Educação Política

mídia, economia e cultura – por Glauco Cortez

MUITO ALÉM DO IPAD: MERCADO DE TECNOLOGIA RESERVA NOVIDADES AO CONSUMIDOR POR UM PREÇO BEM MAIS ACESSÍVEL E ÓTIMA QUALIDADE

Tablet indiano: 35 dólares, software livre e independência para baixar livros digitais

A maioria das pessoas já sabe que o IPAD veio para revolucionar o mercado tradicional de editoração, consumo e produção do livro em papel tradicional. As pessoas cada vez mais começam a ceder a essa nova tecnologia substituindo suas bibliotecas por um simples aparelho do tamaho de uma folha de papel.

O fato é que o IPAD da Apple chega ao mercado com um preço um tanto salgado para a maioria da população. Isso se deve ao peso da marca Apple e a todas as questões envolvendo propriedade intelectual. No entanto, muito além das pretensões da empresa norte-americana exemplos vindos, principalmente, da Índia e China revelam que a verdadeira revolução tecnológica é aquela que torna a tecnologia acessível ao maior número de pessoas sem prejudicar seu nível de qualidade e modernidade.

Falo aqui dos recentes tablets indianos (netbook com teclado na tela, tipo ipad) que custará no máximo 35 dólares, ou 60 reais. Os tablets terão acesso ao contéudo de livros digitais que poderão ser baixados livremente (basicamente o recurso a mais disponível no IPAD e em outros leitores digitais como o Kindlee, da Amazon), o que livra o usuário da dependência em relação à empresa que produz o equipamento. Além disso, os tablets alternativos usarão Linux, como sistema operacional, poderão ser alimentados por energia solar e, ao contrário de alguns dos similares convencionais, terão, na versão de U$ 35, acesso a wi-fi, memória razoável (2Gb) e Open Office pré-instalado.

Em outras palavras um aparelho execelente, agregador de diferentes tecnologias, acessível, em razão do preço baixo, e sem as amarras da propriedade intelectual. O mais íncrível é que usando sistemas operacionais alternativos, testes já demonstraram ser esses tablets de qualidade superior ao IPAD tradicional. Ou seja, o conhecimento na pós-modernidade é cada vez mais livre, múltiplo e portátil e nesse vendaval de novidades, o IPAD é só um mero detalhe.

Veja trecho de texto sobre o assunto publicado no site Outras Palavras:

O incrível tablet indiano de 35 dólares
Por Antonio Martins

A popularização de leitores como o IPad vai revolucionar a edição de livros, muito em breve. Mas a inovação verdadeira está muito distante de onde a Apple (e a mídia) a enxergam

“O IPad pode parecer lampejante, mas a tecnologia que está mudando a vida das pessoas são os laptops de 300 dólares”, frisou a revista The Economist em abril do ano passado, num estudo especial sobre o vasto movimento de inovação tecnológica que sacode China, Índia e (em menor escala) Brasil ou Turquia. Está em desenvolvimento, na Índia, um produto que confirma e amplia o acerto da sentença. Foi anunciado em julho último, pelo ministro do Desenvolvimento de Recursos Humanos, Kapil Sibal. É um tablet (netbook com teclado na tela, tipo ipad) que custará no máximo 35 dólares, ou 60 reais.

O tablet indiano, descrito no Taranfx, um ótimo site sobre tecnologias digitais) parece um agregador de alternativas. Usará Linux, como sistema operacional. Poderá ser alimentado por energia solar. Ao contrário de alguns dos similares convencionais, terá, na versão de U$ 35, acesso a wi-fi, memória razoável (2Gb) e Open Office pré-instalado. Desenvolvê-lo na escala necessária a tal redução de preço tornou-se possível graças a uma iniciativa pública. O governo indiano encomendará centenas de milhões de aparelhos para distribuir entre estudantes (os de ensino básico e médio receberão versões mais simples). A iniciativa faz parte do projeto One Laptop per Person (OLP). O ministro Sipal afirma estar disposto a buscar empresas-parceiras, interessadas em produzir versões para venda comercial, também a preços mínimos. (Texto Completo)

Leia mais em Educação Política:

PARA SÉRGIO REZENDE, GOVERNO LULA FOI O MELHOR MOMENTO DA CIÊNCIA E TECNOLOGIA NO BRASIL
72% DOS PROJETOS RELACIONADOS AO PLANO NACIONAL DE BANDA LARGA FORAM EXECUTADOS EM 2010, DIZ ANATEL
INCLUSÃO: PROJETO DESENVOLVIDO PELA UNICAMP PERMITE QUE IMPULSOS CEREBRAIS ACIONEM APARELHOS ELETRÔNICOS
CIÊNCIA E TECNOLOGIA NO BRASIL TÊM COR

2 Respostas para “MUITO ALÉM DO IPAD: MERCADO DE TECNOLOGIA RESERVA NOVIDADES AO CONSUMIDOR POR UM PREÇO BEM MAIS ACESSÍVEL E ÓTIMA QUALIDADE

  1. Tar 26 janeiro, 2011 às 2:43 pm

    Massa, mas eu não queria um desses, não.

    Curtir

  2. Pingback: A ERA DOS LIVROS DIGITAIS JÁ COMEÇA A DESPONTAR, NO ENTANTO, CUSTO DOS E-BOOKS AINDA DESAFIA AS EDITORAS « Educação Política

Deixe um comentário

Faça o login usando um destes métodos para comentar:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.

%d blogueiros gostam disto: