Educação Política

mídia, economia e cultura – por Glauco Cortez

ATORES DA GLOBO FAZEM VÍDEO MACAQUEADO CONTRA USINA HIDRELÉTRICA DE BELO MONTE, MAS NÃO SE COMOVEM COM O ASSASSINATO DE INDÍGENAS NO MATO GROSSO DO SUL

Atores da globo: crianças não nos comovem

Alguns atores da Globo participam de um vídeo contra a usina de Belo Monte. É louvável ver atores engajados, mas há algo de estranho nisso tudo.

Os atores se comovem com a construção de uma usina, mas não se comoveram com o assassinato de indígenas e nem com  a quantidade alarmante de morte de crianças de várias tribos, principalmente no Mato Grosso do Sul. Segundo dados do Cimi (Conselho Indigenista Missionário), foram assassinados 60 índios em 2010 no Brasil, sendo 30 somente no Mato Grosso do Sul.

Além disso,  em 2010, 92 crianças indígenas menores de 5 anos morreram vítimas de doenças consideradas “facilmente tratáveis”, número 500% maior que o registrado em 2009. “A situação do povo Xavante, que perdeu 60 das 100 crianças nascidas vivas, é um absurdo”, destaca em entrevista Lúcia Helena Rangel, coordenadora do relatório Violência Contra os Povos Indígenas no Brasil

Com certeza, Belo  Monte é uma obra polêmica pelo tamanho, poderíamos ter projetos menores talvez,  mas é uma energia menos suja que as termoelétricas do apagão do tempo do Fernando Henrique Cardoso. Além disso, temos algo mais louvável para se comover.  Veja outra matéria sobre o massacre ocorrido esta semana no Mato Grosso do Sul. Falta originalidade e verdade ao atores globais.

Veja o vídeo dos atores americanos de apoio a Barack Obama:

Veja agora a comoção macaqueada dos atores brasileiros (já com as devidas interações dos internautas escritas nos balãozinhos)

Leia mais em Educação Política:

OS ESTADOS UNIDOS POR ELES MESMOS: ASSASSINOS ECONÔMICOS E FAÇA O QUE EU DIGO, NÃO FAÇA O QUE EU FAÇO
FAÇA JUS, TODO POLÍTICO DEVERIA IR PARA O SUS
BARBARIDADE TCHÊ: FAZENDEIROS QUE SE UTILIZAM DO TRABALHO ESCRAVO TÊM CURSO SUPERIOR, SÃO DO SUDESTE E FILIADOS AO PSDB, PMDB E PR
SÓ A DEMOCRACIA PERMITE MANIFESTAÇÃO E COMBATE À CORRUPÇÃO

30 Respostas para “ATORES DA GLOBO FAZEM VÍDEO MACAQUEADO CONTRA USINA HIDRELÉTRICA DE BELO MONTE, MAS NÃO SE COMOVEM COM O ASSASSINATO DE INDÍGENAS NO MATO GROSSO DO SUL

  1. Rodrigo 21 novembro, 2011 às 1:01 pm

    Também não se comovem contra a fome na África? Contra o derretimento das calotas polares? Contra a migração forçada dos texugos anões?
    Se quiser contestar os argumentos lançados – inundação de terras indígenas ou áreas de preservação ambiental, seca em determinado período, não aproveitamento da capacidade total, impacto ambiental extremo, necessidade de investimento em fontes alternativas de energia -, fique à vontade. Mas alegar que não se comovem com todas as demais causas do mundo, tal não revela argumento.
    Então os sem-terra, “estudantes” sem-maconha, “esquerdistas” não têm legitimidade, posto não defenderem a libertação de presos políticos cubanos; o grande guia já disse que os que morreram em greve de fome são como bandidos do PCC (estranho, logo bradam que “estudantes” sem-maconha têm de ser diferenciados de bandidos e anistiados…); que líderes como Kadaffi, Chavez e Mahmoud Ahmadinejad são amigos da democracia e dos direitos humanos.
    Em tempo, por que a advogada iraniana Shirin Ebadi teve audiência pública com Dilma negada?
    Por que não foi defendida a vida de Sakineh?
    E você sabe informar o porquê de carros híbridos, a exemplo do Prius, chegarem ao Brasil com preço proibitivo?
    O governo “Esquerdista” prefere louvar empresários do setor sucroalcoleiro?
    Convoque os playboys sem-maconha para defender tais questões. Quem sabe eles invadem o Palácio do Planalto e o Congresso Nacional, agora não mais em defesa do “baseado da paz”.

    Curtir

    • glaucocortez 21 novembro, 2011 às 11:16 pm

      É impressionante, os índios podem morrer, mas não podemos ter uma hidrelétrica, que vai afetar os índios.

      Curtir

      • Rodrigo 22 novembro, 2011 às 10:02 am

        Não repita erros que aponta… Cuidado com o paradigma da “velha mídia”, a fim de não termos uma “nova velha mídia”…
        Cuide do tópico tratado. Impugne especificamente os argumentos lançandos, sem ser mudado o assunto. Isso, nossos infelizes políticos já fazem, todos os dias, cansando nossa inteligência.
        Você tem reconhecida capacidade, intelecto, Glauco. Não é tal “argumentação” que se pode esperar de você.
        Reitero, pois: identifique o momento em que os atores da Globo dizem ser a favor do assassinato de índios. Apresente alguma reportagem, entrevista em tal sentido; você desmerece qualquer um que represente uma causa, mas não todas as causas do mundo (o que se torna até impossível, ante a celeridade do acontecimento de agruras), ou só quem não tem estrela vermelha, foice e martelo?
        Mas, seguindo sua “argumentação”, vamos lá. Eu disse que a educação de Vitória da Conquista-BA, há quase 20 anos administrada pelo PT, é a pior do Brasil, proporcionalmente, segundo o IDEB. Mas você não se indignou.
        Então você é contra a educação? Você, um professor reconhecido, despreza a educação básica?
        Se eu for seguir sua linha de raciocínio, então sim. Mas não a sigo e sei que você, como qualquer ser humano minimamente decente, é contra crimes, assassinatos de índios, brancos, negros etc., a favor da educação e da observância e defesa de todos os direitos humanos.
        P.S.: e se fossem atores do SBT, por exemplo, da novela mais cara da história do Brasil, quiçá do mundo, ou ainda figurinhas carimbadas da Caros Amigos, será que a “esquerda” iria se manifestar diferente?

        Curtir

      • agenciaeducapolitica 22 novembro, 2011 às 11:09 am

        Leia com uma compreensão melhor os textos. Eles não se resumem a 2 mais 2 são 4.

        Curtir

      • Rodrigo 22 novembro, 2011 às 11:35 am

        agenciaeducapolitica:
        Como Advogado que sou, trabalho refutando argumentos, um a um. Expondo os meus argumentos, após, assim como o faz o interlocutor.
        Ou seja: inicial/reclamação, seguida de contestação e réplica (esta, quando o rito permite).
        Mas já vi que é pedir demais a impugnação específica, que afaste a fuga do assunto.
        Eu o fiz, mas esperei demais, ao pedir o mesmo; ao menos em processos judicial e administrativo, a ausência de contestação importa em confissão.

        Curtir

      • agenciaeducapolitica 22 novembro, 2011 às 11:59 am

        Veja, não podemos trasformar isso num debate sem fim. Exponha seu comentário. Uma duas vezes, mas não infinitamente.
        Reafirmando, como argumento. Leia com melhor compreensão, nunca limitando-se ao 2 mais 2 são 4. Mas a piada é engraçada, apesar de policamente incorreta, afinal é o Manoel…

        Curtir

  2. Rodrigo 22 novembro, 2011 às 10:06 am

    Com o perdão dos termos da anedota, ainda face ao animus jocandi, tal é o caminho ao qual a “lógica” desvirtuada pode nos levar:

    O Manoel vai passando em frente a uma livraria e vê um amigo saindo dela com um livro debaixo do braço.

    – Que livro é esse? – ele pergunta, curioso.

    – Um livro sobre lógica.

    – Lógica! O que é isso?

    – Eu vou te dar um exemplo. Você tem aquário em casa?

    – Tenho!

    – Então, se você tem aquário em casa, logicamente tem água dentro!

    – É, tem sim!

    – Se você tem aquário e ele tem água, logicamente tem um peixe dentro!

    – Acertou de novo!
    – Se você tem um aquário com água e peixes, é provável que você tenha uma ou mais crianças em casa.

    – Sim, tenho dois filhos!

    – Se você tem filhos, logicamente, você não é gay! Entendeu Manoel?

    – Entendi! Que legal!

    Ele fica tão entusiasmado que acaba comprando um exemplar também. No caminho encontra um outro amigo que lhe pergunta:

    – Que livro é esse, Manoel?

    – É um livro sobre lógica!

    – Lógica?! O que é isso?

    – Eu vou te dar um exemplo. Você tem aquário em casa?

    – Não!

    – Então, logicamente, você é viado!

    Curtir

    • Silvia 23 novembro, 2011 às 1:53 pm

      Não estou vendo um “debate sem fim”, estou vendo contra-argumentos insignificantes de quem escreveu o primeiro texto…
      Já li tanta crítica a esse video dos “globais” dizendo que eles estão falando “meias verdades”, mas até agora esses mesmos críticos não conseguiram expor a verdade sobre a real intenção de se construir essa usina!
      Ah! E conforme argumentou o Rodrigo, não é porque eu concorde que precisamos de maiores esclarecimentos sobre a construção da usina, que eu vá concordar com o “assassinato de indígenas e nem com a quantidade alarmante de morte de crianças de várias tribos…”; que eu concorde com o péssimo sistema de sáude brasileiro, que mata mais uns tantos, ou com um sistema de educação de má qualidade, tal qual o sistema de educação brasileiro, que se não mata, deixa morrer mias outros tantos…
      E realmente, nem sempre 2 mais 2 são 4, mas não podemos esquecer que ” uma coisa é uma coisa, outra coisa é outra coisa”.
      Quer criticar, critica direito!

      Curtir

      • glaucocortez 23 novembro, 2011 às 2:07 pm

        Exatamente, criticar é um direito. Trolar é um desrespeito. Escreva seu comentário, faça a sua crítica, mas não queira impor suas verdades. E as crianças indígenas não merecem o nosso vídeo.

        Curtir

  3. Pingback: JAIR BOLSONARO, O DEPUTADO QUE MOSTROU QUE EXISTE O PIG (PARTIDO DA IMPRENSA GOLPISTA) – VALE A PENA VER DE NOVO « Educação Política

  4. Pingback: DADOS REAIS DE BELO MONTE REVELAM QUE USINA É NECESSÁRIA AO PAÍS E NÃO É A GRANDE VILÃ DA FLORESTA AMAZÔNICA « Educação Política

  5. Thalita Gallucci Sotero 28 novembro, 2011 às 4:34 pm

    só o fato de serem atores globais, ainda por cima saber que há intervenção de SENADORES AMERICANOS, sobre a construção de belo monte a crítica do texto postado já é merecida. É COMO eu ouvi há uns dias atrás “se não podem internacionalizar a Amazônia, internacionalizem os brasileiros”…é a Amazônia e tudo que vem dentro dela que eles querem para controlar, qual idiota não entendeu isso ainda??

    Curtir

  6. Thalita Gallucci Sotero 28 novembro, 2011 às 4:52 pm

    e sabe o que eu acho mais engraçado? décadas e décadas de índios mortos, descaso total por parte de todos os governos, sejam de esquerda, direita, centro, o que for, da sociedade que cega e indiferente nunca fez nada…de repente todo mundo virou engajado… na boa, é muita hipocrisia…

    e tentando entender o texto postado…a fato colocado no texto, e a critica como tal, se vale exatamente na hipocrisia de ficar pedindo votação para uma causa, sendo que ela em si, não é o principal problema da morte e desapropriação de terras dos indios no Brasil. É Justamente se valer na visão limitada de um enorme problema, que nem eu quero ter pretensão de falar para não ser leviana….
    E sim, novamente repito para mim é uma grande hipocrisia, porque nem de longe, nós (sociedade), os atores globais, sabemos quais os reais problemas, e muito mais a suas soluções, e o que implica os nossos recursos sobre a ordem mundial economica, além da politica imperialista do tio Sam….só não vê quem não quer….

    Curtir

    • Paola 16 novembro, 2012 às 7:38 am

      se ha hipocrisia ou não pouco importa no momento em que tem alguma coisa errada acontecendo na Amazônia e acho também que quem promoveu este “protesto” tem conhecimento suficiente para questionar a construção da usina; sociedade, atores em fim, temos obrigação de acompanhar bem de perto pelos simples fato de estarem mexendo na AMAZÔNIA!!! que não somente os Americanos mas o mundo inteiro tem interesse.

      Curtir

  7. Rodrigo 29 novembro, 2011 às 11:00 am

    Pronto, Thalita, você é a campeã do argumento! Impôs a pecha, ganhou a discussão.
    Retire seu troféu com o último político honesto que puder encontrar.

    Curtir

  8. Pingback: ALUNOS DA UNIVERSIDADE DE BRASÍLIA (UnB) RESPONDEM COM VÍDEO AOS ATORES DA GLOBO E PEDEM: VERIFIQUE OS FATOS « Educação Política

  9. Pingback: MAITÊ PROENÇA E A DESIGUALDADE SOCIAL DO BRASIL QUE COMEÇA E TERMINA NA PREVIDÊNCIA « Educação Política

  10. iago mello 5 dezembro, 2011 às 4:26 pm

    Vamos combater esses artistas vagabundos e vagabundas, que trabalham mais deitadas para atingir seus objetivos do que de pé.

    Vamos dar um pé na bunda desses artistas mau carater.

    Muitos abraços.

    Curtir

  11. Pingback: MINISTRO CARLOS LUPI CAI E GRANDE MÍDIA VAI TORNANDO O GOVERNO DILMA ROUSSEFF MAIS EFICIENTE A CADA MINISTRO « Educação Política

  12. Pingback: INTERNET TRANSFORMA MOVIMENTOS SOCIAIS DE FORMA TÃO INTENSA QUE MARCHA DAS VADIAS SE TORNA MUNDIAL EM MENOS DE UM ANO « Educação Política

  13. Pingback: OLHAR DO COLONIZADOR: TRIBO BRASILEIRA SURUWAHA É VISTA COMO INFANTICIDA POR TELEVISÃO AUSTRALIANA « Educação Política

  14. Jô Campos 4 outubro, 2012 às 11:12 pm

    Os atores globais, na minha opinião estão representando a opinião da globusa, no mínimo a globo tá fazendo pressão no governo, para ganhar algo em troca. Quando conseguir o que quer
    ela para de criticar.

    Curtir

  15. Think about 3 novembro, 2012 às 10:29 am

    Não interessa. O povo já está globalizado. É como estar na Matrix ou fora dela.
    Qualquer coisa que esses drogadinhos falarem, uma tonelada de retardados que se acham com cultura só porque assistem a GROBO vão apoiar cegamente.

    Curtir

  16. Pingback: Globo e Belo Monte, Nada A Ver « A DEVASTAÇÃO DA CALMA

  17. Elida santos da silva 9 novembro, 2012 às 10:07 am

    As duas causas e importante se descotida…o massacre dos indiginas que a midia fez questão de não mostra…e a usina que tbm e uma polemica q se acontecer adeus floresta! E ai? Se a floresta acabar onde irão para os indios? Um depende do outro. Portanto parabens aos atores por ter se manifestado pelo causa, depende de cada um de nós se queremos bem o que temos, sim temos que defender…

    Curtir

  18. Juciê 29 novembro, 2012 às 9:41 pm

    só vi xingamento mas não vi nenhum argumento! cade os dois lados da moeda? se não tem argumentos fique calado

    Curtir

  19. Revoltado 30 novembro, 2012 às 11:00 am

    Gozado que os atores da globo não se uniram e nem fizeram vídeos para protestarem contra a invasão do Pinheirinhos, onde mais de 6 mil pessoas foram desalojadas de suas casas à força, com muita violência, mas no entanto fizeram vídeos e protestaram pelos direitos de 200 e poucos índios que seriam removidos da região de Belo Monte, será que os artistas estão a serviço das forças do atraso, que não querem o desenvolvimento, a independência e a soberania do Brasil?

    Curtir

    • Rodrigo 30 novembro, 2012 às 2:43 pm

      “direitos de 200 e poucos índios”…
      Quem são esses índios, não é, Revoltado, para exigirem seus direitos? Quem eles pensam que são?
      Será que pensam ser alvo dos mesmos direitos e garantias fundamentais que os judeus, julgados por Hitler enquanto óbices ao desenvolvimento econômico da Alemanha?
      Será que pensam ser alvo dos mesmos direitos e garantias fundamentais daqueles negros, escravos, que demandavam a liberdade?
      Será que pensam ser destinatários de direitos e garantiais fundamentais, inalienáveis e irrenunciáveis que os presos políticos das ditaduras militares brasileira, chilena, argentina, cubana, cambojana, chinesa e russa?
      Sabe, eu espero que eles sejam eleitores do PT. Porque, senão… Serão apedrejados e, no popular, esculhambados livremente como o foram Plínio de Arruda, Joaquim Barbosa (este disse ter votado em Lula e Dilma), Heloísa Helena e tantos outros que tiveram a audácia de contrariar o grande messias petista, mostrando-lhe que há uma lei e que ela deve ser respeitada.
      Ao fim, cumpre salientar que a desocupação de Pinheirinho deu-se após a produção e inicial divulgação do vídeo e, como disse no início, gostaria de saber se uma luta só tem valor se seus atores defenderem todas as causas possíveis e imagináveis.
      Caso assim seja, sugiro aos maconheiros financiadores do tráfico uspianos que passem a defender os presos políticos cubanos, assim como os de Guantánamo e o soldado preso e acusado de traição pelos EUA (aquele que entregou documentos confidenciais ao Wikileaks). Que, além do baseado, passem a lutar pela ética, contra o mensalão petista e do DEM, a fim de que a sua crítica não seja cabível também a eles.

      Curtir

  20. maida nelissa de melo oliveira 22 junho, 2013 às 12:20 am

    Nao quero a construcao dessa usina simplesmente pelo impacto ambiental

    Curtir

Deixe um comentário

Faça o login usando um destes métodos para comentar:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.

%d blogueiros gostam disto: