Educação Política

mídia, economia e cultura – por Glauco Cortez

AS VEIAS ABERTAS DA AMÉRICA LATINA SERÁ LIVRO BASE DE LEITURA PARA AS ESCOLAS DA BOLÍVIA

Atemporal, humano, social...

Da Agência Educação Política

Uma ótima notícia que valoriza não só a literatura, como a educação de forma geral. O Ministério da Educação boliviano decidiu adotar, a partir de 2011, a obra As Veias Abertas da América Latina como um livro base de leitura nas escolas do país. O livro do historiador, escritor e jornalista uruguaio Eduardo Galeano, além de muito bem escrito, desconstrói muitos dos estereótipos e falsas ideias relacionadas à colonização latino-americana difundidas pela cultura dos povos que ajudaram a explorar e descaracterizar a América Latina ao longo da sua história.

É exatamente pela quantidade de informações históricas e bem apuradas trazidas pelo livro e pela capacidade de fazer com que se entenda as raízes da nossa colonização e se expliquem muitos dos nossos problemas atuais; que o livro deve mesmo ser encarado como leitura obrigatória. Ao ler a obra, os bolivianos conhecerão melhor a sua história, entenderão o presente com base nas luzes lançadas sobre um passado que foi, na maior parte do tempo, dominado por sombras.

Além disso, a obra de Galeano tem um peculiar poder catártico. Ela faz com que o leitor se transforme, com que amadureça as suas impressões, com que saia, por alguns minutos, de dentro de si mesmo, e veja a realidade em todo seu espectro complexo de causas e consequências, interesses e ambições, desigualdade e exploração de muitos em benefício de poucos.

Um livro social, atemporal, leitura urgente e obrigatória que nunca se extinguirá na historiografia literária ou no conjunto das obras essencialmente jornalísticas pelo seu engajamento que se faz, no mesmo movimento, humano e social! Vale dizer que a postura do Ministério da Educação da Bolívia deveria se estender aos demais países da América Latina já que, é consenso dizer que para mudar o presente, é indispensável conhecer a VERDADE, sobre o passado!

Galeano será leitura básica na Bolívia
A partir de 2011, o livro “As veias abertas da América Latina” deverá ser adotado por todas as escolas do país

Brasil de Fato
Vinicius Mansur

O anúncio foi feito pelo vice-ministro de Descolonização, Félix Cárdenas, durante o 1º Encontro Nacional do Processo de Descolonização, realizado durante esta semana na cidade de La Paz.

Em entrevista ao jornal boliviano Cambio, Cárdenas afirmou que, “a partir de 2011, o Ministério de Educação estabelecerá que a obra de Galeano deve ser necessariamente assumida como um livro base de leitura (…) O livro ‘As Veias abertas da América Latina’ permite ter uma outra visão, já que desestrutura a história colonial da região”, disse Cárdenas. De acordo com o vice-ministro, outros livros serão incluídos, como os do sociólogo Zavaleta Mercado, “que inspiraram a revolução de 52”.

O livro do historiador, escritor e jornalista uruguaio Eduardo Galeano foi publicado em 1971. A obra analisa a história da América Latina desde a colonização européia, com crônicas e narrativas do constante saqueio de recursos naturais da região, divididas em duas partes: “A pobreza do homem como resultado da riqueza da terra” e “O desenvolvimento é uma viagem com mais náufragos que navegantes”. (Texto Completo)

Leia mais em Educação Política:

CRÔNICA DE UMA CABRA
O ÚLTIMO QUE SAIR APAGA A LUZ: AÉCIO VAI DEIXAR O PSDB E SERRA OUVE QUE TUCANO VOTA NA DILMA
MATÉRIA PUBLICADA PELA FOLHA NÃO TEM A MENOR CREDIBILIDADE E É CONTESTADA PELO BNDES
FOLHA DE S.PAULO FAZ JORNALISMO BOA NOITE CINDERELA: FILIADO AO PSDB, EX-PRESIDIÁRIO VIRA CONSULTOR E EMPRESÁRIO

9 Respostas para “AS VEIAS ABERTAS DA AMÉRICA LATINA SERÁ LIVRO BASE DE LEITURA PARA AS ESCOLAS DA BOLÍVIA

  1. Saile Marques 22 setembro, 2010 às 9:27 am

    Governo de SP atrasa pagamento de salário para docentes
    Professores começaram curso de preparação em 9 de agosto e até agora não receberam pagamento
    15 de setembro de 2010 | 12h 08

    Fábio Mazzitelli – Jornal da Tarde

    Professores que fazem o curso preparatório para o ingresso na rede estadual de ensino afirmam que o governo paulista atrasou o pagamento da bolsa a que eles têm direito. Etapa obrigatória do concurso público para a carreira docente, o curso começou em 9 de agosto e, no regulamento divulgado no início do mês passado, prevê bolsa de 75% do salário-base do cargo – o que representa cerca de R$ 1.300 – “a cada período correspondente a um mês de curso”.

    Felipe Rau/AE – 20/12/2009
    Prova para temporários e um curso para os concursados são obrigatórios
    Por meio da assessoria de imprensa, a Secretaria Estadual da Educação afirmou ontem que o pagamento deverá ser feito até a próxima sexta-feira, dia 17, na conta indicada pelos docentes. A pasta não considera atraso o que ocorreu e sustenta que se trata de um período necessário para que o pagamento possa ser liquidado após o trâmite obrigatório em todas as esferas do governo estadual que cuidam da despesa, como a Secretaria da Fazenda.
    “Completou um mês na quinta-feira passada (dia 9), mas pior que isso é que não nos deram nenhuma posição oficial. Isso gera um monte de boatos”, diz uma professora que participa do curso e não quis se identificar. “Todo mundo, de certa maneira, conta com esse dinheiro. Alguns anteciparam gastos para comprar computador ou aumentar a velocidade (da banda larga, pré-requisito para atividades online)”.
    Realizado pela primeira vez neste ano, o curso de formação específica para professor da rede estadual dura quatro meses, tem encontros presenciais e a maioria das atividades é online. Para pagamento da bolsa mensal é exigido o cumprimento de 75% das atividades propostas. Os egressos do curso só darão aulas no início do ano letivo de 2011.
    “É desestimulante. Fizemos faculdade, licenciatura, depois concurso, agora um curso e a bolsa não vem. Parece que querem que a gente desista”, diz outra docente, que também pediu anonimato.
    O curso de formação foi criado com o objetivo de qualificar melhor os professores ingressantes. Antes, quem passava no concurso era automaticamente convocado a lecionar nas escolas estaduais. Os temporários (não concursados) também passaram a ser avaliados, com uma prova de seleção específica. Dos 236 mil servidores do quadro do magistério, 113 mil são temporários, ou 48% da rede.
    O último concurso teve 10.083 vagas para professores do ensino fundamental e médio.

    
    Tópicos: Governo de SP, Professores, Vida, Educação

    Curtir

  2. Pingback: DILMA PRECISA PROMOVER UMA REFORMA DAS COMUNICAÇÕES E ACABAR COM A EVIDENTE CONCENTRAÇÃO DOS MEIOS DE COMUNICAÇÃO NO BRASIL « Educação Política

  3. Pingback: MODELO DE TRATAMENTO MENTAL IMPLANTADO PÓS REFORMA PSIQUIÁTRICA É QUESTIONADO « Educação Política

  4. Pingback: ESCOLA DA REDE PÚBLICA DE SP RESERVA UM TEMPO PARA O APRENDIZADO DA CULTURA POPULAR BRASILEIRA POR MEIO DA TRADIÇÃO ORAL « Educação Política

  5. Pingback: BOM DESEMPENHO DE ALUNOS DO PROUNI MOSTRA COMO ESSE TIPO DE PROGRAMA SOCIAL DÁ CERTO « Educação Política

  6. Pingback: FAVELA DO MOINHO FOI PALCO DE AÇÃO CULTURAL QUE LEVOU FOTOGRAFIA, MÚSICA E GRAFITE AO CENTRO DE SP « Educação Política

  7. Pingback: SERRA ATACA O ENEM E DEM, VICE DO CANDIDATO, PEDIU A EXTINÇÃO DO PROUNI « Educação Política

  8. Pingback: EDUCAÇÃO DE JOVENS EM ÁREAS RURAIS ESTÁ AMEAÇADA PELO FECHAMENTO DE ESCOLAS E FALTA DE MATERIAL DIDÁTICO « Educação Política

  9. Pingback: A UTOPIA QUE NOS FAZ CAMINHAR: UM ELOGIO AO DELÍRIO, À IMPERFEIÇÃO E AO TEMPO PRESENTE, POR EDUARDO GALEANO « Educação Política

Deixe um comentário

Faça o login usando um destes métodos para comentar:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.

%d blogueiros gostam disto: