Educação Política

mídia, economia e cultura – por Glauco Cortez

QUEM É CELSO RUSSOMANNO? ÚLTIMA PESQUISA DATAFOLHA NÃO ESCLARECE QUEM LIDERA AS ELEIÇÕES EM SÃO PAULO

Quem é ele?

Em texto publicado no Observatório da Imprensa, Ricardo Kotscho mostra como recente notícia publicada pelo jornal Folha de S.Paulo com os resultados da última pesquisa Datafolha para as eleições municipais de São Paulo, lança uma névoa nem um pouco desinteressada sobre os rumos da disputa para decidir quem comandará a maior cidade do país.

O título da matéria “Disputa pela prefeitura segue estável” já não diz muita coisa e o dizer não dizendo se repete ao longo de toda notícia, como diz o texto de Kotscho. Até certo ponto do texto, o leitor sequer é informado sobre quem lidera a pesquisa e o principal assunto, por incrível que pareça, é um não-candidato.

Coisas possíveis apenas no jornalismo brasileiro que inverte todos os elementares principios da notícia e acha que o leitor tem direito a tudo, menos à informação. A notícia não traz sequer gráficos mostrando os resultados em diferentes cenários.

O oficial não candidato José Serra, que apresenta um dos maiores índices de rejeição na maior cidade do país, é tratado como um ainda possível candidato, sendo que ele mesmo já declarou que não vai disputar as eleições municipais.

Já o tal Celso Rossomanno, que é o líder das pesquisas de intenção de voto desde dezembro e, portanto, até agora um dos principais protagonistas do fato, aparece meio não querendo aparecer no texto da notícia e o jornal não se dá sequer ao trabalho de esclarecer ao leitor quem é Celso Russomano. Kotscho faz isso no fim de seu texto, cujo trecho segue abaixo:

Por que Datafolha esconde líder da pesquisa em SP?
Por Ricardo Kotscho

Reproduzido do blog do autor, 30/1/2012; título original “Por que Datafolha esconde líder da pesquisa em SP?”, intertítulos do OI

Há modos e modos de se divulgar os resultados de uma pesquisa. Cada um escolhe a que mais lhe convém. Como nas decisões judiciais, convencionou-se dizer que critérios editorias não se discutem, em nome do direito sagrado da liberdade de imprensa.

Tudo bem, mas também não é preciso exagerar nem achar que ninguém vai perceber a manipulação.
p>“Disputa pela prefeitura segue estável, diz Datafolha”, informa o título da matéria publicada pela Folha de S.Paulo no domingo (29/1). O subtítulo acrescenta: “Maioria dos paulistanos desconhece os principais nomes à sucessão municipal”.

O principal destaque do texto é sobre um não candidato: Serra é o tucano mais bem posicionado, mas possui rejeição alta e tem dito a partido que não é candidato.

E daí? Até este ponto, o leitor ainda não foi informado quem é o líder na pesquisa sobre a disputa eleitoral na maior cidade do país. Este detalhe só vai aparecer no terceiro parágrafo da matéria assinada por Uirá Machado de uma forma bem enigmática:

“Um dos que apresentam melhor desempenho continua sendo Celso Russomanno (PRB), que oscila de 17% a 21 % e lidera quatro dos cinco cenários pesquisados”.

Sujeito oculto

Quais são estes cenários? Os leitores da Folha não têm o direito de saber? Deve ter sido a primeira vez, desde a criação do instituto, em 1983, que o jornal publica uma pesquisa sobre intenções de voto sem nenhum gráfico mostrando os resultados nos diferentes cenários possíveis. (Texto completo)

Leia mais em Educação Política:

EM VISITA A CUBA, DILMA LEMBRA QUE QUANDO SE TRATA DE DIREITOS HUMANOS TODOS TEMOS TELHADO DE VIDRO
NOVO MARCO REGULATÓRIO PARA EMISSORAS DE RÁDIO E TV NÃO SAI DA GAVETA, MOTIVO SERIA FALTA DE PRIORIDADE DA PRESIDENTE DILMA
É REALMENTE COMPLICADO: DEPUTADO TULIO ISAC É VÍTIMA DA PRÓPRIA PIADA AO EXIGIR UM BOM PORTUGUÊS QUE ELE MESMO NÃO TEM
MANUAL DO TRABALHO ESCRAVO, OBRA EDITADA PELO MINISTÉRIO DO TRABALHO, PROMETE AJUDAR NA LUTA CONTRA A EXPLORAÇÃO DE MÃO DE OBRA NOS DIAS ATUAIS
Anúncios

Uma resposta para “QUEM É CELSO RUSSOMANNO? ÚLTIMA PESQUISA DATAFOLHA NÃO ESCLARECE QUEM LIDERA AS ELEIÇÕES EM SÃO PAULO

  1. Pingback: AÇÕES DE REINTEGRAÇÃO DE POSSE EXPÕEM OS PROBLEMAS ENFRENTADOS PELA POPULAÇÃO DE BAIXA RENDA DIANTE DA ESPECULAÇÃO IMOBILIÁRIA EM SÃO PAULO « Educação Política

Deixe um comentário

Faça o login usando um destes métodos para comentar:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.

%d blogueiros gostam disto: