Educação Política

mídia, economia e cultura – por Glauco Cortez

UNICAMP TRAZ VENCEDORES DO NOBEL DE QUÍMICA PARA DISCUTIR USO DE RECURSOS NATURAIS E ALTERNATIVAS PARA O FUTURO

Pensando soluções para o mundo de amanhã: recursos naturais em debate

Evento promovido pela Unicamp em parceria com USP, Unesp e UFSCar trará quatro vencedores do prêmio Nobel de Química para o Brasil como parte das comemorações do Ano Internacional da Química. Cerca de 14 palestrantes discutirão o tema “Produtos Naturais, Química Medicinal e Síntese Orgânica”, abordando questões como o uso de recursos naturais brasileiros para a produção de medicamentos.

A vinda de pesquisadores importantes mundialmente, ajuda a inserir o Brasil no campo das discussões e inovações tecnológicas não só na química, como nas mais diferentes áreas do conhecimento, além de incentivar a pesquisa, aumentando investimentos e  valorizando cada vez mais o saber humano em tudo aquilo que ele pode produzir para melhorar o cotidiano prático e também reflexivo dos cidadãos.

Veja trecho de notícia publicada sobre o evento, que ocorre entre os dias 15 e 18 de agosto, no site da revista Carta Capital:

Unicamp traz vencedores do Nobel de Química
Redação da Carta Capital

Evento promovido pela Unicamp em parceria com USP, Unesp e UFSCar trará quatro vencedores do prêmio Nobel de Química para o Brasil. A iniciativa, que terá cerca de 14 palestrantes, faz parte das atividades do Ano Internacional da Química.

O tema “Produtos Naturais, Química Medicinal e Síntese Orgânica” deverá direcionar os seminários para a discussão da química aplicada, abordando, inclusive, com usar os recursos naturais do país para a síntese de medicamentos.

Os nobéis Ei-ichi Negishi (2010), Ada Yonath (2009), Richard Schrock (2005) e Kurt Wuthrich (2002) desenvolveram projetos nos mais diversos campos da Química. Todos eles possuem algum grau de inovação na aplicação da química.  Kurt Wüthrich, por exemplo, desenvolveu a técnica de ressonância magnética nuclear, que possibilitou implementar o diagnóstico em medicina e Richard Schorock desenvolveu catalisadores para acelerar processos na indústria. (Texto completo)

Mais informações na página da Unicamp

Leia mais em Educação Política:

BRASIL AVANÇA 21 POSIÇÕES NO RANKING DE INOVAÇÃO MUNDIAL, MAS AINDA ESTÁ ATRÁS DE PAÍSES COMO MALÁSIA, CHILE E COSTA RICA
LÖWY: INTERESSE, CAPACIDADE E CONSCIÊNCIA REVOLUCIONÁRIA DEVEM GUIAR O PESQUISADOR NA SUA BUSCA PELA VERDADE
MALEITA MOBILIZA CIENTISTAS NA AMAZÔNIA EM BUSCA DE RESPOSTAS PARA O ENIGMA DO MOSQUITO TRANSMISSOR
ELETRICIDADE DE GARAPA: CALDO DE CANA JÁ PODE SER UTILIZADO PARA PRODUÇÃO DE ENERGIA ELÉTRICA

Uma resposta para “UNICAMP TRAZ VENCEDORES DO NOBEL DE QUÍMICA PARA DISCUTIR USO DE RECURSOS NATURAIS E ALTERNATIVAS PARA O FUTURO

  1. Pingback: MODELO BUROCRÁTICO DA ACADEMIA BRASILEIRA, VALORIZAÇÃO DA QUANTIDADE E NÃO DA QUALIDADE ESTÃO ENTRE OS ENTRAVES PARA O DESENVOLVIMENTO CIENTÍFICO NO BRASIL, DIZ NICOLELIS « Educação Política

Deixe um comentário

Faça o login usando um destes métodos para comentar:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.

%d blogueiros gostam disto: