Educação Política

mídia, economia e cultura – por Glauco Cortez

DIPLOMA DE JORNALISTA: O BRASIL GOSTA DE DISTRIBUIR A MISÉRIA E CONCENTRAR RENDA

O Brasil gosta de distribuir a miséria e concentrar a riqueza. O fim da regulamentação da profissão de jornalista, permitindo que qualquer profissional possa exercê-la é menos uma questão de categoria (da qual faço parte) e mais uma questão social. O fim da necessidade do diploma não vai mudar muita coisa, a não ser piorar os salários da profissão. É assim que há 500 anos se distribui a miséria e concentra renda neste país.

O que mudaria realmente o Brasil seria acabar com o capitalismo cartorial e concentrador dos meios de comunicação e impedir que grupos políticos controlem a comunicação brasileira. Há casos em que empresas chegam a ter 4 jornais em uma única cidade ou ter no mesmo local emissoras de rádio, TV e jornais impressos. Não é possível se falar em opinião pública nesses casos.

Mas imagina se isso tem condições de se fazer valer. Imagina o Supremo que temos analisando uma questão como essa. É melhor nem pensar nisso.

Veja abaixo cartaz da Fenaj (Federação Nacional dos Jornalistas) em defesa da exigência do diploma, matéria que está prestes a ser votada pelo Supremo Tribunal Federal.

Cartaz da Fenaj

Cartaz da Fenaj


Leia mais em Educação Política:

ALTAMIRO: CONFERÊNCIA DE COMUNICAÇÃO É GRANDE DESAFIO PARA GOVERNO LULA

TRECHOS DA ENTREVISTA HISTÓRICA DE PATCH ADAMS NO RODA VIVA DA TV CULTURA

MERVAL PEREIRA SENSACIONAL; COMENTARISTA DA GLOBO CRIA NOVO CONCEITO POLÍTICO: VENEZUELA VIVE DEMOCRACIA AUTORITÁRIA

NASSIF: GILMAR MENDES É SUSPEITO DE CÚMPLICE COM REVISTA VEJA EM PROVÁVEL FARSA DO GRAMPO

4 Respostas para “DIPLOMA DE JORNALISTA: O BRASIL GOSTA DE DISTRIBUIR A MISÉRIA E CONCENTRAR RENDA

  1. Guilherme Silva Araújo 28 março, 2009 às 2:34 am

    Olá Glauco. Esta é a primeira vez que posto em seu site. Sobre a exigência de diplola para o exercício do jornalismo, sou contra. Entendo a preocupação e as responsabilidades sobre a veracidade da informação, mas penso que este tipo de regulamentação fere, por exemplo, meus direitos de liberdade de expressão. Veja bem, este tipo de regulamentação impediria que eu pudesse me expressar através de um blog. Ou mesmo que eu pudesse assinar alguma coluna de opinião em um jornal, posto que não tenho diploma de jornalismo. Minha liberdade de expressão aumenta ou diminui? Abcs.

    Curtir

    • glaucocortez 28 março, 2009 às 9:48 am

      Obrigado Guilherme pelo comentário,
      A regulamentação não o impede de expressar sua opinião, seja em blog ou em jornal como já acontece hoje, apenas exige uma certa profissionalização na atividade da produção noticiosa.

      Curtir

  2. Alexandre Vernacci 18 junho, 2009 às 4:34 pm

    Como o curso de jornalismo foi comparado com o de um mero cozinheiro como o relator fez pq não nescessita base ciêntifica e de liberdade de idéias acredito que tbém poderemos comparar o de um advogado ao de uma chapeiro de um buteco
    “qual é a base ciêntifica tem o curso de direito? será que uma bela minisaia será suficiente? essa mão é dupla assim penso que todos os demais cursos proveniênte de humanas deverão ser extintos
    e teremos novamentes em nossas ruas e cidades os famosos pasquim aonde ninguêm será responsabilizado por nada etc… acho q o tiro sairá pela culatra.

    Curtir

  3. Renato Silva 29 abril, 2011 às 9:12 am

    Falar em exigencia de diploma para o exercicio da profissão de jornalistas no Brasil é chover no molhado, uma vez que a mais alta Corte da República, o Suremo Tribunal Federal aboliu por 8 votos a 1 – tal absurdo e fim de assunto. Penso que a FENAJ precisa parar de discriminar militantes da imprensa por meio de blogs e artigos e passar a encarar que tal entidade não passa de uma especie de sindicato, cujos poderes são limitados. Francamente, ao que parece, estão querendo medir forças com o STF e a Constituição da Reública. Nada mais!

    Curtir

Deixe um comentário

Faça o login usando um destes métodos para comentar:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.

%d blogueiros gostam disto: