Educação Política

mídia, economia e cultura – por Glauco Cortez

BANIDA PELA DITADURA MILITAR, FILOSOFIA TERÁ LIVRO DIDÁTICO DISTRIBUÍDO EM ESCOLAS DA REDE PÚBLICA A PARTIR DE 2012

Se a filosofia abre as interrogações, as ditaduras preferem o ponto final

A filosofia como prática é um exercício que leva a questionamentos sobre si mesmo e sobre o mundo, que ajuda a olhar a realidade de forma mais crítica, organizar melhor os argumentos e construir opiniões sólidas sobre os mais variados assuntos. A filosofia desde a Grécia antiga é considerada como uma das mais elevadas práticas do saber, por isso, ela era tão cultuada por nomes como Platão e Aristóteles. Refletir era sinônimo de abrir-se para o mundo e ter o mundo aberto diante de si.

Obviamente, uma ciência do pensamento como a filosofia não é nada interessante para regimes ditadoriais e autoritários que querem, antes de tudo, eliminar a própria capacidade de pensamento da população. Em ditaduras se obedece, não se pensa, em ditaduras se copia, não se inventa, em ditaduras não se questiona, se submete. Seguindo essa lógica, não é de se espantar que o ensino de filosofia nas escolas do país tenha sido banido com a ditadura militar de 1964.

A ausência da filosofia nas escolas públicas prolongou-se ainda por mais um longo período e só voltou a ser obrigatória como disciplina para estudantes do ensino médio a partir de 2008. Sem dúvida um atraso social e humano. Agora, uma boa notícia, a partir de 2012 serão distribuídos livros didáticos com dicas e instruções para orientar melhor o ensino de filosofia nas escolas da rede pública.

Com o apoio do livro didático, o professor pode preparar melhor as aulas e os alunos se localizam melhor, no entanto, vale dizer que livro didático nenhum faz milagre. Ele não substitui o professor, tampouco basta para os alunos. Deve servir como apoio, mas nunca como instrumento de acomodação e limitação do saber. Bons professores e alunos insteressados continuam sendo a melhor fórmula para o bom ensino da filosofia e de qualquer outra das nossas disciplinas.

Veja trecho de notícia sobre o assunto publicada no site da Agência Brasil:

Banida das escolas desde a ditadura, filosofia vai ter livros didáticos distribuídos na rede pública em 2012
Por Amanda Cieglinski

Brasília – A filosofia vai voltar, na prática, para o conteúdo curricular dos alunos de ensino médio, depois de 47 anos fora dos currículos das escolas de educação básica no país. No ano que vem, as escolas da rede pública receberão pela primeira vez, desde a ditadura, livros didáticos da disciplina para orientar o trabalho dos professores. Foi o regime militar que baniu a filosofia das escolas.

Em 2008, uma lei trouxe de volta a filosofia e a sociologia como disciplinas obrigatórias para os estudantes do ensino médio. A professora Maria Lúcia Arruda Aranha ensinava filosofia em 1971 quando a matéria foi extinta pelo governo militar. Hoje, é uma das autoras dos livros que foram selecionados para serem distribuídos aos alunos da rede pública pelo Programa Nacional do Livro Didático (PNLD).

“Ela desapareceu [a filosofia nas escolas] na década de 70 e reapareceu como disciplina optativa em 1982. Mas, nesse meio tempo, eu continuava dando aula em escola particular. A gente ensinava, só que o nome da matéria não podia constar como filosofia”, lembra.

Ela avalia que o país “demorou demais” para incluir as duas disciplinas novamente entre as obrigatórias e ainda falta “muito chão” para que elas sejam ministradas da forma adequada. Ainda faltam professores formados na área já que, por muito tempo, não havia mercado de trabalho para os licenciados e a procura pelo curso era baixa. Em 2009, 8.264 universitários estavam matriculados em cursos superiores de filosofia – 78 vezes menos do que o total de alunos de direito. (Texto Completo)

Leia mais em Educação Política:

A REVOLUÇÃO AGORA É TUITADA
16 PESSOAS MANTIDAS EM REGIME DE ESCRAVIDÃO FORAM LIBERTADAS EM DUAS FAZENDAS NO ESTADO DO PARÁ
LEI DA FICHA LIMPA É MAIS UM SINTOMA DA INEFICIÊNCIA DO PODER JUDICIÁRIO
DEPOIS DE OFENDER OS BRASILEIROS E A HISTÓRIA POLÍTICA DO PAÍS, BOLSONARO PODE SER PROCESSADO PELA CÂMARA DOS DEPUTADOS

9 Respostas para “BANIDA PELA DITADURA MILITAR, FILOSOFIA TERÁ LIVRO DIDÁTICO DISTRIBUÍDO EM ESCOLAS DA REDE PÚBLICA A PARTIR DE 2012

  1. vera maria 6 abril, 2011 às 2:11 pm

    Ainda bem que a LDB atual trouxe de volta as disciplinas de filosofia e sociologia para o ensino médio.Veja bem eu lecionei em plena ditadura militar e fui obrigada a ensinar Moral e Cívica e OSPB,disciplinas criadas pela ditadura, para engrandecer o governo o país.Como foi díficil este período para nós professores,impedidos de dar qualquer opinião que fosse contra o regime ditatorial.Agora com a filosofia como disciplina obrigatória possa levar o aluno a pensar por conta própria e possam consiguir distinguir a democarcia da ditadura.

    Curtir

  2. Pingback: BANIDA PELA DITADURA MILITAR, FILOSOFIA TERÁ LIVRO DIDÁTICO … | iComentários

  3. silvia calçada 13 abril, 2011 às 4:09 am

    Manual? Que filosofia é essa?

    Curtir

  4. Pingback: DESASSOMBRO E FIM DO COMPLEXO DE VIRA-LATA EXPLICA SUCESSO DA POLÍTICA EXTERNA BRASILEIRA, DIZ AMORIM « Educação Política

  5. Pingback: VIOLÊNCIA NOS PRESÍDIOS BRASILEIROS REVELA QUE A TORTURA PERSISTE INDEPENDENTE DE REGIME POLÍTICO « Educação Política

  6. Pingback: AÇÃO DE ATIVISTAS EM MARINGÁ DEMONSTRA QUE FISCALIZAR O PODER PÚBLICO PODE SER UMA ÓTIMA SAÍDA PARA CORRUPÇÃO E ILEGALIDADES EM GERAL « Educação Política

  7. Pingback: ABERTA CONSULTA PÚBLICA SOBRE MUDANÇAS NA LEI DE DIREITO AUTORAL « Educação Política

  8. Pingback: PARALISIA NO SETOR CULTURAL INCOMODA A PRESIDENTE DILMA E APONTA PARA POSSÍVEL SAÍDA DA MINISTRA ANA DE HOLLANDA « Educação Política

  9. Igor Gabriel Neves de Freitas 26 julho, 2012 às 1:54 am

    Que diremos, pois, diante dessas coisas foram os ditadores nossos piores vilões premitir que um país inteiro fique olhando para as sombras das coisas pensando que elas são realmente assim, só sombras. são por definição vilões. Tais vilões esconderam do Brasil a verdade, o se questionar o não permitir opiniões pré-concebidas, depois se omitiram e permitiram que o pior acontecesse.

    Curtir

Deixe um comentário

Faça o login usando um destes métodos para comentar:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.

%d blogueiros gostam disto: