Educação Política

mídia, economia e cultura – por Glauco Cortez

DESEJO OU ANÁLISE: HISTORIADOR MARCO ANTONIO VILLA É “EXEMPLO DA QUALIDADE” DO COMENTÁRIO POLÍTICO NA GRANDE MÍDIA

Villa: a confusão entre desejo e análise

Uma das coisas mais importantes para pesquisadores e analistas é entender os próprios desejos. Claro que toda análise e pesquisa tem um elemento pessoal inevitável. E isso é até salutar quando o pesquisador é capaz de reconhecer e tecer sua própria autocrítica, reconhecer que pode prejudicar toda a crítica ou análise diante do descontrole do desejo.

Quando o desejo toma conta da análise no jornalismo, o analista torna-se um editorialista de ocasião. É a fonte que a grande mídia busca para falar em nome dos seus próprios interesses. Marco Antonio Villa é figura conhecida em várias mídias: da TV Cultura, passando pela Globo News, Bandeirantes, Veja, etc. Virou celebridade e a crítica lhe escapou. O desejo falou mais alto.

Veja vídeo abaixo.

vi no MidiaCrucis

Veja mais em Educação Política:

3 Respostas para “DESEJO OU ANÁLISE: HISTORIADOR MARCO ANTONIO VILLA É “EXEMPLO DA QUALIDADE” DO COMENTÁRIO POLÍTICO NA GRANDE MÍDIA

  1. Rodrigo 13 novembro, 2012 às 12:04 am

    Se não pudermos falar em arrogância, no mínimo o comentarista foi imprudente, ou ainda confiante ao extremo no apelo popular do julgamento do mensalão. Teve apelo maior que a privataria, infelizmente, mas, novamente, também infelizmente um apelo mínimo face ao bolsa-familia e ameaças no sentido de que o candidato adversário iria negar vigência à lei que o institui.
    Se Maluf, em meio a denúncias tão graves, ainda tem um séquito considerável de eleitores, a ponto de ser disputado por petistas e tucanos, Lula, no qual nada gruda e que apenas vê começarem denúncias contra si, não precisa temer tanto. A aura messiânica que lhe é imposta revela forte blindagem.

    Curtir

  2. Guilherme Zanetti 13 novembro, 2012 às 11:58 am

    Pois é, tão derrotado que elegeu prefeitos nos dois maiores colégios eleitorais do Estado, São Paulo e Guarulhos, e em Campinas um cara que ninguém conhecia, concorreu no segundo turno.

    Curtir

  3. Pingback: TERCEIRO MUNDO DO PODER JUDICIÁRIO: A DIFERENÇA ENTRE A JUSTIÇA DO BRASIL E DA INGLATERRA NUM BELO TEXTO DE PAULO NOGUEIRA « Educação Política

Deixe um comentário

Faça o login usando um destes métodos para comentar:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.

%d blogueiros gostam disto: