Categorias
MORO NA FILOSOFIA

LUC FERRY: A FILOSOFIA NO PASSADO, PRESENTE E FUTURO E SUA RELAÇÃO COM O ESTOICISMO

“Vivemos continuamente na dimensão do projeto, correndo atrás de objetivos postos num futuro mais ou menos distante e pensamos, ilusão suprema, que nossa felicidade depende da realização completa de fins medíocres ou grandiosos, pouco importa, que estabelecemos para nós mesmos. Comprar o último MP3, uma poderosa câmera fotográfica; ter um quarto mais bonito, uma moto mais moderna; seduzir, realizar um projeto, montar uma empresa de qualquer tipo que seja: cedemos sempre à miragem de uma felicidade adiada, de um paraíso ainda a ser construído, aqui ou no além.

Esquecemos que não há outra realidade além da que é vivida aqui e agora, e que essa estranha fuga para adiante nos faz com certeza falhar. Assim que o objetivo é alcançado, temos quase sempre a experiência dolorosa da indiferença, ou mesmo da decepção. Como crianças que se desinteressam do brinquedo no dia seguinte ao Natal, a posse de bens tão ardentemente desejados não nos torna nem melhores nem mais felizes do que antes. As dificuldades de viver e o trágico da condição humana não são modificados e, segundo a famosa expressão de Sêneca, “enquanto se espera viver, a vida passa”. (Luc Ferry, filósofo francês)

Leia mais em Educação Política:
VELHOS POEMAS
ARTE BRUTA
CAMINHONEIRO FILÓSOFO: “TUDO O QUE SEI É QUE NADA SEI”
A GAROTINHA, A MÃE, A TELEVISÃO E A PUBLICIDADE QUE NOS FAZ ESQUECER

Por glaucocortez

Blog Educação Política

6 respostas em “LUC FERRY: A FILOSOFIA NO PASSADO, PRESENTE E FUTURO E SUA RELAÇÃO COM O ESTOICISMO”

Que texto mais lindo e rico em sentidos. É incrível como nos apegamos a coisas tão bestas, que só nos trazem ilusões. Não que ilusões sejam desprezíveis. Afinal, iludir é também sonhar, e quando sonhamos, fazemos planos futuros.
“Enquanto se espera viver, a vida passa”, adorei essa parte.

Glauco, estou adorando o blog!

Publiquei um texto sobre amizade (um dos poucos que me orgulho) no meu blog, se der, faça uma visita!

:]

Curtir

Comentários encerrados.