Educação Política

mídia, economia e cultura – por Glauco Cortez

O LOBISOMEM E O CORONEL: DESENHO ANIMADO FAZ UMA SÁTIRA À SOCIEDADE CORONELISTA E PATRIARCAL

O coronelismo dominou as relações sociais no Brasil durante um bom tempo. Na época da República Velha, principalmente, o que se tinha era um coronel que acumulava poder político, econômico e também militar, ou seja, dominava e exercia sua influência sobre as principais instâncias de poder. Como consequência do seu domínio, o coronel explorava a população das mais diferentes formas, inclusive, por meio do conhecido voto de cabresto.

Resquícios desse Brasil patriarcal e autoritário ainda vivem até hoje em diversas regiões do Brasil. Essa relação de mando e desmando, de desigualdade e exploração combinada a uma injustiça evidente, parece ter se fundido a parte da nossa cultura e a ditar o rumo da história pela voz dos poderosos, principalmente, no interior do Brasil.

Neste vídeo que você confere logo abaixo, um desenho animado baseado em uma história contada pela Literatura de Cordel, expõe de forma simples e exata, a realidade de um sertanejo que convive com os desmandos e as injustiças de um típico coronel. O desenho O Lobisomem e o Coronel é uma perfeita alegoria de um tipo de Brasil que ainda vive em pleno século XXI.

É interessante perceber as sutilezas da história, como aliás é próprio da Literatura de Cordel. O sertanejo que se converte na figura de um lobisomem representa esse homem que passa a ser meio bicho meio humano, que de fato se animaliza diante das condições de exploração e injustiça e encontra na sua própria animalização uma forma de sobrevivência para enfrentar o poder do coronel.

Mais do que uma alegoria, o desenho é uma sátira à sociedade brasileira coronelista e patriarcal que reduz o homem a uma situação de inferioridade onde ele já não se sabe mais se lobo ou se homem!

Vi no Brasil de fato

Leia mais em Educação Política:

FAZENDA DE PECUÁRIA NO INTERIOR DO PARÁ MANTINHA 35 TRABALHADORES EM SITUAÇÃO DE ESCRAVIDÃO
VERBA DESTINADA A PROJETOS ARTÍSTICOS E CULTURAIS JUNTO A COMUNIDADES CARENTES SERÁ DE 10,7 MILHÕES
QUANDO A CHUVA FALA NOS DEDOS…
MANOEL DE BARROS EM VERSÃO DIGITAL

Deixe um comentário

Faça o login usando um destes métodos para comentar:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.

%d blogueiros gostam disto: