Educação Política

mídia, economia e cultura – por Glauco Cortez

O ENIGMA DO PANETONE: VEJA SÓ ONDE ESTÁ O PROBLEMA DA CORRUPÇÃO NO GOVERNO DO DISTRITO FEDERAL E EM TODO BRASIL

O fermento do panetone de José Roberto Arruda vem do Poder Judiciário

O Estadão traz hoje, no blog de João Bosco Rabelo, o real problema da corrupção na política brasileira. Lendo a coluna de Rabelo, percebe-se porque há tanto deboche dos políticos e tanta facilidade nos esquemas de corrupção do Brasil. O problema não é dos partidos políticos, mas do judiciário brasileiro.

Há uma total e irrestrita impunidade nas camadas mais altas da sociedade e isso é uma responsabilidade exclusiva do Poder Judiciário, que gosta mais de pompa do que de justiça. Inclusive,  em muitos escândalos políticos, membros do judiciário são apontados como parceiros nos esquemas corruptos. A lentidão e leniência do Poder Judiciário são o fomento da corrupção.

De acordo com o blog, “Há quatro anos e meio um processo por improbidade administrativa contra o empresário e vice-governador (do Distrito Federal), Paulo Octávio, tramita entre a Procuradoria-Geral e o Supremo Tribunal Federal. É um daquelas clássicas protelações que são debitadas à conta da morosidade do Judiciário. Que, por sua vez, diz que o problema é da legislação. O autor da ação é o Ministério Público Federal, que responsabiliza Paulo Octávio e mais 38 réus por uma conta de R$ 240 milhões do Fundo de Previdência dos Funcionários da Caixa Econômica Federal – Funcef.” (Estadão -Imunidade Administrativa)

Enquanto isso, o presidente do Supremo Tribunal Federal, ministro Gilmar Mendes, exime-se da culpa. Em matéria na Agência Brasil, culpa a estrutura do judiciário e o INSS. Veja abaixo que beleza de declaração do ministro.

O presidente do Conselho Nacional de Justiça (CNJ) e do Supremo Tribunal Federal (STF), ministro Gilmar Mendes, criticou hoje (7) o funcionamento do sistema jurídico brasileiro, que segundo ele, é lento por falta de estrutura. “Veja o caso da Justiça Federal, por exemplo. Temos muitas ações de Previdência por conta de pequenos erros do INSS [Instituto nacional do Seguro Social]. Estas pessoas deveriam reclamar com o INSS, não com a Justiça. Há um mau funcionamento do sistema que prejudica o Judiciário”, disse após a abertura dos trabalhos da Semana Nacional da Conciliação, iniciativa que pretende fazer o máximo de acordos pelo quarto ano consecutivo.

De acordo com Mendes, o país não criou alternativas para resolver conflitos e, por isso, todos os problemas são resolvidos nos tribunais. “Temos que mudar a cultura de recorrer sempre ao Judiciário, temos que buscar alternativas para resolver os problemas.” (texto integral – Ivy Farias/ABr).

Leia mais em Educação Política:
PODER JUDICIÁRIO DE GILMAR MENDES É GRANDE O ROTEIRISTA DOS VÍDEOS DO GOVERNADOR DO DISTRITO FEDERAL, JOSÉ ROBERTO ARRUDA
JÁ PENSOU DOIS CARECAS IGUAIS AO JOSÉ ROBERTO ARRUDA NA PRESIDÊNCIA DA REPÚBLICA DO BRASIL?
VEJA COMO É A REFORMA AGRÁRIA DO PSDB E DO DEM, PARTIDOS DE JOSÉ ROBERTO ARRUDA, KÁTIA ABREU E JOSÉ SERRA: TIRA DO POBRE E DÁ AO RICO
ORAÇÃO DA PROPINA DOS POLÍTICOS DE BRASÍLIA, NO DISTRITO FEDERAL, É ALGO SOBRENATURAL OU SERIA SURREAL?

Uma resposta para “O ENIGMA DO PANETONE: VEJA SÓ ONDE ESTÁ O PROBLEMA DA CORRUPÇÃO NO GOVERNO DO DISTRITO FEDERAL E EM TODO BRASIL

  1. Pingback: PODER JUDICIÁRIO É QUEM MAIS DESRESPEITA A CONSTITUIÇÃO E LIBERA SALÁRIOS ACIMA DO TETO CONSTITUCIONAL « Educação Política

Deixe um comentário

Faça o login usando um destes métodos para comentar:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.

%d blogueiros gostam disto: