Educação Política

mídia, economia e cultura – por Glauco Cortez

JÁ ESTÃO ABERTAS AS INSCRIÇÕES PARA O ENEM 2011, ESTUDANTES INTERESSADOS EM UMA VAGA NA UNIVERSIDADE PÚBLICA OU EM PARTICIPAR DO PROUNI DEVEM FICAR ATENTOS

Analisando e universalizando a educação no Brasil

O Enem (Exame Nacional do Ensino Médio), além de ser um instrumento de avaliação da qualidade do ensino no Brasil, tem se tornado nos últimos anos a porta de entrada de muitos jovens para o ensino superior. Um bom desempenho no exame pode garantir uma vaga em uma universidade pública ou uma bolsa do Programa Universidade para Todos (ProUni), que torna possível a um estudante que não teria como arcar com os custos de uma universidade privada cursar o ensino superior.

Por isso, os interessados em pleitear uma vaga nas universidades públicas e privadas do país devem ficar atento às datas, inscrever-se no exame e se preparar, pois, sem dúvida, ele representa uma ótima oportunidade para aqueles que sonham em conseguir seu diploma e querem, por meio da lapidação do seu talento e conquista do conhecimento, construir um país melhor!

Veja trecho de notícia publicada pela Agência Brasil com todas as informações necessárias para participar do exame. As inscrições começam hoje e seguem até o dia 10 de junho, exclusivamente pela internet.

Inscrições para o Enem 2011 começam hoje e podem chegar a 6 milhões
Por Amanda Cieglinski

Brasília – A partir das 10h de hoje (23), estudantes interessados em participar do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) de 2011 podem se inscrever no site do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais (Inep). O processo segue até as 23h59 do dia 10 de junho, exclusivamente pela internet.

As provas serão aplicadas nos dias 22 e 23 de outubro. A previsão do Inep é que o número de inscritos chegue a 6 milhões. O valor da taxa é de R$ 35, mas estudantes que estão concluindo o ensino médio em escola pública não pagam.

Em 2009, o MEC deu início a um projeto de substituição dos vestibulares tradicionais pelo Enem como forma de ingresso na universidade. A partir do resultado da prova, os alunos se inscrevem no Sistema de Seleção Unificada (Sisu) e podem pleitear vagas em instituições públicas de ensino superior de todo o país. No ano passado, foram ofertadas 83 mil vagas em 83 instituições, sendo 39 universidades federais. (Texto Completo)

Leia mais em Educação Política:

PARABÉNS PROFESSORA AMANDA GURGEL, MAS PARABÉNS NÃO BASTA, É PRECISO INVESTIR EM EDUCAÇÃO E NÃO FICAR NOS PARABÉNS
PARA FUNDADOR DA EDUCAFRO VELHA MÍDIA FAZ TEMPESTADE EM UM COPO D’ÁGUA NO CASO DO ENEM
EDUCAÇÃO DE JOVENS EM ÁREAS RURAIS ESTÁ AMEAÇADA PELO FECHAMENTO DE ESCOLAS E FALTA DE MATERIAL DIDÁTICO
EDUCAÇÃO POLÍTICA É IMPORTANTE PORQUE TEMOS MUITOS ANALFABETOS POLÍTICOS

2 Respostas para “JÁ ESTÃO ABERTAS AS INSCRIÇÕES PARA O ENEM 2011, ESTUDANTES INTERESSADOS EM UMA VAGA NA UNIVERSIDADE PÚBLICA OU EM PARTICIPAR DO PROUNI DEVEM FICAR ATENTOS

  1. Pingback: REVOLUÇÃO DOS INDIGNADOS TOMA CONTA DA ESPANHA: “SE VOCÊS NÃO NOS DEIXAM SONHAR, NÓS NÃO OS DEIXAREMOS DORMIR” « Educação Política

  2. Pingback: VÍDEO DEMONSTRA QUE DURANTE GESTÃO DE AÉCIO NEVES LIBERDADE DE IMPRENSA ERA CERCEADA EM MINAS GERAIS « Educação Política

Deixe um comentário

Faça o login usando um destes métodos para comentar:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.

%d blogueiros gostam disto: