Educação Política

mídia, economia e cultura – por Glauco Cortez

LEVANTE CULTURA: GOVERNO DO DR. HÉLIO (PDT) EM CAMPINAS É UM VERDADEIRO DESASTRE PARA ÁREA CULTURAL DA CIDADE

Artistas foram às ruas

O governo do prefeito de Campinas, Hélio de Oliveira Santos (PDT), foi e continua sendo um total desastre para a cultura de Campinas. A cidade, com certa de 1 milhão de habitantes no interior de São Paulo, é um centro teatral e de dança, reconhecido pela população e pelas políticas do governo federal ao financiar Pontos de Cultura.

O governo do Dr. Hélio, como é conhecido o prefeito, simplesmente abandonou qualquer política cultural. O patrimônio, sejam museus ou teatros, estão caindo aos pedaços.

Para se ter uma ideia da importância da área cultural para o prefeito, basta dizer que durante o primeiro mandado, ele manteve um secretário de Cultura interino e importado de outra cidade. Sim, interino por anos e anos.

Insatisfeitos com o descaso, artistas se organizaram e agora promovem um levante cultural contra a falta de política cultural do município. Os organizadores do movimento, veja Blog Levante Cultura, estão reunindo fatos em um Dossiê sobre o descaso. Nele, constarão, por exemplo, falta de pagamento para artistas que prestaram serviços, burocracia e cobranças de taxas abusivas para o uso do solo para manifestação artística.
Veja a seguir texto do Levante Cultura

II MANIFESTO DO LEVANTE CULTURA
movimento apartidário pela transformação da política pública cultural de Campinas

Há anos, diversos grupos, companhias e artistas desenvolvem trabalhos que visam estabelecer novas relações sociais e humanas entre a Arte e a Sociedade, sem encontrarem o necessário respaldo do Poder Público para que Campinas possa usufruir do patrimônio artístico que possui.

Voltamos então às ruas, para compartilhar com a sociedade campineira nossa insatisfação, mostrando muito do que Campinas está perdendo pela ausência de Políticas Públicas para a Cultura.
Consideramos que Arte não é apenas “Carnaval, Arraial e Natal” como o programa da atual Secretaria de Cultura e da Prefeitura Municipal estabelece. É preciso implantar uma Política Pública para as Artes que contemple a atividade artística em suas múltiplas manifestações. Porém, para que tal aconteça, é preciso do Secretário de Cultura um comprometimento que, infelizmente, não existe e também uma capacidade administrativa e um conhecimento de suas funções públicas que o Sr. Arthur Achilles já demonstrou não possuir na mais mínima medida.

O atual Secretário revela também desconhecer a rica e variada produção artística e cultural da cidade. Afirmamos, mais uma vez, a necessidade urgente da criação de condições sociais, políticas e econômicas para a construção de uma cidade na qual a Arte e a Cultura, sendo compreendidas como afirmação da vida forte, potente e saudável, possam se exercer em Campinas, para Campinas, pela produção campineira.

O Movimento Levante Cultura, integrado por grupos, companhias e artistas produtores das diversas linguagens artísticas nesta cidade, vem a público, mais uma vez, manifestar o repúdio à ausência de políticas públicas destinadas às artes neste município, exigindo o afastamento imediato do Sr. Arthur Achilles das funções que exerce na Secretaria de Cultura como Secretário de Cultura, para que a sociedade tenha o direito de dialogar com um servidor público que esteja à altura da demanda da produção de seus artistas cidadãos.
Campinas, 07 de abril de 2010.
LEVANTE CULTURA

Leia mais em Educação Política:
DA SÉRIE OBRA-PRIMA: ALMA NÃO TEM COR, DE ANDRÉ ABUJAMRA, NO KARNAK
O TEATRO PODE APARAR NOSSAS ARESTAS DA IMBECILIDADE
O FILME ENTRE OS MUROS DA ESCOLA MOSTRA QUE A ESCOLA ESTÁ ISOLADA E INCAPAZ DE RESOLVER OS PROBLEMAS CRIADOS PELA SOCIEDADE
UMA HISTÓRIA ENFADONHA, DE ANTON TCHEKHOV, É DE UMA BELEZA SINGULAR E ATEMPORAL

2 Respostas para “LEVANTE CULTURA: GOVERNO DO DR. HÉLIO (PDT) EM CAMPINAS É UM VERDADEIRO DESASTRE PARA ÁREA CULTURAL DA CIDADE

  1. Pingback: VÍDEO MOSTRA ARTISTAS DE CAMPINAS EM MANIFESTAÇÃO CONTRA A FALTA DE POLÍTICA CULTURAL DO PREFEITO HÉLIO DE OLIVEIRA SANTOS « Educação Política

  2. Pingback: A GUERRA DO FIM DO MUNDO, DE VARGAS LLOSA, É UMA SIMPLIFICAÇÃO DE OS SERTÕES DE EUCLIDES DA CUNHA, DIZ PESQUISADORA « Educação Política

Deixe um comentário

Faça o login usando um destes métodos para comentar:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.

%d blogueiros gostam disto: