Educação Política

mídia, economia e cultura – por Glauco Cortez

UNIVERSIDADE DE BRASÍLIA INAUGURA ESPAÇO DESTINADO À MEMÓRIA DE DARCY RIBEIRO, UNINDO AMOR E CULTURA

Além do beijódromo, espaço abriga todo o acervo de Darcy Ribeiro, combinando cultura e romantismo

Bibliotecas, salas de estudo, informática, auditórios para eventos solenes e palestras, estes são alguns dos espaços mais comuns encontrados em uma universidade. No entanto, na UnB (Universidade de Brasília) além desses espaços tradicionais, recentemente, foi inaugurado um “beijódromo”, isso mesmo, um espaço destinado aos apaixonados, àqueles casais que gostam de namorar enquanto leem poesia ou um texto de teatro.

“O beijódromo sonhado pelo antropólogo e ex-senador Darcy Ribeiro em 1996, um ano antes de sua morte, foi finalmente inaugurado pelo então presidente Lula no dia seis de dezembro. Acompanhado do colega uruguaio José Mujica, amigo de Darcy, e do ministro da Cultura, Juca Ferreira, o presidente enfrentou o protesto de um grupo de estudantes contra o reitor da universidade, para quem o memorial não era tão urgente quanto outras obras”, escreve Cynara Menezes em texto publicado no site da revista Carta Capital.

O beijódromo era um sonho antigo de Darcy Ribeiro que sempre buscou fazer da UnB uma universidade modelo onde o objetivo seria “plantar a sabedoria humana”. O Golpe Militar em 1964 interrompeu alguns sonhos do antropólogo, mas ele nunca esqueceu a universidade, considerada por ele como uma filha.

O “espaço da paixão”, como já vem sendo chamado, faz parte do Memorial Darcy Ribeiro onde, além do beijódromo, há uma exposição permanente sobre sua vida e obra, além de milhares de livros que faziam parte da sua biblioteca pessoal e formam a biblioteca do local.  A ideia original de Darcy para o beijódromo era que este fosse um amplo palco ao ar livre para serestas e leitura de teatro e poesia, defronte de uma arquibancada para 200 olharem a lua cheia e se acariciarem. Uma combinação de cultura e romantismo, duas das melhores coisas da vida!

O ambiente do local foi pensado nos mínimos detalhes. As poltronas não têm braço, pois o que se quer é que as pessoas fiquem abraçadinhas. Não há ar condicionado, pois o ar é resfriado com a ajuda da água borrifada dos chafarizes localizados na parte externa, a construção permite a entrada de muita luz, o que a faz ecologicamente correta e a cor predominante na decoração é o vermelho, como não poderia deixar de ser. O que se quer é que o espaço do memorial como um todo seja efetivamente e afetivamente utilizado, ampliando os beijos e abraços para além do auditório, onde formalmente está localizado o beijódromo.

Sem dúvida, o lugar faz da universidade um local mais completo, onde o amor divide espaço com o conhecimento e onde, ao contrário do que se via alguns anos atrás, amar não é mais sinônimo de pecado ou desvio de atenção e sim uma forma de redescobrir o saber, tornando-o mais agradável, mais livre e, por isso mesmo, mais eficaz e permanente! Uma ótima homenagem a Darcy, aos livros e aos beijos!

Leia mais em Educação Política:

A POSSE DE DILMA MARCA O AMADURECIMENTO DA DEMOCRACIA E SINALIZA O CICLO DOS GOVERNOS POPULARES NO BRASIL
OS CONFLITOS DA SOLIDÃO E OS TEMAS EMOCIONAIS NAS TELAS REALISTAS DE ANDREW WYETH
A DISCUSSÃO SOBRE DIREITOS AUTORAIS NO MINISTÉRIO DA CULTURA ENVOLVE ARTISTAS E SOCIEDADE
ALCACHOFRA É SINÔNIMO DE QUALIDADE DE VIDA E CRESCIMENTO ECONÔMICO EM CIDADES DO INTERIOR DE SÃO PAULO

Uma resposta para “UNIVERSIDADE DE BRASÍLIA INAUGURA ESPAÇO DESTINADO À MEMÓRIA DE DARCY RIBEIRO, UNINDO AMOR E CULTURA

  1. Pingback: ESCÂNDALO NA EDUCAÇÃO: FALTA BIBLIOTECA EM GRANDE PARTE DAS ESCOLAS DO PAÍS « Educação Política

Deixe um comentário

Faça o login usando um destes métodos para comentar:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.

%d blogueiros gostam disto: