Categorias
AGÊNCIA EP ESTADO DA ARTE

CENAS INESPERADAS SURGEM NA PAISAGEM DA CIDADE DE SÃO PAULO PELAS LENTES DE UM GRUPO DE FOTÓGRAFAS

Imagine o sossego de uma rede em plena Av. Paulista, em meio à correria dos carros, à multidão de pessoas, ao movimento frenético do dia-a-dia! Pense em tantas outras cenas inesperadas no contexto da cidade de São Paulo como um churrasco com direito a piscina em pleno Minhocão e, ainda, uma pescaria no “transparente” Rio Tietê.

Foi buscando subverter a paisagem corriqueira da metrópole paulista por meio de elementos e cenas que não fazem parte do seu cotidiano ou realidade habitual, que um grupo de fotógrafas decidiu fazer pequenas intervenções na paisagem da cidade e o resultado pode ser conferido na exposição A Realidade Maravilhosa que estreia nesta sexta-feira (10), no Espaço Cultural Serralheria.

O sossego em meio ao movimento!

Aline Lata, Luiza Sigulem, Andrea Berteli e Vanessa Bumbeers apresentam uma série de fotografias que chamam a atenção pelo inesperado nelas contido, pela surpresa diante de cenas que, não fosse a liberdade criativa e o apuro estético da arte, jamais percorreriam nossos olhos já contaminados pela pressa, pela superficialidade das relações, pela vertigem de um mundo anônimo e moderno, próximo e distante, levado às ultimas consequências em uma cidade como São Paulo.

Por isso, o trabalho das fotógrafas é tão interessante e inovador. Por chamar a atenção para hábitos esquecidos que, de repente, na sutileza do instante fotográfico, invadem a alma, modificam a memória, alteram a percepção! Aí reside um dos verdadeiros sentidos da fotografia, imortalizar o essencial no real, mesmo que a cena não seja uma reprodução fiel deste, o importante é que ela o represente de forma que a ficção seja a melhor forma de dizer a verdade!

A exposição A Realidade Maravilhosa fica em cartaz até o dia 18 de dezembro e a entrada é gratuita!

Serviço:
Exposição fotográfica A Realidade Maravilhosa
Abertura: 10 de dezembro, às 21h horas
Visitação até dia 18 de dezembro
Sexta e sábado das 21h às 0h30. Domingo das 16h às 22h.
Local: Espaço Cultural Serralheria
Rua Guaicurus, 857, Lapa – São Paulo (SP)
Entrada gratuita
Informações: (11)8538-8408 

Leia mais em Educação Política:

O LÚDICO EM KANDINSKY, O ABSTRATO NA ARTE
RELÍQUIA: VÍDEO TRAZ ‘PELO TELEFONE’ NA VOZ DE CHICO BUARQUE, PIXINGUINHA, DONGA, DENTRE OUTROS
5ª MOSTRA DE CINEMA E DIREITOS HUMANOS NO RIO ENVOLVERÁ DE FORMA DIRETA A COMUNIDADE
ADAPTAÇÃO DE KAFKA PARA O TEATRO APOSTA NO SILÊNCIO E NA ILUSÃO DAS MÁSCARAS PARA RETRATAR O SER HUMANO

4 respostas em “CENAS INESPERADAS SURGEM NA PAISAGEM DA CIDADE DE SÃO PAULO PELAS LENTES DE UM GRUPO DE FOTÓGRAFAS”

Comentários encerrados.