Categorias
NOTÍCIA

CÉLULAS-TRONCO JÁ PODEM SER CRIADAS A PARTIR DE CÉLULAS EXTRAÍDAS DO DENTE DE LEITE

O melhor da ciência é o ponto onde ela desempenha, de fato, um papel social!

O Instituto Butantan em parceria com a Universidade de São Paulo (USP) trouxe uma boa notícia para a comunidade científica de forma geral e também para o Brasil e a população brasileira. As células-tronco, utilizadas na cura de muitas doenças, agora podem ser obtidas a partir de células do dente de leite, ou seja, os embriões passam a não ser tão necessários como têm sido até agora.

Além de representar um avanço para a ciência brasileira, equiparando-a com o que há de mais moderno em pesquisa genética no mundo, a descoberta resolve muitos problemas éticos ocasionados pelo uso de embriões que são destruídos para gerar uma célula-tronco no modelo tradicional.

Sem falar que a nova descoberta “abre caminho para o desenvolvimento de novos tratamentos para doenças motoras, imunológicas, de regeneração de ossos e nervos, na reconstrução de células dos músculos, cartilagem e outros tecidos, além de enfermidades psiquiátricas”, como diz notícia publicada pela Agência Brasil.

Veja trecho:

Instituto Butantan desenvolve técnica para obtenção de células-tronco
Por Flávia Albuquerque

São Paulo – O Laboratório de Genética do Instituto Butantan, desenvolveu uma técnica que faz com que as células extraídas do dente de leite tornem-se células embrionárias. Com essa técnica, os embriões não são mais necessários para a criação de células-tronco. O estudo vem sendo desenvolvido desde 2004 em parceria com a Universidade de São Paulo (USP).

A descoberta abre caminho para o desenvolvimento de novos tratamentos para doenças motoras, imunológicas, de regeneração de ossos e nervos, na reconstrução de células dos músculos, cartilagem e outros tecidos, além de enfermidades psiquiátricas.

“Como se sabe a criação de células-tronco com embriões implica na destruição dos embriões e não se sabe quem é o dono dessas células embrionárias. Nesse caso, quando a célula é induzida, quer dizer que você pode produzir do seu próprio organismo uma célula igual a embrionária. Com essa célula se contornam muitos problemas éticos”, afirmou a geneticista responsável pela pesquisa Irina Kerkis. (Texto Completo)

Leia mais em Educação Política:

DESCOBERTA DE AGROTÓXICO NO LEITE MATERNO LEVANTA DISCUSSÃO SOBRE A NECESSIDADE DE UMA POLÍTICA DE ALIMENTAÇÃO NO BRASIL
TRAGICÔMICO: POLÍCIA DO RIO DE JANEIRO REPRIME ATÉ PROTESTO EM FORMATO DE MISSA NA VISITA DE BARACK OBAMA
EFICÁCIA DA LEI MARIA DA PENHA FAZ SURGIR UMA NOVA FORMA DE VER E COMBATER A VIOLÊNCIA CONTRA A MULHER
PARA PESQUISADORES, ANA DE HOLLANDA REPRESENTA RETROCESSO NA DISCUSSÃO SOBRE PROPRIEDADE INTELECTUAL

9 respostas em “CÉLULAS-TRONCO JÁ PODEM SER CRIADAS A PARTIR DE CÉLULAS EXTRAÍDAS DO DENTE DE LEITE”

[…] CÉLULAS-TRONCO JÁ PODEM SER CRIADAS A PARTIR DE CÉLULAS EXTRAÍDAS DO DENTE DE LEITE Mande aos amigos:Like this:LikeOne blogger likes this post. AGÊNCIA EP, NOTÍCIA Comunicação, internet, Linux, NOTÍCIA, PESQUISA, pesquisadores britânicos, Raspberry Pi, Tecnologia ← SENSACIONAL: REPÓRTER DIZ QUE POPULAÇÃO QUER SABER QUE NEGÓCIO É ESSE DE PRIVATARIA TUCANA, PORQUE NÃO ENCONTRA INFORMAÇÃO NA GRANDE MÍDIA DEPOIS DE UMA SEMANA, 80 MIL EXEMPLARES E UMA CPI, LIVRO PRIVATARIA TUCANA, DE AMAURY RIBEIRO JR COMEÇA A VIRAR NOTÍCIA → […]

Curtir

[…] CÉLULAS-TRONCO JÁ PODEM SER CRIADAS A PARTIR DE CÉLULAS EXTRAÍDAS DO DENTE DE LEITE Mande aos amigos:Gostar disso:GostoSeja o primeiro a gostar disso post. O PLANETA E SEU HOMEM casa, ciência, construção civil, PESQUISA, plástico, PVC ← 52 NOMES FORAM INCLUÍDOS NA “LISTA SUJA” DO TRABALHO ESCRAVO EM 2011, QUE BATEU RECORDE DE 294 INFRATORES […]

Curtir

Comentários encerrados.