Educação Política

mídia, economia e cultura – por Glauco Cortez

INTERNAUTA: GOVERNO DE SÃO PAULO PROTEGE A CÚPULA DOS GESTORES E DIRIGENTES ACUSADOS EM ARARAQUARA

Não há mais dúvidas, não há como negar de que existe falta de competência na educação estadual

Por Ricardo Tortorella Burkine

Não há mais dúvidas, não há como negar de que existe falta de competência, ingerência, falta de comprometimento com a qualidade dos serviços prestados pela educação estadual de Araraquara e região em todos os aspectos da escola pública estadual, da dirigente regional de ensino de araraquara e dos diretores e supervisores de ensino.
Não há mais dúvida de que o governo tucano – psdb – protege está cúpula de maus gestores e dirigente e supervisores.

Secretário Paulo Renato, a dirigente de ensino de araraquara está enganando o senhor, dizendo que as reclamações, denuncias são falsas em relação a má gestão da diretoria de ensino e das escolas.
As escolas estão como sempre foram abandonadas,tratadas com desprezo, arrogância, ela só mostra ao senhor o que ela quer, porque as criticas sérias das irregularidades ela empurra com truculência embaixo do tapete.
Pelas noticias das radios e jornalis locais e regionais, eptv o senhor poderá ter esclarecida toda a verdade. a educação pública estadual está em debate no rádio todos os dias com pais de alunos e reclamando e o maior criticado negativamente é o governador josé serra, não a dirigente e os diretores porque estes se silênciam em seus gabinetes e culpam o governo pelo caos.
É hora da revolução no ensino público.  Pais dizem que existe uma farra com a troca de diretores. os pais estão indignados, e não é pra menos. Desse jeito a escola fica sem um norte para seguir. Os pais da escola Augusto da Silva César se revoltam e já não sabem a quem cobrar. O quarto diretor assumiu na semana passada, e já existe comentário de que o quinto pode chegar até o final do ano. realmente, assim não dá.

Leia mais em Educação Política;
INTERNAUTA: A EDUCAÇÃO BRASILEIRA ATRAVESSA UMA CRISE E VÁRIAS SÃO AS SUPOSTAS CAUSAS QUE PROVOCAM A CRISE
SALÁRIO DO PROFESSOR DA ESCOLA PÚBLICA (MUNICIPAL E ESTADUAL) AUMENTA 53% NOS ÚLTIMOS CINCO ANOS, DIZ MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO
EDUCAÇÃO POLÍTICA É IMPORTANTE PORQUE TEMOS MUITOS ANALFABETOS POLÍTICOS
SE FALTA PROFESSOR EM ESCOLA PÚBLICA, ESTÁ NA HORA DE REVER OS CONCEITOS SOBRE O ENSINO
PROFESSORA: CORRUPÇÃO É A TORTURA DA SOCIEDADE BRASILEIRA

10 Respostas para “INTERNAUTA: GOVERNO DE SÃO PAULO PROTEGE A CÚPULA DOS GESTORES E DIRIGENTES ACUSADOS EM ARARAQUARA

  1. Sérgio Bergantim Ferreira Junior 23 outubro, 2009 às 1:29 pm

    PORQUE OS CASOS DE VIOLÊNCIA TEM AUMENTADO NAS ESCOLAS DE ARARAQUARA, SENHOR SECRETÁRIO??
    CULPA DA DIRIGENTE, SÓ PODE SER.
    HAJA PACIÊNCIA!!!
    JOGARAM A CARTILHA NO LIXO????
    NOOOOOOOOSSSA SECRETÁRIO QUE FALTA DE RESPEITO.
    Cidade: Diretores locais já receberam cartilha de conduta nas escolas Lucas Tannuri

    Os diretores das escolas públicas estaduais de Araraquara já receberam as cartilhas com as normas de conduta e proteção escolar criadas pela Secretaria de Estado da Educação.

    A criação das cartilhas “Normas de Conduta Escolar” e “Manual de Proteção Escolar e Promoção da Cidadania” foi anunciada neste final de semana e, segundo a Secretaria, o material deve ser adotado e aplicado como padrão já a partir do ano que vem.

    O material serve para auxiliar os diretores na padronização dos procedimentos adotados pelas escolas em relação a atos violentos. Até 2009, cada escola criava suas próprias normas de conduta, obedecendo ao Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA). Os professores e alunos não terão acesso ao material.

    “Os diretores estavam meio desorientados. Eles estavam bem intencionados, mas cada um atirando para um lado. Um sendo mais rigoroso, outro sendo mais liberal, apesar de todos estarem baseados no ECA. Então, tem que padronizar. O que vale suspensão em uma escola, tem que valer na outra”, explica a supervisora de Ensino de Araraquara, Renata Nascente.

    Os números de casos de violência nas escolas têm chamando a atenção nos últimos meses em todo o Estado, e não é diferente em Araraquara. De agosto até o último dia 10, a Diretoria Regional de Ensino registrou 17 ocorrências nas dez cidades atendidas.
    Este número já faz parte do processo de padronização das condutas escolares.

    Uma das orientações do Manual de Proteção Escolar é que seja feito o registro das ocorrências de violência, por meio de um sistema criado pela Fundação de Desenvolvimento da Educação (FDE), de onde é possível extrair relatórios com dados regionais que possibilitarão a aplicação de políticas públicas específicas para o problema detectado em cada região.

    Dos 17 casos registrados até agora, nove foram sobre danos e vandalismo, cinco de furto ou roubo e três de injúria. Já na Capital, em segundo lugar ficam as agressões físicas. “Ainda estamos trabalhando na conscientização dos diretores sobre a importância de fazer o registro das ocorrências. Eles devem lembrar que é de acordo com essas ocorrências que a Secretaria vai detectar as demandas locais e tomar providências”, ressalta a professora coordenadora, Tatiana Somenzari, responsável por acessar e compilar os dados registrados pelas escolas públicas da região.

    “A nossa expectativa é que os alunos aprendam mais e melhor, que é a função da escola. Nós entendemos que por meio dessa padronização talvez consigamos alcançar esse objetivo”, conclui Renata.
    Sérgio Bergantim Ferreira Junior

    Curtir

  2. Cristiane Vianna Grumper 23 outubro, 2009 às 2:32 pm

    Alimentamos a corrupção com pequenos gestos, com nossas ações, com nosso mal exemplo, esquecemos sempre que vivemos em uma sociedade.

    É necessário trabalharmos com varias mudanças de comportamento, exemplos básicos de corrupções básicas: JOGAR LIXO NO CHAO. Para que uma corrupção tão suja como essa?

    Porque muitas pessoas jogam lixo no chão? Educação? Também…. Mas acima de tudo uma reflexão básica. Jogamos lixo na sala de nossa casa? Jogamos lixo na nossa cama? Penso que não!!! E porque jogamos no chão, nos parques, nos mares, nas praias? Porque somos CORRUPTOS também!

    Porque furamos fila? Porque somos CORRUPTOS TAMBEM!

    Porque não fazemos reclamações éticas? Porque somos CORRUPTOS também!

    Porque não fazemos tudo com o tal jeitinho?Porque somos CORRUPTOS também!

    Porque não respeitamos os idosos? Porque somos CORRUPTOS também!!

    Porque fumamos em locais proibidos? Porque somo CORRUPTOS também!

    Porque usamos a cola nas escolas? Porque apreendemos deste cedo que ser CORRUPTO é ser ESPERTO!

    Porque não cuidamos com amor e dedicação a natureza? Porque somos CORRUPTOS também!

    Porque gastamos água, energia sem precisar? Porque somos CORRUPTOS também!

    Porque agradamos aos Políticos e votamos sempre no errado? Porque somos CORRUPTOS TAMBEM!

    Porque votamos em Políticos desonestos? Porque somos CORRUPTOS também!

    Porque aceitamos tudo de olhos fechados? Porque somos CORRUPTOS também!

    Porque usamos os telefones, os fax no serviço publico? Porque somo CORRUPTOS também!!

    Porque não queremos saber o que esta se fazendo com nossos impostos? Porque somos CORRUPTOS Também!

    CORRUPÇAO não é somente a Política nem os Políticos, fazemos parte dela, talvez bem mais que eles. CORRUPÇAO vamos acabar com ela ao nosso redor para depois tentarmos falar de Política e Políticos.Vamos apreender a VOTAR….

    ROSSANA BRASIL KOEPF

    COMISSAO DA MULHER ADVOGADA.FORTALEZA.OAB

    “UM GOVERNO SEM CORRUPÇÃO E A EDUCAÇÃO COMO PRIORIDADE É UM SONHO A SER REALIZADO.”
    Glauco abraços da amiga Cris.

    Curtir

  3. Caio Guimarães Dantas 23 outubro, 2009 às 2:44 pm

    É triste ao abrirmos os jornais, ao lermos os artigos nos blogs nos depararmos com artigos chocantes como estes, esse é mais um dos casos de desrespeito a vida humana, que bandidos de cara limpa compartilhando em meio aos nossos filhos nas escolas sendo que deveriam cuidar da educação, da segurança, roubam, barganham as verbas enviadas às escolas, trocam verbas públicas por notas frias e etc.., realmente as autoridades competentes não estão preocupadas com a nossa educação e sim com quem será o presidente do pais em 2010, olimpiadas, copa do mundo, vendendo a imagem de um Brasil sem miséria, sem fome, sem dor, sem bandidos, só temos é lamentar, vamos ser mais um torcedor, não da copa do mundo, mas um torcedor da paz, da educação sem corrupção, dando basta a impunidade, para que as autoridades acordem.
    Caio Guimarães Dantas

    Curtir

  4. Anne Kelly de Moraes Arrenque 23 outubro, 2009 às 2:51 pm

    Glauco, O Brasil é considerado um dos países mais violentos do mundo e Corrupto. Os índices de assaltos, seqüestros, extermínios, violência doméstica e contra a mulher é muito alto e contribui para tal consideração. A população fica confusa: se os bandidos são presos sofrem torturas causando assim um desejo maior e exarcebado de vingança, se saem das celas não tem perspectiva de vida, a sociedade o repudia, não tem emprego, como sobreviver? Voltando ao crime? Não é necessário um cenário de guerra com armas pesadas para combater o crime, é preciso estudar sim, opções de ressocialização e educação para que os jovens saiam da escola com suas cabeças repletas de sonhos e não de armas como meio fácil de ganhar a vida.

    O fato é que todo e qualquer tipo de violência, corrupção é abominável e merece a devida punição. Clamamos por justiça neste país, nestre estado, na minha cidade – Araraquara – SP, onde diretores de escolas desviam verbas da educação e se utilizam de meios ilicitos ‘notas fiscais frias” e não são punidos, no meu país torcedores morrem porque seus times foram vencedores, homossexuais são espancados e assassinados porque sua forma de amar é diferente e crianças perdem sua infância por serem criança e inimputáveis. Realmente isso é lamentável no “nosso” Estado de São Paulo e no “Brasil”.

    Anne.

    Curtir

  5. Claudio Pessoa Grená 23 outubro, 2009 às 2:55 pm

    Temos que agir..a corrupçao esta fazendo parte de tudo ao nosso lado…escolas, professores..o que sera dos nossos filhos? …o que sera de nos os pais?…temos que agir,è melhor UM CIRO GOMES, que uma DILMA.
    Claudio

    Curtir

  6. Rodrigo Feitosa Ramos 23 outubro, 2009 às 2:59 pm

    Sempre com prazer leio seus artigos,muito interessante e vejo que tenta fazer a sua parte desse mundo tao grande, muito inteligente e muito humano, mas se juntos nao lutamos contra esse mal,que é a Corrupção na Educação do Estado de SP e nas escolas de nada restara de ètica entre nos humanos.
    Rodrigo Feitosa Ramos

    Curtir

  7. Ricardo Guilherme Fonseca 23 outubro, 2009 às 3:05 pm

    Quanto vale seu voto?Uma cesta básica? Uma consulta ao dentista? Um som? Um trabalho? Uma nota fiscal fria? Fazer vista grossa com os esquemas de corrupção nas escolas?

    2- Você votaria em alguém com ficha suja na policia?Que já matou? Já roubou? Assaltou? Usou drogas?

    3- Você votaria em um candidato processado por corrupção?Que já roubou merenda escolar das crianças?Que nada fez para sua comunidade? Que somente pensa em mudar nomes de ruas ou avenidas? Que não tem projetos sociais?

    4- Você votaria em um candidato que declarou publicamente ter cometido caixa dois em suas campanhas, sabendo que isso é crime?Que esse caixa dois é a falta de pagamento de impostos? Mostrando abertamente que somente os pobres pagam impostos e os ricos se safam?

    5- Você acredita que os valores morais e éticos devem ser preservados? Se você acredita realmente faça valer seu voto, a moral existe sim se você não se deixa influenciar por falsas promessas, a ética existe sim se você sabe escolher bem seu candidato.

    6- Você votaria em um candidato que falsificou um concurso público, para beneficiar amigos? enquanto você passou noites em claro, passou dias sem sair com seus amigos, sofreu de depressão, pela pressão de ter que apreender, estudar e esse candidato coloca seu amigo sem nenhuma regra. Pensem!!

    7- Você votaria em um candidato que faz promessas em campanha e depois não as cumpre? Como por ex. mais creches, escolas, delegacias, casas abrigos, materiais escolares. bibliotecas comunitárias? você votaria nesse candidato???
    .
    8- Você votaria em um candidato que usa dinheiro publico para se beneficiar em sua campanha?Votaria? pensem! dinheiro publico para festas, viagens, passeios,carnavais, sem pensarem no povo, nas mães que não tem aonde deixar suas crianças por falta de creches

    9- Você votaria em um candidato que a todo momento o Ministério Público o denuncia por improbidade administrativa dentre outros?veja a tal listra suja…e procure e pesquisem quem são seus candidatos…

    10- Você votaria em um candidato que pratica o nepotismo?que logo colocam seus filhos, cunhados, maridos, mulheres, diga VOCE NAO AO NEPOTISMO!!! PENSEM NA HORA DO VOTO.

    Assistam o vídeo. Façamos uma tomada de consciência. Veja quanto vale seu voto.
    Toda pessoa tem o direito e o dever de denunciar atitudes corruptas. A sociedade civil deve fiscalizar o poder público e, assim, participar da construção de um ambiente mais justo, ético e democrático.

    Porquanto, além dos mecanismos jurídicos contra a corrupção, sua luta passa necessariamente por processo de conscientização, isto é, de educação política, o qual não se relaciona a nenhum segmento ideológico ou partidário.

    Busca-se designadamente a verdade e o respeito aos bens públicos.

    Ademais, conscientizar é importante porque o problema da corrupção não está apenas na classe política. Ora, outros segmentos da sociedade praticam-na ou pelo menos são coniventes.
    Ricardo Guilherme Fonseca

    PENSEM BEM NA HORA DE VOTAR….. E DIGA NAO A CORRUPÇAO PARA VOCE E NOSSOS FILHOS….. nao queremos um BRASIL belo.. queremos um Brasil com ÉTICA e Moral.

    Curtir

  8. Erenivaldo Gomes Novatos 23 outubro, 2009 às 3:17 pm

    Se fôssemos listar as irregularidades praticadas pelos diretores de escola de araraquara aliados a cães e gatos , este espaço seria pequeno. Mas pelo que fizeram sequer foram condenados??? E outros de longe apurados, ou levado a prisão. São Funcionários Públicos eles pensam, nós pensamos precisavam sim era de anos de prisão, Além de serem obrigados a devolver o dinheiro desviado para não dizer roubado, cada um o seu valor . Mas continuam soltos, impunes, já que prisão no Brasil foi feita para, pobre e prostituta.Eles que são funcionários públicos estão livres e atuando dentro das escolas e rindo de todos que tiveram suas familias destruidas,rindo dos que se suicidaram, apenas rindo…..

    Com grande mobilização, a caixa de maldades destes diretores, dirigentes podem ir pra lata do lixo,talvez um dia eles pensem em todas suas maldades,tudo na vida tem um preço…os deles vão chegar. PEGA ,PEGA PEGA LADRÃOOOOOOOOO!!!!

    Erenivaldo Gomes Novatos

    Curtir

  9. Jaime de Oliveira Lopes Branco 19 janeiro, 2010 às 7:37 am

    Glauco nenhum destes diretores de escolas processados da diretoria de ensino de Araraquara foram afastados continuam em seus cargos – TRANSPARÊNCIA JÁ
    07/07/2009 – Executivo I – Pag. 94 08/07/2009 – Executivo I – Pag. 101
    1- Referente ao PAD nº 003/2007 A/B/C/D, indiciados:
    M.H.P, A.J.M., V.A.L.S. e I.B. De S., ficam os advogados Dr. José
    Welington Pinto – OAB/SP 10.982, Dr. Tiago Merlos da Silva –
    OAB/SP 266.419, Dra Fernanda Linge Del Monte,
    OAB/SP156.870 intimados a tomarem ciência do despacho de
    fls. 150: “ da designação da audiência para a oitiva das testemunhas
    arroladas pela Coordenadoria para o dia 28/07/09 às
    9:30 horas e 13:30 horas, nesta Coordenadoria – Rua
    Pamplona, 227 – Jardim Paulista – 9º andar”. Dra Helena
    Omena Lopes de Farias Zuffo – Procuradora do Estado.
    Coordenadoria de Procedimentos Disciplinares da Procuradoria
    Geral do Estado – São Paulo, SP.
    2- Referente ao PAD nº 001/2007 A/B/C/D/E, indiciados:
    M.T.P.G., S de S.B., R.AG., L.E.T.P. da C. e M.L. da S.P., ficam os
    advogados Dr. José Welington Pinto – OAB/SP 10.982, Dr. Tiago
    Merlos da Silva – OAB/SP 266.419, Dr. Clayton José da Silva, OAB/SP 64.503 intimados a tomarem ciência do despacho de
    fls. 319: “ da designação da audiência para a oitiva das testemunhas
    arroladas pela Coordenadoria para o dia 28/07/09 às
    9:30 horas e 13:30 horas, nesta Coordenadoria – Rua
    Pamplona, 227 – Jardim Paulista – 9º andar”. Dra Helena
    Omena Lopes de Farias Zuffo – Procuradora do Estado.
    Coordenadoria de Procedimentos Disciplinares da Procuradoria
    Geral do Estado – São Paulo, SP.
    3- Referente ao PAD nº 002/2007 A/B/C/D/E, indiciados:
    E.L.M., E.M.C., G.T.M.G., R.N.R.P. e S.R.B.B., ficam os advogados
    Dr. José Welington Pinto – OAB/SP 10.982, Dr. Tiago Merlos
    da Silva – OAB/SP 266.419, intimados a tomarem ciência do
    despacho de fls. 141: “ da designação da audiência para a oitiva
    das testemunhas arroladas pela Coordenadoria para o dia
    28/07/09 às 9:30 horas e 13:30 horas, nesta Coordenadoria –
    Rua Pamplona, 227 – Jardim Paulista – 9º andar”. Dra Helena
    Omena Lopes de Farias Zuffo – Procuradora do Estado.
    Coordenadoria de Procedimentos Disciplinares da Procuradoria
    Geral do Estado – São Paulo, SP.
    4- Referente ao PAD nº 004/2007 A/B/C/D, indiciados:
    P.P.S., M.C.L.F.B., T.A.A. da S., e I.C.R.P., ficam os advogados
    Dr. José Welington Pinto – OAB/SP 10.982, Dr. Tiago Merlos da
    Silva – OAB/SP 266.419, intimados a tomarem ciência do despacho
    de fls. 389: “ da designação da audiência para a oitiva
    das testemunhas arroladas pela Coordenadoria para o dia
    28/07/09 às 9:30 horas e 13:30 horas, nesta Coordenadoria –
    Rua Pamplona, 227 – Jardim Paulista – 9º andar”. Dra Helena
    Omena Lopes de Farias Zuffo – Procuradora do Estado.
    Coordenadoria de Procedimentos Disciplinares da Procuradoria
    Geral do Estado – São Paulo, SP.
    Leitor Jaiminho.

    Curtir

  10. Silvio de Abreu Mendes 20 janeiro, 2010 às 10:59 pm

    Há quase 20 anos no comando de São Paulo, o PSDB parece que sonha em institucionalizar a incompetência, a farsa e os desmandos cometidos por suas administrações catastróficas que envergonham a cada dia o estado.

    Os governos tucanos, devidamente maquiados pela nojenta mídia paulista, colocou o mais rico estado do país numa situação de extrema vergonha para o seu povo.

    O jeito PSDB de governar começou com Mário Covas e suas famigeradas privatizações e com os pedágios com tarifas abusivas.

    Os desmandos e o desrespeito à população chegou ao ápice com Geraldo Alckimin. Fraco e sem pulso, deixou o povo nas mãos do PCC, a sáude na UTI e viu seu governo manchado com graves escândalos como as manobras que impediram a isntalação de 69 CPI’s, o rombo de R$ 1,2 bilhão nas contas do estado, denunciado pelo seu sucessor Cláudio Lembo(DEM), o escândalo na Nossa Caixa, superfaturamento de obras como o Rodoanel e Calha do Tietê, além disso ainda teve que assistir sua esposa Lu Alckmin ser flagrada recebendo 400 vestidos de luxo de um estilista, num ato proibido e vexatáorio para uma primeira dama.

    E o atual governador José Serra, também não fica atrás, pois em seu governo o que vemos é a continuação do modus operandi de seus colegas antecessoeres.

    Além de continuar sucateando a segurança, a saúde, a educação e o falido sistema de transportes, onde houve o triste episódio do ainda não explicado acidente no Metrô, temos que assisitir perplexo o estouro do Caso Alston, onde foram pagas altas propinas para polítcos do PSDB dese o governo do honesto(?) Mário Covas.

    Isso só reforça a tese de que os tucanos, além de serem péssimos opositores, são ainda mais na hora de governar.

    O interessante é ver como os caras-de-pau ainda possuem a coragem de vir à mídia, sem nenhuma vergonha, atacar Lula e o PT.

    Eles agem como se tudo que está acontecendo aqui em São Paulo fosse um verdadeiro faz-de conta.

    Querem que acreditemos que não possuem responsabilidades por todos os desmandos administrativos que têm cometidos frente ao estado.

    O PSDB quer institucionalizar a farsa, o engodo e a mentira. Para eles está tudo bem. Está tudo normal.

    Esse incompetentes arrasam os cofres púbicos, cometem uma série de desmandos, abafam qualquer tentativa de investgação sobre o mau uso do dinheiro do povo e encaram como se nada estivesse acontecendo.

    Ou o povo de São Paulo toma vergonha na cara e dá um basta nessa gente que pensa ser dona do estado ou estaremos perdidos.

    Acorda São Paulo!

    Curtir

Deixe um comentário

Faça o login usando um destes métodos para comentar:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.

%d blogueiros gostam disto: