Categorias
EDUCAÇÃO POLÍTICA

HERANÇA DA TORTURA DA DITADURA MILITAR, QUE O STF LEGITIMOU, ESTÁ NA ESSÊNCIA DA CRUELDADE DA MORTE DE ELIZA SAMÚDIO

A trama cultural do assassinato de Eliza Samúdio

Nem em imagens fictícias dá para suportar a violência e a tortura?

O caso do goleiro Bruno do Flamengo trouxe à tona duas faces violentas da cultura brasileira: a primeira é a violência contra a mulher, herança da colonização, e a segunda, a tortura praticada por militares criminosos, herança da ditadura militar.

A essência dos requintes de crueldade do assassinato de Eliza Samúdio remetem à cultura da tortura e dos assassinatos nos porões da ditadura militar. Um policial treinado seria o suspeito da tortura e morte da jovem. Para o Supremo Tribunal Federal, em decisão recente, a tortura praticada por militares e as dezenas de assassinatos durante o regime militar estão perdoados.

O perdão aos torturadores e o perdão aos assassinos de mulheres estão expostos de forma mais evidente no caso do goleiro Bruno do Flamengo. É urgente e necessária uma política nacional de combate ao machismo e à tortura, ainda resistente no país.

Além dessas duas heranças, há também o mundo fútil da exploração do corpo presente muito presente na mídia de uma sociedade com excessiva concentração de renda. A história do crime nos remete à toda uma prática social aceita, que é a valorização excessiva dos atributos do corpo como forma de se dar bem na vida em uma sociedade de pobres e milionários. Há uma desigualdade social difícil de combater que parece estar presente na trama do Caso Bruno.

Beleza, corpo, desigualdade social, machismo, tortura e ditadura militar parecem compor esse quadro macabro do assassinato de Eliza Samúdio.

Leia mais em Educação Política:

O CASO DO GOLEIRO BRUNO DO FLAMENGO É SÓ UMA PONTA DO ICEBERG DA VIOLÊNCIA CULTURAL CONTRA A MULHER
HERANÇA DA DITADURA, TORTURA PRATICADA POR POLICIAIS É LEGITIMADA PELO SUPREMO

“VOTE NO DEPUTADO DA MOTOSSERRA”: URNA PARA PRESIDIÁRIO É A COISA MAIS ESTÚPIDA QUE A DEMOCRACIA PODE FAZER

GILMAR MENDES: UMA DAS PIORES HERANÇAS DO PSDB PORQUE É UM LEGADO NA CÚPULA DO PODER JUDICIÁRIO E VITALÍCIO

Por glaucocortez

Blog Educação Política

16 respostas em “HERANÇA DA TORTURA DA DITADURA MILITAR, QUE O STF LEGITIMOU, ESTÁ NA ESSÊNCIA DA CRUELDADE DA MORTE DE ELIZA SAMÚDIO”

Pois é, não fosse o perdão, muitos candidatos e candidatas estariam receosos quanto à possibilidade de punição por sequestros e assassinatos praticados…
Talvez, por esse ponto de vista, realmente fosse melhor que o Supremo tivesse posição diferente. Ou todos pensam que a decisão, a portas fechadas, em Brasília, não foi comemorada?

Curtir

Eu acredito que ainda exista tortura no pais,pode não ser explicita,mas pode ser chantagista,c aluniadora,onde os fins justificam os meios,é impossivel, ams ainda existe trabalho escravo no Brasil,e o pior existem trabalhadores presos ao empregador,devido FGTS/multa ,etc,e as vezes os empregadores não pagam o que devem,quanto as mulheres… lamentavel,porem penso que se estivesse mais educação e oportunidades talvez a Elisa não precisave dar o golpe da barriga,ela poderia sim ter um caso c/ o goleiro Bruno,mas seria independente e se tivesse carater perceberia, quem era o goleiro e cairia fora, pois seria uma mulher resolvida,independente. Por isso me doi tanto ver lindas garotas, malhando,se enfeitando,p/ ser modelos parece a carreira mais facil.. pensem bem,por que não ser costureira,enfermeira,medicas,jornalistas, professoras,é tão ruim assim ter profissão,ser dona do nariz,não importa o valor da renda, mas sim a capacidade da mulher,temos que nos valorizar,trabalhar c/ dignidade,só assim seremos respeitadas pelos homens.. kÁ P/ NÓS NÓS SOMOS PODEROSAS..

Curtir

[…] HERANÇA DA TORTURA DA DITADURA MILITAR, QUE O STF LEGITIMOU, ESTÁ NA ESSÊNCIA DA CRUELDADE DA MOR… Mande aos amigos:Gostar disso:GosteiSeja o primeiro a gostar disso. JUSTIÇA, DOS BRASILEIROS Campinas, eleições 2012, Justiça, justiça eleitoral, Pedro Serafim, Política ← BATOM EM DEBATE NA TEVÊ REVELA MUITO DA MAQUIAGEM IDEOLÓGICA DE JONAS DONIZETTE, CANDIDADO A PREFEITO DE CAMPINAS (SP) […]

Curtir

Sim! A ditadura teve seus pontos negativos em nossa sociedade, mas depois delas, outras heranças que tivemos, foi sem duvida uma sociedade sem limites, sem regras, sem moral, sem ética de comportamento. A formação de uma nação doente pelas drogas, que os libertários da “Democracia” kkkk, já utilizavam e introduziam no Brasil. Aff! Desculpe a todos! Não sou a favor, nem contra a ditadura! Na verdade, sei que muita merda aconteceu no Brasil naquele período. Mas fico pensando: Será que nós brasileiros, filhos da corrupção histórica, da formação de governos oligárquicos, filhos do jeitinho de levar vantagem e sair por cima em tudo e sobre tudo, estávamos preparados para formar um Brasil com tanta liberdade e “Direitos”? Não falo que a restrição de direitos ou um país com regimes de governos fechados seriam uma boa opção, mas ficam as perguntas: O Brasil de hoje é melhor do que o que tínhamos no período da ditadura? Por que tanta gente seria E ADULTA com mais de 65 anos hoje, defendem aquele período? Será que teríamos hoje tantos traficantes, criminosos e baderneiros em nosso país?
É difícil saber, mas acho que já tava na hora de uma boa e longa revolução, acontecer neste país. Caso contrário, desafio algum ai me dizer quando este país vai se tornar realmente uma potencia e uma nação, como muitas já estão se tornando.

Curtir

Comentários encerrados.