Educação Política

mídia, economia e cultura – por Glauco Cortez

PARA EX-PRESIDENTE DE PORTUGAL, A FAMÍLIA SOCIALISTA, E SÓ ELA, PODE DEVOLVER O RUMO E A CORAGEM À EUROPA

Retrato do velho continente em um novo mundo

Ótimo artigo do ex-presidente e ex-primeiro-ministro de Portugal, Mário Soares, publicado na revista Carta Capital, revela a atual conjuntura política e social de uma Europa que foi palco das principais transformações da era moderna, que gestou ideias e diferentes formas de ver e entender a geopolítica mundial; e que hoje encontra-se quase que à deriva, sutilmente desorientada diante das urgências da atualidade.

O ponto de vista do autor, o breve, porém suficiente resgate histórico feito por ele e a discussão sobre a situação atual são interessantes para refletir e pensar o mundo hoje e para os próximos anos.

Do socialismo democrático, passando pela democracia-cristã até a hegemonia do neoliberalismo norte-americano em solo europeu, o artigo aponta alternativas de uma nova oportunidade para o socialismo democrático, lembrando como este, se for capaz de se renovar e adaptar-se às mudanças contemporâneas nos diferentes campos da atividade humana, pode responder às principais questões da atualidade.

Dentre elas, lutar por justiça, redução das desigualdades sociais, retomar valores éticos, dignificar o trabalho e, principalmente, fazer renascer aquele sentimento de utopia tão saudável para que as nações progridam, acreditem e lutem por uma realidade melhor.

Em lúcidas palavras, o artigo chama de volta a família socialista européia para que a Europa recupere o rumo e a coragem de ser quem sempre foi no cenário internacional e para que espécies perversas de populismo não voltem a ganhar terreno no velho mundo.

Vale a leitura! Veja trecho:

O mundo está em rapidíssima transformação e a União Europeia, nos últimos anos, perdeu a orientação
Por Mario Soares

Lisboa, Portugal, fevereiro/2011 – Na década de 1970, a Europa era governada pela família do socialismo democrático, ou, como o chamávamos, do socialismo em liberdade (socialistas, social-democratas e trabalhistas) e pela família democrata-cristã, que era essencialmente europeísta e partidária da doutrina social da Igreja Católica.

Após o colapso do comunismo e a chegada do neoliberalismo norte-americano, as duas famílias, de acordo com os sinais do tempo, se deixaram convencer pela “terceira via” e pelo domínio dos mercados que têm como único valor o dinheiro e não as pessoas.

Resultado: a maior parte dos partidos da área socialista perdeu o poder, já que para os que preferem um governo de direita é mais lógico votar nos conservadores, enquanto os democrata-cristãos, salvo raras exceções, se esqueceram da doutrina social da Igreja e, transformados em Partidos Populares, colocaram-se na direita do espectro político. As duas famílias perderam a influência que tiveram em seus bons tempos, e em alguns países europeus pura e simplesmente desapareceram. Eram os anos nos quais os especialistas políticos norte-americanos proclamavam o “fim da história” e a “morte das ideologias” (com exceção, claro, da neoliberal). (Texto Completo)

Leia mais em Educação Política:

CONCERTO ABRE ATIVIDADES CULTURAIS DA CASA DO LAGO PARA 2011
A FILOSOFIA DE MILLÔR FERNANDES, EM 38 MÁXIMAS BEM HUMORADAS
A LÓGICA DOS MUROS VENCE O TEMPO E SEGUE DIVIDINDO POVOS E AFASTANDO REAIS CHANCES DE PAZ
DIRIGENTES POLÍTICOS OCIDENTAIS E ISRAELITAS ESCONDEM UM PROFUNDO ÓDIO À DEMOCRACIA, DIZ NOAM CHOMSKY

Uma resposta para “PARA EX-PRESIDENTE DE PORTUGAL, A FAMÍLIA SOCIALISTA, E SÓ ELA, PODE DEVOLVER O RUMO E A CORAGEM À EUROPA

  1. Pingback: TRAGÉDIA NO JAPÃO: PARA PRIMEIRO MINISTRO, TERREMOTO, TSUNAMI E INCIDENTE NUCLEAR CONFIGURAM A MAIOR CRISE VIVIDA PELO PAÍS DESDE A SEGUNDA GUERRA « Educação Política

Deixe um comentário

Faça o login usando um destes métodos para comentar:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.

%d blogueiros gostam disto: