Educação Política

mídia, economia e cultura – por Glauco Cortez

JOSÉ SERRA FICA IRRITADO COM PERGUNTA DE KENNEDY ALENCAR NA CBN E NÃO RESPONDE SE É AGORA UM POLÍTICO DE EXTREMA-DIREITA

Veja a atitude de José Serra, candidato a prefeito de São Paulo, após pergunta de Kennedy Alencar, logo no início da entrevista, a partir do terceiro minuto.

Ele não responde porque é uma pergunta bastante incômoda. Kennedy Alencar irrita José Serra porque diz, de forma polida e elegante, que Serra faz uma campanha suja e de extrema-direita.

Serra tem se irritado constantemente com jornalistas porque há décadas faz uma campanha associada com alguns veículos de informação, principalmente Veja, Globo e Folha. Isso o deixou blindado em várias campanhas, mas sua descida ao submundo da política soou um alerta para alguns jornalistas. Eles estão acordando do caminho obscuro e perigoso trilhado por José Serra nas últimas campanhas.

Veja mais em Educação Política:

9 Respostas para “JOSÉ SERRA FICA IRRITADO COM PERGUNTA DE KENNEDY ALENCAR NA CBN E NÃO RESPONDE SE É AGORA UM POLÍTICO DE EXTREMA-DIREITA

  1. Rodrigo 17 outubro, 2012 às 4:41 pm

    Em outra oportunidade alertei para o uso da expressão “extrema direita”, haja vista o forte conteúdo que demagogicamente lhe é imposto, em situações tais como a presente. Imputar a um candidato brasileiro tal pecha indubtavelmente remeterá boa parte do eleitorado ao nazismo e horrendas práticas por este adotadas.
    Como reagiriam os que se dizem esquerdistas caso o candidato deles recebesse a alcunha de ser de extrema esquerda? Ficariam satisfeitos ao serem relacionados ao ‘Gulag soviético, a despropriação dos “kulaks” e o genocídio de milhões de fome em poucos anos arquitetado por Lênin (como é mesmo o negócio sobre São Paulo ser “conservadora”, e conservadorismo significar “exclusão”?), o mesmo Lênin que criou cotas de extermínio por cidade… ah, também é preciso falar sobre Kim Jong-Il, sobre Pol-Pot… E o Mao Tsé-Tung, que antes mesmo de subir ao poder, matava seu próprio exército na “Longa Marcha”, apenas para poder ganhar poder dentro do Partido Comunista contra Chang Kuo-t’ao – numa andança que fez mulheres darem a luz enquanto marchavam, deixando seus bebês com a cabeça pendurada por uma tarde toda? Até mesmo Gui-yuan, esposa do próprio Mao, sofreu tais agruras, enquanto o líder se pavoneava diante do sofrimento das “companheiras”: “Gui-yuan consegue parir como uma galinha bota ovos!”’ (http://www.implicante.org/blog/marilena-chaui-maluf-e-um-grande-administrador/)?
    Sei que os ditos esquerdistas socialistas não ficariam nem um pouco satisfeitos caso fossem alcunhados de protohipócritas, associados a crimes outros contra a humanidade. Falariam que são falsas acusações, antidemocráticas, plantadas por golpistas reacionários, que abominam a democracia – os agora denominados, pelo neologismo Chauiano, protofacistas .
    No mais, qual a relevância da irritação de Serra e Russomano? Não se pode votar no nervosinho?
    Se formos falar de irritação, Dilma não representa um exemplo de serenidade, da mesma forma que o ex-Presidento teve seus arroubos. Então, caso trate-se de tentativa de demonstrar o candidato tucano como desequilabrado, o argumento mostra-se falho.
    Ainda, falar que somente a campanha de Serra é suja, esbarra nas práticas vistas em eleições últimas e mesmo nas presentes. Quem buscou a produção de dossiês via quantias milionárias?
    Quem publicou notícias inverídicas envolvendo listas de Furnas e outras? E quem produziu esta? Quais partidos buscaram demonizar à exaustão a ligação de Russomano com a Universal, fomentando mais acirramento nos ânimos entre fiéis católicos e protestantes? Quais líderes de partido estão indo à tv dizer que, se não for eleito o candidato do time deles, haverá entraves ao bolsa-família e ao recebimento de verbas? Quem dissemina boatos sobre pedágio urbano?
    Ambas as campanhas são, pois, mais que sujas, mais que desesperadas. São imundas e indignas de serem assistidas pelos eleitores e suas famílias.

    Curtir

    • glaucocortez 17 outubro, 2012 às 6:06 pm

      A pergunta foi do Kennedy, muito bem posta, visto a trajetória política de José Serra.
      A lista de Furnas ja foi atestada como verdadeira. É documento da justiça.

      Curtir

      • Rodrigo 19 outubro, 2012 às 11:14 am

        Glauco, a fim de eu não persistir em eventual equívoco, qual o processo em que foi declarada válida a Lista de Furnas? Já houve sentença ou acórdão que a tenha atestado assim?
        Caso seja verdadeira, investigação e cadeia para quem houver cometido crimes. Se quem esteve no Poder praticou crimes, quem atualmente está não pode justificar as próprias eventuais condutas ilícitas ao suscitar os crimes dos outros. Ambos devem reconhecer os próprios erros, aceitar a punição que lhe caiba e, ainda, persistir na luta pela punição equânime a todos.
        E qual parte da trajetória política de Serra o coloca como extrema direita? Gostaria de ver um paralelo entre realizações e atitudes dele face a membros de partido de extrema direita europeus, tudo a fim de não ficarmos a lançar acusações destituídas de conteúdo, que apenas confundem a turba que serve de massa de manobra para a “esquerda” e para a “direita”.
        Mas você respondeu 02 de meus questionamentos e admiro isso, pois não fugiu à discussão.

        Curtir

  2. thiagoassis000 17 outubro, 2012 às 5:59 pm

    Em que minuto foi, por favor. Ouvir uma entrevista dessas por 47 minutos e dose.

    Curtir

  3. philgeland 17 outubro, 2012 às 7:34 pm

    Bem além das campanhas na TV, essa entrevista mostra uma qualdidade principal daquele meio de comunicação tão antigo chamado “rádio”: a possibilidade de transmitir um “discurso” sem intervalos comerciais e distorções (seduções) visuais. Independentemente do conteúdo, se cria a chance de um discurso de verdade.

    Curtir

  4. Pingback: “FAÇA AMOR, NÃO FAÇA SERRA”: UM PROTESTO CULTURAL CONTRA A ORDEM EXCLUDENTE DE SÃO PAULO « Educação Política

  5. Pingback: NO PAÍS DO AGRONEGÓCIO PREDATÓRIO, 863 MINUTOS DE SILÊNCIO PARA OS ÍNDIOS QUE SE SUICIDARAM NAS ÚLTIMAS DÉCADAS « Educação Política

Deixe um comentário

Faça o login usando um destes métodos para comentar:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.

%d blogueiros gostam disto: