Categorias
TEMAS CAPITAIS

O NATAL CHEGOU: BNDES SUSTENTA O OLIGOPÓLIO DAS TELES, CONCENTRA RENDA E JOGA O BRASIL NO CAMINHO DA CRISE EUROPEIA

pode usar

O BNDES empresa o dinheiro do povo brasileiro a juros subsidiados para sustentar o oligopólio das telecomunicações. Invés de financiar a criação e ampliação de empresas brasileiras, permitindo a concorrência com multinacionais ou mesmo outras empresas brasileiras, faz o contrário. Financia monopólios e oligopólios, como a Vivo-telefônica. Ou seja, tira dinheiro do povo e dá para empresários que mantém no país os mais caros e piores serviços do mundo, que é o acesso à internet.

O pensamento presente hoje no BNDES é criação de grandes empresas globais, como foi feito na Europa e EUA nos anos 90 e deu no que deu, uma crise sem precedentes. Empresas globais geram o pior dos mundos, visto que  ficam sem concorrentes, com poder ilimitado junto a governos e concentram renda. Os ingredientes estão prontos para a crise.

Veja abaixo artigo de Mauro Santayana sobre o BNDES.  O Natal já chegou por lá.

Por Mauro Santayana

Um absurdo. Enquanto o BNDES empresta 3 bilhões de reais para a expansão da infra-estrutura da Vivo, da Telefónica, no Brasil, os acionistas espanhóis – que já detêm 74% da empresa – querem usar o dinheiro que a filial brasileira tem em caixa para recomprar a minoria de ações que estão na mão de brasileiros, em nosso país.

A intenção é de, praticamente, fechar o capital, para poder mandar, literalmente, 100% do fabuloso lucro que arrecadam aqui, todos os anos, para a Espanha.

Confiram aí o que diz a imprensa na Europa sobre o assunto:

http://www.cincodias.com/articulo/empresas/telefonica-lanza-operacion-millonaria-recompra-brasil/20111108cdscdiemp_16/

Será que o pessoal do BNDES ainda não sabe disso? Afinal, a Vivo tem ou não tem, recursos para bancar sua infra-estrutura?

É por essas e por outras que, como no caso do mercado financeiro, que conta com o BB e a Caixa Econômica Federal, a Nação precisa de uma grande companhia estatal de telecomunicações.

A Telebras precisa voltar para operar no varejo, e regular – de fato – o mercado. O consumidor brasileiro não pode continuar sendo literalmente sugado pelas empresas estrangeiras de telecomunicações, que necessitam de nosso dinheiro para não quebrarem em seus países de origem, onde não se vê – por causa das leis da Comunidade Européia – a mesma moleza que por aqui encontraram.

Parar de emprestar a multinacionais estrangeiras o dinheiro do BNDES é a única maneira de obrigá-las a reinvestir aqui, produtivamente, os seus lucros, sob pena de que elas percam mercado para empresas de capital nacional, sejam elas estatais ou privadas, estas, sim, que devem ser preferencialmente atendidas por nosso maior banco de fomento.

Leia mais em Educação Política:

FUSÃO DE GRANDES EMPRESAS ESTÁ NA RAIZ DA CRISE ECONÔMICA QUE ABATE OS ESTADOS UNIDOS E A UNIÃO EUROPÉIA
OLIGOPÓLIO TOTAL: APENAS QUATRO EMPRESAS CONTROLAM 90% DA BANDA LARGA DO BRASIL
CAPITALISMO SENSACIONAL: CONSUMIDOR PAGA R$ 5.800,00 POR UM LITRO DE TINTA DAS IMPRESSORAS EPSON
SÓ A TELEBRÁS FORTE PODE SALVAR O PLANO NACIONAL DE BANDA LARGA E DAR AUTONOMIA NA TRANSMISSÃO DE DADOS AO PAÍS

 

 

 

Por glaucocortez

Blog Educação Política

11 respostas em “O NATAL CHEGOU: BNDES SUSTENTA O OLIGOPÓLIO DAS TELES, CONCENTRA RENDA E JOGA O BRASIL NO CAMINHO DA CRISE EUROPEIA”

A vergonha continua, governo após governo…
Tenho um tio que trabalha com micro-crédito, no Banco do Nordeste (CrediAmigo). Ele sempre me conta sobre o sucesso dos projetos, de quem toma o empréstimo; cabeleireiras, pipoqueiros, salgadeiras. Pessoas que começam um caminho e visualizam a oportunidade de expansão de seus negócios, de incremento.
Por sinal, ele até receberá premiação do Citibank, em SP, salvo engano neste mês.
São, todos, ótimos pagadores. E retornam, para novos empréstimos.
Bom seria se fosse buscado o incremento de tais linhas de financiamento, mas não o financiamento de academias, grandes empresas, estádios etc. Como você disse, de quem dispõe de recursos para investir ou para arcar com juros de mercado, ainda que tenhamos os mais altos do mundo.
Cabe um parabéns à, agora sim, nova mídia!

Curtir

[…] O NATAL CHEGOU: BNDES SUSTENTA O OLIGOPÓLIO DAS TELES, CONCENTRA RENDA E JOGA O BRASIL NO CAMINHO D… Mande aos amigos:Like this:LikeBe the first to like this post. AGÊNCIA EP, NOTÍCIA Índia, Brasil, China, economia, Grã-Bretanha, NOTÍCIA, ranking economia mundial, Rússia ← EDITOR DO LIVRO ´PRIVATARIA TUCANA` CONSULTOU TRÊS ADVOGADOS, UM MEMBRO DO MINISTÉRIO PÚBLICO E FEZ QUESTÃO DE OBTER AS PROVAS ORIGINAIS DOS DOCUMENTOS […]

Curtir

[…] O NATAL CHEGOU: BNDES SUSTENTA O OLIGOPÓLIO DAS TELES, CONCENTRA RENDA E JOGA O BRASIL NO CAMINHO D… Mande aos amigos:Like this:LikeBe the first to like this post. AGÊNCIA EP, NOTÍCIA Índia, Brasil, China, economia, Grã-Bretanha, NOTÍCIA, ranking economia mundial, Rússia ← EDITOR DO LIVRO ´PRIVATARIA TUCANA` CONSULTOU TRÊS ADVOGADOS, UM MEMBRO DO MINISTÉRIO PÚBLICO E FEZ QUESTÃO DE OBTER AS PROVAS ORIGINAIS DOS DOCUMENTOS […]

Curtir

[…] O NATAL CHEGOU: BNDES SUSTENTA O OLIGOPÓLIO DAS TELES, CONCENTRA RENDA E JOGA O BRASIL NO CAMINHO D… Mande aos amigos:Gostar disso:GostoSeja o primeiro a gostar disso post. TEMAS CAPITAIS bancos, Bill Clinton, Caixa Econômica Federal, Dilma Rousseff, economia, Fernando Henrique Cardoso, juros, terceira via, Tony Blair ← PROJETO DIREITO À MEMÓRIA E À VERDADE FIRMA PARCERIAS COM SINDICATOS E ENTIDADES DE CLASSE PARA REFORÇAR ATUAÇÃO DA COMISSÃO DA VERDADE […]

Curtir

Comentários encerrados.