Educação Política

mídia, economia e cultura – por Glauco Cortez

TENTATIVA DE ANULAÇÃO DO ENEM POR CAUSA DO VAZAMENTO NO COLÉGIO DO CEARÁ É COLOCAR O INTERESSE DE CRIMINOSOS ACIMA DOS DA SOCIEDADE

Map locator of Brazil's Ceará state

Anular a prova por causa de um único colégio de uma única cidade de um país inteiro é estultice

O Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) é uma das criações mais importantes do governo Lula, mas todo ano sofre um bombardeio dos grandes meios de comunicação e de setores da justiça, principalmente do Ceará.

Mesmo assim, o exame resiste e tem trazido grandes benefícios para o país e para os pais dos alunos. O fim do Enem interessa a quem quer meter a mão no bolso dos pais dos alunos, que terão de gastar com viagens, estadia e provas em vários locais do país para entrar em uma boa universidade.

O Enem é tão bom para o aluno quanto para seus pais. Com apenas uma prova, pode se passar em grandes universidades do país. E melhor, a prova é feita na própria cidade do aluno. Isso valoriza os estudantes que se preparam para as provas. Com certeza, o Enem é mais seguro do que muitos vestibulares e concursos públicos.

Neste ano, assim como no ano passado, criminosos violaram a prova para beneficiar algumas pessoas ou alguns grupos econômicos. É preciso investigar, punir quem violou e quem se beneficiou da violação, ainda que culposamente, mantendo a validade da prova para todo o país.

Por causa de um colégio,  Colégio Christus de Fortaleza, onde ocorreu o crime, anular todo o processo é um verdadeiro absurdo. Isso só pode ser defendido por interesses escusos. Aos alunos do colégio cearense, para não serem prejudicados, basta fazer nova prova. É isso! O resto é parvoíce e interesses econômicos.

Leia mais em Educação Política:

FALHA DA TECNOLOGIA FLEX (BICOMBUSTÍVEL) AJUDA A MANTER O PREÇO ALTO DO ETANOL; CARRO PODE BATER PINO COM GASOLINA
FUSÃO DE GRANDES EMPRESAS ESTÁ NA RAIZ DA CRISE ECONÔMICA QUE ABATE OS ESTADOS UNIDOS E A UNIÃO EUROPÉIA
PILANTRAGEM INACREDITÁVEL DA MÍDIA: MERCADO QUER INTERFERIR NOS JUROS EM BENEFÍCIO PRÓPRIO E O POVO QUE SE EXPLODA
OLIGOPÓLIO TOTAL: APENAS QUATRO EMPRESAS CONTROLAM 90% DA BANDA LARGA DO BRASIL

14 Respostas para “TENTATIVA DE ANULAÇÃO DO ENEM POR CAUSA DO VAZAMENTO NO COLÉGIO DO CEARÁ É COLOCAR O INTERESSE DE CRIMINOSOS ACIMA DOS DA SOCIEDADE

  1. Rodrigo 29 outubro, 2011 às 7:13 pm

    O mundo dá voltas…
    Glauco, sei que não é a sua intenção, nem de longe, mas cuidado com sua fala. Ao culpar e nomear um colégio e seu Estado, você pode dar vazão a um discurso xenófobo/racista, tal qual o recentemente propalado em redes sociais e microblogs.
    Não se esqueça de que a “velha mídia” já demonstra o vazamento também em MG, para o qual a “nova velha mídia” deveria também atentar.
    Não tiro o mérito do ENEM. Um aluno do Ceará pode usar sua pontuação para universidades de todo o país, sendo que, quando dos vestibulares, poderia não ter condições de viajar todo o Brasil, para prestar as provas.
    Ainda, o raciocínio exigido na prova afasta o decoreba e premia verdadeiramente o raciocínio lógico, exigindo tal preparação das escolas.
    Prestei o primeiro ENEM, em 1999. E em muito o admirei; à época, infelizmente, somente me serviu como experiência e nada mais.
    Um critério, penso, muito mais justo.
    Mas, se formos olhar para o que diz a lei, ao menos em tese, a prova deveria, sim, ser anulada. Não é essa a regra de certames públicos?
    Caso ocorresse com você, quando do concurso para adentrar os quadros acadêmicos, seja discente, seja docente, reclamaria o silêncio das “velha” e “nova velha” mídia”? Ou faria, sim, valer seus direitos, a fim de não ser lesado em favor de outrem?
    Caso haja uma forma de serem minimizados os danos, certamente que eu louvarei.
    Mas não podemos tampar o sol com a peneira e deixar de noticiar os vazamentos, não para criticar a prova, mas a atenção pífia dada à segurança que a mesma reclama.
    Não podemos permitir que, ano após ano, vazamentos ocorram, como se isso fosse normal; alunos que merecem deixarão de ter acesso às vagas em Universidades gratuitas e de excelência, ao que uma minoria será beneficiada.
    Aliás, não é também a luta contra o benefício de minorias que move este blog?

    Curtir

    • glaucocortez 29 outubro, 2011 às 9:08 pm

      É isso, punir quem vazou e quem se beneficiou. Os colégios concorrentes de Fortaleza e de outros locais do Ceará e do Brasil não podem ser prejudicados.

      Curtir

  2. Manoea 31 outubro, 2011 às 1:50 pm

    Não se pode afirmar quantas pessoas foram beneficiadas com esse vazamento, pois é difícil dizer se um aluno dessa escola não mostrou para outros participantes fora da escola, também vale ressaltar que esta escola possui cursinho e que neste cursinho existem mais 320 alunos que tiveram acesso as mesmas questões. O Enem foi feito para ser igualitário para todos, não para fazer diferença entre os participantes é uma das causas que o Enem também se propôs a cumprir e se levar a ideia de apenas uma parte refazer a prova por falha tanto de escola e tanto na aplicação do pré teste, com certeza vai estar ou beneficiando um parte ou prejudicando.

    Curtir

    • glaucocortez 31 outubro, 2011 às 1:59 pm

      Se os alunos do cursinho da mesma escola também tiveram acesso às questões, a prova desses alunos deveria ser anulada também.

      Curtir

      • Manoea 31 outubro, 2011 às 5:05 pm

        Exato, mas não é isso que o INEP quer, porque ele não quer mostrar que existem
        mais pessoas com tal acesso, enfim, amanhã saberemos qual foi a decisão do juiz].ç.ç]

        Curtir

  3. Rodrigo 31 outubro, 2011 às 7:51 pm

    O problema, novamente, é “confundir Olívia Pires com pratinho de azeitona”.
    Reclamar pela pífia segurança e vazamento, ocorridos ano após ano, não implica em ser retirado o mérito do Exame.
    A crítica reclama a aplicação da lei, a fim de os fatos não seguirem se repetindo, buscando ainda evitar que o critério de merecimento seja afastado.
    Sou, pois, a favor do ENEM e de seus atuais moldes e fins, mas contra fechar os olhos para a letra da lei, apenas por pensar que a anulação prejudica o partidão.
    Novamente, Glauco, caso houvesse vazamento da prova, quando você prestou vestibular ou prova para adentrar os quadros de discentes, você seria a favor de, aleatoriamente, serem anuladas as provas apenas de quem descobriu-se ter tido acesso à mesma?
    E, novamente, como fica a questão dos alunos de MG, que também tiveram acesso à prova?
    Até aonde sei, se não houve alteração na legislação, desde ontem, a letra da lei determina a anulação.
    Agiremos contra a lei, com um pensamento unicamente direcionado à popularidade de uma presidente?
    Querer, nem sempre é poder.
    Se há uma lei, há de ser respeitada, mas não livremente interpretada e desvirtuada, por um pensamento viciado por paixões ou interesses políticos.
    Ah, se fosse na época do collorido ou dos tucanos… Já estariam sendo colhidas assinaturas para uma CPI do ENEM.

    Curtir

  4. Pingback: FAÇA JUS, TODO POLÍTICO DEVERIA IR PARA O SUS « Educação Política

  5. Pingback: FILME “JESUS ERA COMUNISTA” FAZ SUCESSO EM FESTIVAIS, GERA POLÊMICA NOS EUA E CITA DOM HELDER CÂMARA « Educação Política

  6. Pingback: PARA JUIZ, PROBLEMA DA USP É FALTA DE DIÁLOGO COM OS ESTUDANTES E REPRESSÃO POR PARTE DOS POLICIAIS « Educação Política

  7. Pingback: OS ESTADOS UNIDOS POR ELES MESMOS: ASSASSINOS ECONÔMICOS E FAÇA O QUE EU DIGO, NÃO FAÇA O QUE EU FAÇO « Educação Política

  8. Pingback: MULTINACIONAIS QUEREM PRODUZIR PUBLICIDADE LÁ FORA E NÃO PAGAR IMPOSTO AQUI NO BRASIL « Educação Política

  9. Pingback: VEJA OS ESTADOS QUE CUMPREM E OS QUE DESCUMPREM O MÍNIMO EXIGIDO POR LEI PARA PROFESSORES DE ESCOLAS PÚBLICAS DO BRASIL « Educação Política

Deixe um comentário

Faça o login usando um destes métodos para comentar:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.

%d blogueiros gostam disto: