Educação Política

mídia, economia e cultura – por Glauco Cortez

TRÊS PRODUÇÕES CINEMATOGRÁFICAS BASEADAS NA OBRA DE RENATO RUSSO PROMETEM REVELAR UMA BRASÍLIA CONTESTADORA QUE MUDOU A HISTÓRIA DO ROCK NACIONAL

Renato Russo em entrevista para o documentário Rock Brasília – Era de Ouro

A bela poesia de Renato Russo em breve ganhará a tela dos cinemas brasileiros. Três produções baseadas na sua obra musical estão em fase de produção e devem ser lançadas ainda este ano. A primeira delas, o longa-metragem do cineasta brasiliense René Sampaio, Faroeste Caboclo, é baseada na clássica canção do Legião Urbana do mesmo nome que conta a história do “bandido temido destemido” João de Santo Cristo, apaixonado pela menina linda Maria Lúcia, que tenta a sorte no Distrito Federal.

O segundo longa Somos Tão Jovens é dirigido por Antonio Carlos da Fontoura e fala sobre a adolescência de Renato Russo, um período onde foram gestadas grande parte de sua futuras composições. E, por fim, o documentário Rock Brasília – Era de Ouro, do cineasta Vladimir Carvalho, capta por meio de imagens, documentos e depoimentos um dos momentos mais instigantes da história do rock nacional, os anos 1980, onde bandas como Legião Urbana, Capital Inicial, Plebe Rude, Paralamas do Sucesso, surgiram no solo da capital federal e logo espalharam seu som crítico, poético e social por todo Brasil conferindo, de fato, um novo tom à música nacional.

Toda uma geração espelhou suas histórias nas aventuras de João de Santo Cristo, seus amores, sonhos, medos e angústias nas belas composições de um ídolo que com ótimas letras e um inconfundível som de violão falou como poucos de um país, de uma cidade, de um tempo traduzido por ele em forma de canção. Agora, temos a chance de assistir a algumas de suas histórias, de relembrar ou conhecer muitas delas pela primeira vez e, principalmente, temos a chance de divisar uma Brasília cheia de música e vibração, uma Brasília que ia além da política, fazendo desta última uma delicada forma de arte.

Um pouco mais sobre os filmes baseados na obra de Renato Russo pode ser visto em texto publicado pela Carta Capital de Alex Rodrigues, da Agência Brasil.

Leia mais em Educação Política:

AS PAREDES DE UMA PEDRA ENCANTADA DE NOME PAÊBIRU
O TEMPO É AGORA…VOZ DE XANGAI EM BELA LETRA DE RENATO TEIXEIRA
SEMINOVOS COMBINAM SOM MARCANTE E EXPRESSIVO COM CRÍTICA SOCIAL, POLÍTICA E COMPORTAMENTAL
CANTORA FRANCESA ZAZ HARMONIZA JAZZ E SOUL AO SOM DE VIOLÃO E CONTRABAIXO

2 Respostas para “TRÊS PRODUÇÕES CINEMATOGRÁFICAS BASEADAS NA OBRA DE RENATO RUSSO PROMETEM REVELAR UMA BRASÍLIA CONTESTADORA QUE MUDOU A HISTÓRIA DO ROCK NACIONAL

  1. Pingback: SE EU SOUBESSE, POR CHICO BUARQUE E THAÍS GULIN « Educação Política

  2. Pingback: BELAS, LETRA E HARMONIA, DE MARCELO CAMELO « Educação Política

Deixe um comentário

Faça o login usando um destes métodos para comentar:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.

%d blogueiros gostam disto: