Educação Política

mídia, economia e cultura – por Glauco Cortez

RUSSELL CROWE JÁ SABE QUE NA BLOGOSFERA HÁ UM EXÉRCITO DE ROBIN HOOD CONTRA A DITADURA DO PENSAMENTO ÚNICO DA MÍDIA

Blogosfera revive o espírito de Robin Hood

A blogosfera deu voz a um exército de Robin Hood. Não um exército disciplinado como no quartel militar. Um exército anárquico e irregular, mas tremendamente inseridos no espírito de justiça social de Robin Hood. A grande mídia não está mais sozinha e o ator do filme Robin Hood, Russell Crowe, parece saber disso quando afirmou que Robin Hood hoje estaria lutando contra a mídia.

Esse exército atua em todas as esferas do pensamento. Alguns atuam mais na política, outros na cultura, no direito e principalmente como interlocutores da grande mídia. Mas o drama da mídia atualmente não são as críticas da blogosfera, mas as críticas consistentes, preparadas e bem fundamentadas da blogosfera. Há talvez milhares de pessoas que foram excluídas pela mídia do debate público, seja por motivos ideológicos ou por falta de espaço.

Na blogosfera, o espaço é infinito, não há limite, não há manuais. Cada um apresenta sua própria experiência de vida, seus conhecimentos, seus erros e acertos. É um mundo lírico e bélico ao mesmo tempo.

A blogosfera parece ter tirado da inércia uma quantidade imensa de pessoas, que talvez um dia tenham sido militantes nas ruas por uma utopia social, uma crença política. Mas as obrigações do cotidiano, a expansão das cidades, as distâncias e o trabalho inviabilizaram uma militância prática, mas não anularam a utopia presente da consciência. A blogosfera permite uma militância dentro dos limites de cada um, precisa, rápida, naquilo que mais lhe interessa, mais lhe atrai, mais lhe convém. Basta meia hora por dia, uma hora por semana.  O tempo e horário cada um decide de acordo com a sua vida e suas possibilidades.

O importante é que a blogosfera parece fazer renascer o desejo e o sonho de uma nova utopia, de um Brasil mais justo e igualitário, de um Brasil com condições de criar uma sociedade em que as pessoas possam viver suas potencialidades, seus sonhos.

Leia mais em Educação Política:
O MAL-ESTAR DA GRANDE MÍDIA
INTERNET BANDA LARGA É O GRANDE NÓ DA INFRAESTRUTURA E DA DEMOCRACIA DO BRASIL
HERANÇA DA DITADURA, TORTURA PRATICADA POR POLICIAIS É LEGITIMADA PELO SUPREMO
BELO MONTE É NECESSÁRIA PARA O BRASIL NÃO FICAR NO ESCURO, MAS É INADIÁVEL UM GRANDE PROJETO PARA INCENTIVAR ENERGIA MAIS LIMPA
PARCERIA ENTRE O PSDB E A GRANDE MÍDIA INCLUI AÇÃO NA JUSTIÇA PARA GERAR PAUTA E COBERTURA JORNALÍSTICA

3 Respostas para “RUSSELL CROWE JÁ SABE QUE NA BLOGOSFERA HÁ UM EXÉRCITO DE ROBIN HOOD CONTRA A DITADURA DO PENSAMENTO ÚNICO DA MÍDIA

  1. Felix 13 maio, 2010 às 5:24 pm

    Disse tudo meu caro. Disse tudo. Nâo há o que acrescentar. Apenas faço uma observação: muitos telespectadores hoje assistem ao jornal para analisar o que vão falar. Não assistem mais para saber o que está acontecendo, e sim com espírito crítico, analítico para avaliar o comportamento da grande mídia, com muita propriedade alcunhada de PIG.

    Parabéns e continue nessa luta, que o triunfo será glorioso

    Felix

    Curtir

  2. Pingback: SERRA VAI PARA O VALE TUDO E IMPRENSA TRAZ PERGUNTA QUE NÃO QUER CALAR: QUAL O SEGREDO DA GRANDE MÍDIA? « Educação Política

  3. Pingback: FESTIVAL JOSÉ SERRA E OS JORNALISTAS: QUEM TEM CORAGEM DE ENTREVISTAR JOSÉ SERRA? « Educação Política

Deixe um comentário

Faça o login usando um destes métodos para comentar:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.

%d blogueiros gostam disto: