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EDUCAÇÃO POLÍTICA
Aprender política é um trabalho consistente e cotidiano
Todos os dias, todas as horas
Não se faz com a consciência obstinada, mas sim ativa
É como construir um castelo de areia, que sempre precisa de retoques
Às vezes vem uma onda ou uma ditadura e destrói tudo
Às vezes chegam os autoritários e tentam chutá-lo
O mesmo fazem os fascistas, os nazistas, os stalinistas
Mas também quase sempre são impedidos
Quem aprende política sabe dar os braços e agüentar o tranco
Quem aprende política sabe formar uma roda e girar com força
Mas se alguém fica distraído, abobalhado ou anestesiado frente a uma TV
As águas dos apolíticos começam a minar toda construção
Eles chegam com suas quinquilharias de consumo e produção de lixo
Eles pisam no castelo e dizem que foi sem querer, sempre sem querer
O apolítico não tem culpa de nada; é uma consciência vazia
Mas o seu grande estrago é não diferenciar as ondas políticas
Pode ser a chuva, pode ser o som, pode ser o vento.
Estão todos aí, como uma natureza indomável, prontos para derrubar o castelo
Mas não há desânimo, não há resignação, não há desamparo
Construir um castelo democrático é o desejo de quem quer aprender política
É uma necessidade para quem sonha e vive a liberdade
É uma honra para quem se orgulha das lutas passadas, dos homens e mulheres que conquistaram o que temos hoje
Aprender política não se faz só com acertos; muitas vezes se erra
Mas se isso ocorre, é só recomeçar e trilhar novos caminhos
Aprender é a nossa educação política
(Glauco Cortez)
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18 de Outubro – Dia do Diretor de Escola
O Diretor de Escola é, por muitos motivos, uma figura exponencial na estrutura de qualquer sistema de ensino, seja público ou privado.
Suas funções alcançam praticamente todos os setores da escola, e múltiplos são os seus afazeres numa instituição que congrega milhares de alunos, centenas de pais, dezenas de professores e funcionários.
Suas responsabilidades são imensas, uma vez que estão sob seus cuidados crianças e jovens nem sempre preocupados consigo mesmos, ao longo dos 200 dias letivos, numa escola onde tudo pode acontecer, inclusive tragédias.
O Diretor é o mestre pensador, aquele que projeta a escola de qualidade desejada pela comunidade, embora quase nunca possível, pelos péssimos salários e condições de trabalho.
A tanto empenho do diretor, qual é a contrapartida dos governantes e das autoridades educacionais?
De concreto, nenhum. Geralmente, apenas pronunciamentos vazios e hipócritas, tais como “A Escola é a Cara do Diretor”.
Em função de todas as adversidades que cercam nossa profissão, nós, diretores da escola pública estadual, neste 18 de outubro temos muito pouco a comemorar, a não ser o sentimento do dever cumprido.
Porque, acima de tudo, nós somos educadores!!!
Parabéns!!!
A todos os colegas, dedico o seguinte poeminha:
Ser Diretor
Ser diretor, ai que horror!
Toda gente em nosso pé:
Desde bandido sem fé,
Que não nos faz cafuné,
Até seu Serra-terror,
Mais os asseclas, que invadem
nossos planos e projetos,
sonhando ser Bin Laden,
Ai que raiva!!!
De dia, aquele tormento:
É o Joãzinho, sem rumo,
Quebrando tantas vidraças,
Justificando, sem graça,
Muito cheio de marola:
“Foi sem querer, diretor,
A culpada foi a bola! ”
E pobre de nossa escola.
Dá uma vontade…!!!
De noite, vem o mistério.
Metido a besta, o artista
Transmuda-se em pichador.
Procura-se alguma pista,
Finalmente, surge a prova.
Vem, então, o humanista:
Coitadinho do Picasso,
exercitava seu traço!!!
Ah, se te pego!!!
Também tem o professor
Que fica fora de prumo,
Quando os alunos capetas
Aprontam-lhe mil falsetas,
Naquela aula infeliz,
Que ministra sem paixão.
Pode escrever, meu amigo,
Tem fila na porta da direção!!
Jesus! Dai-me paciência!!!
E vem também pai de aluno,
Zangado com o inspetor
Porque seu santo rebento
Provocou, em tal momento,
Gente de quem se temia,
Levando em bom pagamento
Bordoadas sem amor.
E sobra pro diretor!!
Êta, dureza!!!
E, de quebra, todo dia,
É chato, de todo lado,
A rondar a direção,
Pra vender enciclopédia,
Salame, queijo, comédia,
Informática e inglês,
Quase tudo por quase nada.
Mas, que gente descarada!!
Caramba!!!
E tudo isso, por quanto?
Uns mil seiscentos e tanto,
Esse, sempre, o inicial.
Um salário, de dar dó,
Que dá vontade, afinal,
De dizer para os molóides:
Não tendes vergonha na cara,
De nos pagarem um salário
Do ó do borogodó ??
Perdoem-me a quase baixaria!!!
E quando chega o momento
De receber algum louro,
Que é esse tal do bônus,
Pobre de nós. Do tesouro,
Pra levar algum por cento,
Assumimos todo o ônus,
Dos que se fazem de mouro.
E, lá se vai nosso ouro.
Até quando, Serra, abusarás da nossa paciência?
Deixemos de brincadeira,
Pois diretor que se preza
Ama sua profissão,
Professores, serviçais,
Os alunos e seus pais.
Sonham com a escola perfeita,
Cidadã e sem violências,
Formadora de consciências!!
Agora, falando sério:
Não fosse bem verdadeira
A permanente emoção,
Que em tal lida nos envolve,
Há muito nossas escolas,
Vítimas de mil percalços
Impostos pelo padrasto,
Já estariam no chão.
Não seriam o que são.
E que viva, a direção!!!
Decálogo
a ser seguido pelos gestores para a solução dos problemas de infra-estrutura das Escolas Públicas Estaduais
1
Se não houver merendeira na escola,
não será fornecida a merenda;
2
Se não houver pessoa responsável pela Biblioteca, ela permanecerá fechada;
3
Se não houver escriturários e secretário,
de acordo com o módulo, não haverá entrega de documentos na DE;
4
Se não houver verba para compra
de material e manutenção da sala de informática, o local não será utilizado;
5
Se não houver recursos para reparos e vazamentos no prédio escolar,
não haverá consertos;
6
Se não houver recursos para pintura do prédio, o prédio não será pintado;
7
Se não houver verba para a contratação de contador para as escolas, não haverá prestação de contas à FDE;
8
Se não houver verba suficiente para a contratação de funcionários pela CLT,
o dinheiro será devolvido;
9
Se a mão-de-obra provisória
não for qualificada, será recusada;
10
Se as festas não tiverem o objetivo de integrar a escola à comunidade, não serão realizadas
A nossa escola é, por previsão constitucional, pública e gratuita. Portanto, ela tem de ser custeada pelos cofres públicos. Todas as omissões do Estado, com relação aos itens acima, deverão ser objetos de ofícios da direção às Diretorias Regionais de Ensino, a fim de isentarem o diretor de eventuais responsabilidades administrativas.
Toda e qualquer ameaça de punição aos diretores associados da Udemo, por tomarem aquelas atitudes, será objeto de defesa jurídica por parte do Sindicato, seguida de denúncia ao Ministério Público e propositura de Ações Civis Públicas contra o Estado, pelo não cumprimento das suas obrigações para com as unidades escolares e pelos prejuízos causados à comunidade escolar.
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A DIRETORIA DE ENSINO –
REGIÃO DE ARARAQUARA, publica Portaria da Dirigente Regional de Ensino,DIRETORIA DE ENSINO para que os diretores de escola não cumpram as orientações da UDEMO – SINDICATO DE ESPECIALITA DA EDUCAÇÃO DO MAGISTÉRIO OFICIAL DO ESTADO DE SÃO PAULO – ASSUNTO: SARESP
Orientação da Udemo para todos os seus associados, com relação ao SARESP: não participem!
Orientem os professores para também não participarem!
É um absurdo o que o governo paga para as empresas que se encarregam dessa avaliação; é uma vergonha o que eles querem pagar para nós, e o que eles nos exigem para implementar o SARESP.
A nossa posição é a seguinte: a empresa, que recebe milhões para elaborar e aplicar a prova, que se encarregue de arrumar pessoal para a logística e a aplicação das provas.
CONVOCAÇÃO DA DIRIGENTE REGIONAL DE ENSINO DE ARARAQUARA:
REGIÃO DE ARARAQUARA
Portaria da Dirigente Regional de Ensino,
de 13-11-2009
Convocando, com fundamento nas Resoluções SE 30/09,
75/09 e 85/09, os docentes em exercício nas unidades escolares,
para aplicação das provas do Saresp 2009, de acordo com as
necessidades apontadas pelos Diretores de Escola. O efetivo
exercício será publicado em D.O. mediante serviço prestado.
(Esta publicação anula a Portaria de 9-11-2009, publicada em
10 -11- 2009)
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AUTORITARISMO DO GOVERNO JOSÉ SERRA E DA DIRIGENTE REGIONAL DE ENSINO DE ARARQUARA:
A DIRETORIA DE ENSINO – PUBLICAÇÃO – DIARIO OFICIAL DO ESTADO DE SÃO PAULO – sábado, 14 de novembro de 2009 Diário Oficial Poder Executivo – Seção I São Paulo, 119 (213) – pagina – 29.
REGIÃO DE ARARAQUARA, publica Portaria da Dirigente Regional de Ensino, DIRETORIA DE ENSINO para que os diretores de escola não cumpram as orientações da UDEMO – SINDICATO DE ESPECIALISTA DA EDUCAÇÃO DO MAGISTÉRIO OFICIAL DO ESTADO DE SÃO PAULO – ASSUNTO: SARESP.
UDEMO:
Orientação da Udemo para todos os seus associados, com relação ao SARESP: não participem!
Orientem os professores para também não participarem!
É um absurdo o que o governo paga para as empresas que se encarregam dessa avaliação; é uma vergonha o que eles querem pagar para nós, e o que eles nos exigem para implementar o SARESP.
A nossa posição é a seguinte: a empresa, que recebe milhões para elaborar e aplicar a prova, que se encarregue de arrumar pessoal para a logística e a aplicação das provas.
CONVOCAÇÃO DA DIRIGENTE REGIONAL DE ENSINO DE ARARAQUARA:
REGIÃO DE ARARAQUARA
Portaria da Dirigente Regional de Ensino,
de 13-11-2009
Convocando, com fundamento nas Resoluções SE 30/09,
75/09 e 85/09, os docentes em exercício nas unidades escolares,
para aplicação das provas do Saresp 2009, de acordo com as
necessidades apontadas pelos Diretores de Escola. O efetivo
exercício será publicado em D.O. mediante serviço prestado.
(Esta publicação anula a Portaria de 9-11-2009, publicada em
10 -11- 2009)
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