Educação Política

mídia, economia e cultura – por Glauco Cortez

DE COMO A GRANDE IMPRENSA SE TORNOU O QUE ELA É: REDUTO IDEOLÓGICO, OLIGOPÓLIO MANIPULADOR E VOZ ANTI-DEMOCRÁTICA

A mão de ferro da grande imprensa assinala o controle, afasta a liberdade!

EDUCAÇÃO POLÍTICA VOCÊ FAZ

Por Chico Cerrito

Lamentável o uso que se faz da imprensa no Brasil.
Um instrumento nobre que deveria ser usado, com toda ética e cuidado, para informar a realidade à população, para narrar o cotidiano, para análises que espelhassem a diversidade de idéias e opiniões, para fomento da cultura, da arte, da educação e para a discussão de temas importantes, vem sendo usado sistematicamente para manipulação política eleitoral para perpetuação de um estado de profunda injustiça social, para exacerbação desenfreada do consumo dos bens de anunciantes da mídia lucrativa, muitas vezes produtos sem qualidade e até mesmo nefastos a saúde.

E quem faz isto e a quem interessa esse modo de ação?
Ao oligopólio midiático que prega o mercado inteiramente livre, apenas fraca e meramente regulado, mas não admite qualquer concorrência em seu quintal, nem sequer regulação.
Este mesmo oligopólio, de meia dúzia de famílias, possuidoras de dezenas de propriedades cruzadas, entre jornais, revistas, canais de televisão abertas e por assinatura, rádios AM e FM, provedores de internet,canais de telecomunicações etc, fato inadmissível em países democráticos.

Esse cartel perverso ao povo brasileiro, que desinforma, deforma, reduz a qualidade ao impensável de maneira a maximizar seus lucros de oligopólio também publicitário.
Os empregados desse oligopólio, de formação e cultura cada vez mais baixo, hoje quase focas amestradas ou pessoas sem moral, escrevem para agradar seus patrões, nem podem ser chamadas de jornalistas, restam poucos jornalistas de alto nível atuantes nessa mídia corporativa patronal.
E agora querem a qualquer preço, retornar ao poder, voltar a concentrar renda, ceder ao mercado internacional o Pré-sal em troco de algumas migalhas, evitando que seus lucros sejam aplicados em educação, ciência e tecnologia, saneamento, saúde.

Para eles, os capatazes dos mercadores de óleo nacionais e estrangeiros, com seus testas de ferro, seus laranjas e suas bocas de aluguel, essa aplicação dos recursos do Pré-sal não serve, além de não lhes ampliar os lucros, ainda tem o efeito de elevar o nível de vida, o patamar e a consciência da população a um ponto sem volta, em que serão livres.

Preferem manter o povo escravo, dócil, na pobreza física e mental, consumindo porcarias impostas e assistindo seus inúmeros “reality’s shows”, permanecendo eles os donos do poder com seus privilégios.
Daí a necessidade premente de uma reforma total das comunicações no país, exterminando a propriedade cruzada, garantindo a diversidade de opinião, regulando a mídia, evitando distorções e manipulações, abrindo a concorrência, melhorando o nível, permitindo a entrada de movimentos sociais, licitando ao interesse da população de cultura e qualidade, tudo que se trata de concessão pública.

Chega de globo, de folha, de estado e de veja!
Não servem nem para higiene animal.

Leia mais em Educação Política:

FOLHA: SHEILA RIBEIRO, QUE É FILHA DE MILITANTE DO PSDB, DIZ QUE SUA EX-PROFESSORA, MÔNICA SERRA, FEZ ABORTO NO CHILE
SERRA MIL CARAS: ELEITORES DE DILMA ROUSSEFF TENTAM REVERTER BAIXARIA DA CAMPANHA DE SERRA NA INTERNET COM VÍDEOS POSITIVOS
VÍDEO: REDE GLOBO OMITE ESCÂNDALO TUCANO, MAS RECORD FAZ JORNALISMO
SERRA NA MIRA DA FICHA SUJA: O TUCANO TEM 17 PROCESSOS ENQUANTO DILMA NÃO POSSUI NENHUM
 

Deixe um comentário

Faça o login usando um destes métodos para comentar:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.

%d blogueiros gostam disto: