Educação Política

mídia, economia e cultura – por Glauco Cortez

ADAPTAÇÃO DE KAFKA PARA O TEATRO APOSTA NO SILÊNCIO E NA ILUSÃO DAS MÁSCARAS PARA RETRATAR O SER HUMANO

O universo kafkiano é composto por imagens que reduzem o homem à sua constituição primeira e original. Em Kafka, dorme-se homem, acorda-se barata, sufoca-se em medos e pesadelos e liberta-se em infinitas ilusões. Vive-se em um passado de lembranças que se revela um presente de alucinações, procura-se a saída, encontra-se solidão.

Na perpicaz e inteligente obra kafkiana a linguagem impecável, as letras detalhadamente bem pensadas, a esmerada construção dos personagens, tudo dialoga visando a construção de uma caricatura humana nem sempre exata. Apreender o escritor não é tarefa fácil, assim como vencer a dureza de sua ilusória realidade.

A Cia. Troada de teatro aceitou o desafio e decidiu montar uma adaptação da obra de Kafka, com o sugestivo título de A Porta. Na peça, a porta representa para o personagem principal a saída, o meio para voltar à realidade.

Ajudam a compor a atmosfera de distanciamento do real e ilusão, o figurino dos personagens, as máscaras por eles usadas e a própria mudez da peça, cujos atores permenecem em silêncio do primeiro ao derradeiro ato. Máscaras, ausência de fala, tudo isso confere um tom caricatural ao ser humano. Faz dele uma simples cópia de si mesmo que não se reconhece, que não tem face ou voz.

Fica assim o homem reduzido às suas ilusões, arrebatado e perdido por elas em busca da porta, da salvação por meio da qual Kafka sempre soube seduzir seus personagens.

A peça ficou em cartaz até o último dia 21 de novembro no Centro Cultural São Paulo. Para quem não pode assistir, o Educação Política deixa aqui um trecho do espetáculo que serve tanto para introduzir-se um pouco no universo kafkiano, quanto para embriagar-se com a força do teatro!

Leia mais em Educação Política:

“VERSOS NÃO SE ESCREVEM PARA LEITURA DE OLHOS MUDOS, VERSOS URRAM-SE, CHORAM-SE”, DIZ A PROFESSORA SARA LOPES
SOMBRAS QUE GUARDAM A LUZ: A OBRA DE UM FOTÓGRAFO QUE FOTOGRAFA PARA ENXERGAR
EU QUE SE REALIZA NA OBRA: EXPOSIÇÃO DE IBERÊ CAMARGO DEIXA VER ARTISTA POR TRÁS DA TELA
POPULAR E CLÁSSICO: GAROTA DE IPANEMA EM UMA BELA EXECUÇÃO

9 Respostas para “ADAPTAÇÃO DE KAFKA PARA O TEATRO APOSTA NO SILÊNCIO E NA ILUSÃO DAS MÁSCARAS PARA RETRATAR O SER HUMANO

  1. Pingback: 5ª MOSTRA DE CINEMA E DIREITOS HUMANOS NO RIO ENVOLVERÁ DE FORMA DIRETA A COMUNIDADE « Educação Política

  2. Pingback: CURSO LIVRE DE TEATRO APRESENTA PEÇA BASEADA NA OBRA DO ESCRITOR MOÇAMBICANO MIA COUTO, SOB DIREÇÃO DA ATRIZ PESQUISADORA MELISSA LOPES « Educação Política

  3. Pingback: CENAS INESPERADAS SURGEM NA PAISAGEM DA CIDADE DE SÃO PAULO PELAS LENTES DE UM GRUPO DE FOTÓGRAFAS « Educação Política

  4. Pingback: LUGARES ESTRANHOS E QUIETOS, EXPOSIÇÃO DE FOTOGRAFIAS DO CINEASTA WIM WENDERS NO MASP « Educação Política

  5. Pingback: PROUST E A PAIXÃO POR UMA FRASE MUSICAL « Educação Política

  6. Pingback: AS FORMAS, O MOVIMENTO, A SURPRESA DA POESIA CONCRETA « Educação Política

  7. Pingback: OS SERTÕES, ADAPTAÇÃO DO TEATRO OFICINA PARA A OBRA DE EUCLIDES DA CUNHA, ESTÁ ENTRE O MELHOR DO TEATRO NOS ÚLTIMOS DEZ ANOS « Educação Política

  8. Pingback: GRUPO SEGUNDO ENCONTRO DISCUTE VIDA E MORTE A PARTIR DE UMA ESTÉTICA DO IMAGINÁRIO NA PEÇA RELICÁRIO « Educação Política

  9. Pingback: NO MONÓLOGO A CASA AMARELA, GERO CAMILO DESENHA UM RETRATO POÉTICO E EXISTENCIAL DE VAN GOGH « Educação Política

Deixe um comentário

Faça o login usando um destes métodos para comentar:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.

%d blogueiros gostam disto: