Educação Política

mídia, economia e cultura – por Glauco Cortez

GREVE NACIONAL DOS PROFESSORES TERMINA HOJE E REIVINDICA O CUMPRIMENTO DA LEI DO PISO

Termina hoje (16/03) a Greve Nacional dos Professores exigindo o cumprimento da Lei do Piso que, como divulgamos recentemente aqui no Educação Política, simplesmente não é cumprida na maioria dos estados nacionais.

Os principais jornais da imprensa paulista (Folha de S.Paulo e Estado de S.Paulo) simplesmente ignoram a greve e não noticiam praticamente nada sobre o assunto que resvala na profunda crise por que passa a educação básica brasileira. No entanto, os professores do estado de São Paulo estão participando da greve que, seja por falta de organização e união da categoria ou simplesmente por desinteresse da mídia, não está tendo a relevância que merece.

Não que a greve deva ser amplamente divulgada e ter adesão geral e irrestrita dos profisisonais. Todos sabem como paralizações em setores essenciais como educação, saúde e segurança prejudicam a população, mas a manifestação deveria ser notícia justamente por denunciar a situação alarmante em que se encontra a educação pública brasileira de forma geral.

Professores mal pagos que não recebem sequer o piso, alunos desmotivados que encontram coisas mais interessantes fora do que dentro da sala de aula, escolas sem infraestrutura e, por fim, um distanciamento generalizado do que seriam os princípios mais básicos da educação.

A Greve Nacional dos Professores soa como uma contradição para o país que se pretende como desenvolvido e democrático. Não há crescimento, muito menos democracia sem educação. O professor deveria ganhar pelo menos o dobro do que ganha atualmente pois ele tem um poder incrível nas mãos: o de construir o destino de muitos jovens, o de apresentá-los ao mundo e o de, em última instância, configurar o desenho futuro da cidadania e da cultura, que tem a educação como inseparável parceira.

Veja mais em Educação Política:

MEC DEFINE PISO NACIONAL PARA OS PROFESSORES EM R$ 1.451 PARA 2012, MAS MAIORIA DOS GOVERNOS ESTADUAIS NÃO CUMPRE A LEI
USP LIDERA RANKING DAS UNIVERSIDADES QUE MAIS FORMAM DOUTORES NO MUNDO, MAS BUSCA PELA QUALIDADE CONTINUA
ESSE BLOCO DE CARNAVAL É PARA SEGUIR O ANO TODO
ISSO É NOTÍCIA: PREFEITA DE GOVERNADOR VALADARES (MG) AFIRMA EM VÍDEO QUE TODOS OS ALUNOS ESTUDAM EM TEMPO INTEGRAL

2 Respostas para “GREVE NACIONAL DOS PROFESSORES TERMINA HOJE E REIVINDICA O CUMPRIMENTO DA LEI DO PISO

  1. Pingback: CRIAÇÃO DA “TV FOLHA” EVIDENCIA O APARELHAMENTO DA TV CULTURA QUE ESTÁ CADA VEZ MENOS PÚBLICA E MAIS TUCANA « Educação Política

  2. Pingback: ESCOLA DO MST LOCALIZADA NO MUNICÍPIO DE ABELARDO LUZ, EM SANTA CATARINA, TEM A MELHOR NOTA DA CIDADE NO ENEM « Educação Política

Deixe um comentário

Faça o login usando um destes métodos para comentar:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.

%d blogueiros gostam disto: