Categorias
AGÊNCIA EP ESTADO DA ARTE

A GUERRA FRIA EM PALITOS DE FÓSFORO

O cineasta russo Vladislav Starevich encontrou uma interessante forma de retratar um dos períodos mais tensos e marcantes da história: a Guerra Fria. O conflito entre as duas mais importantes nações do planeta na época, os EUA e a União Soviética, estendeu-se a todos os campos da atividade humana, desde o bélico até o espacial em um contexto onde o mundo vivia a iminência de uma verdadeira guerra nuclear onde o planeta todo poderia ser destruído.

Sorte que o conflito entre as duas nações se deu sempre de forma indireta, nunca chegando as duas a se enfrentarem diretamente, daí a expressão Guerra Fria. Entre tantas fotos e depoimentos que trazem à tona um pouco do que foi o período, essa animação de Starevich, que sempre trabalhou com animação, na Rússia e fora dela, talvez esteja mais próxima do que realmente ia pela essência daqueles anos que mudaram os rumos da história e marcaram toda uma geração! A simplicidade dos palitos de fósforo, a expressividade da música e a sutileza dos movimentos, falam muito mais do que qualquer outra imagem.

Vi no Portal Vermelho

Veja mais em Educação Política:

MUITO LEGAL: UM VÍDEO SOBRE A SITUAÇÃO CAÓTICA DA EDUCAÇÃO FEITO COM A FALA DO EDUCADOR KEN ROBINSON
OS CONFLITOS DA SOLIDÃO E OS TEMAS EMOCIONAIS NAS TELAS REALISTAS DE ANDREW WYETH
O LÚDICO EM KANDINSKY, O ABSTRATO NA ARTE
VÍDEO MOSTRA A DESIGUALDADE QUE PERSISTE POR TRÁS DE OLHARES E SORRISOS IGUAIS

1 resposta em “A GUERRA FRIA EM PALITOS DE FÓSFORO”

Creio que os créditos do vídeo estão incorretos. Segundo informações que obtive na versão russa da wikipedia, o documentário não é de Vladislav Starevich; trata-se de uma produção do estúdio de animação russo Soyuzmultfilm, de 1983, com direção de Garry Bardin. O nome original é Конфликт (“Conflito”).

Curtir

Comentários encerrados.