Educação Política

mídia, economia e cultura – por Glauco Cortez

“NEWS OF THE VEJA”: MAIORIA DOS PROCEDIMENTOS USADOS PARA MONTAR UM FACTOIDE ENVOLVENDO O GOVERNO DILMA E JOSÉ DIRCEU SÃO CRIMINOSOS

Reportagem publicada pela revista Carta Capital desmonta toda a farsa da revista Veja que, na matéria de capa da sua última edição, afirma que uma conspiração contra o governo Dilma estaria sendo empreendida em um quarto de hotel em Brasília pelo ex-ministro José Dirceu. A mais nova criação da Veja além de ser antijornalística (isso nem se discute) é criminosa, o que a iguala ao tabloide inglês “News of the world“, do magnata Rupert Murdoch.

Na Inglaterra, depois de denúncias de escutas ilegais e práticas anti-éticas de apuração utilizadas pelo jornal, ele foi fechado e seus repórteres e editores presos.

Como mostra reportagem da Carta Capital, os procedimentos ilegais utilizados pela revista Veja para criar um factoide e desestabilizar o governo Dilma estão mais do que evidentes. Os fatos, a apuração correta destes últimos, os depoimentos variados e concedidos por livre e espontânea vontade, ajudam a desfiar cada fio do emaranhado em que a revista se colocou.

Uma vez comprovados esses procedimentos ilegais, resta saber se ela vai sair do emaranhado ilesa, ou, se a exemplo do que ocorreu com o tabloide inglês, seus crimes serão realmente punidos.

José Dirceu x Veja
Redação Carta Capital

Uma conspiração contra o governo Dilma estaria sendo empreendida em um quarto de hotel em Brasília pelo ex-ministro José Dirceu, segundo a reportagem de capa da última edição da revista Veja. Fotos em preto e branco mostram o ex-chefe da Casa Civil e algumas figuras do cenário político do Governo Federal nos corredores de hotel onde o ex-ministro se hospeda. Encontros teriam sido feitos com o ex-ministro ao longo do último semestre, acompanhando a crise e sucessão de escândalos que se instaurou no Planalto desde as primeiras denúncias sobre o ex-ministro Antonio Palocci.

Mas a apuração acabou tornando-se caso de polícia. Um Boletim de Ocorrência foi aberto na Polícia Civil do Distrito Federal para apurar a denúncia de tentativa de invasão do quarto do ex-ministro pelo repórter Gustavo Nogueira Ribeiro, da revista Veja. Na quarta-feira 24, o jornalista, afirma Dirceu, tentou convencer uma camareira que estava hospedado na suíte do ex-ministro e que havia esquecido as chaves. A camareira não acreditou na história e comunicou a direção do hotel.

No mesmo dia, o ex-ministro foi informado do evento. Em nome do segurança Gilmar Lima de Souza, o episódio foi comunicado à Polícia Civil e está sendo investigado. A direção do estabelecimento afirmou, em entrevista ao blog Viomundo, que que as imagens veiculadas pela revista provavelmente não vêm do circuito interno do hotel. Se comprovado, indicaria que a revista utilizou câmeras escondidas para conseguir as imagens.

A reportagem afirma que personalidades políticas como José Sérgio Gabrielli, Fernando Pimentel, Lindbergh Farias, Devanir Ribeiro, Cândido Vaccarezza teriam procurado o petista para aconselhar-se. O conteúdo das conversas não é divulgado pela matéria; José Sérgio Gabrielli, por exemplo, apenas diz que é amigo do ex-ministro e que não iria comentar o encontro.

“Sou cidadão brasileiro, militante político e dirigente partidário. Essas atribuições me concedem o dever e a legitimidade de receber companheiros e amigos, ocupem ou não cargos públicos, onde quer que seja, sem precisar dar satisfações à Veja acerca de minhas atividades”, explica Dirceu em seu blog. O ex-ministro será julgado, junto com outros réus do caso do Mensalão de 2005, possivelmente no início de 2012. Reinaldo Azevedo, blogueiro e espécie de leão de chácara da publicação, afirma que o episódio mostrado pela Veja mostra que o ex-ministro continua com as mesmas práticas que foram denunciadas no escândalo do Mensalão. (Texto completo)

Leia mais em Educação Política:

IMPROBIDADE ADMINISTRATIVA: MINISTÉRIO PÚBLICO PRECISA APURAR GASTO DE DINHEIRO PÚBLICO COM A REVISTA VEJA
FURO DA VEJA E O CRIME DE JOSÉ DIRCEU: DEPUTADO É FLAGRADO POR CÂMERA ESCONDIDA COM AS MÃOS NA BOCA DA GARRAFA
BESSINHA, IMPAGÁVEL
NO SUBMUNDO DO JORNALISMO: REVISTA VEJA TENTA INVADIR APARTAMENTO DO EX-MINISTRO JOSÉ DIRCEU

3 Respostas para ““NEWS OF THE VEJA”: MAIORIA DOS PROCEDIMENTOS USADOS PARA MONTAR UM FACTOIDE ENVOLVENDO O GOVERNO DILMA E JOSÉ DIRCEU SÃO CRIMINOSOS

  1. Pingback: GOVERNO PRETENDE FAZER CONSULTA POPULAR E INCLUIR TELES PARA FORTALECER O DEBATE DO MARCO REGULATÓRIO DA MÍDIA « Educação Política

  2. Pingback: OPINIÃO DOS JORNALISTAS ESTÁ SENDO INTERDITADA E SUA FUNÇÃO SOCIAL ANULADA EM GRANDE PARTE DAS REDAÇÕES BRASILEIRAS « Educação Política

  3. Pingback: EM PALESTRA PARA ESTUDANTES DE JORNALISMO, MINO CARTA AFIRMA QUE O JORNALISMO REFLETE OS ATRASOS DO PAÍS E QUE MÍDIA É OMISSA « Educação Política

Deixe um comentário

Faça o login usando um destes métodos para comentar:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.

%d blogueiros gostam disto: