Educação Política

mídia, economia e cultura – por Glauco Cortez

ESTARRECEDOR: CRIANÇA DE 10 ANOS ATIRA NA PROFESSORA E SE MATA COM ARMA LEGALIZADA EM SÃO CAETANO DO SUL

É hora de repensar a cultura da violência a que estamos submetidos.  Um garoto de 10 anos, em São Caetano do Sul, atira na professora e se mata. Que discernimento essa criança tem? Em que outra cultura, em que outro tempo histórico uma criança de 10 anos ataca e se mata? Vivemos uma exposição sem limites à violência. Pensar nos motivos da tragédia é inútil.

As armas legalizadas viram armas ilegais e, mesmo legalizadas, como nesse caso, também causam tragédias.

A escola parecer ser o alvo principal dessa violência. Basta relembrar, há pouco tempo, o caso de Realengo, no Rio de Janeiro.

Os defensores da cultura da violência vão dizer que é um caso isolado, assim como em Realengo.  E assim como nos Estados Unidos, os casos de violência com armas de fogo vão aumentando e se sucedendo.

É um caso estarrecedor, mas só foi possível graças ao acesso às armas de fogo, aos games violentos, aos filmes violentos e a toda a cultura da violência a que estamos submetidos. Matar já é brincadeira de criança.

Leia mais em Educação Política:

JUSTIÇA BRASILEIRA TIRA O LEITE DAS CRIANÇAS E PAGA SALÁRIO ACIMA DO TETO CONSTITUCIONAL COM O DINHEIRO DO POVO, É A BARBÁRIE
GILMAR MENDES DEVERIA IR EMBORA DO STF: NOS ESTADOS UNIDOS ATÉ A BELA DARYL HANNAH É ALGEMADA
MORTE DA JUÍZA PATRÍCIA ACIOLI MOSTRA QUE BRASIL PRECISARÁ DE 100 ANOS PARA SE LIVRAR DO DANO CAUSADO PELA DITADURA
CASOS DO JOGADOR EDMUNDO E DO JORNALISTA PIMENTA NEVES MOSTRAM QUE POPULAÇÃO PAGA CARO PELA ESTUPIDEZ DO PODER JUDICIÁRIO

13 Respostas para “ESTARRECEDOR: CRIANÇA DE 10 ANOS ATIRA NA PROFESSORA E SE MATA COM ARMA LEGALIZADA EM SÃO CAETANO DO SUL

  1. Gisele 23 setembro, 2011 às 9:34 am

    Estarrecedor………..
    Não ha mais palavras. Não ha o que falar… é hora de agir.
    O mais assustador é saber que isso pode ocorrer todos os dias em muitas escolas e varias vezes porque nada é feito. Vivemos uma cultura de violencia e na escola o desrespeito, infelizmente, e o que tem predominado. Os profs lecionam longe de suas casas por medida de segurança…

    Curtir

  2. MICHELE 23 setembro, 2011 às 4:20 pm

    FALTA AMOR AO PROXIMO, RESPEITO, VALORES…. N A MAIS TEMPO DE SE CONVERSAR COM OS FILHOS… PAIS VIVEM CORRENDO P TRABALHAR E SE ESQUECEM QUE N É SÓ O DINHEIRO QUE VAI EDUCAR SEUS FILHOS… PROFESSORES QUE ESQUECEM QUE ALUNOS SÃO HUMANOS, E NÃO SEU INSTRUMENTO DE TRABALHO… FALTA COMPAIXÃO… FALTA DEUS NO CORAÇÃO… CADA UM PENSA SÓ EM SI PROPRIO E ESQUECE QUE VIVEMOS JUNTOS… QUE UM PRECISA DO OUTRO, NÃO VIVEMOS SOZINHOS… MAS GRAÇAS A DEUS UMA MINORIA AINDA EXISTE, QUE SABE AMAR, RESPEITAR, DAR ATENÇÃO, SABE VIVER COM SEUS PROXIMOS, VALORIZA OS SENTIMENTOS…

    Curtir

  3. Vander 23 setembro, 2011 às 6:41 pm

    Era só uma criança… Estou chocada… Pais, cuidem de seus filhos, pois eles são o futuro.
    Provavelmente deve ter sido um acidente , coisa de criança que ficou séria de mais. Povo, parem de criticar essa criança.. Todos estão preocupados com a professora, mas o que será que passou na cabecinha dessa criança que, chegou até a se matar.
    Poupem os pais dessa criança, eles devem estar chocados.

    Curtir

    • Tania 26 setembro, 2011 às 7:58 pm

      Por favor, então você acha que levar um tiro não é nadA? ELA SÓ ESTAVA FAZENDO O TRABALHO DELA. Será que vc acha que ela que deve ser a punida do crime? POR FAVOR…

      Curtir

  4. Alanir Furlan 23 setembro, 2011 às 8:59 pm

    Muito triste, para os dois lados, cada qual sabe onde o calo aperta. Dentro de quatro paredes só sabe o que se passa quem vive no momento, Não vamos ser demagôgos. Tenho tres filhos, criei com amor, mas sempre dizendo para respeitar o próximo, ser educados e respeitadores, mas sou também aquela mãe que pensa e sabe que os nossos filhos com tudo isto, longe da gente é outra pessoa com várias condutas. Hoje com sessenta anos, tenho saudades do modo que meus pais me educaram, porque levar umas palmadas não mata ninguém e existia mais respeito, hoje o derespeito esta incontrolável, cada vez piorando mais em todos os sentidos. Não tive oportunidade de estudar porque trabalhava para ajudar meus pais, mas assim mesmo cheguei até o Magistério.Ser professor é saber que é por amor e não por salário, isto serve para qualquer profissão que venham a exercer.Mas não vou sair do assunto. Está na hora de acordar, mas acordar mesmo em todos os sentidos, Pedir socorro e ajuda não faz mal a ninguém. Fico e desejo o mesmo para todos. Paz, Paz e Paz e amor em Cristo é o que falta para a humanidade.

    Curtir

  5. Romildo Pedro de Souza 24 setembro, 2011 às 11:02 am

    Engraçado como vejo as reportagens e os comentários desse ocorrido, como que uma Escola se preocupam com os alunos, cadê a Diretoria da Escola, o conselho Tutelar?
    Um Aluno que em todas as outras matérias está com notas boas e justamente com essa bendita professora ele estava ruim de nota! Engraçado!
    Ninguém apura nada, os repórteres são fracos e as investigações mais ainda!
    Dá nojo de ver essas reportagens e toda essa preocupação com o fato!

    Curtir

  6. Romildo Pedro de Souza 24 setembro, 2011 às 11:14 am

    Eu lembro que um tempo quando eu estudava e estava ruim em Matemática, a professora ficava do meu lado me perguntando porque que eu estava com notas baixas na sua matéria, sabe aquela preocupação com o aluno que fica até hoje como um momento bom da vida!
    Professora Zenite, muito bem, mas tinham outras que pareciam o Satanás em figura de gente!
    Que sirvam de exemplos pra outros professores e não só pensem em cumprirem horários e rebeberem os seus salários! Principalmente a Diretoria que na maioria das vezes são autoritário demais, verdadeiros carrascos!

    Curtir

  7. ronaldo 25 setembro, 2011 às 11:23 pm

    qualquer arma de fogo deve ser guardada em cofre ou caixa de material metalico a qua l so o, responsavel deve ter acesso mesmo asim sem munição : oque aconteceu com o, menino que deu um tiro na professora em são caetano em sp : foi um fato sem culpa acredito que por curiosidade o menino disparou a arma mas não era para machucar ninguem mas como machucou a, professora ele se assustou e com remorço tirou a,propria vida!!!!! lamentavel mochilas e bolças devem ser vistoriadas na entrada das escolas é o unico jeito de não acontecer mais este tipo de tragedia DEUS tenha esse menino em bom lugar pois ele servio para alertar sobre acidentes como esse que aconteceu na escola e não foi o,primeiro!!! boa sorte aos pais desse menino abraço. [ronaldo]

    Curtir

  8. gabi 25 setembro, 2011 às 11:28 pm

    Nossa, fiquei chocada com isso que aconteceu. Mas ninguém se mata se não for suicida… Isso não foi um caso como o de Realengo que o cara era um louco que matou um monte de crianças sem motivo aparente…Essa criança estava com problemas graves, esses problemas é que os pais devem estar atentos, depressão, e outros tipos…

    Curtir

  9. Andrea Nogueira 1 outubro, 2011 às 8:43 pm

    Sou professora e tenho uma turma com muitos problemas de indisciplina, devido a vários fatores, tenho dois alunos extremamenteiceis de lidar, são violentos, não tem respeito com o professor, direção e com os colegas,são indiferentes a qualquer tipo de orientação, acham que podem fazer o que quer na hora que eles bem entenderem…
    Isso é problema só do professor? A resposta é sim, para a direção e supervisão dessa escola, que anuncia em alto e bom tom, que o problema de indisciplina na sala de aula é problema do professor…
    Diante desse caso, eu pensei claramente, que um desses meus alunos, teriam coragem sim de me dar um tiro…
    Muitos de nós professores, estamos sozinhos, infelizmente.
    O aluno não responsabilidade só do professor, toda a escola precisa ser uma única celula, em prol do bem do aluno, mas não é isso com que me deparo, lá onde leciono, ainda existe uma cultura de que problema de indisciplina se resolve aplicando atividadades, não importando a qualidade, se o professor tera como corrigir e intervir… Em respeito aos alunos e pais, não me desliguei desse escola, mas não continuarei lá no proximo ano… Antes achava que o problema da educação, era devido a má formação, salários baixos e desmotivação do professor, mas agora sei, que enquanto houver diretores com cargos indicados por politicos e sem comprometimento com o aluno, esse problema ira persistir e casos como esse, irão se repetir…

    Curtir

Deixe um comentário

Faça o login usando um destes métodos para comentar:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.

%d blogueiros gostam disto: