Categorias
ESTADO DA ARTE

O FILME ENTRE OS MUROS DA ESCOLA MOSTRA QUE A ESCOLA ESTÁ ISOLADA E INCAPAZ DE RESOLVER OS PROBLEMAS CRIADOS PELA SOCIEDADE

Filme ganhou Palma de Ouro em Cannes

O filme Entre os muros da escola (França, 2008), dirigido por Laurent Cantet, foi muito divulgado como um filme que trata da dificuldade de uma escola pública da periferia de Paris em lidar com seus indisciplinados alunos filhos de imigrantes.

Nada mais falso para quem assiste ao filme. Os alunos estão mais para inteligentes e críticos em relação à escola do que para indisciplinados, ainda que a indisciplina esteja presente.

Mas a grande questão do filme não é essa, não é a indisciplina e a imigração. Essa é uma visão eurocêntrica e elitista que não é evidente na narrativa. Pelo contrário, o filme deixa claro, explicitamente, a incapacidade da escola em resolver os seus próprios problemas. A escola lida com alunos globalizados (provenientes de culturas diversas) do século 21 da mesma forma que lidou com os alunos provincianos (monoculturais) do século 19.

Entre os muros da escola há um diretor empolado, professores fúteis, discussões inúteis e reuniões tão enfadonhas que até o público do filme não aguenta. O filme mostra que a escola transformou-se em um tribunal, em um espaço de jugo e não de pensamento. Ela se isolou em uma fortaleza de conceitos retóricos e ineficientes. Daí talvez porque o título do filme fale sobre os muros.

O diretor Laurent Cantet diz mais do que pode nos parecer, mas o enredo deixa claro que, mesmo nos países do primeiro mundo, a escola foi abandonada pelo Estado, está isolada e ilhada entre muros de uma tradição que não dá conta da realidade.

Leia também sobre o sensacional Sicko, de Michael Moore.


Leia mais em Educação Política:
CANTORA REJANE LUNA COLOCOU 12 MÚSICAS PARA BAIXAR DE FORMA LEGAL NO SITE PALCO MP3
DA SÉRIE OBRA-PRIMA: AMY WINEHOUSE EM YOU KNOW I´M NO GOOD

UMA HISTÓRIA ENFADONHA, DE ANTON TCHEKHOV, É DE UMA BELEZA SINGULAR E ATEMPORAL
NOEL ROSA, POETA DA VILA, É UM FILME QUE APOSTOU NA MÚSICA E NO AMOR INCONSEQUENTE DO GRANDE MÚSICO CARIOCA DOS ANOS 30
LÓKI, DOCUMENTÁRIO SOBRE ARNALDO BAPTISTA MOSTRA A IMPORTÂNCIA RADICAL DE UM MÚSICO EXTRAORDINÁRIO

Por glaucocortez

Blog Educação Política

30 respostas em “O FILME ENTRE OS MUROS DA ESCOLA MOSTRA QUE A ESCOLA ESTÁ ISOLADA E INCAPAZ DE RESOLVER OS PROBLEMAS CRIADOS PELA SOCIEDADE”

“o enredo deixa claro que, mesmo nos países do primeiro mundo, a escola foi abandonada pelo Estado, está isolada e ilhada entre muros de uma tradição que não dá conta da realidade”

Já passou da hora dos governantes, de modo geral, começarem a se preocupar com isso. Na minha visão, acredito que boa parte dos problemas enfrentados – principalmente em países subdesenvolvidos e emergentes – poderiam ser reduzidos, e porque não, inexistentes; se todos dessem o valor merecido a educação de um país.

Uma boa educação abre horizontes. Se você não sabe “para onde crescer”, você não tem objetivo, e sem objetivo, é difícil chegar a algum lugar. É aí que entra uma outra questão relevante: isso não é falta de vontade, mas sim falta de perspectiva e, consequentemente, oportunidade.

Curtir

Concordo plenamenta com a sua resposta a nossa escola pública foi sem dúvida abandonada pelo nosso estado.Precisamos sair do anonimato social e entrar de vez nesta quetão social.Falarmos o que realmente esta acontecendo com a nossa educação.

Curtir

Concordo com esta posição. Mas acredito que não basta criticar, se o vai fazer, proponha algo melhor, se não fica muito fácil colocar a boca em qualquer situação! O Brasil se encaixa bastante em alguns aspectos deste filme e eu, como uma futura professora me sinto dentro desta batalha para uma melhora das escolas e curiosa para o que pessoas críticas têm a acrescentar! mas não basta criticar, tem q construir, propor, instigar, questionar… algo melhor! E não é somente os professores, é a mídia, a sociedade, os pais e os alunos também!
“a escola foi abandonada pelo Estado, está isolada e ilhada entre muros de uma tradição que não dá conta da realidade.”

Curtir

É extremamente impressionante a qualidade desse filme.A história é muito bem elaborada e trata de um assunto muito sério de uma maneira tão realista que eu me perguntava se eram atores ou os próprios alunos e funcionários daquela escola que estavam sendo filmados…

Curtir

[…] Dica de filme segundo meu amigo Glauco Cortez (Educação Política) e que tem muito haver com a realidade que presenciamos hoje nas escolas desse Brasil. O filme Entre os muros da escola (França, 2008), dirigido por Laurent Cantet, foi muito divulgado como um filme que trata da dificuldade de uma escola pública da periferia de Paris em lidar com seus indisciplinados alunos filhos de imigrantes. Nada mais falso para quem assiste ao filme. Os alunos estão mais para inteligentes e críticos em relaç … Read More […]

Curtir

[…] Dica de filme segundo meu amigo Glauco Cortez (Educação Política) e que tem muito haver com a realidade que presenciamos hoje nas escolas desse Brasil. O filme Entre os muros da escola (França, 2008), dirigido por Laurent Cantet, foi muito divulgado como um filme que trata da dificuldade de uma escola pública da periferia de Paris em lidar com seus indisciplinados alunos filhos de imigrantes. Nada mais falso para quem assiste ao filme. Os alunos estão mais para inteligentes e críticos em relaç … Read More […]

Curtir

Gostei do comentário breve sobre o filme. E concordo contigo que divulgar o filme como uma “película” que trata da indisciplina nos alunos é uma interpretação errônea. O problema a ser mostrado no filme não são as crianças e sim a relação que usualmente as escolas estabelecem com esses meninos. É de certo modo interessante saber que esses não são problemas exclusivos das escolas brasileiras, de um mundo subdesenvolvido. A próposito essa interpretação errôneo que fazem do filme incide em criar um discurso que o próprio filme critica. Irônico, isso.

Curtir

[…] O FILME ENTRE OS MUROS DA ESCOLA MOSTRA QUE A ESCOLA ESTÁ ISOLADA E INCAPAZ DE RESOLVER OS PROBLEMA… Mande aos amigos:Gostar disso:GosteiSeja o primeiro a gostar disso. JUSTIÇA, A CÍNICA Joaquim Barbosa, José Dirceu, Marco Aurélio Mello, Mensalão scandal, Política, STF, supremo ← QUE HORROR! AMEAÇA DE MORTE DE CANDIDATO DO PSDB FAZ JORNALISTA DA FOLHA DE S.PAULO DEIXAR O PAÍS […]

Curtir

Comentários encerrados.