FURO DE REPORTAGEM: PEDIDO DE IMPEACHMENT DE GILMAR MENDES, MINISTRO DO SUPREMO TRIBUNAL FEDERAL, NÃO É NOTÍCIA

Palocci tudo, Gilmar, nada

Esse é um furo de reportagem. A mídia brasileira fica em silêncio diante de um pedido de impeachment de um ministro e ex-presidente do Supremo Tribunal Federal e ex-presidente. É inacreditável.

Isso mostra a que serve o jornalismo da grande mídia no Brasil. É impressionante como são os valores da notícia quando se tem um oligopólio na comunicação. Impeachment do ministro da suprema corte não é notícia! É o novo jornalismo. É uma nova teoria para a reflexão de sociólogos.

Juntando esse silêncio à história do enriquecimento do ministro Antônio Palocci, estampado em rede nacional, tem-se a receita para o jornalismo brasileiro.

Dilma, acorda, é hora de democratizar a mídia. Palocci, pede para sair. Quando Palloci saiu, o governo Lula melhorou.

Veja o furo de reportagem do blog do Mello
Pedido de impeachment de Gilmar Mendes não é notícia para a “grande imprensa”

Nas versões nas bancas, nos telejornais e portais de notícias da chamada “grande imprensa” não há uma linha, uma frase, uma palavra sobre o pedido de impeachment do ministro Gilmar Mendes protocolado no Senado e na OAB pelo advogado Alberto de Oliveira Piovesan.

A “grande imprensa” que diz que tem o dever de informar, que se diz defensora ardente da liberdade de expressão, de imprensa, não dá informação alguma a seus leitores, telespectadores sobre o pedido. Para quem só se (des)informa por eles, não existe.

Não é possível que não haja uma estratégia por trás disso, uma combinação entre eles. Afinal, é um pedido de impeachment do homem que até há pouco tempo era o presidente do STF, do homem que percorreu o país emitindo opinião sobre os principais assuntos da vida brasileira, como um Simão Bacamarte a defender a sanidade do Judiciário.

Mas, o pedido de impeachment é uma das pontas da informação. A outra é o que há nele, as sérias acusações contra Gilmar Mendes que também não são levadas ao conhecimento da população, a quem a “grande imprensa” (e, mais importante que ela, a Constituição do país) diz ter o direito à informação:

(…) A referida reportagem informou, dentre outros fatos, que o Advogado Sergio Bermudes hospeda o Ministro Gilmar Ferreira Mendes quando este vem ao Rio de Janeiro, e que já hospedou-o em outras localidades, além de fornecer-lhe automóvel Mercedes Benz com motorista.

A citada reportagem informou também que o Ministro Gilmar Ferreira Mendes recebeu de presente, do mesmo Advogado Sergio Bermudes, uma viagem a Buenos Aires, Argentina, quando deixou a presidência do Supremo Tribunal Federal no ano passado (2010). E que o presente foi extensivo à mulher do Ministro, acompanhando-os o Advogado nessa viagem.

A citada reportagem informou ainda que o referido Advogado emprega e assalaria, acima do padrão, a mulher do Ministro. Evidente que no recesso do lar pode ela interferir junto ao marido a favor dos interesses do escritório onde trabalha,
e de cujo titular é amiga intima (sempre segundo a citada reportagem). É o canal de voz, direto e sem interferências, entre o Ministro e o Advogado.

Se comprovados estes fatos, notadamente a viagem de presente, ficará configurada violação de dever funcional, com consequente inabilitação para o cargo, eis que
vedado o recebimento de benefícios ao menos pelo Código de Ética da Magistratura, precisamente seu artigo 17.

Será que nada disso é notícia? Por que o silêncio cúmplice?

Leia mais em Educação Política:

PEDIDO DE IMPEACHMENT DE GILMAR MENDES, MINISTRO DO SUPREMO TRIBUNAL FEDERAL, JÁ ESTÁ NO SENADO
O MINISTRO GILMAR E SEUS CAPANGAS NO MATO GROSSO, COMO DISSE JOAQUIM BARBOSA
GILMAR MENDES: UMA DAS PIORES HERANÇAS DO PSDB PORQUE É UM LEGADO NA CÚPULA DO PODER JUDICIÁRIO E VITALÍCIO
PRESIDENTE DO SUPREMO TRIBUNAL FEDERAL, MINISTRO GILMAR MENDES FALA DE TUDO, MENOS DO MONSTRUOSO E INJUSTO SISTEMA JUDICIÁRIO BRASILEIRO

Comentários

22 respostas para “FURO DE REPORTAGEM: PEDIDO DE IMPEACHMENT DE GILMAR MENDES, MINISTRO DO SUPREMO TRIBUNAL FEDERAL, NÃO É NOTÍCIA”.

  1. temos que derrubar esse Gilamar Mendes Búfalo. Ele é partidário.É um brucutu da leis com seus atos vitupérios,é ministro do STF de todos os tempos. É preciso esclarecer a morte de Floro Calheiros porque este sabia de muitas coisas dele em Mato Grosso. Para quem não sabe Floro Calheiros morreu na troca de tiros na divisa da Bahia com o Tocantins. Floro era Pistoleiro e agiu muito em Mato Grosso.

    Curtir

  2. É o pior ministro do STF de Todo os tempos.

    Curtir

  3. Glauro o PIG se cala mas nós não. Estamos divulgando via blog e facebook, aliás no face está gerando grande comentário, sugere-se até um abaixo assinado virtual e, eu como um dos administradores do grupo “Consciência Política Razão Social” estou sendo cobrado, e já estou correndo atrás para providencia-lo. Entendo que, para legitimar o abaixo assinado precisaríamos de uma co-participação do Drº ALBERTO DE OLIVEIRA PIOVESAN, autor do pedido de impeachment contra o Ministro do STF Sr. Gilmar Mendes, consegui um contato e confirmei amizade no facebook com o Drº Alberto Piovesan que também é capixaba, porém não estou certo tratar-se do mesmo. Não obtive respostas às minhas mensagens via face. Você tem contato com o tal advogado?
    Outra coisa, te enviei solicitação de amizade no face. Parabéns pelo blog e um Abraço Fraterno.
    Dag Vulpi

    Curtir

    1. Avatar de glaucocortez
      glaucocortez

      Obrigado Dagmar pelo comentário.
      Não tenho contato com o Dr. Alberto de Oliveira Piovesan, mas talvez seja possível conseguir no site da OAB capixaba.
      Além disso, deve ter no pedido que ele fez ao Senado ou pedir ao blog do Paulo Henrique Amorim, que o entrevistou, se não me engano.
      Parabéns pelo trabalho
      abraços

      Curtir

  4. Avatar de Henrique
    Henrique

    Para mim a mídia está com medo.
    E se o Palocci puxar o tapete?
    Muita gente vai aparecer, até os esquecidos!
    Um exemplo:
    Em 2003, o ex-presidente FHC mal passou a faixa presidencial, fez as malas e se mandou para Paris.
    O endereço de destino era um luxuoso apartamento na Av. Foch, um dos metros quadrados mais caros do mundo.
    Foi um escândalo, muito bem abafado na imprensa.
    O apartamento, de valor acessível apenas para MILIONÁRIOS (ou corruptos do terceiro mundo que desviam dinheiro público e aceitam subornos), era incompatível com a renda anunciada de FHC.
    Repito, foi um escândalo, muito bem abafado na imprensa.
    De imediato, o FHC/demo-tucano colocou notas na imprensa de que não seria o dono daquele nobre endereço, e o apartamento seria apenas emprestado.
    Em 2009, FHC finalmente decidiu “oficializar o reconhecimento” da propriedade.
    ….
    Não estou defendendo ninguém, mas são dois pesos e duas medidas!
    É só o Palocci que é ex-ministro neste país?
    Pérsio Arida e André Lara Resende se tornaram banqueiros em muito pouco tempo, e daí?
    Alguém citou alguma coisa?
    O Armínio Fraga, ex-BC do FHC, gastou quase 1,5 bilhões pra comprar McDonald´s, e daí?
    De onde veio a grana?
    Repito,novamente, foi um escândalo, muito bem abafado na imprensa.
    Quando a imprensa bate muito num assunto é porque estão abafando alguma coisa!
    Não seria o Gilmar?

    Eu só acredito nesta palhaçada somente se puxarem a corda!
    Senão – tudo isto é balela – é enganação!

    Só acredito vendo.

    Deus proteja a Dilma.

    Curtir

  5. Avatar de Rodrigo
    Rodrigo

    Não me lembro de a Caros Amigos, ou de periódicos alinhados com a dita “esquerda” ou “nova mídia” terem divulgado qualquer notícia séria a respeito do mensalão, escândalo Francenildo, Silvinho e seu Land Rover, assassinato de Celso Daniel e Toninho do PT.
    De ter tratado do escândalo dos aloprados e, mais, da origem do dinheiro (pública ou não????). De dinheiro na cueca do irmão de Genoíno.
    Sobre Erenice Guerra.
    Sobre o impressionante e, como o próprio pai definiu, fenomenal crescimento empresarial e econômico de Lulinha Fenômeno.
    Sobre os passaportes diplomáticos, indevidamente concedidos.
    Lençóis de linho egípcio.
    Sobre compadres do ex-presidente e sua atuação nos bastidores do poder, em questões ligadas à aviação e mesmo à nomeação de ministros para as mais altas cortes do País.
    Ao contrário, vi nomes que julgava importantes e imponentes se esquivarem, afirmando, como em determinada manchete: “a crise é produto da mídia”; Brasil, um país de tolos!
    Não dão o exemplo que tanto cobram. Não cortam na carne!
    Ao contrário, limitam-se ao vergonhoso e risível argumento: se “fulaninho” roubou e ficou 500 anos no poder, eu também posso! Eu enriqueci, mas beltrano também!
    A raposa magra chegou ao galinheiro e com muita fome…
    Quanta hipocrisia! Quanta parcialidade!
    Não canso de dizer que macaco senta, deita e rola em cima do rabo, mas sabe apontar o dedo para o outro, esquecendo-se que ao menos 3 outros dedos estão apontando em sua direção, mostrando os seus escandalosos defeitos.

    Curtir

  6. Avatar de Henrique
    Henrique

    Um belo motivo onde todos os dedos apontaram para o povo brasileiro e a hipocrisia da grande mídia e seus seguidores não citaram uma linha sequer:
    FHC: “Em restaurantes em Buenos Aires sou aplaudido quando entro. É que eu traí os interesses da pátria, então eles me adoram.”! (Revista Piauí/agosto/2007)

    Curtir

  7. Avatar de Henrique
    Henrique

    Um belo motivo onde todos os dedos apontaram para o povo brasileiro e a hipocrisia da grande mídia e seus seguidores não citaram uma linha sequer:

    Processo 2002.34.00.007485-9 ==15ª Vara==22/03/2002
    Processo 94.00.11899-6==7ª Vara==02/081999
    Processo 2000.34.00.033429-7==5ªVara==22/09/2000
    Processo 2009.34.00.030112-0==5ª Vara==15/09/2009
    Processo 2003.34.00.039140-7==5ª Vara==17/11/2003

    Um destes processos o Serra é condenado por improbidade, quando o Serra assinou o PROER, e tem um recurso exótico fora do Código de Processo e o STF sustando as consequências disto, entre elas a inelegibilidade. É um recurso que não está nos Códigos de Processo brasileiro. Ele está ‘sub judice’.
    ….
    A nossa justiça é lenta, mas já houve uma decisão da juíza Daniele Maranhão Costa, da 5ª Vara da Seção Judiciária do Distrito Federal, aceitando que houve dano ao erário, enriquecimento ilícito e violação aos princípios administrativos no caso.
    É o José Serra na lista dos fichas sujas.

    E onde anda a hipocrisia da mídia e seus seguidores, a parcialidade,…?

    Curtir

  8. Avatar de Henrique
    Henrique

    Publicado na imprensa em set/2007:

    – Eduardo Azeredo/PSDB, o pai do valerioduto, afirmou que FHC foi beneficiado com o valerioduto.
    – A cúpula do PSDB se irritou e quer o AZEREDO SILENCIE sobre o MENSALÃO.
    – Ministros do governo FHC querem até a saída do AZEREDO do partido.
    – Azeredo disse que parte dos custos da reeleição de FHC FORAM BANCADOS PELO VALERIODUTO.
    – Azeredo acha injusto ser penalizado por uma prática comum na política.

    Quanta hipocrisia, quanta parcialidade!

    Curtir

  9. Avatar de Henrique
    Henrique

    Um belo motivo onde todos os dedos apontaram para o povo brasileiro e a hipocrisia da grande mídia e seus seguidores não citaram uma linha sequer:

    “Sou um dos otários surpreendidos com a notícia de que FHC tem um filho com uma jornalista da Rede Globo.
    Parabéns ao presidente Lula, que, mesmo sabendo do fato gravíssimo, não o quis usar nem em sua campanha nem durante o exercício da Presidência – ao contrário do que a Globo e Collor fizeram com ele em 1989.
    O que mais me impressiona, no entanto, é que, por 18 anos, a grande imprensa e as emissoras deste país acharam por bem esconder o fato da opinião pública, sabe-se lá a que custo.
    Antes, durante e depois da Presidência de FHC”.

    Quanta parcialidade da imprensa, ou eu estou enganado!?

    Curtir

  10. Avatar de Henrique
    Henrique

    O Eduardo Azeredo será julgado pela justiça comum e o José Dirceu pelo STF, ambos pelo mesmo crime – o ‘mensalão’.

    Por que esta “imparcialidade”?

    Alguém aí sabe se já mudaram as ‘casas’ do julgamento?
    Quanta hipocrisia! Quanta pacialidade!

    Curtir

  11. Avatar de Rodrigo
    Rodrigo

    Ao menos Henrique não me ofendeu, xingando a mim de Demo, nem Tucano. Já fui petista e mesmo tal pecha (ou qualquer rótulo político), para mim, também tornou-se ofensiva.
    Henrique e quem mais não conseguiu entender: já assistiram o filme sobre Nelson Mandela?
    A história dele pode não ser tão querida como a de Che Guevara, mas é interessante notar um líder defender a mudança individual, verdadeira, em vez de estimular meramente o ataque; buscou o fim da conduta reacionária, oferecendo a mudança verdadeira.
    Poderia ter, como determinada Ministra, afirmado que quem foi chicoteado, não esquece. Mas ele era verdadeiramente um estadista (e humano, com seus outros defeitos) e soube vislumbrar um caminho.
    Assim, quando a raposa magra chega ao galinheiro, ela não pode dizer: vejam só, a outra que saiu, tão gordinha. E então questionar: só ela pode “cair de boca”, “encher a pança”, mas eu não?
    Na verdade, nenhuma das duas pode. A que está de fora, magrinha, deveria denunciar o assalto da antecessora e mesmo aquele praticado por suas companheiras.
    Perceber, pois, que a lei vale para todos, não revelando meramente aquele adágio, propalado certa vez por meu conterrâneo, Toninho Malvadeza: para os amigos, tudo, e, para os inimigos, a lei!
    A denúncia deve servir ao verdadeiro intuito de informar, mas não de deformar, investigando a má conduta de todos e cobrando a punição de todos. Companheiros ou não!
    Ou seja: se acuso a Folha/Estadão etc. de ser parcial e me digo diferente, por que agir igual?
    É tão devido denunciar e apurar mensalão DEM quanto mensalão PT. Eventual ligação da filha de Serra com Dantas e crescimento empresarial do filho de Lula.
    Entendeu? Uma estrela vermelha não confere idoneidade a ninguém, nem mesmo o blinda contra críticas. Do mesmo modo que, sabidamente, um tucaninho ou uma arvorezinha não têm tal poder.
    Mas, se você me disser que não é devido denunciar “podre” do PT e que quer uma “nova velha mídia”, eu vou entender…
    Entendeu o porquê da “quanta hipocrisia” e “quanta parcialidade”, por mim bradadas, e das quais você tanto gostou?

    Curtir

  12. Avatar de Henrique
    Henrique

    Entendeu o porquê da “quanta hipocrisia” e “quanta parcialidade”, por mim bradadas, e das quais você tanto gostou?
    Entendi sim!
    Por isso que também brado contra esta hipocrisia, principalmente a inconcebível lavagem cerebral midiática que o o povo de SP, além de outros impostos, também paga, indo para 20 anos!
    Se não houver educação política ou consciência política do povo, esta velha e podre mídia continuará manipulando ao “bel prazer” dos políticos para satisfazer seus ‘desejos’ em detrimento da realidade social do país.
    Obrigado pelo debate democrático.
    E muito obrigado ao Blog EDUCAÇÃO POLÍTICA pelo verdadeiro espaço social que representa.
    Um abraço a todos.

    Curtir

  13. Avatar de Henrique
    Henrique

    A FOFOCA
    – o Procurador-geral disse que até o momento não há elementos para ser investigada a conduta do ministro;
    – os imóveis do ministro, foram comprados e declarados no Imposto de Renda;
    – se o ministro não informar no Imposto de Renda as fontes das quais recebeu a grana, aí será lavagem de dinheiro e começará a investigação;
    – há quanto tempo, neste país, pessoas públicas, dentro e fora do governo, ganham tanto dinheiro com consultoria ou sei lá o que mais?
    – o ministro ou sua empresa, deve ter recolhido aos cofres da prefeitura o Imposto sobre Serviços de Qualquer Natureza – ISSQN, e os impostos federais para a União.

    Conclusão:
    Será, que sendo como a imprensa diz, esta empresa não passaria por uma auditoria interna e externa da perícia contábil da Receita Federal!?
    O resto é uma GRANDE FOFOCA.
    Se eu estiver errado, que me corrijam, mas está longe de ser um jornalismo investigativo!
    Não gosto do ministro, mas até agora não vejo nada mais do que FOFOCA!

    Curtir