segundo o ministro, ser baseados no conceito do programa Computador para Todos, que facilitou o acesso de camadas mais pobres da população à informática. O ministro estima que, em termos gerais, o programa resultará numa economia equivalente ao que é gerado de energia por uma turbina da Hidrelétrica de Itaipu – em 2008 cada turbina gerou, em média, 5,26 gigawatts/hora, ou o equivalente ao consumo de energia elétrica durante seis meses na cidade de Campinas, em São Paulo. A inspiração para o projeto veio durante uma visita que o ministro fez a Cuba.

“Pensei que seria interessante fazer algo similar no Brasil, porque aqui é muito comum comprar uma nova e deixar a outra consumindo energia em garagens ou churrasqueiras, o que é um problema para o país, bem como o gás CFC presente nos modelos antigos. Ele é altamente danoso à camada de ozônio e precisa passar por um processo químico antes de ser liberado para a atmosfera”, argumentou.

Miguel Jorge explica que a loja responsável pela entrega da nova geladeira ficará encarregada de levar a velha para um ponto de reciclagem, para ser desmontada. “E depois de retirar o plástico, a empresa pode até transformar o que resta do eletrodoméstico em sucata de aço para ser enviada à siderúrgica”, sugeriu.

Leia Também em Educação Política:

ENERGIA EÓLICA E SOLAR: O BRASIL PRECISA INVESTIR AGORA PARA TER TRANQUILIDADE NO FUTURO

PREFEITOS QUEREM CRIAR UMA ZONA FRANCA NO SEMI-ÁRIDO DO NORDESTE

BRASIL PRECISA ESTABELECER MAIS CONCORRÊNCIA ENTRE OPERADORAS DE TELEFONIA FIXA

PORTUGAL SE PREPARA PARA REVOLUCIONAR A INTERNET BANDA LARGA

TRABALHO ESCRAVO CONTINUA ATÉ COM `LISTA SUJA´ PRODUZIDA PELO GOVERNO FEDERAL

Por glaucocortez

Blog Educação Política

101 respostas em “GOVERNO QUER TROCAR GELADEIRA PARA ESTIMULAR CONSUMO E ECONOMIA DE ENERGIA ELÉTRICA”

oii meu nome é suzana e gostaria muito de trocar minha geladeira pois ela gasta muito mesmo tendo o baixa renda por favor estou prescisando mesmo

Curtir

Gostaria de trocar minha geladeira pois e muita antiga e esta consumindo muita energia e não tenho condições no momento para comprar outra. a unica coisa que tenho em casa que esta consumindo energia e a geladeira pois ela e tão velha que eu descongelo num dia e no outro dia ela nem fecha direito de tanto que esta congelada por favor mim dar esta oportunidade obrigada.

Curtir

Gostaria de trocar minha geladeira pois e muita antiga e esta consumindo muita energia e não tenho condições no momento para comprar outra. a unica coisa que tenho em casa que esta consumindo energia e a geladeira pois ela e tão velha ,estou gastando muiita energia com ela,,por favor me ajudem com essa situaação

Curtir

Oi gostaria de saber como faço para participar deste programa, pois gostaria de trocar a minha geladeira, esta gastando muita energia.Obrigada.

Curtir

quero saber como fazer para trocar minha geladeira pois tenho certeza que o consumo excessivo de energia da minha casa é responsabilidade dela,e gostaria de sugerir a troca tambem de chuveiros pois na ansia de ter um bom banho acabamos entrando em uma fria com algumas duchas que prometem muito e nos arrancam a pele na hora de pagar a conta.

Curtir

como faço para ganhar a geladeira ja me cadrastei tem 2 anos ate agora nada por favor me responda pois to gastando muita energia com a geladeira velha obrigado

Curtir

Boa tarde sou Damaris, quero poder trocar a minha geladeira pois vendo geladinho mas ta saindo muito caro pois esta vindo muito alto, para pagar a energia sou do jardim renascer proximo ao ana paula hereotério soracaba final itavuvu, gostaria muito se poder fazer meu cadastro para garantir as minhas vendas. obrigada

Curtir

Meu nome é Rogério e moro em Sorocaba e queria muito trcar minha geladeira velha por uma nova pago muito caro a minha conta de luz acho que é minha geladeira que é muito velha e não tenho como comprar uma nova é muito caro como faço para trocar a minha .

Curtir

tenho uma geladeira muito velha , a porta esta amarrada com um elastico,não tenho como comprar outra agora,gostaria de saber como faço para participar do programa de troca de geladeira velha por uma nova,grata pela atenção.

Curtir

Meu nome é SILVANA CHERRY e moro em PEDERNEIRAS e queria muito trocar minha geladeira velha ela tem 28 anos,por uma nova pago muito caro a minha conta de luz acho que é minha geladeira que é muito velha e não tenho como comprar uma nova,ganho uma pensão de 250:00 reais é muito caro, como faço para trocar a minha .não posso trabalhar faço tratamento do rim esquerdo no hospital amaral carvalho do cancer em jaú, tenho um dupla jota um catete ?
ficaria muito grato por essa benção .mora só eu e minha filha .
QUE DEUS ABENÇOES .

Curtir

Quero troca minha geladeira esta muito velha sou deficiente e não tenho condições de trabalhar quem trabalha é meu marido e as contas vindo cada vez mais alta .

Curtir

boa tarde, gostaria de saber como faço para participar do programa de troca de geladeira.
meu nome é neuza e a minha mâe tem uma gelageira muito velha que consome muita energia, só que a conta da eletropaulo esta no meu nome, e estou com problema de 2 contas do ano de 2009 e 2010 que paguei mais o pagamento nâo caiu e nÂo tenho como provar que pagei ,porque joguei o comprovante fora. o que devo fazer?
obrigada.
neuza maria profeta

Curtir

Gostaria de trocar minha geladeira, pois a minha está muito velha e gastando muita energia.Mas não tenho condiçoes de comprar uma nova
eu quero ser um economista que ajudaria a todos

Curtir

Gostaria de trocar minha geladeira , pois a minha está muito velha , com a porta amarrada, gasta muita energia e não tenho dinheiro pra comprar outra.

Curtir

OLA, AMIGO COMO FAÇO PARA CADASTRA NO PROGRAMA TROCA MINHA GELADEIRA NOVA, OBRIGADO.
Quem pode responder?

Curtir

caro coegaesqueça que vcnunca vai ganhar um geladeira nova,e mais facil vc ficar doente doque receber geladeira nova

Curtir

Oi eu moro na favela de votorantim novo mundo as pessoas pasaran la na casas. E dero so tres geladera .e te agora nao voutaro …

Curtir

Rosangela Gomes 31/07/2012,
Bom Dia!
Minha mae mora na favela do jacarezinho no rj e gostaria de saber se existe de fato
a possibilidade de ter sua geladeira velha trocada por outra que consuma menos energia,
caso tenha alguma loja responsavel por isso favor entrar em conteto, desde ja agradeço.

Atenciosamenete,

Curtir

fiquei sabendo do programa de voceis para abaixar o custo da energia,na minha casa são 3 pessoas não tenho frrezer,ventilador,e pago 250 reais de luz é muito caro ,gostaria de trocar minha geladeira pois não tenho condição de compra outra ,.

Curtir

marcia tenho 40 anos venho pedir que a aes eletropaulo verefique a possibilidade da troca da minha geladeira velha por uma nova estou desesperada minha conta vem muito alta recebo beneficio social tenho desconto na conta e mesmo assim pago muito alto me ajudem….. pois nao tenho condicoes de comprar outra sempre pago as contas com atraso pelo valor vim muito alto agradesco aguardo resposta

Curtir

minha geladeira esta velha tem mais de 14 anos que meus pais estão com ela. espero que vocês do governo vão fazer alguma coisa mas não só para minha familía mas para todas essas pessoas que estão reclamando de suas geladeiras. as geladeiras velhas fazem muito mal para a camada de ozônio. um dia nos podemos ficar sem a camada de ozônio por conta do gas cfc que esta presente nas geladeiras velhas e um gas que faz mal para o ser humano tambem que sem a camada de ozônio nos podemos ficar com câncer de pele que ja matou muita gente. aqui fica a dica sempre andar com protetor solar na bolsa para previnição desse câncer. obrigada pela atenção

Curtir

Comentários encerrados.