Categorias
O JORNALISMO

RELAÇÕES PERIGOSAS: COMISSÃO DA VERDADE PODERÁ TRAZER MAIS PROBLEMAS PARA A GRANDE MÍDIA DO QUE PARA MILITARES

Dilma sancionou a Comissão da Verdade

A instalação da Comissão da Verdade, que pretende esclarecer o que aconteceu na história recente do país, poderá trazer mais constrangimentos para a imprensa, ou seja, grandes grupos de mídia consolidados durante a ditadura militar.  Isso porque já há muita coisa e muita informação que mostra a relação espúria da associação entre torturadores e empresas de comunicação.

Para os militares que estão na ativa, depois de 40 anos, não há muito o que se preocupar. Quem se preocupa entre os militares são um pequeno grupo de aposentados e alguns que ainda vivem a paranóia da guerra fria. A verdade não afetará em nada a instituição militar e nem os militares que hoje estão nos postos de comando.

No entanto, poderá afetar muito a credibilidade de empresas de comunicação se vier à tona as relações entre jornalistas, torturadores e proprietários de meios de comunicação.

Talvez seja por isso  que a cobertura da mídia sobre a Comissão da Verdade é de uma má vontade inacreditável. Parece que vamos ter um outro golpe militar se a história for esclarecida; há por trás das pautas uma suspeição, um medo, um tom que diz: “é melhor deixar pra lá”.  Mas o melhor mesmo é resgatar essa história para que nunca mais aconteça.

Vale a pena ouvir a entrevista de Beatriz Kushnir, no blog do Azenha.

Leia mais em Educação Política:

DITADURA E INTOLERÂNCIA: GRANDE MÍDIA BRASILEIRA CRIA MONSTROS E DEPOIS FICA SEM CONTROLE SOBRE ELES
GRANDE MÍDIA DORME EM BERÇO ESPLÊNDIDO ENQUANTO A CORRUPÇÃO ROLA SOLTA NO QUARTEL E NO JUDICIÁRIO
PILANTRAGEM INACREDITÁVEL DA MÍDIA: MERCADO QUER INTERFERIR NOS JUROS EM BENEFÍCIO PRÓPRIO E O POVO QUE SE EXPLODA
IMPROBIDADE ADMINISTRATIVA: MINISTÉRIO PÚBLICO PRECISA APURAR GASTO DE DINHEIRO PÚBLICO COM A REVISTA VEJA

Por glaucocortez

Blog Educação Política

8 respostas em “RELAÇÕES PERIGOSAS: COMISSÃO DA VERDADE PODERÁ TRAZER MAIS PROBLEMAS PARA A GRANDE MÍDIA DO QUE PARA MILITARES”

Pode haver problemas ainda maiores se for comissão da ampla e integral verdade, no que tange a algumas figurinhas de nossa suja política.
Acrescentar a autoria de assaltos e comemorações do sucesso dos mesmos (em uma das comemorações, um defensor do meio-ambiente sugeriu muito camarão! Que camarada!), carros bomba, sequestros, tortura, à biografia de alguns políticos, será bem interessante… Do mesmo modo que, acrescentar à de outros, a delação, a covardia.

Curtir

[…] RELAÇÕES PERIGOSAS: COMISSÃO DA VERDADE PODERÁ TRAZER MAIS PROBLEMAS PARA A GRANDE MÍDIA DO QUE… Mande aos amigos:Gostar disso:GostoSeja o primeiro a gostar disso post. AGÊNCIA EP, NOTÍCIA Brasil, Dilma Rousseff, ditadura militar, Luiz Eduardo Rocha Paiva, NOTÍCIA, oficiais da reserva, violência ← A LÓGICA DO LUCRO E DO AMOR NO DIREITO AUTORAL […]

Curtir

[…] RELAÇÕES PERIGOSAS: COMISSÃO DA VERDADE PODERÁ TRAZER MAIS PROBLEMAS PARA A GRANDE MÍDIA DO QUE… Mande aos amigos:Gostar disso:GostoSeja o primeiro a gostar disso post. AGÊNCIA EP, NOTÍCIA Brasil, democracia, ditadura militar, Norberto Nehring, NOTÍCIA, Repressão, violência ← ARTISTAS FAZEM MAIS UM PROTESTO NESTE INTERMINÁVEL DESCALABRO DA CULTURA DE CAMPINAS (SP); É O LEVANTE CULTURA NA DESINAUGURAÇÃO DO TEATRO CASTRO MENDES […]

Curtir

Comentários encerrados.