Educação Política

mídia, economia e cultura – por Glauco Cortez

REDE GLOBO E O MONOPÓLIO DA INFORMAÇÃO NA COPA DO MUNDO E NAS OLIMPÍADAS

Por Chico Cerrito

A cobertura exagerada da copa feita pela Rede Globo, que enviou mais de 200 profissionais a África, é garantida pela pesada verba publicitária dos patrocinadores dessa cobertura, inclusive uma cervejaria e uma lanchonete multinacional de “fast-food”, ambos produtores de bebidas ou alimentos incompatíveis com o esporte e com a boa nutrição, a associação de álcool e gordura ao esporte é proibida em vários países desenvolvidos.
É bom lembrar que essa rede de comunicação quase linchou politicamente o atual Ministro da Saúde quando esse se queixou, tempos atrás, das campanhas publicitárias de cervejas em horário nobre, insuflando o consumo de álcool pela juventude, com mulheres lindas, iates, festas, carros e outros objetos de desejo da sociedade burguesa, tal qual há pouco faziam as fábricas de cigarros.
Posto isto, a equipe jornalística esportiva da Rede Globo nunca aceitou Dunga como técnico, pois este acabou com constantes entrevistas exclusivas para as empresas da rede, não aceita escalações de falsos entendidos e nem deixa passar batido provocações baratas de repórteres.
A TV Globo ainda tem grande audiência nessas suas insuportáveis transmissões esportivas porque a qualidade técnica é muito boa e tem a exclusividade da FIFA, como tem infelizmente do Grupo dos 13 no Campeonato Brasileiro, o que lhe garante patrocínios de alto valor, fechando o círculo viciado do monopólio lucrativo.
Com a realização da Copa de 2014 no Brasil, a emissora já deve saber das dificuldades que encontrará com a exclusividade de sempre, a FIFA parece estar revendo sua orientação, sendo que a Rede Globo não tem os direitos de transmissão da Olimpíada de 2012 em Londres e provavelmente a COPA de 2014 e a Olimpíada de 2016, ambas no Brasil terão múltiplas transmissoras.
Tomara.
A par disso tudo, a exploração da transmissão de canais de televisão pelas leis brasileiras são concessões de serviços públicos, para os quais deveriam existir licitações, mas que de forma imoral e com a complacência dos órgãos de fiscalização, foram ao longo dos tempos sendo distribuídos (e prorrogados, inclusive pelo atual governo) de maneira a atender e apaziguar interesses, de forma escusa, e sem qualquer retorno, controle ou compensação a sociedade.
Criou-se um monstruoso oligopólio, tal qual e ainda mais fechado que no restante das comunicações, mas neste caso, montado escandalosamente sobre concessões públicas obtidas com gratuidade aparente.

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2 Respostas para “REDE GLOBO E O MONOPÓLIO DA INFORMAÇÃO NA COPA DO MUNDO E NAS OLIMPÍADAS

  1. Wesley 25 junho, 2010 às 1:07 pm

    Ooooooooo dor de cotovelo ehhh:?????
    Globo!!!!
    Globo!!!!
    Globo!!!!

    Curtir

  2. Pingback: INTERNAUTA: CHOVE HABEAS CORPUS NO SUPREMO TRIBUNAL FEDERAL E FICHA LIMPA NEM CHEGA A ESQUENTAR « Educação Política

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