Educação Política

mídia, economia e cultura – por Glauco Cortez

GARGALO DA EDUCAÇÃO: METADE DOS PROFESSORES DE ESCOLAS PÚBLICAS EM SÃO PAULO SOFRE DE ESTRESSE, DIZ APEOESP

Sem ele não há educação!

Mais uma pedra no caminho da educação pública de qualidade, dessa vez, ela atinge diretamente o centro e o protagonista do processo educacional: os professores. Pesquisa encomendada pela Apeoesp (Sindicato dos Professores do Ensino Oficial do Estado de São Paulo) revela que quase metade dos professores da rede pública de São Paulo apresentam diagnóstico de estresse em razão da excessiva carga de trabalho e das salas super lotadas.

O problema é mais sério do que se pensa, pois com o professor comprometido em sua capacidade de ensino, a grande prejudicada continua sendo a qualidade da educação pública oferecida no nosso país.

Veja texto publicado sobre o assunto no site da Rede Brasil Atual:

Segundo Apeoesp, sala de aula lotada e carga horária excessiva causam doenças nos professores

São Paulo – Quase metade dos professores de escolas públicas de São Paulo tem diagnóstico de estresse, mostra pesquisa realizada pelo Departamento Intersindical de Estatística e Estudos Socioeconômicos (Dieese). Encomendado pelo Sindicato dos Professores do Ensino Oficial do Estado de São Paulo (Apeoesp), o levantamento será divulgado nesta quarta-feira (1º), durante o 23º congresso da entidade, em Serra Negra.

Para a presidente da Apeoesp, Maria Izabel Azevedo Noronha, a Bebel, o estudo mostra alguns dos efeitos das condições de trabalho a que são submetidos os docentes. “A maior incidência é naqueles que têm jornada de mais de 30 horas semanais e enfrenta outros fatores, como superlotação de sala de aula”, afirmou. Para Bebel, “além da saúde do professor, a prática afeta também a qualidade do ensino”.

Os resultados preliminares indicam que 48,5% dos professores entrevistados têm diagnóstico confirmado de estresse. Do total, 63,6% dos entrevistados afirmam lecionar mais do que a carga horária designada e 54% disseram ter mais de 35 alunos por sala de aula. (Texto Completo)

Leia mais em Educação Política:

VIOLÊNCIA NO RIO DE JANEIRO: A CARA DE UM PAÍS QUE PRECISA INVESTIR PESADO EM EDUCAÇÃO
VERBA DESTINADA A PROJETOS ARTÍSTICOS E CULTURAIS JUNTO A COMUNIDADES CARENTES SERÁ DE 10,7 MILHÕES
EDUCAÇÃO DE JOVENS EM ÁREAS RURAIS ESTÁ AMEAÇADA PELO FECHAMENTO DE ESCOLAS E FALTA DE MATERIAL DIDÁTICO
BOM DESEMPENHO DE ALUNOS DO PROUNI MOSTRA COMO ESSE TIPO DE PROGRAMA SOCIAL DÁ CERTO

10 Respostas para “GARGALO DA EDUCAÇÃO: METADE DOS PROFESSORES DE ESCOLAS PÚBLICAS EM SÃO PAULO SOFRE DE ESTRESSE, DIZ APEOESP

  1. Saile Marques 8 dezembro, 2010 às 8:16 am

    Um dos motivos que aumentam o estresse do professor em São Paulo são as constantes mudanças das políticas educacionais, um exemplo é a LEI DA QUARENTENA, que o Estado implantou em que o professor de categoria O, tem que ficar 200 dias sem lecionar quando termina o seu contrato.

    Curtir

  2. Mary 8 dezembro, 2010 às 8:26 am

    Claro que sofrem! Ganha-se mal, não raro o trabalho é realizado em “condições adversas” e reconhecimento que é bom, nada. Lamentável, especialmente em se tratando de uma profissão de suma importância para as gerações presentes e futuras – pena que o poder público não costuma concordar com isso.

    Curtir

  3. Heitor 9 dezembro, 2010 às 2:50 pm

    Que tal então iniciarmos o ano lutando?? Sempre q eu falo isso na minha escola tem sempre aquele prof q fala “eu fiz uma greve em 1900 e tarará e perdi numsei o quê…agora eu naum posso e blá blá blá”. Depois vira as costas e fala mal do sindicato…Pessoal assim naum dá. Se quiserem melhoras tem q ter disposição de luta. Os direitos q temos hoje é fruto de enfrentamentos duros no passado.

    Heitor

    PS: Glauco gostei da neve cara rsrsrsrs

    Curtir

  4. Pingback: SÃO PAULO: A CIDADE DOS MORADORES DE RUA E DAS CASAS VAZIAS « Educação Política

  5. Pingback: LEITOR TRAZ ARTIGO ESCRITO PELO FUNDADOR DO WIKILEAKS QUE FOI PRESO DEPOIS DE REVELAR VERDADES INCONVENIENTES « Educação Política

  6. Pingback: BOA NOTÍCIA PARA A PESQUISA NO BRASIL: CNPq ANUNCIA AUMENTO DE 10% NO NÚMERO DE BOLSAS DE MESTRADO E DOUTORADO PARA 2011 « Educação Política

  7. Pingback: LEI DE RESPONSABILIDADE EDUCACIONAL É ÓTIMA IDEIA, MAS PODE TRANSFORMAR A VIDA DOS PROFESSORES EM UM INFERNO « Educação Política

  8. Pingback: DEPOIMENTO DE ALUNO DO PROUNI MOSTRA ORGULHO E SATISFAÇÃO EM FAZER PARTE DO PROGRAMA « Educação Política

  9. Pingback: LIVROS FICAM MAIS PRÓXIMOS DOS TRABALHADORES COM A INSTALAÇÃO DE MINIBIBLIOTECAS EM FÁBRICAS DA REGIÃO DO ABC « Educação Política

Deixe um comentário

Faça o login usando um destes métodos para comentar:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.

%d blogueiros gostam disto: