Educação Política

mídia, economia e cultura – por Glauco Cortez

A OPOSIÇÃO ESQUERDA E DIREITA FICOU SIMPLISTA E A POLÍTICA MAIS COMPLEXA E DIFÍCIL DE ENTENDER EM TEMPOS DE IDEOLOGIAS IMPURAS

Que tal comer um Mc na China?

Os conceitos de direita e esquerda estão sujos, imprecisos, confusos. Há tempo que estudiosos não pensam a realidade de forma dicotômica, como se esquerda e direita fossem caixas fechadas, fáceis de compreender. No entanto, os conceitos de esquerda e direita continuam importantes para entender a realidade e compreender a atuação de um político ou de um partido político, principalmente no âmbito econômico da administração pública.

Assim, faz algum sentido falar em esquerda e direita quando se fala em privatização, participação do estado, investimentos sociais e outros. Mas já não servem mais como categorias de análise da realidade, como conceitos para explicá-la.

Hoje a afirmação de que o PT é um partido de esquerda é problemático, mas falar que o PSDB é de direita não é tão problemático. Isso porque o PT usa instrumentos e discurso da esquerda e da direita para governar. Aliás, a fundação do PT é resultado justamente da revisão histórica mundial dos rumos do comunismo. Já o PSDB usa principalmente recursos e discurso conservador da direita, vide a incapacidade de lidar com a violência em São Paulo. Problema da segurança pública, da moradia etc são exclusivamente casos de polícia.

Falar que a China é um país comunista e de esquerda é realmente desconhecer a política e a história. A China é uma das mais horrorosas hierarquias que a direita poderia construir. Um capitalismo perverso totalmente controlado e com liberdade política bastante restrita. É a velha máxima de que quando se vai muito para a esquerda se chega na direita.

O perigo na China não é para o capitalismo, mas para a liberdade individual. EUA e China disputam o globo como impérios capitalistas. O discurso do medo e o discurso do terror proferido por direitistas contra o comunismo nas últimas décadas foi o fantasma que construiu a sociedade da violência e da desigualdade sem fim, como a brasileira. No entanto, qualquer crítica ou avanço contra a desigualdade social e econômica é associado ao risco de um possível comuno-capitalismo, como o Chinês ou outros países semelhantes. A categoria de análise da esquerda e direita parou na década de 60 século passado e não avançou mais, agora virou ideologia.

Hoje a realidade está bastante complexa, ainda que esquerda e direita sejam referências de políticas importantes. Falar em perigo do comunismo hoje em dia soa a delírio esquizofrênico de quem tem muito a esconder por debaixo do pano capitalista da desigualdade. Transferir o discurso para a personificação dos políticos, dizendo que não importa o partido, mas a pessoa, também é uma análise tacanha, udenista. Existem informações importantes e inegáveis na associação partidária,histórica e ideológica, principalmente quando ela se disfarça de não-ideológica.

Leia mais em Educação Política:

6 Respostas para “A OPOSIÇÃO ESQUERDA E DIREITA FICOU SIMPLISTA E A POLÍTICA MAIS COMPLEXA E DIFÍCIL DE ENTENDER EM TEMPOS DE IDEOLOGIAS IMPURAS

  1. Pingback: QUER COISA MAIS ODIOSA DO QUE ESSA POSTURA DEMOCRÁTICA DE UM TORNEIRO MECÂNICO QUE VEM NOS DAR LIÇÃO DE CIVILIDADE E DEMOCRACIA? « Educação Política

  2. Rodrigo 29 novembro, 2012 às 4:22 pm

    Poxa, até vislumbrei uma “nova mídia”, logo no começo do texto. Fiquei feliz ao pensar que havia uma autocrítica da esqueda, junto a uma crítica à direita, tendendo à busca pela integração e identificação de pontos problemáticos em ambos os pólos de pensamento político.
    Mas o castelo de cartas se desfez quando vento mais forte trouxe: “É a velha máxima de que quando se vai muito para a esquerda se chega na direita.”
    Há alguns posts venho questionando o porquê de a devida crítica às ditaduras militares sul americanas não reclamar a devida crítica aos regimes ditatoriais – tão sangrentos, odiosos e contrários à liberdade, quanto – socialistas/comunistas (esquerdistas). Pensava, assim, que haveria reflexão e autocrítica, mas não uma postura que guarda identidade à do animal que usa “tapa”/”tapa olho”.
    Desaparecidos políticos houve em ambas experiências. Cerceamento à liberdade de expressão e extremo desrespeito aos direitos humanos em geral houve em ambas as modalidades de regime. Presos políticos houve em ambas e ainda há em Cuba e China…
    Aliás, não podemos olvidar que, em Cuba, até há pouco tempo vigia extremo cerceamento à liberdade de locomoção, restando impedidas as viagens ao exterior em muitos casos. Ou nos esquecemos de tantos que pediram asilo político no Brasil e o grande líder sempre se prontificava à negativa?
    Terroristas condenados tem anistia, mas seres humanos que têm a lberdade cerceada não tem direito a tanto… E ainda ouço referências à ilusória figura do suposto estadista. Aquele mesmo que igualou presos políticos cubanos a bandidos do PCC.
    Sakineh Mohammadi Ashtiani não teve sua vida defendida. A advogada iraniana Shirin Ebadi, Nobel da Paz, teve indeferido o pedido de audiência com a Presidenta, assim como tantos outros casos absurdos em que a amizade com um ditador esquerdista falou mais alto que o respeito aos direitos humanos.
    Cumpre ainda salientar que já questionei se opositores dos regimes atrozmente ditatoriais esquerdistas tiveram direito a anistias, indenizações, assim como os opositores brasileiros. Mas nunca tive qualquer notícia disso. Alguém se habilita a me responder?
    Mas a resposta mais fácil foi a eleita, num uso subvertido da teoria da Lâmina de Occam (segundo a qual a explicação mais simples é geralmente a mais plausível): a explicação que desvie do foco torna-se a mais plausível.
    Assim, esqueçamos que a China é a galinha dos ovos de ouro dos esquerdistas. Que a China é o resultado do que começou com o mais capitalista dos comunistas, o Sr. Marx (tanto falou em comunismo, comunidade, comunicar bens, vivendo às expensas de seu amigo Engels), passando pelos generais soviéticos, que desapropriavam bens, deixando famílias em situação miserável, criando longas filas em razão do desabastecimento.
    Esqueçamos que a China atrozmente vilipendiou o direito de professores e juízes, esquecendo-nos ainda que similarmente há o mesmo vilipêndio e agressão ao Juiz Joaquim Barbosa.
    Rasguemos a história e empurremos Mateus a quem não o pariu.
    Se os comunistas chineses tiraram suas máscaras, passemos a criticá-los e abominá-los, afinal o comunista não pode despir-se, expondo sua verdadeira natureza capitalista. Não se pode admitir que a alma do comunista seja exposta assim, mostrando a mentira de tantos (respeitando, eu, claro, a figura de todos que ética e legalmente buscam a construção de um modelo realmente justo).
    Como dizemos na Bahia: “Rai ai! Tá pensando que beiço de jegue é arroz doce?”
    P.S.: a quem não tem capacidade de contra-argumentar, de reflexão e autocrítica, que só sabe recorrer ao já batido “reaça”, “fica a dica”: já votei e quero voltar a votar no PT, não podendo, eu, sim, admitir tantos olhos cegos a um partido cujos membros vêm se comportando nos mesmos moldes do que havia nos governos pré Dilma e Lula, fazendo tudo o que sempre foi criticado, posto como errado, ilegal.

    Curtir

  3. Pingback: DIRETOR DA REVISTA VEJA, POLICARPO JR, NÃO FEZ MAU JORNALISMO, COMETEU CRIME E BENEFICIOU CACHOEIRA « Educação Política

  4. philgeland 30 novembro, 2012 às 7:28 pm

    Infelizmente, uma ideologia permanece “pura”, a da extrema-direita cuja aprovação parece estar crescendo. Não somente na Alemanha

    Curtir

  5. Pingback: PESQUISADORES FAZEM NANOTUBO TORCIDO DEZ MIL VEZES MENOR DO QUE FIO DE CABELO E 100 VEZES MAIS RESISTENTE DO QUE O AÇO « Educação Política

  6. Pingback: GRUPO DE MÍDIA CLARÍN, DA ARGENTINA, TENTA CRIMINALIZAR OPINIÃO E INFORMAÇÃO COM DENÚNCIA JUDICIAL CONTRA JORNALISTAS « Educação Política

Deixe um comentário

Faça o login usando um destes métodos para comentar:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.

%d blogueiros gostam disto: