Educação Política

mídia, economia e cultura – por Glauco Cortez

PIG 10 X 0 PT: VITORIOSO NAS URNAS, PT PERDE DE LAVADA PARA O OLIGOPÓGIO DA MÍDIA NO CONGRESSO NACIONAL

Cristina enfrentou o monopólio da mídia e venceu eleições

O Partido dos Trabalhadores saiu-se bem nas recentes eleições para prefeitura e câmara de vereadores, mesmo diante da atuação canina do PIG em cima do Mensalão. Talvez a maior cobertura jornalística de todos os tempos.

Mas é no Congresso Nacional que o PT está apanhando feio. O PIG fez um circo com o Mensalão e deve mandar o José Dirceu para a cadeia.  De sobra, atacar e tentar anular Lula, mesmo fora do governo. E está conseguindo. Talvez a luz acenda quando mandarem o José Dirceu para atrás das grades e abrirem uma ação contra Lula. O PIG já entendeu que precisa destruir Lula mesmo fora do governo, senão não chega ao pote de outro do povo brasileiro.

Mesmo com todo masoquismo petista, como alertou o deputado Fernando Ferro, a insatisfação da elite é grande. O PT ainda é um partido que deixa a elite insegura. A democracia da elite brasileira só existe se ela ou seus representantes estiverem no comando. Os outros, mesmo seguindo a cartilha, não são confiáveis. Palocci que o diga. Bateu continência e foi defenestrado.

Enquanto o Jornal Nacional dava 10 horas de Mensalão em horário nobre, o PT não conseguia nem sequer ouvir um editor de revista, o Policarpo Jr, da Veja, na CPI do Cachoeira. Quiçá ouvir o procurador-geral, Roberto Gurgel, que precisa explicar porque não investigou a quadrilha do Carlinhos Cachoeira. No Congresso Nacional, o PT leva de 10 a 0.

Leia mais em Educação Política:

4 Respostas para “PIG 10 X 0 PT: VITORIOSO NAS URNAS, PT PERDE DE LAVADA PARA O OLIGOPÓGIO DA MÍDIA NO CONGRESSO NACIONAL

  1. Rodrigo 5 novembro, 2012 às 11:09 am

    Realmente os candidatos do PT saíram-se muito bem, em eleição muito peculiar na qual destacam-se as eleições de Haddad em São Paulo, ACM Neto na Bahia e o candidato do PSOL no Amapá. Ainda, PSD (ex-pefêlistas/demistas que são abraçados pelo PT) e PSB.
    Todo o desgaste de Serra e a força adesiva de Lula foram postos à prova na eleição paulistana, sendo emplacado mais um candidato chancelado por Lula e Dilma. De início, um ilustre desconhecido, com 5% das intenções de voto, indo ao segundo turno e vencendo as eleições – em outras ocasiões comentei que a única mácula por mim vista em Haddad foi “chutar” Erundina e abraçar Maluf e espero que ele não decepcione, que honre seu currículo.
    Aqui na Bahia, destaque-se a crítica feita pelo Deputado Jean Willys, parabenizando o governo petista de Jacques “Petágio” Wagner pelo ressurgimento do Carlismo (http://www.correio24horas.com.br/noticias/detalhes/detalhes-1/artigo/famosos-comentam-nas-redes-sociais-a-vitoria-de-acm-neto/?tx_comments_pi1%5Bpage%5D=6&cHash=e576d282ec1550dd3cafb3eb3558e5cc). Mas, ao menos até aqui, não concordo que o carlismo esteja ressurgindo, haja vista o desfazimento do grupo político composto por Paulo Souto, César Borges e outros, quando do falecimento de ACM, eu ainda concordando com a tese de que ‘nenhum “ismo” sobrevive ao seu criador’. Eleição, pois, em que também é destaque o desgaste de um governo e a insatisfação da população, sendo buscada a via de ACM Neto e temos de aguardar resultados, tanto quanto em relação a Haddad.
    Já quanto à eleição do PSOL, vemos um partido formado por dissidentes ou resistentes do PT, que não concordavam com muito do que vinham vendo. Buscado o radicalismo inicial, o partido trilha o mesmo caminho do PT, amansando o discurso e buscando aliados até então improváveis.
    Então realmente o mensalão do PT não fez tanta diferença, sendo sempre o maior destaque o terrorismo de candidatos e apoiadores que dizem: se não for eleito nosso companheiro, não vai ter bolsa família, não haverá mais projetos sociais, recebimentos de verbas, o que denota, senão desconhecimento da lei e da Constituição da República, deliberada ameaça contra os mais pobres, o que quase deu certo em Salvador.
    Então deixemos seguir o processo do mensalão. As condenações deveriam, em verdade, ser vistas como algo bom, uma possibilidade de ampla limpeza no partido e retorno aos valores éticos de sua fundação, pelo que torço sempre.
    Se defendemos a democracia, não pode ser ela uma meia-democracia, as leis só valendo para o outro lado, nós nos considerando enquanto bons, especiais demais para sermos condenados por crimes eventualmente cometidos.
    Se foi Lula, FHC, Sérgio Mota, Dirceu, Marta, Ruth, Marisa, Lulinha Fenômeno Empresarial do Capitalismo etc., se qualquer deles cometeu crime, que sejam exemplarmente punidos e que lutemos, sem hipocrisia, pela ampla divulgação de julgamentos, a fim de a população em geral entender que lugar de criminoso é na cadeia.

    Curtir

  2. Pingback: O SAMBISTA ADONIRAN BARBOSA ANTECIPOU GERALDO ALCKMIN E EXPLICA A VIOLÊNCIA EM SÃO PAULO COM SAMBA DA DÉCADA DE 60 « Educação Política

  3. Pingback: RUA GONÇALO DE CARVALHO, A MAIS BONITA DO MUNDO, ESTÁ DE BEM COM O MEIO AMBIENTE E RESISTIU À ESPECULAÇÃO IMOBILIÁRIA « Educação Política

  4. Pingback: DESEJO OU ANÁLISE: HISTORIADOR MARCO ANTONIO VILLA É UM EXEMPLO DA QUALIDADE DO COMENTÁRIO POLÍTICO NA GRANDE MÍDIA « Educação Política

Deixe um comentário

Faça o login usando um destes métodos para comentar:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.

%d blogueiros gostam disto: