Educação Política

mídia, economia e cultura – por Glauco Cortez

EDUCAÇÃO RUIM E DESIGUALDADE SOCIAL SÃO FACILITADORES DA PEDOFILIA; SEM COMBATER A POBREZA NÃO HÁ COMO REDUZIR A PEDOFILIA

Interessante matéria jornalística em que se percebe uma relação entre educação, periferia e pedofilia. Em todos os grandes escândalos de pedofilia, ou seja, que envolve muitas vítimas,  como o de Porto Ferreira (SP) e Catanduva(SP), a fragilidade econômica das crianças está no centro do problema.

Desigualdade e condições de pobreza são condições ideais para se ter pedofilia, assim como outros facilitadores como viver em uma sociedade em que a comunidade abandonou o cuidado com as crianças.

Combater a pedofilia sem combater a desigualdade social e a miséria será uma forma boa de se enxugar gelo.

Escola de bairro de vítimas de pedofilia tem pior índice de evasão de Catanduva

Vinicius Konchinski
Enviado Especial

Catanduva (SP) – O colégio onde estuda a maioria das cerca de 40 das supostas vítimas de pedofilia em Catanduva tem o pior índice de evasão escolar no município do interior paulista. De acordo com dados da Secretaria Municipal de Educação, 20 dos 30 alunos que abandonaram os estudos no ano passado estavam matriculados na Escola Municipal Nelson de Macedo Musa, no Jardim Alpino, localizado na periferia de Catanduva.

Segundo a secretaria, em 2008, 399 crianças foram matriculadas em turmas de 1ª a 4ª do Ensino Fundamental no Nelson Musa. Dessas, seis saíram da escola sem pedir transferência para nenhum outro local. Isso representa um índice de evasão de 1,5% – bem superior à média municipal de 0,2% de evasão para essas séries.

O mesmo problema é verificado com as turmas de 5ª a 8ª série do Ensino Fundamental. Dos 374 alunos matriculados no Nelson Musa, 14 evadiram-se. Eles representam 3,7% do total de matriculados. Já a média municipal é de 1%.

O diretor da escola, Edmilson Sidney Marques, complementa os dados citando número de faltas de alunos. Segundo ele, 7% dos alunos de 1ª a 4ª série não frequentaram o percentual mínimo de aulas para que pudessem ser aprovados. Entre os alunos de 5ª a 8ª série, o índice é de quase 8% do total de alunos.

“Estamos em uma comunidade em que a escola não é prioridade”, explicou o diretor. “O índice de faltas é muito alto. É normal algumas crianças faltarem por dois dias seguidos sem justificativa.”

Marques disse ainda que muitos dos faltosos acabam ficando em casa ou nas ruas sozinhos, enquanto suas mães estão trabalhando. Dessa forma, ficam mais vulneráveis a criminosos. “Alguns dos alunos faltosos são supostas vítimas de pedofilia. Já identificamos uns três ou quatro”, afirmou o diretor.

Leia mais em Educação Política:

MUNICÍPIOS TÊM DIFICULDADE DE TORNAR TRANSPARENTE RECURSOS PARA MERENDA ESCOLAR

SOCIEDADE BRASILEIRA AINDA NÃO ENTENDEU A IMPORTÂNCIA DA EDUCAÇÃO PARA O PAÍS

MOVIMENTO TODOS PELA EDUCAÇÃO MOSTRA DIFICULDADE DE ALCANÇAR METAS IMPORTANTES PARA MELHORAR A EDUCAÇÃO NO BRASIL

DESVIAR VERBA DA EDUCAÇÃO É PIOR DO QUE FURTAR MANTIMENTOS DE DESABRIGADOS DE SANTA CATARINA

CONTAS DAS ASSOCIAÇÕES DE PAIS E MESTRES (APM) PODERIAM ESTAR ON LINE, MAS A ESPECIALIDADE DE JOSÉ SERRA É A MAQUIAGEM

2 Respostas para “EDUCAÇÃO RUIM E DESIGUALDADE SOCIAL SÃO FACILITADORES DA PEDOFILIA; SEM COMBATER A POBREZA NÃO HÁ COMO REDUZIR A PEDOFILIA

  1. Pingback: PROFESSORA: EDUCAÇÃO NÃO MELHORA PORQUE HÁ QUEM SE BENEFICIA DA ESCOLA RUIM NO BRASIL « Educação Política

Deixe um comentário

Faça o login usando um destes métodos para comentar:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.

%d blogueiros gostam disto: