Educação Política

mídia, economia e cultura – por Glauco Cortez

ESSA É A BANDEIRA PARA AS ELEIÇÕES: PROJETO DE LEI PODERIA ATRELAR SALÁRIO DE PROFESSOR E DE MÉDICO DO SERVIÇO PÚBLICO AO DO PARLAMENTAR

Atrelar salários de professor e médico pode mudar a sociedade

Os brasileiros já conseguiram um projeto importante que foi a lei da ficha limpa, mas o Brasil precisa de uma ainda mais importante: uma lei que atrele o salário de professores e médicos dos serviços públicos ao dos parlamentares, sejam vereadores, deputados estaduais ou deputados federais. Em época de eleições, seria uma boa ideia a se discutir

A legislação seria muito simples, por exemplo, um professor municipal não pode receber menos do que 40% do custo de um vereador (incluindo salários e bonificações do cargo) e um médico do serviço municipal de saúde não poderia receber menos do que 50% do custo de um vereador.

Da mesma forma deveria ocorrer com os professores e os médicos estaduais ou federais em relação ao deputado estadual e ao deputado federal, respectivamente. As porcentagens iniciais poderiam ser outras, dependendo da situação de cada município, estado ou da federação. Assim, toda a vez que for votado benefícios para vereadores e deputados, a folha de pagamento de professores e médicos também aumentaria automaticamente.

Isso não impediria que  professores e médicos recebessem aumento sem aumento dos parlamentares. O salários de médicos e professores poderia ser maior do que a porcentagem do salário do parlamentar, mas nunca menor. Essa medida teria um duplo benefício para a sociedade. Melhoraria as condições de vida de médicos e professores do serviço público, que são categorias fundamentais para uma sociedade avançar econômica e socialmente e, possivelmente, evitaria aumentos abusivos de parlamentares, visto que isso afetaria as contas públicas.

Essa é uma grande bandeira: salário de professor e médico atrelado ao do parlamentar.

Veja mais em Educação Política:

7 Respostas para “ESSA É A BANDEIRA PARA AS ELEIÇÕES: PROJETO DE LEI PODERIA ATRELAR SALÁRIO DE PROFESSOR E DE MÉDICO DO SERVIÇO PÚBLICO AO DO PARLAMENTAR

  1. Rodrigo 22 agosto, 2012 às 11:21 am

    Quando cursava faculdade, a mãe de um amigo era professora estadual aposentada e afirmava que, quando tomou posse, seus rendimentos, se não iguais, eram em muito próximos dos de um juiz.
    Aposentada, perdeu muito do poder aquisitivo que, ao fim, além de uma vida digna e confortável, lhe conferiam a oportunidade de atualização, de bem-estar para trabalho. Não podendo ainda ser olvidado que o respeito, de alunos para com professores e vice-versa, era plenamente observado.
    Atualmente há péssima remuneração (exemplo do PT baiano e de tantos, senão todos, os demais governos estaduais) e desleixo para com professores e alunos, para com as condições físicas da escola.
    Professores são formadores não de opnião, mas de um raciocínio lógico. Assim como o juiz goza do “livre convencimento motivado”, também o aluno deve gozar de tanto, com as motivações passadas por seus pais, por sua família, amigos, e, muito importante, por seus professores.
    Portanto, concordo plenamente contigo: a remuneração há de ser atrelada, a fim de que seja digna, de que o professor seja valorizado e possa desenvolver seu trabalho da melhor forma.

    Curtir

  2. Pingback: DILMA ROUSSEFF VAI PRA CIMA DOS PREFEITOS E DIZ QUE TEM DINHEIRO PARA EDUCAÇÃO EM TEMPO INTEGRAL PARA AS ESCOLAS PÚBLICAS DE TODO O BRASIL « Educação Política

  3. Pingback: WIKILEAKS: DOCUMENTÁRIO SOBRE A ORGANIZAÇÃO DE JULIAN ASSANGE MOSTRA O HORROR DA BUROCRACIA E PRENUNCIA MUDANÇA DRÁSTICA NA IMPRENSA « Educação Política

  4. Pingback: O DIREITO DE LER: TEXTO DE 1997 DE RICHARD STALLMAN ESTÁ MAIS VIVO DO QUE NUNCA « Educação Política

  5. Pingback: HUMOR: AS BOAS INTENÇÕES E AS PRÁTICAS REAIS « Educação Política

  6. Flavio Hernandez 16 novembro, 2013 às 11:08 pm

    Estamos tentando atrelar os salários dos vereadores com o salário dos Professores da rede municipal de nossa cidade, mas me disseram que é uma medida inconstitucional… Alguém poderia me esclarecer?

    Curtir

    • glaucocortez 17 novembro, 2013 às 2:06 pm

      Prezado Flavio, não sei te dizer, mas acho que a constituição não trata disso.
      Parece que tudo que beneficia a população é rotulado de insconstitucional. É por isso que vivemos esse violento abismo social.

      Curtir

Deixe um comentário

Faça o login usando um destes métodos para comentar:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.

%d blogueiros gostam disto: