Educação Política

mídia, economia e cultura – por Glauco Cortez

NUNCA ANTES NA HISTÓRIA DESTE PAÍS: BRASIL ELEGE UM PROJETO POLÍTICO E NÃO UM LÍDER

A Dilma Rousseff mal pode comemorar a vitória e o bloco conservador da velha mídia (Globo, Veja, Estadão e Folha) já tenta envenenar o PMDB.

As análises dos colonistas (falam fino com os EUA e grosso com o Paraguai) agora são de que o governo Dilma já está deixando o PMDB de lado ou que o PMDB ganhou e tem que levar, tem que governar. É essa a linha de raciocínio dos derrotados.

Aliás, o núcleo duro da velha mídia, marcado por esses quatro grupos, são os grandes derrotados com a vitória de Dilma Rousseff. José Serra é um político, sujeito a ganhar ou perder, faz parte da política, da vida do político. Mas quando uma empresa perde, um grupo econômico perde, a derrota é muito mais sentida, porque mostra que o país mudou e seu peso político não é como foi um dia.

Essa foi a grande ira da mídia contra o presidente Lula. Esses grupos econômicos foram massacrados pelo presidente que não caiu na armadilha esquizofrênica por eles montada. A armadilha esquizofrênica da mídia é exigir que o político (Lula) não participe do jogo político para que ela (mídia-apolítica) atuasse como partido e definisse as eleições.

A vitória de Dilma Rousseff é realmente um fato inusitado. A melhor manchete foi do Diário de Natal, pelo significado múltiplo, remetendo não só a questão da mulher, mas também ao presidente Lula. Mas não é só isso.

A vitória de Dilma não é um fato inusitado somente por ser a primeira mulher, mas sim por representar uma derrota, ou consolidar uma derrota, de setores da sociedade acostumados a ganhar durante todo o século 20, do suicídio de Getúlio Vargas ao Collor de Mello, passando em grande estilo pelo Golpe de 64.

Pela primeira vez, as forças políticas que sustentaram durante um século a construção do país mais desigual do mundo, um país de ricos cada vez mais ricos e pobres cada vez mais pobres, perdeu. Isso não significa que Dilma representa o socialismo, a igualdade, mas um novo caminho democrático, uma democracia com o povo decidindo o seu próprio caminho, com possibilidade real de o governo melhorar as condições de vida da população.

A vitória de Dilma é inédita porque pela primeira vez não se elegeu um líder marcado pelo personalismo e por uma história de vida, como foram de certa forma as eleições de todos os presidentes e de Lula, mas de um projeto político. A população votou em um projeto político e não em uma liderança carismática.

Nesse sentido, apesar de José Serra ter transformado a eleição na mais suja, baixa e hipócrita da história recente do país (Collor é amador perto de Serra e Índio da Costa), foi a eleição em que a população elegeu um projeto político e não um líder. Esse foi o voto que Serra perseguiu o tempo todo, o voto em um líder, em um salvador, em prometedor, mas foi derrotado. Viva o povo brasileiro!

Leia mais em Educação Política:

QUANDO JOSÉ SERRA ATACA O PT COMO INSTITUIÇÃO ESTÁ ATACANDO MARINA SILVA TAMBÉM
A PEQUENA PRESENÇA DAS MULHERES NA POLÍTICA BRASILEIRA REVELA COMO O PAÍS NÃO CONSEGUE RESOLVER SEUS PROBLEMAS SOCIAIS
PSDB/DEM TEME A CAPACIDADE DE VOTO QUE LULA AGREGA, MAS FORAM ELES QUE CRIARAM O LULISMO
LULA É A GARANTIA DA DEMOCRACIA CONTRA UM EVENTUAL GOLPE DE ESTADO DOS CORONÉIS DE TOGA, FARDA OU DA MÍDIA
Anúncios

15 Respostas para “NUNCA ANTES NA HISTÓRIA DESTE PAÍS: BRASIL ELEGE UM PROJETO POLÍTICO E NÃO UM LÍDER

  1. Carol Bertho 1 novembro, 2010 às 2:25 pm

    Para mim, o fato de ser mulher é muito importante. Uma conquista e tanto para nós, que conquistamos o direito de votar somente há 78 anos!

    Curtir

  2. Rodrigo 1 novembro, 2010 às 3:18 pm

    Votar por ser mulher?
    Votar por ser índio, negro, pobre?
    Votar por ser “minoria” (no caso de mulheres e negros) e discriminado?
    Tais viraram atestado de idoneidade?
    Voto em quem é qualificado – por isso não transferi meu título e apenas justifiquei a ausência em meu domicílio eleitoral.
    P.S.: sem falso moralismo, aonde foram parar aqueles integrantes do movimento negro (não todos e lembro que sou pardo e nordestino) que saíram às ruas quando do início das denúncias contra Celso Pita?
    Ao fim da apuração, aonde foram? Por que não vieram a público e trataram de fatos e não de interesses?

    Curtir

  3. Chico Cerrito 1 novembro, 2010 às 4:35 pm

    O bloco conservador da direita derrotado, apoiado abertamente pelos principais grupos que são proprietários de quase todos os canais de comunicação jornalística do Brasil (um absurdo só ainda permitido aqui e em poucos lugares do mundo), como rádios AM e FM, TVs abertas e por assinatura, jornais, revistas, mídia eletrônica, internet, etc., e por religiosos ainda não submetidos ao iluminismo, pretendia fazer retroagir a legislação proposta para exploração do pré-sal, de modo a evitar que grande parte dos lucros obtidos sejam obrigatoriamente aplicados em saúde, saneamento, educação, ciência e tecnologia, etc., e assim, com a legislação anterior implantada no governo demo-tucano, fazer certos mercadores de óleo aliados e empresas “amigas” embolsarem bilhões de dólares de lucros mediante o pagamento de apenas um valor relativamente alto, obtido em leilões, mas quase simbólico frente ao valor do petróleo a ser extraído.
    Ao mesmo tempo, embolsar lucros enormes e ir afastando a Petrobrás em favor de empresas do mercado nacional e internacional.
    Felizmente, com a liderança do presidente Lula foi evitada a vitória dessa gente que tanto mal já causou ao país e a população, saindo vitoriosa essa extraordinária mulher, que em tempos passados lutou contra os que rasgaram nossa constituição e mediante um golpe implantaram uma ditadura que durou mais de vinte anos.
    Os mesmos que agora apoiaram a candidatura derrotada da direita.
    Dilma está de parabéns, todos sabemos de sua enorme competência tanto na gestão, salvou o RS do apagão de 2001 quando secretária estadual de energia, alterou o marco regulatório do setor elétrico quando ministra das minas e energia, gerenciou a implantação de diversos programas federias inclusive o PAC já na casa civil, quanto como na condução política, como peça chave do governo.
    Foi uma estrondosa vitória do projeto do PT e de Dilma, e como disse o jornal uruguaio La República, nem a direita, nem a mídia, nem o papa conseguiram derrotá-la.

    Curtir

  4. Marilda Oliveira 1 novembro, 2010 às 7:55 pm

    Presidenta do Brasil Dilma Rousseff

    Pelo seu estilo:
    Determinada, firme, detalhista, exigente, metódica, afável. Ela dará continuidade aos projetos do Lula. Claro, fará isto a seu estilo.

    Pelo seus trages:
    Os seus tailleurs são referência, da sua irreverência e personalidade forte.

    Pelo seu legado:
    O passado foi duro mas deixou o seu legado — Saber viver é a grande sabedoria ― Aceitar suas limitações E se fazer pedra de segurança dos valores que vão desmoronando. Aceitar contradições lutas e pedras como lições de vida e delas servir.

    Pelo seu registro:
    Compromisso de honrar as mulheres brasileiras.

    Sim, Presidenta Dilma Rousseff, LULA é um LIDER apaixonado pela sua gente, e demanda a força que brota do povo.

    Sim, Presidenta Dilma Rousseff, A MULHER PODE.

    Curtir

  5. Pingback: LEITOR DIZ QUE NÃO VOTARIA EM DILMA, MAS DESEJA QUE ELA TENHA SUCESSO E GOVERNE PARA O BRASIL « Educação Política

  6. Pingback: LIBERDADE DE IMPRENSA DEVE EXISTIR ALIADA À DEMOCRATIZAÇÃO DA INFORMAÇÃO PARA QUE O DIREITO DE ESCOLHA SE EXERÇA DE FATO « Educação Política

  7. Pingback: IMPRESSIONANTE: MINISTRO DA EDUCAÇÃO, FERNANDO HADDAD, CONVIDA REDE GLOBO A FAZER JORNALISMO SÉRIO « Educação Política

  8. Pingback: LEITOR MOSTRA COMO A VELHA MÍDIA FAZ UMA CAMPANHA CONTRA TUDO QUE VENHA DO GOVERNO LULA « Educação Política

  9. Pingback: ESTADÃO QUER DESTRUIR O GOVERNO DILMA ROUSSEFF: JORNAL QUER EMPLACAR PALOCCI NAS COMUNICAÇÕES E CHALITA NA EDUCAÇÃO « Educação Política

  10. Pingback: REGULAÇÃO DA MÍDIA FAZ PARTE DA REALIDADE DE MUITOS PAÍSES DEMOCRÁTICOS E É FORMA DE GARANTIR A PLURALIDADE « Educação Política

  11. Pingback: MILÍCIA E DIREITOS HUMANOS SÃO ALGUNS DOS INGREDIENTES DE UM TROPA DE ELITE QUE INTERROGA: QUEM SUSTENTA O SISTEMA? « Educação Política

  12. Pingback: PMDB CAIU NA LÁBIA DA OPOSIÇÃO (DIGO VELHA MÍDIA) QUE DEFENDE O ACHINCALHE DO GOVERNO DE DILMA ROUSSEFF « Educação Política

  13. Pingback: PUBLICIDADE GOVERNAMENTAL: LULA DEU O PRIMEIRO PASSO DE UMA REVOLUÇÃO NA COMUNICAÇÃO, BASTA DILMA APROFUNDAR « Educação Política

  14. Pingback: O CASAMENTO REAL DE WILLIAM E KATE MIDDLETON MOSTRA QUE A MÍDIA E O BRASIL NÃO PERDERAM O COMPLEXO DE VIRA-LATA « Educação Política

Deixe um comentário

Faça o login usando um destes métodos para comentar:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.

%d blogueiros gostam disto: