Categorias
EDUCAÇÃO POLÍTICA

ESTE GRÁFICO PODE DECIDIR SEU VOTO NAS PRÓXIMAS ELEIÇÕES PRESIDENCAIS DO BRASIL

Eleições 2010

Há muita gente que vota olhando exclusivamente para o próprio umbigo. É normal, mas se você é uma pessoa que na hora do voto pensa em um país melhor e menos desigual (e que isso também te beneficia), esse gráfico pode te ajudar a decidir seu voto nas próximas eleições. Ele mostra a linha da miséria, levantado pela FGV-RJ em cima de indicadores do IBGE.

Há nele três governos que marcam três períodos bem distintos. O primeiro é o governo Itamar Franco (1992-1994) com acentuada queda da linha da miséria. Depois (1995-2002) vem o governo de Fernando Henrique (PSDB) e veja que o gráfico não muda, ou seja, a desigualdade continua estável durante os oito anos do governo tucano.

Depois entra o governo Lula (PT), que vai de 2003 a 2009, e reaparece uma queda grande na quantidade de miseráveis no Brasil, uma queda de quase 50%.

Nada garante que o governo de Dilma Rousseff continuará diminuindo a miséria no Brasil, mas é a única candidatura que representa a continuação da política social iniciada pelo governo Lula.

Essa é a nossa esperança, que seja uma continuação do governo Lula nesse aspecto. Que Dilma Rousseff  não só continue, mas que acentue ainda mais as ações afirmativas para erradicar a miséria no país. É preciso levar parte do dinheiro público para as favelas, é preciso de um grande PAC das Favelas e melhorar as condições de vida da população em geral.

Não é possível construir uma grande país convivendo com a miséria que, numa sociedade desigual, é o ambiente propício para a violência urbana.

Leia mais em Educação Política:

HERANÇA DA TORTURA DA DITADURA MILITAR, QUE O STF LEGITIMOU, ESTÁ NA ESSÊNCIA DA CRUELDADE DA MORTE DE ELIZA SAMÚDIO
VEJA A MELÔ SERTANEJA DO PEDÁGIO, QUE JOSÉ SERRA DIZ QUE NÃO É CARO
O CASO DO GOLEIRO BRUNO DO FLAMENGO É SÓ UMA PONTA DO ICEBERG DA VIOLÊNCIA CULTURAL CONTRA A MULHER
EXPERIÊNCIA DO IDEB MOSTRA QUE DIRETOR DE ESCOLA É TÃO IMPORTANTE QUE DEVERIA SER ELEITO PELA COMUNIDADE ESCOLAR

7 respostas em “ESTE GRÁFICO PODE DECIDIR SEU VOTO NAS PRÓXIMAS ELEIÇÕES PRESIDENCAIS DO BRASIL”

Com certeza, a responsabilidade pela aparente alteração da linha é a bolsa esmola, feita com o suado couro da classe média brasileira.
Atuando como Advogado no interior do NE, o que mais vejo são famílias que passam à produção em série de crianças, buscando majorar o benefício recebido. Ao mesmo tempo em que os pais abandonam a lavoura ou o trabalho em outra atividade, para viver dessa esmola.
Ignorantes, ou muito espertos, louvam a esmola recebida, que se tornou um câncer para a produtividade e utilidade de tais pessoas. Louvam, ainda, o (ir)responsável pela sua irracional e desmedida ampliação, sem saber que o benefício, em parte, são de criação dos mesmos governos anteriores, que tanto criticam.
Começam com a bolsa esmola e logo buscam um benefício do LOAS (inventando depressão – que, se existente, facilmente seria curada com a ocupação da mente, com o trabalho; alegando suposta deficiência – isso, em muitos dos casos que vejo), um auxílio doença ou acidente e por aí vai.
E as crianças, acostumadas com o ócio, crescem “encostando” nos idosos, aqueles que trabalharam e recebem, em contrapartida, sua aposentadoria.
Não à toa a CNBB criticou a forma como é usada o bolsa esmola, já em 2006 (17/11/2006 – 19h16
Para CNBB, Bolsa Família “vicia e acomoda”: http://www1.folha.uol.com.br/folha/brasil/ult96u86805.shtml).
E, agora, Serra de olho no voto de tantos inúteis e aproveitadores dos tributos pagos por quem trabalha, promete dobrar o bolsa esmola (Serra volta a falar em dobrar Bolsa-Família: http://www.estadao.com.br/estadaodehoje/20100711/not_imp579572,0.php).
Nesse jogo sujo, só quem perde é o verdadeiro trabalhador brasileiro, gerador da riqueza surrupiada por tantos, enquanto tantos outros fecham os olhos.

Curtir

trabalho contínuo…
Lula fez o correto, seguiu o que FHC implantou.
Parabens a Lula por não mudar a politica de FHC, o mesmo nao podemos esperar de Dilma.

Não aguento mais pagar impostos e impostos para sustentar as bolsas politicas de Lula e sua corja.

Chega de esmola, ponha o povo pra trabalhar e ganhar honestamente, sem politicagem.

Curtir

Comentários encerrados.